Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
É... não.
Sim, comover é um fato. Hollywood ama filmes comoventes. Mas comoventes comoventes tipo qualquer coisa sobre o Holocausto, não sobre uma criança que vai morrer a qualquer momento - aliás, esse último nicho é uma indústria à parte...
Vamos desenhar:
2016
O Filho de Saul (vencedor) - Cannes
O Abraço da Serpente - Cannes
A War - Veneza
Cinco Graças - Cannes
Theeb - Veneza
2015
Ida (vencedor) - Toronto
Tangerines
Leviathan - Cannes
Wild Tales - Cannes
Timbuktu - Cannes
2014
A Grande Beleza (vencedor) - Cannes
The Broken Circle Breakdown - Berlim
A Caça - Cannes
The Missing Picture - Cannes
Omar - Cannes
2013
Amor (vencedor) - Cannes
War Witch - Berlim
No - Cannes
A Royal Affair - Berlim
Kon-Tiki
2012
A Separação (vencedor) - Berlim
Bullhead - Cannes
Footnote - Cannes
In Darkness
Monsieur Lazhar - Locarno e Toronto
Melhor arrumar outro argumento que não "filme com cara de Oscar". Porque filme com cara de Oscar na categoria produção estrangeira é filme que participou de um dos grandes festivais, de preferência Cannes.
"Aquarius" ganhou quatro votos, incluindo os das duas ausentes. "Pequeno Segredo" recebeu outros quatro, e "Nise" teve um. Na última rodada de discussões, o voto de "Nise" migrou para "Pequeno Segredo".
Muitas vezes é. Principalmente em períodos especiais como agora (turbulencia politica ou similares).em uma resenha da folha, o substituto de Aquarius foi considerado um dos piores filmes dos últimos tempos.
Será uma indicação totalmente política??
Outro dia reclamei no Facebook que o gênero dramático suburbano (sim, tem gente que chama desse jeito rs) havia meio que desaparecido, mesmo em filmes americanos - estudos de personagem, relações sociais e familiares, acabaram perdendo espaço para a exploração do abjeto social (há uma ponta de verdade nas críticas aos favela movies) e os blockbusters repetitivos. Filmes dramáticos acabaram sobrevivendo aliando-se a uma potencial verve cômica (Sete Dias Sem Fim, por exemplo). Mas Aquarius trouxe isso de volta, de forma poderosa. Mendonça fez um ótimo filme sobre memória afetiva, vontade e resiliência. Clara é uma das personagens femininas mais impressionantes que eu já vi, não só pela audácia de peitar a construtora, mas porque ela sabe o valor que tem e o valor que a memória tem, sem contar que por vezes ela menciona que isso se dá também pela forma como você causa impacto sobre os outros (vide a fala dela sobre Maria Bethânia), algo expresso pelas demais personagens do filme - assim, nenhum sentimento, sensação, é supérfluo, mas faz parte da vida, precisa ser valorizado. E apesar de podermos ler nela uma ponte, considerando como ela une uma ponta do passado de Recife à geração presente, ela tem a força de um totem e quer que todos saibam disso. Por essa presença tão forte, por transmitir tamanha convicção, Braga merecia uma indicação ao Oscar. Para mim, é o segundo melhor filme de 2016.
Qual seria o primeiro?
1. Toni Erdmann
2. Moonlight
3. Elle
4. Certain Women
5. American Honey
6. I, Daniel Blake
7. Manchester by the Sea
8. Things to Come (L’Avenir)
9. Paterson
10. The Death of Louis XIV
=11. Personal Shopper
=11. Sieranevada
=13. Fire at Sea
=13. Julieta
=13. Nocturama
=16. Cameraperson
=16. La La Land
18. Love & Friendship
=19. Aquarius
=19. Victoria
=21. Embrace of the Serpent
=21. Everybody Wants Some!!
=21. Evolution
=21. Hell or High Water
=21. O.J.: Made in America
=26. Lemonade
=26. Nocturnal Animals
=26. The Ornithologist
=26. Raw
=26. Neruda