• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Última edição:
Posto que até o momento ninguém descobriu, acrescento mais quatro versos; se o prazo de três dias se romper (o que deve acontecer nesta noite), amanhã dou-vos a resposta. Os novos versos vão em itálico:

Pellas matas bem guardado
Em portento Elle se exibe,
Pois se a vista não inibe
D'oiro vê-se coroado;
Polo Vento solevado
O Esplendor aos Filhos desce,
E o diadema que fenece
Brota então re-avivado.

----------------------------------

Ainda agracio-vos co'a duplicidade responsiva: além da idéia que tive originalmente, passo ora também a aceytar uma segunda, que a linguagem poética permite valer; se de mais du'um de vós ambas as respostas se derem, entretanto, vencerá quem der a original. Correi, que acho difícil não acertardes uma das duas; tendes até amanhã.

Onde estais -- ó @Neithan, @Eriadan, @Haran Alkarin e @Eruonel --, mestres das Adivinhas?
 
Última edição:
Pellas matas bem guardado
Em portento Elle se exibe,
Pois se a vista não inibe
D'oiro vê-se coroado;
Polo Vento solevado
O Esplendor aos Filhos desce,
E o diadema que fenece
Brota então re-avivado.

----------------------------------
Pode até ser o Sol, mas o "pelas matas bem guardado" me faz pensar em outras coisas...

Pensei em Cerin Amroth, onde os Mallorn crescem a alturas ímpares. As folhas ficavam douradas no Inverno e caíam na primavera, dando lugar a novos brotos. Quem tentar olhar o topo de um mallorn, terá a vista bloqueada pelas folhas da floresta, mas caso consiga vê-lo, no inverno verá uma "coroa dourada". O vento, na primavera, carregava as folhas douradas ( esplendor) ao chão, onde estão os Filhos (galadhrim) e dão lugar a novos brotos.

Taí minha resposta: os Mallorn de Lothlórien

Onde estais -- ó @Neithan, @Eriadan, @Haran Alkarin e @Eruonel --, mestres das Adivinhas?

@Calion Alcarinollon , por acaso já viu minha assinatura??? Esse título me foi dado e não usurpado. E, considerando meu histórico aqui, acho q ainda vale....:rofl:
 
Última edição:
Ele só pode ter te confundido com o Neithan. :lol:

Kra, eu fui caçar o post qndo "ganhei" só de curiosidade e achei... :lol:

Fui ver essa famosa adivinha, e fiquei impressionado. Brilhante aquele lance de os nomes deles aparecerem lendo as primeiras letras de cada verso. Percebo porque é que o têm em tão alta conta. :clap:

Aliás, vai uma ideia, muda o seu rank e põe "Mestre das Adivinhas" ou coisa assim. Que você merece.

Saudoso @Décimo, o 10° membro da Sociedade, portuga, lusófono original e Mestre dos Enigmas (junto com @Eriadan , @Almië e @Alucard )


Saudade daqueles tempos...


@Calion Alcarinollon , sugiro q leio o tópico Enigmas Poéticos, especialmente entre 2005 e 2007, quando teve uma fase áurea do tópico...acho q vai gostar!!!
 
Última edição:
Ah pára, e eu achando que era algum premiozinho tipo o Destaque Valinor ou o Eleni Valinóreva. O que importa é o placar, e não o que o Décimo disse há dez anos atrás.

:ping::ping::ping::ping::ping::ping:

(agora entendo porque cagou regra sobre o Calion postando o placar, rancor isso aí!!!! :lol:)
 
Mas a reputação ele ganhou por várias adivinhas e enigmas que foram históricos mesmo, não por isso. O Décimo só deu o apelido.
 
Ah pára, e eu achando que era algum premiozinho tipo o Destaque Valinor ou o Eleni Valinóreva. O que importa é o placar, e não o que o Décimo disse há dez anos atrás.

:ping::ping::ping::ping::ping::ping:

(agora entendo porque cagou regra sobre o Calion postando o placar, rancor isso aí!!!! :lol:)

Achei q vc lembrava disso @Haran Alkarin...:lol:

E num caguei regra não...só estranhei ele colocar o placar no post do Adivinha, ao invés da resposta. Nada impede e façam como quiserem :mrgreen:

E pra mim, o :ping: é só mais uma homenagem!! Sócio-fundador dos Pinguins Voadores for life!! :rofl: :rofl:


Agora sem toda a zueira: vc é foda pra acertar Adivinhas kra!! Sério mesmo!! Nunca entendi pq vc não cria tantos...geralmente vc passa a vez e tal!! Algum motivo??
 
Nada a ver, se passei duas vezes desde 2013 foi muito. :lol: E se passo deixo de jogar na próxima rodada. #1ºlugarochoroélivre

(se acharem três passadas desde 2013 ou uma passada seguida de acerto, uso avatar do Ciro Gomes por um mês)
 
Nada a ver, se passei duas vezes desde 2013 foi muito. :lol: E se passo deixo de jogar na próxima rodada. #1ºlugarochoroélivre

(se acharem três passadas desde 2013 ou uma passada seguida de acerto, uso avatar do Ciro Gomes por um mês)
Isso...delimita na época q parei de postar e vc abriu essa vantagem msm!!! :lol:

Bom...chega de discussões!! Somos fodas e pronto!! 8-):beer:

Só lembrando ao @Calion Alcarinollon para ignorar essa discussão e avaliar as três resposta acima...:mrgreen:
 
Falei 2013 porque é fácil de pesquisar procurando pelo placar, essa foi minha primeira adivinha com placar, de lá pra cá ganhei 23 pontos e postei 22 adivinhas. Só não postei isso antes porque não tava querendo admitir que perdi tempo pesquisando isso. :drunk:



Antes de 2013 é capaz que eu passasse mais a vez mesmo, porque entre 2009 e 2012 postei menos (sim, adoro fazer pesquisas sobre eu mesmo, eu me amo, por isso meu nick significa 'rei glorioso' :jive:).
 
Última edição:
Pode até ser o Sol, mas o "pelas matas bem guardado" me faz pensar em outras coisas...

Pensei em Cerin Amroth, onde os Mallorn crescem a alturas ímpares. As folhas ficavam douradas no Inverno e caíam na primavera, dando lugar a novos brotos. Quem tentar olhar o topo de um mallorn, terá a vista bloqueada pelas folhas da floresta, mas caso consiga vê-lo, no inverno verá uma "coroa dourada". O vento, na primavera, carregava as folhas douradas ( esplendor) ao chão, onde estão os Filhos (galadhrim) e dão lugar a novos brotos.

Taí minha resposta: os Mallorn de Lothlórien
Realmente, um mallorn se encaixa bem; entretanto os mellyrn (ou mallern?) a nossa vista não inibem, mas a têm inibida de sorte que tua resposta está errada; entretanto, não terás mais tempo a responder, pois...

Na carona do palpite da Clara: o Sol?
Contrariamente ao que imaginava, acertaram a resposta apropriada, e não a da concessão poética. De facto, é o Sol que
Pellas matas bem guardado [=observado]
Em portento [...] se exibe,
Pois se a vista não inibe [(com seu ofuscante resplendor)]
D'oiro vê-se coroado; [(pois é dourada a luz que a nós chega dElle através da athmosphera)]

de modo que
Polo Vento solevado [(pois os ares o acalentam e distorcem)]
O Esplendor[=fulgor] aos Filhos desce,
E o diadema que fenece [(o húmus da Terra)]
Brota então re-avivado. [(pois o áureo refulgir lhe concede vida)].


Outrossi, como Ariën é a personificação Tolkieniana (com raízes germânicas) do próprio Sol e, por conseguinte, dotada de todas as características do mesmo, declaro @Clara a vencedora.


@Calion Alcarinollon , por acaso já viu minha assinatura??? Esse título me foi dado e não usurpado. E, considerando meu histórico aqui, acho q ainda vale....:rofl:
Apenas invoquei aquelles que não haviam inda respondido.

Só lembrando ao @Calion Alcarinollon para ignorar essa discussão e avaliar as três resposta acima...:mrgreen:
Bem-sucedidamente lembrado!

Meu nick significa 'rei glorioso' :jive:).
Na verdade, signicaria "Rey" se fosse *Aran Alcarin[a].
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo