• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Uma das silmarilli? Desisto.
Durin, o pai dos Anões??
Não.


Enfim o crepúsculo passou, e com elle o prazo. Está aberto novamente o Coreto aos menestréis.

-----------------------------------

Forte fëa -- mas funesto -- fez meu parto:
manhoso mĭúdö eu de
Menel pois medrei
(saído são petiz, d'semente suă desci),
& da Terra tenro, bruto tendo vindo
ă argutŏ
Ungoldo, gravĕ e grão me fiz. Pois Gḗ
nam me fez; nŏ entanto recebeu-m' -- novel nu --,
& ĕm bordă ao berço beija-mĕ o Ărtesão, por bem
qu' imprima em mi profundŏ ao peytŏ o ĕscuro seu.

No cursŏ entâm das cousas comercĭadas fuy
ao Lungelýsicŏ oră, ao léu leixado após;
rend'-sĕ o pranto remorsosŏ à ressurreição,
ĕ a vida vera volvŏ ainda mais voraz.
Mas -- desde caminhos por matinais ermos
a feias fendas, profundezas férvidas --
seguindo a senhor outro, soube ressalvar
qu' em pó dispersaria o pejo e a mi por fim.


---------------------------------------------------------------------------

Glossário:
  • Fëa: elf. alma;
  • Menel: elf. céu;
  • Ungoldo: elf. anti-ñoldo;
  • Gḗ: hel. a Terra;
  • Lungelýsico: neol. "que mata ao longe".

O fëa forte mas funesto, o Artesão Ungoldo é Eöl, o Escuro; de um meteorito (miúdo de Menel, de semente sua nascido) da Terra recolhido ele fez Anglachel e Anguirel (o aço grave e grão); e ao forjá-las (beijá-las, em borda ao berço que é a bigorna) imprimiu-lhes os escuro seu. No curso das cousas comerciadas, Anglachel chegou a Beleg Arcoforte (o Lungelýsico -- Arqueiro), que ao léu foi leixado -- morto; e, como a espada perdera o fio em luto (pranto remorsoso), refê-la (sua ressurreição) o Mormegil em cuja mão tornou-se inda mais vorace. Mas, após segui-lo (ao senhor outro) através do corpo de Brandir (caminho por matinais ermos) e polo seio de Glaurung (feias fendas, profundezas férvidas), despedaçou seu pejo (de Túrind) e a si por fim.

É Anglachel Gurthang.
 
Última edição:
Bom galera já que ninguém está se dispondo a fazer adivinhas, acho que posso fazer uma, se esta ja estiver neste tópico me perdoem, aliás, ler 383 páginas é muita coisa, então não o fiz. Lá vai: "No início, a música equilibrei, os céus eu criei, sou sábio, eu sei, a imensos e majestosos seres, a vida dei, posso dizer, que um grande líder sou, mas nada pude fazer quando ungoliant as árvores assassinou" quem sou eu (é facíl)
 
Da luz às sombras,
Mas às sombras eternamente trago a luz.
Mesmo ao me apagar,
Meu brilho prevalece
Nos céus,
No mar,
Nas entranhas da terra,
Destruída, sim
mas não me desfaço
até que o próprio mundo seja refeito.


Tá bem ruinzinho, mas tô com preguiça de melhorar
 
Da luz às sombras,
Mas às sombras eternamente trago a luz.
Mesmo ao me apagar,
Meu brilho prevalece
Nos céus,
No mar,
Nas entranhas da terra,
Destruída, sim
mas não me desfaço
até que o próprio mundo seja refeito.


Tá bem ruinzinho, mas tô com preguiça de melhorar
A luz das Árvores que há nas Silmarilli, pois foram feitas na Luz de Valinor e della embebidas, e à Sombra foram arrastadas (quando as Árvores se apagaram) ainda porém a alumiá-la, incorruptíbeis até o fim dos tempos, quando a luz que brilha eternamente será dellas liberta, dellas que serão então desfeitas, resgatadas pois dos Céus (onde está Eärendil), do Mar (onde a lançou Macalaurë) e das Entranhas da Terra (onde se matou Maitimo).
 
A luz das Árvores que há nas Silmarilli, pois foram feitas na Luz de Valinor e della embebidas, e à Sombra foram arrastadas (quando as Árvores se apagaram) ainda porém a alumiá-la, incorruptíbeis até o fim dos tempos, quando a luz que brilha eternamente será dellas liberta, dellas que serão então desfeitas, resgatadas pois dos Céus (onde está Eärendil), do Mar (onde a lançou Macalaurë) e das Entranhas da Terra (onde se matou Maitimo).
Exato, manda a próxima
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo