• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Pessoal,

hoje assisti ao Despertar da Força e quero comentar o que achei de erro/fraco no filme.

1. Poe, o melhor piloto da Resistência, fala (ou melhor confessa) pra Finn que vai pegar um droid unidade BB em Jakku. Achei que é uma tremenda falta, pois se você é da Resistencia e vê alguém em traje de Trooper simplesmente não confia. É diferente de Luke no Ep IV. Os rebeldes não confiavam, eles diziam que tinham algo importante ou despistavam com qualquer coisa.

2. Tem uma cena na base da Resistência onde um X-wing é rebocado. Pra mim o erro está nos pneus. Um jeito fácil de esconder os pneus, é usando uma espécie de caixa, com saia de borracha até tocar no chão. A solução esconderia os pneus e ainda daria o efeito de ser magnético ou flutuar, como sempre foi no Star Wars "verdadeiro". Que falta de criatividade e de envolvimento com a Saga.

3. Fala sério, Rey consegue empunhar um sabre de luz e lutar melhor do que um oponente treinado !! Tudo bem que Han ascendeu o sabre de Luke pra cortar o tawntawn. Mas lutar requer treinamento, pra poder equilibrar o sabre, "pois a energia do sabre é conectado com a da Força".
Neste ponto, será que ela recebeu treinamento prévio ?

4. Finn também não tem habilidades para ascender um sabre e lutar.

5. Quase não tinha droids, nem parece seguir a receita de Star Wars. Sempre imaginamos um mundo num futuro (idéia clássica do Star Wars antigo), ou numa galáxia distante, quando vemos a presença de droids. No Universo Expandido tem muitos.

6. Tinham alienígenas, mas faltou tipos mais emblemáticos, como nos outros filmes. Considero que foram poucos os tipos no filme. Star Wars se dá em vários planetas e por isso muitas raças são vistas.

7. Aqueles pods de patrulha da Primeira ordem, também achei sem criatividade.

8. A cena em que Kylo usa a Força pra abaixar o braço de Rey. Ficou com cara de filme de baixo orçamento. Ela olha de forma mecânica demais. Não transmite a emoção que deveria.

9. BB-8 é único droid astromech que a gente vê nos X-wings.

10. A nave que trouxe Leia até o templo de Mas Kanata. Não tinha uma mais feia não ?

11. Foi muito fácil entrar na base Starkiller. Praticamente não tinha troopers.

12. Jakku se parece com, advinha, Tattooine. Só falta um sand crawler jawa, o palacio de Jabba, um krayt dragon ou os ossos dele, tempestade de areia, tusken, banthas. Então Jakku deve ser uma versão pobre de Tattoine. O nome vem de uma ave brasileira que parece um perú, chama-se jacú. Jacú estalo, jacutinga, jacú guaçú.

Mas o filme também tem aspectos bons. A cena da Millenium dentro do destroyer imperial é uma. As das outras naves também, com evoluções aerobáticas bem simuladas, copiadas de caças russos Sukhoi Flanker; a cena do discurso da primeira ordem onde se vê no canto direito Andadores, que não aparecem em outras cenas; a base Starkiller tem ambientações bem ao estilo Star Wars; vemos "gonk" droids, mouse droid igual ao da DS 1; moisture vaporator; o esconderijo de Luke no final.


bem é isso.

1. Poe estava desesperado para sair dali, e depositou toda sua confiança no Finn. Tá certo que ele correu risco fazendo isso... ora, mas que heróis não correm riscos? Além disso, ele é humano. Normal que estivesse tenso e fizesse isso.


2. Não entendi essa. Esconder pneus? X-Wing não tem pneus. Aliás, nenhuma nave de Star Wars tem pneus, simplesmente porque elas decolam na vertical.


3. A Seleção de futebol da França é muito superior tecnicamente à de Portugal (que ainda estava sem Cristiano Ronaldo) e ainda jogava em casa, onde sempre foi forte. Ainda assim, perdeu a final da Eurocopa. Ora, como isso é possível??? Simples: soberba... excesso de confiança... desprezo pelo adversário... pode escolher. Agora troca “França” por “Kylo Ren”, e “Portugal” por “Rey”, que fica perfeitamente compreensível. Em um duelo, seja de sabres de luz, partida de futebol, briga de rua, bolinha de gude, ou seja lá o que for, não é só talento e treinamento que resolvem as coisas. Há muito mais envolvido: foco, estratégia, determinação... e até um pouco de sorte. Há um monte de exemplos na própria saga de Star Wars, de adversários menos experientes que venceram outros superiores tecnicamente: Darth Maul x Qui-Gon Jinn, Anakin x Dooku (Ep. III), Luke x Vader (Ep. VI)...

E esse papo de que a energia do sabre é conectada com a da Força... bom, se isso fosse necessariamente verdade, só usuários da Força poderiam usar sabres de luz. O General Grievous está aí para mostrar que isso não é verdade. E mesmo sem usar a Força, ele matou uma penca de Jedi. Nos quadrinhos, até o Boba Fett já usou um sabre de luz.

4. Para ligar um sabre de luz, você só precisa de uma coisa: um dedo para apertar o botão. E para lutar... aí, meu amigo, depende dos fatores que eu falei acima. E pelo visto a sorte estava ao lado do Finn. E a soberba ao lado do Kylo Ren. Kylo deve ter pensado: “Vou dar conta fácil desse Zé Mané”. Assim como Anakin deve ter pensado que dava conta fácil do Conde Dooku no Episódio II, mas foi derrotado e ainda perdeu um braço. O cinema está cheio de exemplos de que o mais fraco venceu o que era considerado mais forte. E para quem acha que isso é ficção, basta ler um livro de História, que vai ver que esse tipo de coisa aconteceu à beça na vida real também.


5. O Episódio IV, em termos de dróides, praticamente só tinha o R2 e o C3PO. E todo mundo ama o filme, mesmo assim. O Episódio VII tem esses dois, e ainda mais um: o BB-8.


6. Nisso aí concordo, que poderiam ter mais alienígenas. Principalmente na Resistência. Praticamente, além do Chewbacca, só vimos alienígenas no castelo da Maz Kanata.


7. Não tô lembrado desses pods.


8. Essa cena achei normal, não reparei nada demais. Mas nesse caso, a culpa seria do talento da Daisy Ridley.


9. Como esse filme se passa 30 anos depois do Episódio VI, o que dá para deduzir é que os dróides astromecânicos mais modernos são as unidades BB. Devem ser superiores tecnologicamente às unidades R2.


10. Bom, aí é questão de gosto, né? Star Wars é cheio de naves lindas... mas tem umas feias à beça: o transporte dos andadores AT-TE (Eps. II e III), o caça do Grievous, a nave de transporte de tropas da Primeira Ordem, entre outros.


11. Esse é um clichê de Star Wars. Também foi relativamente fácil entrar na Estrela da Morte. E, para completar, toda estação de batalha de Star Wars tem um ponto fraco onde basta jogar um tiro para explodir tudo. Esses vilões precisam ser mais espertos...


12. Sobre o nome do planeta, não sei se foi inspirado na ave conhecida como jacu. Mas que o Planeta é a cara de Tatooine, isso é. Foi uma baita falta de imaginação da produção do filme. Tá certo que queriam homenagear a Trilogia Clássica, criar uma ligação, e tal. Mas uma coisa é homenagear, outra é copiar descaradamente. O Planeta poderia muito bem ser rochoso, gelado, com selvas... sei lá. Faltou criatividade ali.
 
Luiz Wan,



Nesta foto se vê um suporte de rebocar o X-Wing na base da Resistência. Os pneus são do suporte. Isso eles poderiam ter escondido, criado um efeito para que não ficasse tão óbvio e terráqueo !

oscar-isaac 2.jpeg


O Ep IV tinha R2-D2, C-3PO, Gonk droid, R1-G4, Death Star droid (rato), Droid de interrogação de Vader (IT-O), R5-D4, U-3PO, WED Treadwell, CZ-1, 3B3 RA-7, R5-A2, R4-E1 quando Luke vende o speeder, R3-T2, KPR Servant, R4-M9, R2-T2 briefing em Yavin, LIN Droid. Estes são alguns, pois tem unidades sem denominação no Ep IV.

7. São aqueles veículos de neve com cabine aberta.

Jakku podia ter florestas petrificadas, desfiladeiros com poeira descendo que nem cachoeira e os detalhes que você relatou.

As outras coisas posso concordar.
 
Quais perguntas/questionamentos o Ep VII nos deixa ? Pra antes dos acontecimentos ? E pra depois ?
 
Quais perguntas/questionamentos o Ep VII nos deixa ? Pra antes dos acontecimentos ? E pra depois ?

Várias...
Algumas importantes:

- Quem são os pais da Rey?
- Quem é o Supremo líder Snoke?
- Quem são os cavaleiros de Ren?
- Ren é um titulo que todos os cavaleiros de Ren possuem ou só o Kylo?

Entre outras...
 
Porque as tecnologias de caças é quase a mesma de Episodio IV ?
Como o sabre de luz de Luke foi para na arca de Mas Kanata ?
Quem era o velho do começo do filme ? O que ele tinha com os jedi ?
Onde foi treinado Finn ?
Como Han perdeu a Falcon ?
AOnde estão os outros filhos de Han e Leia ?
 
Porque as tecnologias de caças é quase a mesma de Episodio IV ?
Como o sabre de luz de Luke foi para na arca de Mas Kanata ?
Quem era o velho do começo do filme ? O que ele tinha com os jedi ?
Onde foi treinado Finn ?
Como Han perdeu a Falcon ?
AOnde estão os outros filhos de Han e Leia ?

Que outros filhos de Han e Leia?
 
Ana,

Sim, é no UE sim. Mas indica que Han tem tres filhos. Eu pergunto: o que aconteceu com os outros dois ? Aonde estão ? Eu sei que no Ep VII não estão. E quero saber o que aconteceu a eles.
 
Ana,

Sim, é no UE sim. Mas indica que Han tem tres filhos. Eu pergunto: o que aconteceu com os outros dois ? Aonde estão ? Eu sei que no Ep VII não estão. E quero saber o que aconteceu a eles.

Ahn?

Cara, não sei se você sabe, mas o UE foi rebootado pela Disney, no caso nesse novo UE ate o momento o único filho deles é o Ben Solo, ou Kylo Ren.
 
Isso de ser rebootado é coisa da Disney. Não gosto da idéia de ter que engolir isso.
A Disney quer reescrever, recontar. Acho que poderia ser continuado e não simplesmente apagar as historias.
 
Isso de ser rebootado é coisa da Disney. Não gosto da idéia de ter que engolir isso.
A Disney quer reescrever, recontar. Acho que poderia ser continuado e não simplesmente apagar as historias.

Eu concordo. Também fiz vista grossa no começo, mas infelizmente é um mal necessário. Por mais que tivesse muita coisa boa no antigo UE, tinha muita coisa incoerente também e muita coisa iria conflitar com os filmes novos, a trilogia de Thrawn, por exemplo, bateria de frente com os novos filmes e seria difícil de encaixar. A Disney está com uma equipe responsável só pra cuidar dessa parte de coerência no universo, eles analisam todas as obras novas, tanto livros, quanto HQ's, para que não exista nenhum conflito com os filmes e outras obras. Como eu disse, é uma coisa necessária.
 
A trilogia Thrawn ainda não li. Tenho Herdeiro do Império e estou lendo As Sombras do Império e os gibis da Panini. Eu pensava que o Ep VII fosse ter passagens de Thrawn. Thrawn organizou os restos do Império, e o fim não sei como é. Deduzo que os rebeldes tenham derrotado Thrawn. A Nova Ordem pode ter surgido à partir dos restos de Thrawn ou de um levante à parte. Não precisaria rebootar, porque o UE é muito vasto, as perspectivas são muitas. Não quero saber de engolir essa atual forma de se fazer SW.

Em Império do Mal os rebeldes estão em um planeta combatendo facções que usam tecnologia do império (escória imperial). Os rebeldes também usam um destroyer imperial capturado, que se perde no planeta. Uma força sombria vem ao encontro de Luke. Luke se entrega e é levado em uma nave masmorra até chegar ao espectro de Palpatine. Luke se entrega ao lado negro.

Vemos pois que muita estrada se passou antes do Ep VII.
 
A trilogia Thrawn ainda não li. Tenho Herdeiro do Império e estou lendo As Sombras do Império e os gibis da Panini. Eu pensava que o Ep VII fosse ter passagens de Thrawn. Thrawn organizou os restos do Império, e o fim não sei como é. Deduzo que os rebeldes tenham derrotado Thrawn. A Nova Ordem pode ter surgido à partir dos restos de Thrawn ou de um levante à parte. Não precisaria rebootar, porque o UE é muito vasto, as perspectivas são muitas. Não quero saber de engolir essa atual forma de se fazer SW.

Em Império do Mal os rebeldes estão em um planeta combatendo facções que usam tecnologia do império (escória imperial). Os rebeldes também usam um destroyer imperial capturado, que se perde no planeta. Uma força sombria vem ao encontro de Luke. Luke se entrega e é levado em uma nave masmorra até chegar ao espectro de Palpatine. Luke se entrega ao lado negro.

Vemos pois que muita estrada se passou antes do Ep VII.
Essa última parte é uma das piores coisas do UE: clones de Palpatine e Dark Luke. Pelamor... A Disney fez um favor ao desconsiderar tudo isso: o Imperador está mortinho da silva e o Luke tentou reconstruir a ordem Jedi. Pronto. Até agora o novo cânon até que é bom, só é chato ter que conferir as histórias em várias mídias diferentes e o fat0 de ser construído a trezentas mãos. Uma das (muitas) coisas que gosto na mitologia de Tolkien é fato de que tudo foi feito por uma mente só, compondo um material coerente e homogêneo.
 
Essa última parte é uma das piores coisas do UE: clones de Palpatine e Dark Luke. Pelamor... A Disney fez um favor ao desconsiderar tudo isso: o Imperador está mortinho da silva e o Luke tentou reconstruir a ordem Jedi. Pronto. Até agora o novo cânon até que é bom, só é chato ter que conferir as histórias em várias mídias diferentes e o fat0 de ser construído a trezentas mãos. Uma das (muitas) coisas que gosto na mitologia de Tolkien é fato de que tudo foi feito por uma mente só, compondo um material coerente e homogêneo.

Eu já penso o contrário. Acho legal o fato de ter isso em várias mídias, quanto a isso de ser varias pessoas, acho que antes no UE antigo o problema era maior, agora com essa comissão avaliando pra ver se tem incoerência ou não melhora um pouco.

A trilogia Thrawn ainda não li. Tenho Herdeiro do Império e estou lendo As Sombras do Império e os gibis da Panini. Eu pensava que o Ep VII fosse ter passagens de Thrawn. Thrawn organizou os restos do Império, e o fim não sei como é. Deduzo que os rebeldes tenham derrotado Thrawn. A Nova Ordem pode ter surgido à partir dos restos de Thrawn ou de um levante à parte. Não precisaria rebootar, porque o UE é muito vasto, as perspectivas são muitas. Não quero saber de engolir essa atual forma de se fazer SW.

Em Império do Mal os rebeldes estão em um planeta combatendo facções que usam tecnologia do império (escória imperial). Os rebeldes também usam um destroyer imperial capturado, que se perde no planeta. Uma força sombria vem ao encontro de Luke. Luke se entrega e é levado em uma nave masmorra até chegar ao espectro de Palpatine. Luke se entrega ao lado negro.

Vemos pois que muita estrada se passou antes do Ep VII.

Cara, achar que o antigo UE pode ser passado completamente para o universo novo é teimosia, ia sim gerar muita incoerência. Citando coisas básicas, sem fazer uma análise aprofundada, tem muita coisa que não daria pra levar e manter o VII coerente. Mara Jade, Leia Jedi, os filhos de Leia e Han que não existem nesse UE novo, Kylo Ren, que tem personagem com o mesmo nome no antigo UE, mas não é o mesmo... Se eu for analisar mais profundamente tenho certeza que acho mais um monte de coisa, tanto na trilogia de Thrawn quanto nas outras obras. O Reboot até o momento foi a melhor coisa sim. No começo fiquei puto por "matarem" alguns personagens legais, mas é só começar a ler as obras novas que a gente já começa a perceber como está bem mais coerente.
 
O Reboot até o momento foi a melhor coisa sim. No começo fiquei puto por "matarem" alguns personagens legais, mas é só começar a ler as obras novas que a gente já começa a perceber como está bem mais coerente.
O livro "Tarkin" do James Luceno (que aliás canoniza pra mim definitivamente outro livro dele, Darth Plagueis) é um bom exemplo disso. Cita várias paradas do The Clone Wars e personagens que aparecem em outros livros, como o Marcas da Guerra 2.
 
Isso de ser rebootado é coisa da Disney. Não gosto da idéia de ter que engolir isso.
A Disney quer reescrever, recontar. Acho que poderia ser continuado e não simplesmente apagar as historias.

Rebootar o UE foi a melhor coisa que poderiam ter feito com Star Wars. O UE era extremamente bagunçado, muito incoerente, inconsistente, repetitivo, mal trabalhado e cheeeeeeeeeio de tosqueiras. Qualquer um chegava lá pra fazer uma história e o George Lucas nem conferia o material antes de dar sinal verde pro livro/hq/game ser lançado. Tinha muita porcaria ali. E ele limitava muito os diretores/roteiristas. Eram mais de 300 fucking livros, dezenas de jogos e sei lá quantas hqs. Tinha tanto material que seria quase impossível criar algo novo pois praticamente tudo já tinha sido abordado. Não tinha muito espaço parar trabalhar. Sem contar que criar novas histórias e personagens tendo que respeitar um universo expandido gigante desses sem ter nenhuma incoerência(e não ferir o cânone) seria praticamente impossível.

Agora os diretores e roteiristas tem caminho livre pra criar histórias e personagens novos da maneira que acharem melhor.
 
Última edição:
Coerência é uma expectativa que nem sempre foi respeitada.

tinha que passar uma borracha, mas os filhos de Han me parecem centrais na saga - a mãe é sensitiva à força e uma Skywalker. O que houve de errado com eles ?
 
Estou lendo o SW Classicos Imperio do Mal. Diz que a unica forma de Luke derrotar o lado negro não é matando o Imperador e tendo o risco de Palpatine renascer. Fala que Luke tem de se entregar ao lado negro, descobrir como funcionam os segredos do lado negro e só então voltar ao lado claro e destruir de vez o lado negro.

Usaram nesta historia aquilo que o Imperador explica no episodio III, sobre Darth Plagueis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo