• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas Saxônicas (Bernard Cornwell)

Tô com vocês e só li até o 5. Eu fico enrolando pra ler pra não acabar logo :lol:

Então poderíamos combinar de recomeçarmos juntos a leitura dos volumes subsequentes e, assim, trocarmos nossas opiniões, nos moldes do Clube de Leitura.
 
Eu topo! O @-Jorge- e eu já estamos fazendo algo parecido com a série A Torre Negra aqui no fórum de Literatura Estrangeira, abrindo um tópico pra cada livro da série para comentarmos. Podíamos fazer assim, ou, como os livros das Crônicas Saxônicas são mais curtos e dinâmicos, fazer um tópico só (ou até usar este).
 
Eu topo! O @-Jorge- e eu já estamos fazendo algo parecido com a série A Torre Negra aqui no fórum de Literatura Estrangeira, abrindo um tópico pra cada livro da série para comentarmos. Podíamos fazer assim, ou, como os livros das Crônicas Saxônicas são mais curtos e dinâmicos, fazer um tópico só (ou até usar este).

Então podemos fazer isso mesmo; só lhe peço para aguardar até 22 de novembro, quando acaba o Clube de Leitura atual (A Última Tentação). Enquanto isso, vamos tentar arregimentar mais leitores das Crônicas Saxônicas para fazer parte das respectivas discussões. Tudo bem?
 
Eu topo! O @-Jorge- e eu já estamos fazendo algo parecido com a série A Torre Negra aqui no fórum de Literatura Estrangeira, abrindo um tópico pra cada livro da série para comentarmos. Podíamos fazer assim, ou, como os livros das Crônicas Saxônicas são mais curtos e dinâmicos, fazer um tópico só (ou até usar este).
Traidora! Comenta aqui, mas não comenta lá nos tópicos de A Torre Negra... E ainda me marca... Só observo :gotinha:

Opa! Acho que posso ler também. Lá na biblioteca só tem 3 dos primeiros 4, o que fica meio bizarro, já que teria que comprar o número 2 (O cavaleiro da morte). Mas se sair mesmo a leitura a partir do 5, podem ir seguindo que eu vejo se alcanço :joinha:
 
Opa! Acho que posso ler também. Lá na biblioteca só tem 3 dos primeiros 4, o que fica meio bizarro, já que teria que comprar o número 2 (O cavaleiro da morte). Mas se sair mesmo a leitura a partir do 5, podem ir seguindo que eu vejo se alcanço :joinha:

Olá @-Jorge-, seria legal se você participasse também. Eu sei que existe um box com os seis primeiros volumes, aí é só adquirir os livros posteriores, que tal?

122464356_1GG.jpg
 
Caros amigos foristas, tendo terminado o livro A Última Tentação, agora posso dar toda a atenção à série das Crônicas Saxônicas.

Primeiramente vou ler atentamente o resumo dos primeiros 5 livros e, após, começar o 6º livro da série em questão. Penso que podemos marcar para o início da semana que vem (28/11) para começar a tecer as respectivas considerações. O que acham?
 
Caros amigos foristas, tendo terminado o livro A Última Tentação, agora posso dar toda a atenção à série das Crônicas Saxônicas.

Primeiramente vou ler atentamente o resumo dos primeiros 5 livros e, após, começar o 6º livro da série em questão. Penso que podemos marcar para o início da semana que vem (28/11) para começar a tecer as respectivas considerações. O que acham?
Por mim pode ser!
 
@Mireille, @Eriadan, @-Jorge-, @Morfindel Werwulf Rúnarmo e demais amigos foristas, tendo em vista a ocorrência de alguns imprevistos, acabei não lendo o resumo dos 5 primeiros volumes das Crônicas Saxônicas.

Por isso, se todos os interessados em retomar a respectiva leitura concordarem, sugiro que nesse próximo mês de dezembro fiquemos apenas restritos ao referido resumo e, devido às festividades de fim de ano, deixemos para iniciar o sexto volume a partir de janeiro do ano que vem. Assim, podemos recomeçar com todo o gás.

O que vocês acham???
 
@Mireille, @Eriadan, @-Jorge-, @Morfindel Werwulf Rúnarmo e demais amigos foristas, tendo em vista a ocorrência de alguns imprevistos, acabei não lendo o resumo dos 5 primeiros volumes das Crônicas Saxônicas.

Por isso, se todos os interessados em retomar a respectiva leitura concordarem, sugiro que nesse próximo mês de dezembro fiquemos apenas restritos ao referido resumo e, devido às festividades de fim de ano, deixemos para iniciar o sexto volume a partir de janeiro do ano que vem. Assim, podemos recomeçar com todo o gás.

O que vocês acham???
:joinha: :joinha:

O que você mandar tô topando! Tô sempre por aqui mesmo hahaha
 
@Mireille, @Eriadan, @-Jorge-, @Morfindel Werwulf Rúnarmo e demais amigos foristas, tendo em vista a ocorrência de alguns imprevistos, acabei não lendo o resumo dos 5 primeiros volumes das Crônicas Saxônicas.

Por isso, se todos os interessados em retomar a respectiva leitura concordarem, sugiro que nesse próximo mês de dezembro fiquemos apenas restritos ao referido resumo e, devido às festividades de fim de ano, deixemos para iniciar o sexto volume a partir de janeiro do ano que vem. Assim, podemos recomeçar com todo o gás.

O que vocês acham???
Eu ainda não tenho os demais livros. Mas vou acompanhar as discussões de vocês. O final do quinto livro me deixou curioso.

Vou colocar minha opinião sobre Uhtred em spoiler.
Uhtred até pode ser fodão, mas pqp. Como faz escolha errada na vida. :lol: definitivamente os deuses não o aconselham bem na hora de tomar decisões que não envolvam batalhas.
 
E aí pessoal, todo mundo de volta à rotina? Podemos fazer nosso cronograma de leitura? :D
 
E aí pessoal, todo mundo de volta à rotina? Podemos fazer nosso cronograma de leitura? :D

@Mireille, estou chegando hoje de viagem. Creio que preciso de um tempo para ler o resumo dos primeiros cinco livros (talvez até o final da semana).

Após acho que já pode fazer o nosso cronograma.
 
Bom, eu li todos não faz muito tempo e está tudo mais ou menos fresco na memória, então só vou ficar de olho mesmo quando vocês abrirem a discussão.
 
Última edição:
Além de ler o resumo indicado anteriormente indicado, acho interessante, para começar, postar o artigo do Wikipédia sobre o primeiro livro da série:

O Último Reino (Livro 1)

O livro conta a história da invasão dinamarquesa à Ilha Britânica, sob a visão de Uhtred Uhtredson (ou Uhtred Ragnarson), filho de Uhtred, ealdorman (senhor) de Bebbanburg. Bebbanburg (atual Bamburgh) é uma fortaleza que fica ao norte da ilha, no reino da Nortúmbria (na atual região de Northumberland). Essa fortaleza era conhecida como inexpugnável, já que nunca houve um exército capaz de tomá-la. Uhtred, o filho, junto com seu pai avista os dinamarqueses chegando à ilha e montando seus acampamentos. Na mesma noite, numa patrulha ordenada pelo seu pai, seu irmão mais velho é morto pelos invasores e isso é o estopim para o início de um série de batalhas narradas no livro. O pai de Uhtred acaba morrendo em uma dessas batalhas e ele próprio sendo capturado por Ragnar, matador de seu irmão, um jarl (senhor) dinarmarquês poderoso, que passa a criar Uhtred junto de seus filhos.

Uhtred então cresce como um dinamarquês, aprende sua língua e cultura, e se sente mais próximo dela do que de sua cultura natal, em Bebbanburg. Sobretudo, identifica-se com o paganismo dinamarquês, que lembra a antiga religião dos saxões, em contraste com o cristianismo que passara a dominar a sociedade saxônica e que sempre fora desprezado por ele.

Nesse meio tempo em que Uhtred fica sob o poder dos dinamarqueses, Bebbanburg cai sob o jugo de seu tio, Aelfric, que chega a tramar sua morte para consolidar o domínio sobre aquelas terras. Mesmo apreciando a cultura e os costumes dinamarqueses, Uhtred nunca esquece de sua bela fortaleza e da traição de seu tio, desejando voltar para reconquistá-la.

Ao longo da juventude, o personagem vê-se dividido entre o amor pelos dinamarqueses, que rapidamente trucidam os reinos saxões, e o senso de dever para com seu próprio povo, cuja sobrevivência é posta à prova. Essa lealdade dividida torna-se ainda mais acentuada quando Uhtred envolve-se com Alfredo, rei de Wessex, a quem odeia, mas a quem deve tudo o que tem na vida.
 
Continuando...
O Cavaleiro da Morte (Livro 2)

Neste segundo livro, o autor narra aos olhos de Uhtred como os dinamarqueses, trazendo seus grandes navios, conseguiram dominar a ilha quase que em sua totalidade. Até o presente momento os dinamarqueses já haviam conquistado a Nortúmbria, a Mércia - parte central da ilha e a Ânglia Oriental. Mas ainda faltava o reino mais rico e poderoso entre todos na Ilha, Wessex. Este era o reino mais próspero na Ilha entre todos e era governado por Alfredo, O Grande - que viveu entre 849 e 899.

Apesar de estar na história como o grande defensor da Inglaterra contra a fúria dos vikings, o autor prefere descrevê-lo como um rei-clérigo. Sempre rodeado por uma horda de padres e sempre enclausurado escrevendo. Pois bem, como Wessex era o mais rico, ele era o principal objetivo das invasões. Então de surpresa, os vikings atacam o reino e Alfredo e sua família são obrigados a fugir para uma região pantanosa. E lá Uhtred acaba encontrando o rei Alfredo e de lá eles organizam uma força de defesa, chamada de fyrd. O Fyrd era uma força formada por senhores e homens do campo. Naquela época, na Ilha e assim como em quase toda a Europa, não existiam reinos vastos e fortes o bastante para terem os seus próprios exércitos, então havia o fyrd, formado por homens do campo despreparados, sem armas adequadas para a luta e que eram obrigados a abandonar a suas famílias e irem para as guerras as quais eram convocados.

O rei Alfredo, dentro do pantano, juntamente com Uhtred, convoca o fyrd esperando afugentar os vikings de suas terras.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo