• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Música brasileira está cada vez mais pobre e banal; de quem é a culpa?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  • luan-santana-gusttavo-lima-e-as-irmas-simone-e-simaria-1498693780806_v2_900x506.jpg

    Luan Santana, Gusttavo Lima e as irmãs Simone e Simaria Imagem: Brazil News/UOL/Reprodução




    3
    A música brasileira nunca esteve tão simplória, confinada em letras que abusam de palavras repetidas e de poucos e recorrentes acordes nas composições. Os responsáveis por esse movimento não são exatamente os atuais sertanejos, mas o rock nos 1960, o rap nos 1980 e, principalmente, a massificação cultural do país desde o auge de Faustão e Gugu Liberato em seus programas de auditório.

    A conclusão acima está em um estudo do pernambucano Leonardo Sales, um dos mais completos já publicados sobre o tema no Brasil e o primeiro a ir a fundo em questões harmônicas. Para chegar a um veredito o que para muitos é mais que óbvio, ele selecionou 532 artistas nacionais, analisando o espectro de letras e acordes. O resumo da pesquisa pode ser acessado aqui.
    A radiografia musical é baseada nos acervos do sites Letras.com.br (102 mil letras) e Cifras.com.br (44 mil cifras). Privilegiou artistas com mais de dez cifras e gêneros com mais de 20 artistas. Apenas faixas com pelo menos 50% do vocabulário em português e palavras constantes no nosso dicionário entraram na análise de dados.

    “Procurei deixar transparente: quando falo de complexidade da música brasileira, estou limitando esse conceito à análise dos indicadores que considero”, diz Sales, que é auditor no ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

    Essa metodologia, como qualquer outra, têm lá suas limitações. As cifras extraídas, por exemplo, não são necessariamente as oficiais do artista. Muitos jamais chegaram a registrar a notação. “Claro que música é muito mais complexo que isso. Eu quis apenas pontuar certos aspectos das músicas e analisá-los, no limite do que é quantificável pela análise de dados no computador.”
    grafico-mostra-queda-na-quantidade-de-acordes-utilizados-na-musica-brasileira-1498691742625_v2_750x421.jpg

    Gráfico mostra queda na quantidade de acordes utilizados na música brasileira Imagem: Reprodução

    Música difícil é coisa do passado...


    Segundo a pesquisa (note o gráfico acima), a música brasileira foi brutalmente "simplificada" com o advento do rock e da Jovem Guarda nos anos 1960. Passada a moda de Roberto, Erasmo e Wanderléa, os sons voltaram se intrincar, mas é nítido que ao longo das últimas décadas eles vêm ficando mais fáceis. Segundo Sales, isso tem a ver com a popularização do rap a partir da década de 1980, que maximizou o número de palavras e diminuiu o de acordes, e com o intenso processo de massificação que hoje tem reflexo no quase monopólio do sertanejo nas paradas. “Houve uma mudança do perfil do artista. Antes, ele era mais elitizado. Tinha que saber compor e tocar. Com a mercantilização da música, hoje ele pode se lançar sem saber muito de música, sabendo só cantar e se apresentar. ”
    14fev2017---chico-buarque-cantou-no-show-de-verao-da-mangueira-no-rio-de-janeiro-no-vivo-rio-1487245131477_v2_750x421.jpg

    Imagem: Roberto Filho/Brazil News

    Chico Buarque é o grande gênio da música brasileira


    Em termos de riqueza artística, não tem para ninguém. Chico Buarque lidera com folga o coeficiente brasileiro de complexidade musical. Não por acaso, o cantor e compositor carioca é o artista nacional que mais gravou acordes distintos na carreira. Na sequência dos complexos, aparecem, na ordem, Djavan, Ivan Lins, João Bosco, Ed Motta, Caetano Veloso, Lenine, Vinicius de Morais e Simone. Veja a lista completa aqui. O técnico Ed Motta encabeça no ranking de tamanho de acorde (aqueles enriquecidos com mais notas), enquanto Lenine é o primeiro em matéria de raridade deles, o que torna o pernambucano, ao menos cientificamente, um dos artistas mais originais do país. Na outra ponta da lista, a dos músicos menos complexos, estão nomes como Michele Mello, a banda Malla 100 Alça e o --lembra dele?-- grupo Rouge.
    22mai2016---mc-bin-laden-comanda-baile-funk-no-palco-republica-na-manha-do-domingo-na-virada-cultural-1463925775486_v2_750x421.jpg

    Imagem: Reinaldo Canato/UOL


    Funk e os “primos pobres”



    Você sempre odiou os funkeiros, argumentando que o gênero é o mais pobre e simplista da música? Bem, ao menos sob a ótica da quantidade de acordes, há aí um bom argumento. O estilo nascido nos morros do Rio é o que menos faz uso de notações distintas. A repetição também é a tônica do rap, do brega, da música regional e do reggae, que aparecem na sequência --sim, o reggae é mais simples, que ritmos como o forró, o axé e o sertanejo, que já são relativamente descomplicados. Outra: o samba/pagode é bem mais complexo harmonicamente que o rock. Já no número de palavras e na raridade delas, o rei é o rap: só ele consegue bater a MPB, o estilo mais rico da nossa música, seguido da bossa nova. Entre os artistas, o grupo paulistano Facção Central é o primeiro lugar isolado em quantidade de palavras diferentes usadas.
    durval-lelys-e-renato-russo-1498692281062_v2_750x421.jpg

    Imagem: Divulgação/Montagem

    Legião Urbana e Asa de Águia têm algo em comum?


    Sim: a similaridade dos “acordários”. Polêmico? Nem tanto. De acordo com o estudo, esses dois populares grupos, conhecidas por suas sonoridades enxutas, utilizam uma dinâmica similar no uso de acordes. É aí que o rock básico influenciado pelo pós-punk e as micaretas do axé se encontram. Já em matéria de temática de letras, o resultado é bem diferente. A banda de Renato Russo está agrupada entre os artistas capazes de escrever sobre questões sociais e não só relacionamentos, enquanto os asseclas de Durval Lélys habitam o variado mundo das paixões bem-sucedidas, que agrega principalmente o axé, mas também o samba, o pop rock e... Tom Jobim. Em tempo: 64% dos artistas brasileiros tem uma forte preponderância em versar sobre temas ligados ao relacionamento.
    anitta-e-os-mutantes-1498692765337_v2_750x421.jpg

    Imagem: Divulgação/Montagem

    O pesquisador surtou?

    Anitta é mais complexa que os Mutantes, Nando Reis e Legião Urbana. Os pagodeiros do Exaltasamba também estão acima de Tim Maia, Rita Lee e até do virtuoso Baden Powell. Luan Santana bate colegas das antigas como Leandro e Leonardo e as bandas Ira, RPM e Mamonas Assassinas. O cantor Belo vem logo à frente de Paulinho da Viola, João Nogueira e Noel Rosa. Ironia ou erro grosseiro de cálculo? O pesquisador explica: “O coeficiente leva em consideração a quantidade de músicas no site. Então, o Exaltasamba, por exemplo, pode ter muito mais músicas que o Baden Powell, e isso o ajuda a ficar na frente. Também estamos limitados pelo acervo dos sites. O cara que gosta dos Mutantes às vezes não está colocando todas as músicas deles lá como está o fã da Anitta.”

    Fonte: https://musica.uol.com.br/noticias/...a-brasileira-nunca-foi-tao-pouco-complexa.htm

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como toda e qualquer pesquisa o resultado gera bastante polêmica.
 
O que mais me chamou a atenção foi esse abismo na década de 60. Nunca tinha parado pra pensar que a revolução causada pela Jovem Guarda foi em grande parte graças à simplificação musical, com maior potencial de popularização.
 
Existe fora do grande eixo comercial-popularesco-midiático gente de que produz MPB contemporânea da melhor qualidade, que pra mim não ficam devendo em nada aos grandes nomes do passado como a dupla Alex Maia e Carol Andrade (que tem uma linda voz e composições muito boas) e o Dudu Sales que no violão pra mim é tão bom ou melhor que o Toquinho e João Gilberto juntos.

São alguns nomes que não estão na grande mídia, mas fazem normalmente seus shows em bares e casas de pequeno pra médio porte e assim como esses tem vários por todo o país, cujas produções não são consideradas "viáveis comercialmente". Por mim não ligo, pois assim assisto música boa ao vivo sem muita muvuca e num ambiente bem mais intimista.
 
Reduzir a qualidade da música ao número de acordes e harmônicas é meio simplista não? Praticamente ele ignorou todo o contexto histórico e local de onde esses estilos surgiram. Tanto o rock como o rap foram movimentos de ruptura comportamental e de protesto no fim dos anos 50 e meados dos 60. O rap tem suas raízes no Blues e no Funk de James Brown.
Já o sertanejo é simples pois no início era composto na hora pelos tropeiros após a lida no campo com um violão e tal como o Blues falar sobre amores, lamentos, saudades e por aí vai. As composições se tornaram complexas e intrincadas por aqui em função da Ditadura, onde o compositor tinha de se valer de uma genialidade sem igual para entregar sua mensagem ao público como uma música não subversiva, vide o álbum Tábua de Esmeralda de Jorge Ben.

No fundo, ele só queria manifestar seu ardor pelo Chico Buarque e mandar todo o resto tomar no cú.
 
O autor provavelmente espera que só quem pode se dedicar ao estudo da música por anos possa ser artista, quem não possui condição financeira pra tanto (ou por não querer) não pode se tornar artista. É o velho elitismo musical.

Esse papo parece mais coisa de velho que reclama da música dos jovens. Quantidade de notas, acordes ou quantidade de qualquer coisa significa algo além de quantidade? Como o Elring disse, os jovens que começaram os seus respectivos estilos não vinham de escolas de música, vinham de garagens e porões e nem por isso a música deles era pior do que aquelas baladas açucaradas e sem graça que tocavam nas rádios e na televisão americanas na mesma época.
 
Já o sertanejo é simples pois no início era composto na hora pelos tropeiros após a lida no campo com um violão e tal como o Blues falar sobre amores, lamentos, saudades e por aí vai. As composições se tornaram complexas e intrincadas por aqui em função da Ditadura, onde o compositor tinha de se valer de uma genialidade sem igual para entregar sua mensagem ao público como uma música não subversiva, vide o álbum Tábua de Esmeralda de Jorge Ben.
Ou seja, debaixo da opressão e da bordoada, a produção musical melhorou. As coisas estão fáceis demais para os medíocres atuais.
Agora, sobre o sertanejo ser simples... ele não era, necessariamente. Era variado e eventualmente, bem complexo. Quanto ao que temos aí... o sertanojo, simplicidade é um elogio que ele não merece.
 
A quantidade e complexidade de acordes não me parecem parâmetros suficientes para dizer se uma música é ou não boa. Mas eu sou suspeita pra falar já que duas das minhas maiores influências musicais vem do punk e do grunge, dois estilos famosos pela simplificação e pela "sujeira". Particularmente acho bandas como Nirvana, Pearl Jam e Offspring geniais mesmo os caras não sendo e nem tendo a vontade de ser um David Gilmour da vida. Aliás outra grande influência musical minha é o rock progressivo (meio paradoxal né?), que no quesito de complexidade e quantidade de acordes, está entre um dos estilos musicais mais arrojados. No entanto, muita gente morre de sono ouvindo Pink Floyd e mesmo eu, acho Dream Theater uma banda tediosa. Desculpa.
 
Décadas de 50, 60 e 70 foram excepcionais pra música no mundo inteiro, provavelmente porque havia muitos paradigmas pra serem quebrados na sociedade, isso aconteceu em todos os meios ( literatura, cinema) mas acho que na música foi mais evidente por ter um meio de divulgação muito amplo, o rádio.
Pense nos ícones da música popular britânica dessas décadas: Beatles, Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Queen... hoje o que os britânicos têm/tiveram? Oasis, Amy Winehouse, Spice Girls, Adele.
São talentos sim, mas nem se comparam com os do passado.
Ainda nessas décadas os EUA tiveram ícones musicais nos mais diversos estilos, de The Doors a Johnny Cash, passando por Marvin Gaye, Stevie Wonder, Bob Dylan, Lou Reed, pessoal da Motown e inúmeros etc.
O que é feito hoje em dia na música norte-americana tem sempre uma ou mais referências ao que foi feito nesse período.
Música popular francesa e italiana também tiveram seu auge nas décadas de 60 e 70.
Mas, assim como o Brasil, todos esses países tiveram e têm sua cota de música "banal".

E não sei se o talento dos músicos e letristas brasileiros se deve tanto assim ao período de ditadura.
Muitas das músicas mais famosas do Chico Buarque não eram de cunho político, bem como Edu Lobo, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Tom Jobim não escreveu nada que fosse censurado, até onde sei (me corrijam se souberem o contrário, por favor) .
E tinha sim muita música "banal" naquela época também, o "popular" era o que tocava em rádio AM, música brega e caipira (geralmente duplas, mas não o sertanejo de hoje em dia) e as canções dos ídolos da Jovem Guarda eram, em sua maioria, versões (bem bregas, vale lembrar) de músicas norte-americanas, francesas ou italianas.

Aqui a lista das 100 músicas mais tocadas no Brasil em 1968, no site Mofolândia (clique no link pra ver as listas de outros anos) era bem eclética.

Brasil 1968
Hey Jude - Beatles
Viola Enluarada - Marcos Valle & Milton Nascimento
Baby - Gal Costa & Caetano Veloso
Sá Marina - Wilson Simonal
Love Is Blue - Paul Mauriat
Light My Fire - Jose Feliciano
Se Você Pensa - Roberto Carlos
MacArthur Park - Richard Harris
Pata Pata - Miriam Makeba
Tenho Um Amor Melhor Que o Seu - Antonio Marcos
Última Canção - Paulo Sergio
Sou Louca Por Você - Elizabeth
San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair) - Scott McKenzie
Mrs. Robinson - Simon & Garfunkel
A Chuva Que Cai - Os Caçulas
Pra Nunca Mais Chorar - Vanusa
The Rain, The Park And Other Things - Cowsills
Do You Want To Dance - Johnny Rivers
Só o Ôme - Noriel Vilela
Segura Esse Samba Ogunhé - Osvaldo Nunes
Dio Come Ti Amo - Gigliola Cinquetti
Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores (Caminhando) - Geraldo Vandré
I Love You - People
La Dernière Valse - Mirelle Mathieu
Minha Primeira Desilusão - Silvinha
Summer Rain - Johnny Rivers
Hello Goodbye - Beatles
The Fool On The Hill - Sergio Mendes & Brasil '66
Divino Maravilhoso - Gal Costa
Playboy - Silvinha
(Theme From) Valley Of The Dolls - Dionne Warwick
Honey - Bobby Goldsboro
Little Green Apples - O.C. Smith
As Canções Que Você Fez Pra Mim - Roberto Carlos
Hurdy Gurdy Man - Donovan
Mony Mony - Tommy James & The Shondells
Angel Of The Morning - Merrilee Rush & The Turnabouts
Andança - Beth Carvalho & Golden Boys
Judy In Disguise (With Glasses) - John Fred & His Playboy Band
Free Again - Barbra Streisand
Aranjuez Mon Amour - Lafayette
I Say A Little Prayer - Aretha Franklin
Ciúme de Você - Roberto Carlos
Stormy - Classics IV
Never My Love - The Association
The Ballad Of Bonnie & Clyde - Georgie Fame
Le Bruit Des Vagues - Romuald
The Good, The Bad & The Ugly - Hugo Montenegro
Alvorada no Morro - Clara Nunes
(Sittin' On) The Dock Of The Bay - Otis Redding
Helena, Helena, Helena - Taiguara
Simon Says - 1910 Fruitgum Co.
A Pobreza - Leno
Soy Loco Por Ti America - Caetano Veloso
O Milionário - Os Incríveis
Modinha - Taiguara
Parabéns, Querida - Robert Livi
Lonely - The Lovin' Spoonful
Cry Like A Baby - The Box Tops
Quero Lhe Dizer Cantando - Agnaldo Rayol
Sabiá - Cynara & Cybele
Superbacana - Caetano Veloso
São São Paulo - Tom Zé
Carolina - Chico Buarque
Gimme Little Sign - Brenton Wood
Você Passa e Eu Acho Graça - Clara Nunes
2001 - Os Mutantes
Eu Sou Terrível - Roberto Carlos
Neon Rainbow - The Box Tops
Massachusetts - Bee Gees
Cabide de Molambo - João da Baiana
Nem Vem Que Não Tem - Wilson Simonal
Eu Daria a Minha Vida - Martinha
Those Were The Days - Mary Hopkin
Jumpin' Jack Flash - The Rolling Stones
Daydream Believer - The Monkees
Silence Is Golden - The Tremeloes
Alvorada no Morro - Odete Amaral
Kid Games And Nursery Rhymes - Shirley and Alfred
The Last Waltz - Engelbert Humperdinck
Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones - Os Incríveis
Dom Quixote - Os Mutantes
Revolution - The Beatles
Meu Primeiro Amor - José Ricardo
Me Deixa em Paz - Waldik Soriano
Samba do Criolo Doido - Cynara & Cybele
Pára, Pedro - José Mendes
Lapinha - Elis Regina
Aquela Rosa - Eliana Pittman
Amor Desesperado - Orlando Dias
Perdoa-me - Orlando Dias
Yummy Yummy Yummy - Ohio Express
It Must Be Him - Vicki Carr
Anjo Triste - Sergio Reis
Pressentimento - Marilia Medalha
Casa de Bamba - Martinho da Vila
To Sir With Love - Lulu
Green Tambourine - The Lemon Pipers
Ela Desatinou - MPB-4
Silêncio - Joelma
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo