• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falta muito para o PC acabar? Snapdragon 835 acelera transição para celular

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  • processador-snapdragon-835-da-qualcomm-1483547328774_615x300.jpg

    Snapdragon 835 é capaz de rodar Photoshop
A revolução tecnológica causada por smartphones e tablets tem tornado a frase "eu quase não uso mais meu computador" cada vez mais comum, mas muita gente ainda prefere PCs e notebooks para certos trabalhos, como edição de vídeo em alta definição, efeitos especiais, games... Por mais incríveis que fossem, os processadores de celulares não davam conta do recado. Mas isso está prestes a mudar.

Nesta terça-feira (4), a empresa norte-americana Qualcomm lançou durante a CES (Consumer Electronic Show) 2017, principal feira de tecnologia do mundo, seu mais poderoso processador, o Snapdragon 835, o primeiro da empresa com chip de 10 nanômetros (tamanho equivalente a 0,000001 cm), octa-core (oito núcleos) e velocidade máxima de 2,45 GHz.

Parece uma diferença pequena para o campeão anterior, o Snapdragon 821, que tinha 14 nanômetros e ia até 2,4 GHz. Mas a mudança resulta em um processador 35% menor, que usa 25% menos energia e suporta a nova tecnologia de carregamento acelerado da empresa, o Quick Charge 4.0., 20% mais rápido que o 3.0 --isso quer dizer que o usuário consegue carregar cinco horas de bateria em cinco minutos.

O 835 também vai permitir uma evolução nas câmeras: suporta sensores de até 32 megapixels (câmera simples) e 16 MP (câmera dupla), enquanto no 821 ia até 28 MP simples.

David Becker/Getty Images/AFP
processador-snapdragon-835-da-qualcomm-1483548042361_615x300.jpg

Snapdragon 820 (acima) na comparação com o Snapdragon 835 (embaixo)


Começo de uma mudança


Anos atrás, a divisão era clara: PCs e laptops usavam chips de arquitetura x86, potentes, "grandes" e com alto gasto de energia (ou seja, precisavam de tomada e ventoinhas para dissipar calor), enquanto celulares e tablets tinham processadores ARM, mais eficientes em poupar energia e compatíveis com aparelhos menores.

Agora, o foco de fabricantes como a Qualcomm é reduzir o tamanho dos processadores e melhorar o desempenho e a eficiência em energia. E o Snapdragon 835 chega para mostrar que agora dá, por exemplo, para rodar um Photoshop na palma da mão.

Em entrevista ao UOL, o diretor de marketing da Qualcomm, Cisco Cheng, defendeu que o novo processador, apesar de ter seus limites, é um salto importante para a transição do computador de mesa para o smartphone.

"De longe, o item número um para as pessoas é a conectividade", diz. Então, oferecer uma alternativa consistente é o primeiro passo para fazer as pessoas saírem do espaço do PC.

"Ainda é um pouco prematuro dizer que vai substituir completamente laptops e PCs, mas já é definitivamente complementar", disse. "É claro que se você começar a fazer coisas doidas nele, como grandes renderizações, pode ocorrer algo. Mas eu vi com meus olhos (a demonstração do Photoshop em um chip Snapdragon) e a minha reação foi 'uau'", disse. "[Essa transição] está começando."

Recentemente, a Microsoft anunciou uma parceria com a Qualcomm para trazer os softwares de desktop do Windows 10 (projetados para arquitetura x86) para os celulares (com processadores ARM). Com isso, programas como o Photoshop, Microsoft Office e jogos de Windows poderão rodar nos smartphones, ou então computadores 2 em 1 conseguirão ser tão eficientes em programas pesados como os melhores PCs de mesa.

Ainda não se sabe qual será o primeiro celular a vir com o 835 --as especulações estão em cima do Galaxy S8, da Samsung. Por enquanto, o primeiro dispositivo anunciado com ele é o óculos de realidade aumentada R-8 e R-9, da ODG.

Fonte

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ainda que cheguem ao mercado novos e poderosos processadores, na minha opinião ainda existem tarefas profissionais que só um pc/laptop pode realizar.
 
Provavelmente um teste de comparação de exigência em relação a um PC fosse pedir um trabalho multitarefa, tipo pedir para rodar ao mesmo tempo dois programas de edição de vídeo + um programa de edição de som + dois programas de edição de imagens + browser com 40 abas de youtube rodando vídeo + gravação de CD + um jogo recente para relaxar do trabalho e umas 40 abas com páginas comuns de internet e outros programas.

Talvez eles separem futuramente igual as opções de multicore da Intel, I3 (núcleos) para trabalho de escritório com texto e excel, I5 para games comuns e I7 para grande performance com projetos gráficos e 3D etc...
 
Mesmo qusndo a capacidade dos celulares for o suficiente pra se fazer nele tudo que se faz no pc, inclusive várias coisas ao mesmo tempo e etc, acho qie existe outro aspecto que influencia muito, que é a familiaridade com o pc para cwrtas funções.
Por exemplo, eu não conseguiria usar um tablet para edição de vídeo com a mesma facilidade que uso um PC com teclado e mouse...
Então, mesmo que tivesse um tablet capaz de fazer tudo que o PC fz, para certas coisas, iria pro PC ou, pelo menos, ter um tablet qur suporte teclado e mouse e usa-lo como uso um PC hoje...

Outro aspecto que considero importante é o armazenamento...
Não gosto de deixar tudo na nuvem e sempre irei montar estruturas na minha casa para yer tudo localmente. E isso inclui hds, que hoje os tablets não suportam.
Com um pouco mais de grana, eu poderis ter meus hds pesdoais num storage, ou coisa parecida, mas creio que muita gente que também não quer ficar sem armazenar as coisas em casa não vai ter a grana necessária pra comprar um treco desses...
 
Programas para Engenharia (Autocad, Eagle, Proteus e afins) e de webdesign são coisas que só uso no PC, porque são coisas que preciso de tela grande e facilidade de manuseio que um celular não me proporciona.
 
É mais uma das matérias de "x vai fazer y sumir".
Quando são equipamentos tão fundamentalmente diferentes, dificilmente isso vai acontecer. Tipo TV vai matar o rádio, "video killed the radio star", etc.
Isso só ocorre em situações em que você de fato mate a única funcionalidade daquele equipamento. Tipo uma mídia ótica contra um floppy.
PCs e smartphones são fundamentalmente muito diferentes. Só se em algum momento eles criarem algo tipo um Switch dock em que você pluga facilmente o seu smarthphone em periféricos tabletop. Mas ainda assim dificilmente um smart vai ter a mesma capacidade de um pc de mesa. Pode ter o poder suficiente para a maioria das pessoas que só usavam PC pra entrar em facebook ou youtube. Mas você nunca vai conseguir plugar 5 periféricos diferentes ao mesmo tempo em um smart, ou enfiar toda uma placa gráfica dentro dele, pelo menos não uma tão boa quanto a melhor do mercado.
Enfim.



PS: Foto de marketing do produto. Colocam alguém com dedos ressecados ou ponta de dedos comidos, e unhas não cortadas há pelo menos umas 3 semanas.
 
PS: Foto de marketing do produto. Colocam alguém com dedos ressecados ou ponta de dedos comidos, e unhas não cortadas há pelo menos umas 3 semanas.

Vim comentar exatamente a mesma coisa.



E Celulares e PCs têm funções diferentes. Só quem abandona PC pra ir pro celular é aquela pessoa que usava o PC pra acessar apenas séries, jogos e redes sociais. PCs são muito mais cômodos para trabalho, navegação na internet num modo geral, edição de imagens, etc...não é simplesmente pelo processador, é pelo conforto que é digitar em um teclado convencional, usar o mouse, trabalhar em um grande monitor...é o conjunto que faz a diferença.
 
Quanto a foto dos dedos segurando o processador que o Fusa se impressionou, aquilo é apenas o efeito de um boa ampliação com ótima resolução, mostrando uma realidade que passaria facilmente desapercebida normalmente.

Mas pra divulgação, concordo que se tivessem dado uma "photoshopada" no melhor padrão Playboy de qualidade seria melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo