• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o andar dos ents - divergência entre livro e filme

Haggae

Usuário
Quão rápido pode andar um ent?

Estou relendo SdA, e uma passagem do capítulo "A estrada para Isengard" me fez pensar que a forma como os ents se locomovem nos filmes (como gigantes desengonçados com suas lentas passadas) pode estar longe do que os livros retratam.

Na cena, Gandalf leva duas dezenas de cavaleiros para fora do Abismo de Helm e em direção a Isengard, após a grande batalha. Ao passarem pela floresta de Huorns, os cavaleiros veem ents pela primeira vez:

"Os chamados foram respondidos; voltando-se outra vez, os cavaleiros viram outras criaturas da mesma espécie aproximando-se com largas passadas através da relva. Vinham rapidamente do norte, lembrando garças cruzando sobre as águas no jeito de andar, mas não na mesma velocidade, pois suas pernas, em suas longas passadas, batiam mais rápido que as asas das garças."

Fiquei surpreso com isso. Bem diferente dos filmes, não é? Alguém do grupo pode colar aqui embaixo algum material de Tolkien ou de algum estudioso da obra que fale sobre a velocidade e o jeito de andar dos ents?
 
Pode ser a ideia antropomorfica sobre os ents, trazendo a forma bipede como referencia quando possivelmente as varias raizes servem como pernas e possibilitariam movimentos muito mais rapidos.
 
Por esse trecho, estou pensando que os ents teriam mais semelhança no jeito de andar com aves do que com homens; e suas passadas seriam mais ágeis do que o filme mostra.
 
Eu cheguei a ver discussões em outros lugares com relação a representação de Ents. Nelas o grau de exemplos dados por muitos fãs e desenhistas varia do quase humano a traços humanos ocasionais dando uma ideia da dúvida que paira sobre um desenho definitivo na mente dos leitores (talvez até intencional para estimular a imaginação).
Infelizmente não há muitos detalhes sobre partes específicas da anatomia dos Ents além do que está nos livros. Ajudaria ter um desenho de próprio punho "by Tolkien". Uma parte da inspiração parece vir da própria herança cultural européia, por exemplo, algumas árvores tem "joelhos". As representações mostradas no filme são do tipo do John Howe mesmo. A familiaridade, intimidade e movimentação desses seres com o solo é descrita dessa forma:

However, once aroused, they possessed great strength, which resembled the age-long action of trees accelerated, crushing rocks and moving earth in seconds.[6] Treebeard boasted that they were much more powerful than Trolls, which Morgoth supposedly made as imitations of the Ents (he compares this with how Orcs were an imitation of Elves).

É válido apontar as influências do autor para as formas dos Ents em que Tolkien admite que usa de referencia as árvores animadas apresentadas nos livros do escritor George McDonald, dando a entende que gostava ou pelo menos se interessava em usar a ideia dele. Atualmente eu estou lendo livros do George que estão disponíveis gratuitamente no Project Gutenberg. Dentro da lista, já na primeira busca se encontra o livro "Phantastes" (em inglês) de onde ele teria usado uma parte da ideia:

“In general,” said she, recovering her composure, “there is no danger in the daytime, for then he is sound asleep; but there is something unusual going on in the woods; there must be some solemnity among the fairies to-night, for all the trees are restless, and although they cannot come awake, they see and hear in their sleep.”
...

“Are the trees fairies too, as well as the flowers?” I asked.

“They are of the same race,” she replied; “though those you call fairies in your country are chiefly the young children of the flower fairies. They are very fond of having fun with the thick people, as they call you; for, like most children, they like fun better than anything else.”


PHANTASTES - A FAERIE ROMANCE FOR MEN AND WOMEN
By George Macdonald

"Joelhos" de Árvores:

congaree-028.jpg

http://tolkiengateway.net/wiki/Ents
 
"Os chamados foram respondidos; voltando-se outra vez, os cavaleiros viram outras criaturas da mesma espécie aproximando-se com largas passadas através da relva. Vinham rapidamente do norte, lembrando garças cruzando sobre as águas no jeito de andar, mas não na mesma velocidade, pois suas pernas, em suas longas passadas, batiam mais rápido que as asas das garças."
posso estar enganada, mas este trecho refere-se não aos ents, mas aos huorns, não? Eles são mais "despertos" que os ents
 
No filme, quando os entes conseguem isolar Saruman, aparece um ent com as folhas em chamas. Ele sai correndo e abaixa a cabeça para apagar o fogo na água.
Quanto à velocidade dos entes de maneira geral o livro diz que até o idioma deles é lento e que eles evitavam conversar par não perder um tempo absurdo numa conversa. Então eles devem andar vagarosamente mas com possibilidade de um sprint de vez em quando.
 
Eu penso que é uma questão de escala. Eles são lentos na escala deles, usando eles mesmo como referência, mas se termos um homem como referência, por exemplo, por mais lentos que eles sejam nessa comparação eles se tornam rápidos uma vez que 1 passada deles equivale a 5 passadas humanas (por exemplo). Assim, para fugir de um ent nós temos que correr muito porque em 1 passada ele nos alcança já.
 
@Mireille, acho que nesse caso são Ents mesmo. Na continuação do livro Gandalf diz à Théoden que este acabara de ver os pastores das árvores, e os nomeou como Ents.
Tenho lembrança de no filme ver um Ent pegando fogo e o danado corre pra apagar nas águas que circundavam Orthanc. Isso alude ao fato de que quando querem eles se movem a uma velocidade maior.
Apesar da descrição da velocidade das asas das garças, acho difícil imaginar um ser tão gigantesco mover as pernas nessa velocidade.
 
Reli essa parte, e na batalha do Abismo de Helm existem tanto Ents quanto Huorns. Talvez Gandalf tenha se referido a todos como Ents ao explicar a Théoden, mas havia essa distinção. É possível que os que se deslocaram com rapidez maior fossem Huorns mesmo.

- “Barbárvore”, disse Gandalf. “Preciso de sua ajuda. Você já fez muito, mas preciso de mais. Tenho que dar conta de cerca de dez mil orcs.” - Então os dois saíram e fizeram uma reunião em algum canto.
(...)
- “Os huorns vão ajudar”, disse Barbárvore.
(...)
Acho que outras centenas de huorns estavam avançando em direção à batalha.
(...)
Mais tarde houve um grande estrondo de trovão ao sul, e clarões e relâmpagos ao longe, sobre Rohan. De tempos em tempos conseguíamos ver os picos das montanhas, a milhas e milhas de distância, penetrando de súbito na escuridão, brancos e pretos, para depois como o dos trovões nas colinas, mas diferentes. Algumas vezes todo o vale ecoava.
(...)
A escuridão dos huorns tinha passado, e o trovão se afastara. A lua afundava atrás das montanhas ocidentais.
(...)
- “Vim saber como estão passando, meus rapazes”, disse ele [Barbárvore], “e para lhes dar alguma notícia. Os huorns voltaram. Está tudo bem, bem mesmo!”

(Cap. IX: "Escombros e Destroços", Livro III, As Duas Torres)
** Posts duplicados combinados **
Também é dito sobre os Huorns neste mesmo capítulo:

"Há um grande poder neles, e parece que têm a capacidade de se ocultar nas sombras: é difícil vê-los se movendo. Mas eles se movem. Podem andar muito rápido, se estiverem furiosos."
 
Ah sim, claro, pode ser que ele tenha generalizado Ents e Huorns sob a definição de Ent. A enciclopédia de Arda inclusive afirma que Huorns são "aparentemente" Ents que decaíram para a semelhança de árvores: http://www.glyphweb.com/arda/h/huorns.html

Ou talvez Huorn e Ents estivessem visíveis, mas Gandalf teria identificado os que dirigiam a marcha, que seriam os Ents.

No entanto, ao dizer que huorns podem se movimentar rápido, não interpreto como mais rápido que Ents. Interpreto que mesmo sendo tree-like, um aparentemente imóvel pode se movimentar rápido. Esperam que tenham entendido a diferença. Por isso acho que o trecho que citei dois comentários acima ou se agrupa todos sob o termo ENT, ou se refere só aos Ents com exclusão dos Huorns, mas não creio que há como se referir só aos Huorns.
 
posso estar enganada, mas este trecho refere-se não aos ents, mas aos huorns, não? Eles são mais "despertos" que os ents
São ents mesmo. Gandalf diz que são pastores no parágrafo seguinte.
** Posts duplicados combinados **
Ah sim, claro, pode ser que ele tenha generalizado Ents e Huorns sob a definição de Ent. A enciclopédia de Arda inclusive afirma que Huorns são "aparentemente" Ents que decaíram para a semelhança de árvores: http://www.glyphweb.com/arda/h/huorns.html

Ou talvez Huorn e Ents estivessem visíveis, mas Gandalf teria identificado os que dirigiam a marcha, que seriam os Ents.

No entanto, ao dizer que huorns podem se movimentar rápido, não interpreto como mais rápido que Ents. Interpreto que mesmo sendo tree-like, um aparentemente imóvel pode se movimentar rápido. Esperam que tenham entendido a diferença. Por isso acho que o trecho que citei dois comentários acima ou se agrupa todos sob o termo ENT, ou se refere só aos Ents com exclusão dos Huorns, mas não creio que há como se referir só aos Huorns.
Não foi generalização de Gandalf. No parágrafo seguinte ao trecho que colei Gandalf diz:
" - Vocês não precisam de armas - disse Gandalf - Estes são apenas pastores. Não são nossos inimigos; na verdade, não estão nem um pouco preocupados conosco."

E mais adiante ele responde ao Théoden de que eles são pastores: das árvores.
 
De minha parte concordo com sua interpretação, mas tentando olhar do ponto de vista da Mireille, não creio que nosso ponto de vista (seu e meu) possa ser defendido categoricamente. Se Huorns vieram dos Ents como Hobbits vieram dos homens, Então sob certo aspecto Huorns são Ents, como Hobbits são homens.
Daí, mesmo que não estejam lá pastoreando muito, ainda poderiam ser agrupados sob o grupo dos pastores...
 
Meu entendimento é de que a descrição que faz referência às asas de garças se aplica de fato aos Ents. Como o Gerbur, penso que um ent andando dá pasadas muito largas, e, vistas de baixo (como na cena do filme logo após Aragorn, Legolas e Bimli encontrarem Gandalf o Branco pela primeira vez) dão a impressão de lentidao, mas nada mais é do que uma ilusão cinematográfica, cujo objetivo é mostrar o tamanho colossal dos Ents. Eles se movem muito rápido nos filmes. O exemplo apresentado do Ent em chamas é uma prova.
Outra coisa a se levar em consideração é a ocasião. Na ocasião da batalha ou mesmo nos instantes imediatamente posteriores os pastores de árvores tinham muitos motivos para andarem depressa, com tantos huorns soltos por aí. Em outros momentos, não são tão "agitados" (hasty), muito pelo contrário, são extremamente lentos para os padrões humanos. Talvez possamos dizer que os ents são pacientes, demoram a "esquentar", mas isso não quer dizer que nunca fiquem quentes. A demora do entebate assegura um bom motivo para agir com rapidez, mas de modo sensato, não precipitado.
Para deixar claro o ponto do tópico, minha opinião é de que não há uma divergência entre livro e filme sobre a velocidae dos ents.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo