• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes de Gandalf

GuthoEleser

"Grindeaw se manterá pra sempre valiosa"
Gente, uma duvida que surgiu enquanto eu via os filmes...
Gandalf era realmente poderoso? Pq ele não interferiu na guerra?
 
- Perigoso! - exclamou Gandalf - Eu também sou, muito perigoso: mais perigoso que qualquer outro ser que jamais encontrarão, a não ser que sejam levados vivos diante do trono do Senhor do Escuro. (O Cavaleiro Branco, As Duas Torres)
Gandalf é um ainu, um poder angélico, e como os anjos no catolicismo, ainda que sejam muito mais magníficos e poderosos que os homens em geral, só influenciam estes de forma indireta, por sugestões, conselhos, inspirações.

Isso, é claro, se dá a partir da abdquicão ao trono de Arda por parte de Manwë, nos idos da queda de Númenor. Antes disso (i.e., nos contos de O Silmarillion) os ainur portavam-se no mundo mais como deuses gregos. Isso é visto como um equívoco - em Contos Inacabados é dito explicitamente que a convocação dos elfos à Aman foi um erro, e o reconhecimento desse fato motivou a abordagem mais sutil dos magos. Nos HoME é dito algo parecido sobre a criação da própria Aman.
 
Última edição:
Muito obrigado!Eu imaginei que seria algo do tipo mesmo, em vista que a terra-média não era a casa de um Istari e que a guerra era enfim dos homens e
não dele...quanto aos restante da explicação, por mais que interessante, eu boiei pq ainda não li O Silmarillion e os Contos inacabados...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo