• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Caso Queermuseu mostra que são tempos de intolerância. Da direita, mas também da esquerda”

Ah cara, sei lá, acho que esse argumento não leva a lugar algum. O ponto mais relevante aqui pra mim é se há limite nas escolhas de educação dos pais ou não. Se há, quem deve definir esses limites. Se não há, então tá de boa botar a criança para atirar, pra tocar em pelado e para aprender que ser gay é errado. No final do dia, é esse debate que sobre nessa história toda.

Eu usei o argumento da arma, pois esse é um ponto bem batido pelos ditos proguessistas. Veja que é muito fácil falar de liberdades quando os ventos estão a favor. Quantos por ai defenderam ou defendem o ato da exposição do MAM mas acham um absurdo uma criança tocar uma arma, mesmo que supervisionada pelos pais.

@Draconus mas é como a Seiko disse, acidentes acontecem, mas sua família não errou,e é provável que um acidente como essa não aconteça na sua casa, já que vocês foram instruídos de como lidar com uma arma.

Pode se questionar por exemplo qual o valor educacional nos dois casos, não sei dizer, mas cabe cada um julgar isso por si só.
 
E outra coisa, eu não disse que "Criança + arma =/= pessoa violenta no futuro", eu disse que o fato de elas terem contato com a arma não as tornarão crianças violentas obrigatoriamente, assim como o fato delas estarem expostas a uma pessoa nua, não as tornarão uma vitima de abuso, ou moralmente desvirtuada.

@Ranza , um dos meus argumentos contra essa falta de naturalidade na exposição do Queer foi justamente esse.

A criança ainda não tem idade pra diferenciar entre um artista performático e um titio pervertido. "Titio ficou nu e me mandou tocar nele, mas como aprendi que é algo natural, então nem vou comentar com meus pais" é perfeitamente possível de acontecer. E como muitos aqui no fórum já me conhecem de longa data, quando a questão levanta "posibilidades" que possam prejudicar alguém inocente, eu dou preferência ao "não".

EDIT: Agora mesmo me deparei com essa matéria aqui. Seria interessante integrar á discussão, fora o aspecto artítico, ideológico ou social, o lado psicológico da questão. Fica para acrescentar.

Associação Médica Brasileira emitiu opinião parecida: “Não consideramos a performance adequada, pois expõe nudez de um adulto frente a crianças, cuja intimidade com o corpo humano adulto, de um estranho, pode não ser sficiente para absorver de forma positiva ou neutra essa experiência. Situações de nudez, contato físico e intimidade com o corpo são próprias do desenvolvimento humano, desde que ocorram entre pessoas com perfis equivalentes, quanto à idade, maturidade e cultura”.

Mais aqui: Exposição à nudez afeta o desenvolvimento emocional das crianças

Nesse caso, eu apenas substituiria o "afeta" por "pode afetar". A imprensa brasileira ainda não aprendeu que a ideia de "individuo" se trata justamente de que o que afeta a um, pode não afetar outro.
 
Última edição:
@Ranza Pois é, eu sei que um acidente é possível, as coisas acontecem quando a gente menos espera, eu perdi meu irmão em um acidente na rua de cima de casa, num bairro residencial. Concordo que é difícil estipular limites para essas coisas, humanas não é bem a minha área, mas imagino que seja muito difícil traçar "pilares" que devem ser mantidos na educação de uma criança, existem muitos fatores que nos definem e estamos sempre em completa mutação, como pessoa e comunidade.

@Seiko-chan Perfeita essa argumentação da não diferenciação da criança entre arte e pedófilo, eu não tinha pensado por esse lado! Como eu disse, eu tenho um pé atrás com aquilo que foi exposto no MAM como arte, mas realmente não tenho uma opinião muito embasada do porquê. Apenas uma sensação de que é um pouco vulgar demais pro meu gosto. Se sou conversador em um aspecto, acredito que seja sobre a sexualidade.
 
Meus filhos crescerão em praias naturistas e saberão distinguir nudez de erotismo desde o primeiro contato que tiverem com o último, bem mais tarde.

Demorei pra entrar no tópico, mas pegando esse ótimo gancho seu, em tempo vamos lá...

Em quase 20 anos que sou naturista, onde ao longo dos anos frequentando eventos de várias associações, fui vendo vários amigos meus tendo e criando seus filhos que hoje já estão praticamente na idade adulta. Nisso acompanhei de perto o que é uma educação saudável em relação a sexualidade e posso assegurar que uma ida deles a estas exposições citadas aqui não teria absolutamente nada de chocante ou polêmico.

Mas como estou me referindo apenas uma minoria, fora dela as coisas infelizmente não assim. Por isso que entre os naturistas, fora dos "olhares da mídia", pra conseguir organizar e realizar um evento social saudável com crianças seja uma peça de teatro, um concurso de dança, um campeonato esportivo ou uma gincana infantil, algo que diga-se de passagem é super comum e ocorre com muito mais frequência no naturismo europeu, isso no Brasil só é possível nos clubes naturistas fechados, pois se fizerem num espaço aberto como uma praia, a sociedade mais conservadora já dá aquela sentença de morte como sendo evento pedófilo e que todos os envolvidos devem ser imediatamente presos e as praias naturistas são um mal pra toda a sociedade.

Daí reclamam que naturismo social no Brasil é uma panelinha fechada que se esconde atrás de muros. Na realidade, na vontade de todos não existe desejo de esconder, muito menos se isolar e sim apenas poder ter o direito de realizar atividades que toda sociedade faz, mas isenta do preconceito com a nudez. Simples assim.
 
@Ranza , um dos meus argumentos contra essa falta de naturalidade na exposição do Queer foi justamente esse.

A criança ainda não tem idade pra diferenciar entre um artista performático e um titio pervertido. "Titio ficou nu e me mandou tocar nele, mas como aprendi que é algo natural, então nem vou comentar com meus pais" é perfeitamente possível de acontecer. E como muitos aqui no fórum já me conhecem de longa data, quando a questão levanta "posibilidades" que possam prejudicar alguém inocente, eu dou preferência ao "não".

Mas tudo na vida são possibilidades Seiko, veja bem, existe a possibilidade de uma criança que pratica artes marciais, ignorar as lições do mestre e se tornar um "valentão"na escola, ou sair dando sopapos sem mais nem menos em outras crianças, mas você mesmo disse que não é contra o ensino de artes marciais a elas.
Existe também a possibilidade de uma criança que joga muitos jogos violentos ou assiste muitos animes, de se perder entre o que é real e o que é ficção e se tornar pessoas violentas.

Usar do argumento de possibilidade de prejudicar alguém inocente para restringir determinadas liberdades, pode levar pra um caminho autoritário nada legal.

O que pode ser utilizado para a restrição são estudos, como tenta fazer a psicologa que a Gazeta do Povo procurou, porém de forma mais clara e trabalhada.
 
Uai, @Ranza , tudo isso eu já falei. Tu só repetiu de outro jeito :obiggraz:

Usar do argumento de possibilidade de prejudicar alguém inocente para restringir determinadas liberdades, pode levar pra um caminho autoritário nada legal.

Isso eu tomo no caso de filhos meus ou crianças sob minha tutela. Não se aplica aos filhos dos outros, sequer significa que eu seja a favor de censura. Se alguém concorda em levar os filhos deles ao Queer e submete-los a isso, não há nada que eu possa fazer. Não vou criticar, fazer escarcéu ou textão, poderei somente dar de ombros. Aliás, alguns profissionais da área de psicologia, psiquiatria e sexologia já estão dando pareceres sobre o caso. Até o momento não vi nenhum favorável à exposição - se alguém que esteja acompanhando o tópico souber de algum, poste aqui pra alimentar o debate. :)

Abaixo, o vídeo que vi ontem do Dr. João Borzino, sexólogo. Ele aborda observações importantes sobre a dinâmica da nudez e da sexualidade no desenvolvimento infantil.

 
  • Curtir
Reactions: Pim
Uai, @Ranza , tudo isso eu já falei. Tu só repetiu de outro jeito :obiggraz:



Isso eu tomo no caso de filhos meus ou crianças sob minha tutela. Não se aplica aos filhos dos outros, sequer significa que eu seja a favor de censura. Se alguém concorda em levar os filhos deles ao Queer e submete-los a isso, não há nada que eu possa fazer. Não vou criticar, fazer escarcéu ou textão, poderei somente dar de ombros. Aliás, alguns profissionais da área de psicologia, psiquiatria e sexologia já estão dando pareceres sobre o caso. Até o momento não vi nenhum favorável à exposição - se alguém que esteja acompanhando o tópico souber de algum, poste aqui pra alimentar o debate. :)

Abaixo, o vídeo que vi ontem do Dr. João Borzino, sexólogo. Ele aborda observações importantes sobre a dinâmica da nudez e da sexualidade no desenvolvimento infantil.


A ta, quanto aos meus filhos, eu também tenderia a não deixar, na verdade não iria a essa exposição como não vou em varias aqui de BH, pq arte moderna não me chama atenção, salvo alguns casos

Quanto a profissionais se posicionarem a favor, acho mais difícil, pois é muita exposição.
 
E finalmente esse furacão categoria 5 da batalha cultural fez seu landfall no Palácio das Artes, em BH.


Eu não consigo parar de assistir esse vídeo. É a 4a série A conra a 4a série B na final do campeonato de futebol da escola.
 
E finalmente esse furacão categoria 5 da batalha cultural fez seu landfall no Palácio das Artes, em BH.

Assisti aos saltos. Não dá. Vou me retirar e meditar pra tentar entender o que estou sentindo no momento.

giphy.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo