• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte 6 - The Winds of Winter (George R. R. Martin)

E não acredito que irá atrapalhar os livros. Quase todo mundo aqui viu SdA nos cinemas antes de ler os livros, e a experiência foi incrível do mesmo jeito. :think:

O próprio Martin falou que esse argumento de que ver o filme do livro antes de ler o livro não cola muito bem no caso dele, já que os livros não estão prontos. Acho muito difícil de acreditar que se o final da série (que pelo o que os produtores dizem, é o final planejado por Martin) tiver um péssimo retorno da audiência, que então Martin não ficará tentado a fazer algumas mudanças.
 
Penso também como o @Neithan, ou seja, que assistir a próxima temporada não irá atrapalhar a leitura dos livros, já que tenho visto muitas diferenças entre ambos; como o próprio Martin mencionou:
"Alguns dos ‘spoilers’ que você pode encontrar na sexta temporada podem não ser spoilers coisa alguma… porque a série e os livros têm divergido, e continuarão a fazê-lo."
 
Última edição:
Esse comentário do Martin parece conformista, isso sim. No final a série da TV uma adaptação da obra dele, mas um fanfic baseado em direções que ele deu para a HBO. Enfim, foi a decisão dele. Eu acho meio decepcionante.
 
Ele não morrendo antes de terminar, foda-se. :lol:

Vai ser uma experiência diferente ver a Sexta Temp. Mesmo na quinta, quando o livro já tinha se distanciado da série, eu tinha uma boa noção do que iria acontecer. Agora estamos todos cegos. Talvez isso seja até bom pra Série. Vai aumentar o mistério e a ansiedade por cada capítulo. Todos estaremos no mesmo lugar.

E não acredito que irá atrapalhar os livros. Quase todo mundo aqui viu SdA nos cinemas antes de ler os livros, e a experiência foi incrível do mesmo jeito. :think:
Eu li O Retorno do Rei antes do filme, e foi uma experiência bem melhor sim se comparada aos outros dois que li depois dos filmes... E As Crônicas de Gelo e Fogo sofrerá mais disso porque querendo ou não é uma série que depende muito das surpresas e reviravoltas e derrotas e vitórias, não dá pra comparar com O Senhor dos Anéis, obra que apela bem mais à estética e aos valores.

E apesar dos caminhos serem diferentes, acho que a série vai terminar do mesmo jeito que os livros nos finalmentes, isto é, nos destinos dos principais personagens (Tyrion, Jon, Dany, etc), nas principais guerras e seus resultados. E sobre isso Martin já sabe o que vai acontecer e dificilmente vai mudar. Nesse sentido acho que a série vai spoilear sim.

Por exemplo, já sabemos o que vai acontecer com a filha de Stannis. Felizmente na série eles se precipitaram e colocaram o acontecimento num contexto nada a ver, implausível. Mas ainda assim estragará boa parte da surpresa, imagino que anteveremos o fato quando esse contexto mal começar a ser construído nos livros. Já com os principais personagens, penso que não cometerão esse erro, spoilarão seus finais e seus contextos também.
 
Última edição:
Estou sofrendo de "Darkness-Induced Audience Apathy", no fim do 5º livro já estava pulando parágrafos.
Vou comprar o livro 6 assim que sair em português mas já parei de acompanhar as notícias e spoilers faz tempo. Quanto a série vou sobreviver a base de spoilers dos amigos.
 
Não dá pra deixar de pensar que GRRM tacou um foda-se para os leitores e relegou a segundo plano sua obra escrita... Se não fosse a série de TV decerto que ele tinha terminado os livros, embora no texto ele tente relativizar isso...

Não que o sucesso e as distrações que a série trouxe não afetaram em nada, mas a demora e falta de saco/inpiração em escrever já vinha de antes do contrato com a HBO. Nessa época o Festim já tinha levado 5 anos pra sair e o Dança (que seria lançado um ano depois, segundo ele) já estava num limbo criativo há algum tempo. A culpa é dele, não da série.

Acho que agora vou me arriscar a fazer uma previsão: GRRM vai lançar o sexto livro e, salvo problemas inesperados de saúde, tem boas chances de lançar o sétimo. A questão é que é muito provável que sete livros não bastem, com essa mania dele de escrever capítulos de pouco conteúdo e empurrar os capítulos de clímax para o livro seguinte. Um oitavo livro significa escrever já beirando os oitenta anos, imaginem o ritmo lento dele depois de atingir uma faixa etária em que há uma queda vertiginosa de ritmo. O único final que teremos é o da série. E esqueçam os trocentos contos do Dunk & Egg que ele ainda quer escrever.
 
Não que o sucesso e as distrações que a série trouxe não afetaram em nada, mas a demora e falta de saco/inpiração em escrever já vinha de antes do contrato com a HBO. Nessa época o Festim já tinha levado 5 anos pra sair e o Dança (que seria lançado um ano depois, segundo ele) já estava num limbo criativo há algum tempo. A culpa é dele, não da série.

Acho que agora vou me arriscar a fazer uma previsão: GRRM vai lançar o sexto livro e, salvo problemas inesperados de saúde, tem boas chances de lançar o sétimo. A questão é que é muito provável que sete livros não bastem, com essa mania dele de escrever capítulos de pouco conteúdo e empurrar os capítulos de clímax para o livro seguinte. Um oitavo livro significa escrever já beirando os oitenta anos, imaginem o ritmo lento dele depois de atingir uma faixa etária em que há uma queda vertiginosa de ritmo. O único final que teremos é o da série. E esqueçam os trocentos contos do Dunk & Egg que ele ainda quer escrever.
O intervalo de cinco anos entre os lançamentos dos livros 3 e 4 acho compreensível, pelos diversos problemas que Martin se viu envolvido com a obra: a questão do gap de cinco anos que aconteceria no tempo interno da história entre os livros 3 e 4 e posteriormente foi descartado*, obrigando-o a reformular radicalmente o livro; e a divisão do que seria somente um livro em dois próximos volumes (O Festim e A Dança) - se for parar para pensar nesses cinco anos ele tinha adiantado boa parte do quinto volume também. Mas entre o quarto e o quinto e o quinto e o sexto não consigo deixar de pensar que seu envolvimento com a série foi fator importante sim no atraso dos livros.

Eu já acho que finalmente lançando o sexto, ele tende a lançar o sétimo relativamente rápido, pois acabar a história é mais fácil e mais empolgante do que fazer os volumes intermediários. Acho que vai ser muita burrice por parte dele decidir novamente prolongar a história, arriscaria demais não terminar a obra...

*curioso né, ele dispensou o gap de cinco anos entre as histórias dos livros 3 e 4, mas a partir daí como karma ruim teve um gap de no mínimo cinco anos entre o lançamento entre os livros. =P
 
Última edição:
Os três primeiros livros são o que ele tinha pensado para ser o primeiro livro, quando ASOIAF era para ser uma trilogia. Por isso ele os escreveu rápido. Os problemas dele começaram quando partiu para o segundo livro (Dança) que virou dois (Festim e Dança). Ele se enrolou com a história que criou, o "Nó Merenês" é só uma das consequências disso. Ele ainda está na mesma situação, por isso duvido que sem a série o ritmo dele seria tão melhor que o atual.
 
http://www.gameofthronesbr.com/2016...joy-em-the-winds-of-winter.html#ixzz4A5erPV1V

Mais um capítulo lido, com perguntas e respostas do Martin. Muita coisa interessante sobre o Euron!

Euron tem um sacerdote das “terras verdes” (provavelmente um septão), um homem com o rosto e braços queimados (possivelmente um sacerdote vermelho), e warlocks (um destes fica repetindo “Pree, Pree” e aparentemente não tem mais pernas). Aeron questiona Euron porque está “colecionando” sacerdotes

Eita. Quem seriam os outros warlocks? Não lembro o que aconteceu com o Pyat Pree nos livros.
 
Última edição:
Como não vejo a série e tô sem tempo de começar a vê-la com a atenção que merece, tô puto com essa situação da série estar relevando várias coisas e etc e o livro nem sinal de ser lançado. :chibata: É quase como se a história começasse em uma mídia e fosse para outra...
 
Como não vejo a série e tô sem tempo de começar a vê-la com a atenção que merece, tô puto com essa situação da série estar relevando várias coisas e etc e o livro nem sinal de ser lançado. :chibata: É quase como se a história começasse em uma mídia e fosse para outra...

É exatamente esse sentimento que eu tenho desde a quinta temporada e que nessa está sendo intensificado, essa incerteza e indefinição entre ver a série como uma criação independente ou como uma adaptação mais 'livre'. Passamos quatro temporadas acreditando na segunda hipóteses, agora o pêndulo para ir mais em direção à primeira.

Fica difícil não aderir aos pessimistas que chamam a série de fanfic...
 
Nada ainda, né? Putz, até desanimei com a série de livros. Tava querendo dar uma relida em todos livros, fazer uma imersão no universo de GRRM, como fiz com Tolkien em 2003, 2004... Discutir teorias e etc.... Mas perdi o ânimo... Afinal de contas, daqui dois anos a série vai ter acabado na TV, de qualquer forma... Aquela expectativa pelo sétimo livro, pelos finalmentes e respostas, não vai existir... Diferente do que aconteceu, por exemplo, com HP7, putz, muito mais legal...

Mas eu deveria saber... Só ter em mente os fãs das antigas, que liam GRRM nos idos de 2000... Eles esperaram cerca de 15 anos para terem dois livros não tão bons e ainda por cima aguentarem a série de TV continuando a história. :lol:
 
Última edição:
só vi o 6x01 e li os livros até agora
provavelmente o que eu vou dizer já foi dito em algum lugar :(

mas
A descaracterização de Dorne como um todo me incomodou MUITO, especialmente no 6x01 e final da quinta temporada.

Doran Martell é um personagem fantástico. Ele foi talvez a melhor coisa dos livros 4 e 5. Acho muito interessante a Arianne também. E as sand snakes do livro. No livro o plano delas faz muito mais sentido e condiz com o que os Martell defendem (não matar menininhas inocentes por causa das tretas dos seus pais, só para começar). Elas jamais matariam pessoas da própria família. Achei mais do que desinteressante na série. Achei ridículo. Além de serem as piores atrizes de todas as 6 temporadas.

Mas Doran Martell... Aquilo foi um enorme potencial desperdiçado. Inacreditável.

Fiquei pasma com a derrota de Stannis também.

Mas mais pasma ainda com a decisão dele de sacrificar Shireen, por dois motivos: 1. descaracterização do personagem (o Stannis do livro é infinitamente mais justo e razoável do que o da série) e 2. as magias não funcionam.

Balon Greyjoy bizarramente não morreu ainda com a magia da Melisandre. No livro, se ela faz algo, pimba. Funciona na hora. Inclusive como Joffrey demora a morrer, Stannis resolve confiar no Davos ao invés da Melisandre (porque três não é igual a dois). Melisandre é bem mais eficiente no livro. O que não significa que Stannis mataria a filha.

Mas sobre Stannis... A morte dele pode estar diretamente linkada à morte de Doran Martell, com o sumiço do (f) Aegon e da Arianne. Stannis pode estar destinado no livro a enfrentar esse núcleo, então eles preferiram eliminar todos de cara e abrir caminho na série. Isso significaria que o embate final do livro vai ser entre outros personagens, não esses.

Vacilo da série eliminar toda essa trama, mas mais vacilo ainda trocar essa trama por algumas cenas com tanta bobagem (vide muitas cenas de putaria sem importância nenhuma que consumiram tanto tempo), e mais vacilo AINDA, se tinham que matar o Doran, não dar a chance que ele merecia de causar a impressão que ele causa no livro. Deixaram ele morrer como um covarde.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo