• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Segredos dos Pântanos Mortos

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
"Caiu pesadamente sobre as mãos, que afundaram
muito num lodo pegajoso, de modo que seu rosto ficou próximo à
superfície do pântano escuro. Ouviu-se um chiado fraco, um cheiro
fétido subiu, as luzes piscaram, dançaram e se contorceram. Por um
momento a água embaixo dele ficou semelhante a uma janela, coberta por
um vidro encardido, através do qual ele espiou. Arrancando as mãos do
brejo, ele deu um salto para trás e gritou. - Há coisas mortas, rostos
mortos na água." (O Senhor dos Anéis ? A Passagem dos Pântanos)


Leia Mais...
 
Última edição por um moderador:
No livro o SdA, Gollum comenta que ali naquele lugar a muitos anos, muitos mesmo, houve uma terrivel batalha, q acabou resultando em muitas perdas dos dois lados combatentes.O que levou aquele lugar ser um lugar meio q abandonado e que corre uma nevoa de tristezas, meio q amaldiçoado. Sobre os Pantanos dos Mortos isso é a unica coisa que sei.NAum foi muita coisa o que disse mais o que vale é a intenção.
 
Última edição:
o salário do Elijah devia ser muito bom pois as condições que ele e os outros foram expostos não são para qualquer ator/atriz que só pensa em grana e não em trabalho duro e bem feito
 
Não é uma pergunta idiota, é até difícil de se achar uma resposta sensata.

Eu não sei responder com clareza, mas posso comentar:

Quando lí e assistí ao filme, por causa do pouco tempo que tive contato com a Obra, achava que fosse algum pedaço de Beleriand, das Batalhas conta Morgoth. Mas em nenhum dos Livros que lí consegui encontrar uma referência "concreta" a respeito dessa batalha dos Pantanos Mortos.
Pode, e seria o mais certo a se pensar, que tivesse sido uma batalha contra Sauron na época da Aliança, mas como não tenho uma indicação de data, fica sendo mesmo apenas suposição.

Torço para que alguém que conheça a Obra mais a fundo possa esclarecer essa questão:pray:

Edite/PS:

Contra Númenor tenho certeza de que não foi, pois Sauron evitou essa batalha e foi plantar seus "presentes" na Ilha, o quê foi mais desastroso e terrível!
 
Última edição:
Se eu não me engano foi a batalha da Última Aliança contra Sauron mesmo.
Pelo menos a localização é a mesma dos pântanos com o local da última batalha.

(Verificarei nos livros a passagem que cita isso e postarei aqui)


Peguei a passagem que cita isso no texto sobre Isildur, que está na página inicial da Valinor.

"A Guerra da Última Aliança começou em 3434. As forças de Sauron foram derrotadas na Batalha de Dagorlad sobre a planície fora de Mordor, e o exército da Última Aliança entrou no reino de Sauron e estabeleceu cerco a Barad-Dûr. O Cerco de Barad-Dûr durou sete anos e muitos homens e elfos foram mortos, incluindo o irmão de Isildur, Anárion que morreu em 3440."


acho que fica claro.
 
Última edição:
Se tá se referindo à batalha na qual a Última Aliança invadiu Mordor, não pode ser, porque Amdír (rei de Lórien) teve seu exército separado da hoste principal e ele e seus soldados foram exterminados nos Pântanos Mortos.

Quotarei uma nota dum texto do Michael Martinez em que ele cita o CI (to com preguiça de procurar no livro =P):

Contos Inacabados, pág. 290. “...Malgalad e mais da metade de seus seguidores pereceram na grande batalha de Dagorlad, pois foram apartados da hoste principal e expulsos para os Pântanos Mortos.” Os sobreviventes podem ter sido subseqüentemente incorporados ao exército de Oropher, mas talvez tenham sido mantidos na reserva as batalhas seguintes.

O artigo tá aqui (é a nota 45): http://www.valinor.com.br/artigos/m...-da-ultima-alianca-de-elfos-e-homens-parte-3/

Bem, isso complica ainda mais, já que não houve nenhuma outra batalha de elfos e homens contra as forças de Mordor na frente do Morannon (pelo menos eu não lembro).
 
Bem, eu pensei que talvez no Atlas da Terra Média tivesse algum esclarecimento e resolvi pesquisar.

Achei o seguinte:

O Atlas da Terra Média diz, na página 47, que realmente o Pântano dos Mortos é o abrigo dos mortos na Batalha da Última Aliança:

A batalha foi travada na planície pedregosa de Dagorlad, ao norte do Portão Negro de Mordor, "por dias e meses", e os corpos foram sepultados no que se transformou nos Pântanos Mortos

O Atlas continua, já na página 90, descrevendo as terras adjacentes a Mordor:

O clima tornava-se árido, e a paisagem desnudava-se lentamente de todas as coisas vivas. À medida que as terras ficavam mais estéreis, a pouca chuva que caía escorria da superfície dos planaltos próximos e enchia cada vez mais os pântanos cheios de fetos. Os Pântanos Mortos cresceram até tragarem os túmulos cavados após a batalha da Última Aliança.

Isso, o próprio Gollum diz quando ele e os Hobbits passavam pelos Pântanos:

— É, sim — disse Gollum. — Todos mortos, todos podres. Elfos e homens e orcs. Os Pântanos Mortos. Houve uma grande batalha há muito tempo, sim, assim lhe disseram quando Sméagol era jovem, quando eu era jovem antes de o Precioso chegar. Foi uma grande batalha. Homens altos com grandes espadas, e elfos terríveis, e orcses gritando.
Lutaram sobre a planície por dias e meses diante dos Portões Negros. Mas os Pântanos cresceram desde então, engoliram os túmulos, sempre se espalhando, se espalhando.

Bem, Veda... Não entendi a relação que você coloca entre Malagalad ter sido morto em Dagorlad e o Pântano dos Mortos não ser exatamente lá.

Acho que os Pântanos já existiam na época da Guerra da Última Aliança, mas ficaram maiores com o tempo...
 
É que Malgalad foi empurrado em direção dos Pântanos, pelo menos é o que diz no CI, daí os Pântanos já existiriam antes da batalha em Dagorlad, e ficariam mais a norte do que eram na Terceira Era (pelo menos é o que imagino), mas com o tempo o pântano foi se expandindo em direção a Mordor.

Sei lá, possivelmente eu tenha viajado lecals, mas enfim.
 
É que Malgalad foi empurrado em direção dos Pântanos, pelo menos é o que diz no CI, daí os Pântanos já existiriam antes da batalha em Dagorlad, e ficariam mais a norte do que eram na Terceira Era (pelo menos é o que imagino), mas com o tempo o pântano foi se expandindo em direção a Mordor.

Sei lá, possivelmente eu tenha viajado lecals, mas enfim.

Não, Veda... É isso mesmo...

Como eu disse, os Pântanos cresciam ao receber a água da chuva que escorria dos planaltos acima. Por isso o Pântano "migrou" mais para o sul. Na verdade, cresceu...
 
Parabéns!:clap:

Obrigado pelo esclarecimento e pela pesquisa que vocês fizeram. Haverá uma caneca a mais para vocês na Númendili!

Só não prometo que as encontrarão cheias!:lol::cerva:
 
Agora uniremos nossas pesquisas sobre a origem dos Pântanos Mortos e escreveremos um artigo :joinha:

[+mentiroso se achando]
 
Bem, isso complica ainda mais, já que não houve nenhuma outra batalha de elfos e homens contra as forças de Mordor na frente do Morannon (pelo menos eu não lembro).

De elfos e homens, de fato não teve, mas de homens por si só, ou uma aliança deles, houve sim. Foi uma batalha que acabou nos Pantanos Mortos (além da famosa Última Aliança). Está foi da aliança entre Gondor e Rohan, a Batalha dos Carroceiros, ou no período exato, a batalha do acampamento.
Na página 327 de Contos Inacabados diz:

" Em 1944, o rei Ondoher e seus dois filhos, Artamir e Faramir, caíram em batalha ao norte do Morannon, e o inimigo invadiu Ithilien. Mas Eärnil, capitão do exército do Sul, obteve uma grande vitória em Ithilien do Sul e destruiu um exército de Harad que tinha cruzado o Rio Poros. Avançando rapidamente para o norte ele arrebanhou todo o restante do exército do Norte que batia em retirada, e atacou o principal acampamento dos Carroceiros, enquanto estes se divertiam no banquete, na crença de que Gondor fora derrotada e de que nada restava a não ser saquear. Eärnil tomou de assalto o acampamento e ateou fogo às carroças, expulsando o inimigo de Ethilien em meio a um grande tumulto. Boa parte daqueles que fugiram de sua presença pereceu nos Pântanos Mortos.

No conto dos anos, a vitória de Eärnil é chamada de Batalha do Acampamento.[...]"
O que pode se concluir disso é que os Pantanos Mortos não foram banhados apenas da morte de uma batalha na Batalha de Dagorlad, mas também pela Batalha dos Carroceiros, ainda que nenhuma das duas tenham co-relação direta uma com as outra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo