• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vivo é primeira operadora no Brasil a liberar ligações Wi-Fi nativas no celular

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
tugo-vivo.png
Algumas operadoras no mundo oferecem um serviço chamado Wi-Fi Calling, que permite usar redes Wi-Fi para realizar chamadas. Isso pode ser útil quando o sinal do celular estiver fraco, ou quando você estiver no exterior e não quiser pagar roaming.

Giz Explica: como funciona o Wi-Fi Calling?

A Vivo foi uma das primeiras operadoras no Brasil a oferecer Wi-Fi Calling, e agora permite usar o serviço nativamente no celular, sem exigir um app separado.
Isso funciona em iPhones (modelo 5c ou superior) com o novo iOS 9.3. Para ativar, basta ir em Ajustes > Telefone > Ligações Wi-Fi.

O Android puro não tem suporte nativo ao Wi-Fi Calling (só algumas versões de fabricantes como a Samsung). O Windows Phone tem esse recurso desde a versão 8.1 Update 2; a Vivo diz em comunicado que “tem planos de levar a tecnologia também para outros smartphones”.
E, desde outubro, a Vivo oferece um app chamado TU Go para Android, Windows e Windows Phone (além do iOS). O serviço também está disponível no site go.tu.com.

O app permite fazer ligações e enviar SMS através de uma conexão à internet, seja por Wi-Fi ou 3G/4G. Como explica a Vivo, isso não sai de graça: as chamadas realizadas e as trocas de mensagens pelo TU Go são descontadas do seu plano – mas você paga tarifa local e se livra do roaming.

Caso o usuário se encontre fora da área de registro de sua linha, no Brasil ou no exterior, e faça uma ligação para um número com o mesmo DDD que o seu, a tarifa será a de uma chamada local. Ao atender uma chamada fora do seu DDD não haverá cobrança de taxa de deslocamento (roaming).
Por exemplo, se você for de São Paulo e estiver nos EUA, pode ligar para um número de São Paulo através do TU Go e pagar tarifa local, sem roaming. É como se você sempre estivesse na área do seu DDD, mesmo que esteja do outro lado do mundo.

O Wi-Fi Calling parece um serviço VoIP, mas sua voz chega ao destinatário através das torres de celular, usando a infraestrutura da operadora. Por isso, o destinatário não precisa usar um app: ele receberá a chamada pela rede celular tradicional, e saberá quem está ligando.

O TU Go está disponível para clientes Vivo pessoa física, e pode ser usado em até 6 dispositivos simultaneamente. Para se cadastrar, envie uma mensagem para 1515 com a palavra TUGO e instale o app; você receberá um SMS de segurança para criar sua conta. Saiba mais no site oficial.

A primeira operadora a oferecer Wi-Fi Calling no Brasil foi a Oi. O app Oi Fale Fácil foi lançado em 2014 e permitia a clientes da operadora na cidade do Rio de Janeiro – quase dois milhões de pessoas – fazer chamadas por Wi-Fi, 3G e 4G pagando tarifa local. O projeto piloto não avançou, e o app deixou de funcionar.

http://gizmodo.uol.com.br/vivo-wifi-calling-nativo/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa iniciativa da Vivo. Já usei fora do estado em local com sinal ruim e serviço funcionou muito bem
 

Pois é, o MP de um dos estados já enviou notificação para as operadoras explicarem o porque disso, pois eles não querem permitir (se não me engano foi de Goiás, ou direto de Brasília, não me recordo), e um órgão dos direitos do consumidor já disse que isso ofende os nossos direitos. Várias operadoras querem colocar esse limite. E se não me engano no plano máximo o limite de consumo seria de 130 giga por semana, um site fez um teste e constatou que se você é um usuário da Netflix que assiste em média 2 episódios por dia de uma série de 40 minutos em 720p, você já estouraria o consumo do plano máximo (iria consumir por volta de 180 giga). Isso é ridículo, pensa em uma casa com um casal e dois filhos que usam a internet, como vai ser? Ainda mais nos dias de hoje onde usamos a internet pra tudo. Além de causar uma imensa insatisfação no consumidor, ainda pode acarretar em brigas familiares por causa do controle do consumo. Brasil quer ser diferente de todo mundo e só fazem merda.
 
Imposição de imite de consumo é um problema antigo e não é exclusivo dessa operadora. É algo que já rendeu várias batalhas judiciais e que não devem terminar tão cedo.
 
Imposição de imite de consumo é um problema antigo e não é exclusivo dessa operadora. É algo que já rendeu várias batalhas judiciais e que não devem terminar tão cedo.

Com ctza, mas antes eram alguns casos isolados, agora é meio que geral, várias operadoras querem implantar. Se fizerem isso eu vejo que eles vão acabar perdendo força para as operadoras pequenas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo