• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Muito além da pelada da firma: 10 times fundados dentro de empresas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Pode-se dizer que o futebol brasileiro nasceu em uma pelada da firma: o primeiro jogo realizado no país, em 1895, foi entre os funcionários da São Paulo Railway, de Charles Miller, e os ingleses que trabalhavam na companhia de gás. Muitos outros clubes pelo mundo nasceram da mesma forma, seja por iniciativa de patrões ou operários. Achava que o time da sua empresa era bem organizado? Veja os que já conseguiram títulos na elite:

1. PSV

psv-div.jpg

Divulgação/PSV

O Philips Sport Vereniging (clube esportivo da Philips) foi fundado em 1913 como uma opção de lazer para os operários da fábrica localizada em Eindhoven, na Holanda. Em 1988, tornou-se o primeiro e único vencedor da Liga dos Campeões a levar o nome de uma empresa. Também é 23 vezes campeão holandês e já teve craques como Ronaldo e Romário. Joga no Philips Stadium e foi patrocinado pela marca durante 34 anos, entre 1982 e 2016.


2. Arsenal

arsenal.png

Getty Images

O clube foi fundado em 1886 por um grupo de trabalhadores do arsenal de Woolwich, fábrica de armamentos no sudeste de Londres. O nome do time era Dial Square, referência ao relógio de sol que havia na entrada do complexo. Dias depois, passou a ser chamado de Royal Arsenal. Em 1893, mudou para Woolwich Arsenal, nome que perdurou até 1914, quando houve nova alteração: The Arsenal. Somente em 1919 foi adotada a nomenclatura usada atualmente.

3. Bayer Leverkusen

bayer-div.jpg

Divulgação

Atendendo a pedidos de seus funcionários, a farmacêutica Bayer aceitou bancar a construção de uma sede esportiva em Leverkusen, na Alemanha. Em 1904, foi inaugurado um “clube de ginástica e jogos”, que só abriu o departamento de futebol três anos mais tarde. Muito tempo depois, em 1979, o Bayer 04 Leverkusen finalmente conseguiu chegar à primeira divisão alemã, e nunca mais saiu. Ganhou a Copa da Alemanha e a Copa da Uefa, mas ainda esté devendo uma Bundesliga – foi vice em cinco oportunidades.

4. Wolfsburg


wolfsdiv.jpg

Divulgação

A cidade de Wolfsburg foi fundada em 1938 para abrigar os funcionários da fábrica da Volkswagen que produzia o Fusca. Assim que eles chegaram, criaram um time de futebol, que foi desmanchado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, durante a reconstrução da cidade, um grupo de 12 moradores se reuniu para fundar um novo clube, o Wolfsburg. Mas os recursos eram escassos, e não havia sequer material esportivo. Uma parte eles conseguiram no que restou do time da Volks, onde havia um campo que eles utilizavam. O resto foi adquirido na base do escambo – os jogadores saíam pelas ruas perguntando quem tinha bolas ou chuteiras, e ofereciam cigarros, bebidas alcoólicas e comida em troca.

5. Red Bull Salzburg

felix-roittner-gepa.jpg

Felix Roittner/Gepa

É o único time da Red Bull que já conquistou um título nacional – no caso, o heptacampeonato austríaco. O clube surgiu em 2005, depois que a marca de bebidas energéticas adquiriu o espólio do Austria Salzburg, que foi refundado no mesmo ano. A empresa também mantém o RB Leipzig, na Alemanha, o New York Red Bulls e o Red Bull Brasil.

6. Emelec

emelec-rep-tw.jpg

Reprodução/Twitter

O nome do time equatoriano é a sigla para Empresa Eléctrica del Ecuador. Foi fundado em 1929 pelo norte-americano George Capwell, que fazia parte da superintendência da companhia e foi o primeiro presidente do clube. Desde então, o Emelec conquistou 14 títulos nacionais e se tornou presença frequente na Libertadores.

7. Jorge Wilstermann

nelson-almeida-afp.jpg

Nelson Almeida/AFP

Funcionários da companhia aérea Lloyd Aéreo Boliviano fundaram em 1949 o Club Deportivo y Cultural LAB, que trocou de nome em 1953 para homenagear Jorge Wilstermann, o primeiro piloto comercial da Bolívia. Além de incomodar times brasileiros na Libertadores, o time já faturou 13 vezes o Campeonato Boliviano.

8. Peñarol

torcida-do-penarol-photo-by-sandro-pereyralatincontentgetty-images-1512484772970_v2_615x300.jpg

Getty Images

Assim como o São Paulo Railway, o Peñarol foi fundado pelos empregados de uma companhia inglesa que administrava ferrovias. Seu primeiro nome foi Central Uruguay Railway Cricket Club, fundado em 1891. Em 1914, foi rebatizado com o nome do bairro de Montevidéu onde tudo começou.

9. Independiente

lacalderadeldiablo.jpg

Reprodução/La Caldeira Del Diablo

O clube é de Avellaneda, mas suas raízes estão em Buenos Aires, mais precisamente no bairro de Montserrat, perto da Praça de Maio. Lá, havia uma conceituada loja chamada “A La Ciudad de Londres”. Seus funcionários se reuníam para jogar bola e decidiram criar um time, o Maipú Football Club. Mas eram tantos empregados que não havia lugar para todos. Os que não conseguiam jogar tiveram que sair para criar uma nova instituição, um clube independente. Daí nasceu o Independiente, em 1905.

10. River Plate

torcida-do-river-plate-lota-o-monumental-de-nunez-e-faz-grande-festa-para-a-partida-contra-o-boca-juniors-neste-domingo-pelo-campeonato-argentino-1351453911924_615x300.jpg

Victor Caivano/APQuem é o jogador de 14 anos que já tem 1 milhão de fãs no Instagram

Nem todos lembram, mas o River também nasceu no bairro La Boca, berço do seu maior rival. Era lá que ficava a empresa carbonífera Wilson, que tinha dois times formados por operários: o Santa Rosa e o La Rosales. Em maio de 1901, eles decidiram unir forças e fundaram o River Plate. Depois de perambular por outros bairros da capital, se estabeleceram no Monumental de Núñez em 1938.

fonte
------------
---------------------
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo