• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Númenor: Atlântida de Tolkien?

Na verdade, o destino dos "sobreviventes" de Atlântida é desconhecido... primeiramente, várias versões do mito afirmam que NINGUÉM sobreviveu ao "naufrágio" de Atlântida. Outros dizem que seus herdeiros foram para a grécia, onde passaram a viver entre os gregos, ajudando-os a se desenvolver para se tornarem uma civilização avançada. A versão romana já diz que os sobreviventes de Atlântida se juntaram com o povo que veio da Rússia até a península itálica e lá fundaram Roma. Outra versão, a Azteca, já diz que "Do povo que vivia no mar, onde a luz sorri para eles, nossos ancestrais viveram, e hoje aqui estamos nós graças a graça celeste de uma catástrofe não planejada."
Se eu deixei de esclarecer alguma coisa ae, é só falar! História e mitos é comigo mesmo! :D
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo adquirir o livro As Cartas de J.R.R. Tolkien, traduzido para o português pelo nosso amigo Gabriel, e lançado no Brasil pela Editora Arte & Letra.

Em diversas cartas há as referências sobre isso ... e muito mais.

Inclusive o fato de que Tolkien e seu filho Michael (sim, Michael e não Christofer!...) tinham este mesmo sonho/pesadelo: o de uma ilha sendo destruída por um maremoto!
Tolkien, n'As Cartas, declara que o sonho cessou, após ele escrever "A Queda de Númenor".
 
Achei essa idéia inevitável de se pensar após ler a Queda de Númenor, afinal, havia acabado de fazer um trabalho de história sobre Atlântida, e notei inúmeras semelhanças entre Atlântica e Númenor. Veja Bem:


Atlântida:
Uma ilha
Afundou no auge de sua civilização, no mar, pois seu povo desafiou os deuses
Era um povo extremamente civilizado e desenvolvido, com comércio forte e alto poderio militar.
Eram muito respeitados entre todos os reinos.
Achavam-se imbatíveis e os mais sábios.


Númenor:
Uma ilha
Afundou no auge de sua civilização
Era um povo extremamente desenvolvido, com um poder militar imenso
Era o povo mais respeitado entre outros reinos
Achavam-se imbatíveis e sábios


Levando em conta essa comparação feita e esse paralelo, e o seu conhecimento sobre Mitologia Grega e Tolkiana, diga o que você pensa sobre essa idéia: Númenor: A Atlântida de Tolkien.

Segundo alguns estudiosos e em alguns livros sérios de arqueologia,Atlantida não era uma ilha e sim um continente.Sua Capital,Atlantis que era uma ilha,com o lance de 7 a 9 rios ao seu redor para um melhor transporte.
Seu "naufrago",foi devido ao movimento das placas tectônicas que causaram uma série de desastres naturais.
Eu me apoio nessa TEORIA,porque as piramedes ao redor do mundo inteiro são muito parecidas em sua engenharia.Sem contar que a Bananeira é algo tipico da Asia e não possue sementes.Foi provavelmente transportada por alguem que tinha os cuidados necessários.Para adicionar isso,o diluvio inicial de Atlantis é narrado em dezenas de culturas que em seus primórdios,tiveram contato com estes Atlantes.Fora que temos escritos Fênicios na América Central.
Quanto a sua tecnologia,alguns afirmam que os fatos no Triângulo das Bermudas(que para mim é um quadrado),seria o Grande Templo Atlantis e quando foi destruido nos desastres,gerou um vórtice temporal levando para a Quarta Dimensão.


Agora,a Atlantida narrada pelos gregos,já é uma outra questão,pode ter sido alguma confusão com os povos da América do Sul e Central.E por favor,essa história de deuses,os historiados de Atlantis afirmam que os Atlantes eram um povo com uma cultura tão grande,capaz de analizar pensamentos,algo parecido com uma psicologia mais avançada.Nada de deuses,o Grande Templo como eu citei a cima,era um Templo para a concentração,onde os seus visitantes tentavam se concentrar para atingir o limite da razão.Bem parecido com os costumes dos budistas.

Acho que as semelhanças terminam aí!! Eu diria que a queda de Númenor se assemelha muito mais à destruição de Sodoma e Gomorra, como narrada no livro de Gênesis!

Eram cidades que se viraram contra Deus e, como castigo, Deus as destruiu. Númenor foi a mesma coisa. Foi uma terra dada ao povo escolhido por Eru, onde Ele deveria ser adorado... e eles se voltaram contra Ilúvatar, e passaram a adorar a Melkor. E por conta da traição do povo de Númenor, Eru destruiu a ilha, só se salvando os que ainda eram fiéis a ele, a linhagem de Elendil. Assim como em Sodoma e Gomorra... só se salvou a família de Ló... os outros foram consumidos pela chamas que devastaram o lugar!

Não terminam não,Númeror é uma referençia clara a Atlantis.
Sodom e Gomorrah nunca conheçeram o deus cristão e muito menos tiveram a chance de se redimir,pois,é narrado a sua destruição sem perdão.

Abrindo para a história,os restos de uma possivel Sodom e Gomorrah foram encontrados(no mesmo esquema de Tróia,uma cidade sobre a outra) e os niveis indicam que uma chuva de meteoros cairam na região.Para você ter +- a idéia da força dos meteoros,existe uma radição de nivel extremamente baixo ainda no solo.

Lembrando que somos livres para acreditar no que bem queremos.
Não quero desmerecer a biblia,ela é um dos livros mais comentados no mundo,só que não acho que comparar Sodom e Gomorrah a Númenor tenham sentido.
 
Em certos escritos da sociedade teosofica brasileira, Atlantida, foi afundada no mar quando um ser, influenciou o povo a invadir 4° cidade, onde habitavam os gemeos espirituais, os deuses propriamente ditos. Vou procurar mais a fundo esta historia e postarei aqui mais pra frente...Mas as semelhanças com Numenor nao terminam so aqui não.Quando este ser conseguiu juntar os exercitos atlantes contar os deuses, atalntida pagou pela arrogancia de seus habitantes, mas, parte de sua população se salvou fugindo pra outras terras... evitando assim o grande cataclisma que assolou o continente. em muitas mitologias existem relatos de uma continete que se afunda nomar por rebeliao e revolta contra os deuses.
 
Que existem semelhanças está bastante claro, tanto que Númenor é a Atlântic
da de Arda.
Voltando ao mito de Atlântida, é muito interessante a coincidência de que uma história tenha se espalhado por vários continentes, que levaram muito tempo para se comunicarem, possuia uma versão da lenda semelhante entre eles.
E sobre os sonhos de Tolkien com a cidade sendo tragada pelo mar, não seria um incentivo para ele fazer sua versão da história de Atlântida, contando seu início e posteriormente o seu fim?
 
verdade, poderia muito bem ser isso mesmo, querer recontar uma antiga historia, um mito, e trazer a novas caras, novas ideias, a sememlhança entre atlantida e numenor e indiscutivel, sao mesmo muito parecidas.Ao contar a historia de Numenor, talvez, Tolkien quisesse fazer ver a Atlandida dos mitos.Um reino de ideias e ideais, onde tudo era tao perfeito, invadido pela ganancia e inveja, e corronpido futuramente.Onde antes tudo parecia perfeito, mas por intrigas teve seu fim.
estou a trabalhar em um texto sobre atlantida e devo postar futuramente. as semelhanças são incriveis.
 
verdade, poderia muito bem ser isso mesmo, querer recontar uma antiga historia, um mito, e trazer a novas caras, novas ideias, a sememlhança entre atlantida e numenor e indiscutivel, sao mesmo muito parecidas.Ao contar a historia de Numenor, talvez, Tolkien quisesse fazer ver a Atlandida dos mitos.Um reino de ideias e ideais, onde tudo era tao perfeito, invadido pela ganancia e inveja, e corronpido futuramente.Onde antes tudo parecia perfeito, mas por intrigas teve seu fim.
estou a trabalhar em um texto sobre atlantida e devo postar futuramente. as semelhanças são incriveis.

Ou seja, a atlântida de Tolkien é uma mitologia da mitologia...
Faz um certo sentido né...
 
Eis aqui algo novo para se pensar, neste novo ano, vou reler a trilogia e ver se consigo reler o Silma (maldita escola --') e nunca li os livros comparando com historias comuns, os mitos, contadas, nao cheguei a pensar nisso, que tolice minha :/

Deriel = deu uma aula! Parabens.
 
Última edição:
e se pensassem k a atlantida ainda existe e é as terras imortais, e so procurarem na net sob o triangulo das bermudas onde a atlantida se lcalizava, e verao que ela diz que e onde se desaparecem barcos avioes e essas coisas desse genero.
 
Mitos sempre retornam e como fazem parte do inconsciente coletivo, não duvido que Tolkien tenha escrito sem pensar conscientemente numa analogia com Atlântida.

Concordo com quem disse que ele misturou muitos mitos. Não se "cria" uma Mitologia a partir do zero, por mais criativa e "original" que se seja, há sempre uma bagagem por trás.
 
Bom, existe algumas semelhanças entre as duas histórias, mas são apenas semelhanças, não histórias baseadas uma pela outra e que possuem o mesmo destino.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo