• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biografias

@fcm, você sabe informar se o livro sobre o Barão Vermelho só existe em formato digital ou também vai sair a edição impressa? Esta eu não encontrei.
acho que só digital. Não conheço essa editora Denied Books, alguém conhece?
 
acho que só digital. Não conheço essa editora Denied Books, alguém conhece?

Nunca ouvi falar. Tomara que lancem a versão impressa, pois gosto muito de biografias e também do assunto das duas grandes guerras mundiais.
 
Ferramenta Pesquisar com defeito, não sei se o tópico já existe... Quais são as biografias que vocês mais gostaram de ler? É um gênero que eu aprecio, acabo gostando de todas que leio, mas ao mesmo tempo não tenho interesse especial em muitas personalidades específicas para ir atrás... Há histórias de vida que vocês acharam particularmente interessantes de ler?
 
J.R.R. Tolkien: Uma biografia, de Humphrey Carpenter

Brinks, nem li esse :g: Só li Tolkien e Lewis: O Dom da Amizade, do Colin Duriez, que é uma mini-biografia dos dois, com foco na amizade, nos Inklings etc.

Não me lembro de ter lido outras biografias.
 
J.R.R. Tolkien: Uma biografia, de Humphrey Carpenter
Esse eu já li e é foda! =] Também foi uma das bem poucas que li, mas todas me agradaram. As outras foram todas relacionadas ao período da 2ª Guerra: Um Salto para o Futuro (de uma judia que fugiu pela janela do trem que ia para Auschwitz), Olga Benario e - se pode ser considerado assim - o Diário de Anne Frank. E as que estou pensando em ler também são relacionadas: as de Churchill e de Stálin.
 
Acho que ler biografias pode ser uma ótima forma pra se aprofundar não só numa vida específica (duh), mas também e principalmente em algum período histórico com uma riqueza de detalhes que os livros de história não costumam entrar. Até por isso eu privilegio biografias de pessoas antigas e não ligo a mínima para as contemporâneas. Se for de gente ainda viva, então, passo longe.

Eu me interesso sobretudo por alguns artistas (compositores eruditos, escritores clássicos e alguns pintores famosões) e estadistas importantes (principalmente reis e imperadores, mas também os ditadores do século XX; os presidentes americanos me são indiferentes rs). Porém, vez ou outra surge a vontade de ler a biografia de alguns homens célebres aleatórios cuja vida me pareça particularmente interessante. Por exemplo, a biografia do Alexander von Humboldt, por quem me interessei quando fazia o joguinho lá na ciências, ou a do Leonardo da Vinci... O que não me interessa nadinha são, como já disse, artistas e celebridades contemporâneos de nenhum campo: Jô Soares, Fernanda Montenegro, Michelle Obama, Malala, Greta Thunberg, Lázaro Ramos etc. etc. (só pra mencionar uns que aparecem no resultado da Amazon) — não leria suas bios nem de graça, e provavelmente nem ganhando dinheiro pra isso. :lol:
 
Eu admito que esse gênero literário, embora eu passe bem longe de ser algo que eu não goste, na prática é algo que leio muito pouco, pois a minha ordem de prioridade sobre biografias é sempre essa:

1 - Ver documentários em áudio ou em vídeo preferencialmente.

2 - Na ausência do item 1, ler matérias bibliográficas curtas em revistas, enciclopédias e fontes de boa qualidade, a princípio nada muito longo que possa levar mais de meia hora de leitura. Geralmente em cerca de 95% das vezes eu já me satisfaço totalmente cumprindo esse item e/ou somando ao item 1.

3- Somente se a personalidade em questão me interessou MUITO, pois tudo o que li, ouvi e vi não achei suficiente, aí eu parto para esse tipo de leitura. No entanto, se percebo que o que mais gostei não foi nem tanto ler sobre a personalidade em si e sim o período histórico num determinado local que ela viveu, aí eu parto pra uma leitura específica mais focada nisso.

Até hoje a personalidade que mais gostei de ler a respeito foi Nikola Tesla.
 
Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas contando agora, eu já li várias. Minha área de interesse, aparentemente são músicos e sobreviventes.
Vou mencionar aqui as 3 que eu li e reli (e provavelmente ainda vou reler de novo).

1. O diário de Zlata - Zlata Filipovic
64454.jpg
Esse livro é exatamente o que o título dele fala: um diário que a Zlata escreveu, enquanto morava em Sarajevo com a família, no começo é um típico diário de uma menina, depois vai se tornando um relato da guerra e de como ela e a família passaram por isso. Minha mãe me deu ele de presente quando eu tinha uns 10 anos, leitura bem impactante para alguém dessa idade. Ao longo da vida já devo ter relido umas duas vezes o livro.

2. Muito longe de casa: Memórias de um menino soldado - Ishmael Beah
beah_gone.jpg
Esse livro também é extremamente impactante, li nos meus 20 e poucos anos e agora depois dos 30 de novo, nas duas vezes chorei que nem criança pequena. Não preciso explicar muito, o menino soldado em questão é o autor, e os acontecimentos foram em Serra Leoa, quem viu o filme Diamante de Sangue vai fazer uma mínima ideia do que se passou lá, fica o aviso de que no livro a história é ainda mais cruel do que aparece no filme.

3. Cash - Johnny Cash
51FYYLqpXbL.jpg
Não é segredo pra ninguém que eu amo o Johnny Cash, já gostava das músicas, já tinha visto vários vídeos, entrevistas, filme e tudo mais. Aí esbarrei com essa autobiografia, a primeira vez que eu li foi na empolgação de querer saber mais sobre o meu ídolo. Depois li de novo, com calma, analisando cada parte e tem muita história de superação e de redenção nesse livro, que recomendo até pra quem não é fã de carteirinha que nem eu, mas que quer saber um pouco mais sobre o que foi o ambiente que criou esse artista maravilhoso - tem fotos, tem histórias com outros artistas, etc.
Mas se você for que nem o @Fúria da cidade e preferir o formato áudio/vídeo, praticamente a mesma biografia está disponível hoje no youtube em forma de documentário: O Dom: A Jornada de Johnny Cash
 
Não sei se li tantas biografias assim, mas três livros autobiográficos que me marcaram foram:

O Diário de Anne Frank - Anne Frank
Os Belos Dias de Minha Juventude - Ana Novac
Eu Sobrevivi ao Holocausto - Nanette Blitz Konig

Os três foram escritos por vítimas do Holocausto. Na época eu estava lendo bastante sobre o assunto e sobre a história do povo judeu em geral. Aliás, a Nanette ainda é viva, mora no Brasil e era amiga de infância da Anne Frank; elas estudaram juntas no Liceu Judaico de Amsterdã.
 
O que não me interessa nadinha são, como já disse, artistas e celebridades contemporâneos de nenhum campo: Jô Soares, Fernanda Montenegro, Michelle Obama, Malala, Greta Thunberg, Lázaro Ramos etc. etc. (só pra mencionar uns que aparecem no resultado da Amazon) — não leria suas bios nem de graça, e provavelmente nem ganhando dinheiro pra isso. :lol:

Greta já tem biografia?

6a00d83451654569e20240a492c26b200c-600wi
 
Esse eu citei de cabeça mesmo. Acho que biografia strictu senso ainda não; mas já tem uns livros falando dela e tal.
 
obra_13778167.jpg


Essa biografia me marcou bastante. É razoavelmente agradável de ler, são capítulos curtos e numerosos, e o autor cita bastante trechos originais da época, como cartas, quer dizer, é quase como se o leitor vivenciasse a época em primeira mão, sem tanto o filtro do biógrafo. E a vida de D. Pedro II confunde-se com a história do Segundo Reinado, então o livro dá uma visão bastante razoável de muitos aspectos históricos do período, como a Guerra do Paraguai, o Parlamento, até coisas da vida mais cotidiana, como intrigas de empregados nos palácios.
 
Não sabia da existência dessa biografia – do Dom Pedro II também tem As Barbas do Imperador, da Lilia Moritz Schwarcz, que quero ler...
 
Ahh, do período imperial também já tive muito interesse. Dei umas folheadas em uma de Dom Pedro II (que não era essa) e uma de Maria Leopoldina na livraria uma vez, e a primeira li bem um terço antes de me sentir constrangido hehe

Edit. Salvo engano foi bem essa aí que o Níra falou!

Edit2. Sim, exatamente ela.

upload_2020-1-14_15-46-26.png
 
Aquela é uma biografia antiga, dos anos 30, pelo que vejo por aí é considerada a melhor, ou ao menos referência. Aqui tem um texto sobre a biografia em questão.

Uma biografia que eu queria ler é "Um estadista do Império", de Joaquim Nabuco, que é uma referência basilar no que diz respeito à política do Império. Mas aí é um livro mais ambicioso e mais difícil, requer uma dedicação maior. Pretendo pegar pra ler no final do ano que vem, quem sabe....
 
Última edição:
Não sou leitor assíduo de biografias, mas eventualmente pego alguma.

No ano passado, a única biografia que li foi a da Evita Perón, escrita por uma historiadora espanhola radicada nos Estados Unidos (Marysa Navarro o nome). Controvérsias à parte, acho a personagem muitíssimo interessante, mas o livro em si eu achei mediano. Acho que em alguns momentos a biógrafa se deixa seduzir demasiadamente pela biografada, comprando algumas versões sem um filtro mais rigoroso, sabe? Mas ainda assim foi uma leitura interessante.

Outra biografia que li mais ou menos recente... uns dois anos atrás, eu acho, foi A Vida de Ruy Barbosa, do Luís Viana Filho. Essa biografia deve ter uns 40 anos. Foi uma leitura interessante, mas não achei uma biografia excelente. Na época, achei que faltava um pouco de diálogo com o contexto.

Uma biografia que eu gostei bastante foi a do D. Pedro II, escrita pelo José Murilo de Carvalho para a coleção Perfis Brasileiros. Ela é bastante sintética, mas consegue trabalhar o personagem em sua complexidade, dialogando com o contexto, temperando o livro com os mexericos da Corte, etc. É uma boa leitura.

Uma biografia que me surpreendeu positivamente foi "D. Pedro I - a história não contada", do Paulo Rezzuti. Tenho preconceito com essas "histórias não contadas" que se vê por aí: costumam ser muitíssimo contadas e recontadas. Mas é um bom livro. Tive oportunidade de conversar com o autor. Achei-o um biógrafo bem preparado. Ele lançou outras biografias de figuras do Brasil Império: Leopoldina, D. Pedro II e talz. Não li nenhuma dessas outras.
.
.
Tenho na minha estante duas biografias esperando para ser lidas: os dois primeiros volumes da biografia do Getúlio Vargas escrita pelo Lira Neto; e a do Joaquim Nabuco, escrita pela historiadora Angela Alonso para a Coleção Perfis Brasileiros.

Uma das minhas leituras atuais, apenas iniciada, é a biografia de Mariano Moreno, secretário da Primeira Junta de Governo após a Revolução de Maio de 1810, no que viria a se constituir como a república Argentina. O nome do livro é "La Vida por la Patria - una biografia de Mariano Moreno", escrita pelo historiador argentino Felipe Pigna.
 
Última edição:
Se uma determinada personalidade tem várias biografias registradas, como acredito seja o caso dos dois imperadores que o Brasil teve, antes de ler, eu sempre procuro antes saber qual delas tem mais profundidade de conteúdo e qual é a mais recomendada.

Como não sou historiador como o Mercúcio, Felagund e Kainof, não tenho paciência pra ficar lendo 100 ou mais biografias sobre a mesma pessoa, pois acho um porre :lol:. Como não sou dessa praia, apenas quero de forma objetiva saber qual delas é a melhor, mais completa, fidedigna nos fatos e pronto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo