• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

92% dos estudantes universitários preferem o livro impresso ao digital, diz pesquisa

Qual tipo de livro você prefere


  • Total de votantes
    28
F

fcm

Visitante
fonte
Se você é um leitor voraz, com certeza deve conhecer o prazer sem igual que é segurar um livro de papel em suas mãos e se deixar levar pela história impressa nele.

Você não está sozinho nisso. Uma recente pesquisa da American University, em Washington DC, Estados Unidos, mostra que mesmo hoje, com a possibilidade de leitura em várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, e a forte presença dessa tecnologia na vida dos jovens, o livro de papel segue firme e forte entre os estudantes universitários, no que se refere a preferência.

Naomi Baron, professora de linguística da universidade, descobriu que 92% dos universitários preferem os livros impressos aos digitais para leituras sérias.

A pesquisa é parte do novo livro de Baron, Words Onscreen: the Fate of Reading in a Digital World ("palavras na tela: o destino da leitura no mundo digital", em português). Ela e sua equipe entrevistaram 300 estudantes de países como EUA, Japão, Alemanha e Eslováquia.

Segundo a professora, a atividade da leitura no papel tem componentes singulares, como o "físico, tátil e cinestético". (Cinestesia é o sentido que nos diz quando partes do corpo se movem.)

"Nos dados eslovacos, quando eu perguntei o que 'você' mais gosta nas cópias impressas, um em cada dez falaram sobre o cheiro dos livros", disse Baron, em entrevista à New Republic.

Outra característica apontada pelos estudantes foi a sensação de realização ao concluir um livro e vê-lo na estante.

Mas por que a geração digital ainda prefere o livro de papel?

"Há dois grandes problemas", disse a professora, na mesma entrevista. "O primeiro é que eles dizem se distrair [facilmente], se afastar para outras coisas. O segundo tem a ver com o cansaço nos olhos, dores de cabeça e desconforto físico."

"Um argumento que os estudantes deram a favor da mídia eletrônica é a preservação do meio ambiente. Mas essa é uma coisa difícil de se medir bem. Se você lê 400 livros no tempo de vida útil do seu kindle, ele foi eficiente à energia? Provavelmente", explicou.


"Mas há a questão de energia e reciclagem. Onde esses dispositivos são reciclados? Quem faz a reciclagem? Que tipo de equipamento de proteção eles têm? E sobre toda madeira que usamos para [fazer] o papel – nós sempre tivemos maneiras criativas de usar lascas de madeira ou outras coisas para fazer papel."

O digital, entretanto, não foram jogados para escanteio. As novas plataformas são as preferidas para leituras de forte aspecto visual ou notícias.

Embora eu prefira os livros impressos, hoje eu uso muito mais o digital (Kindle) - Para ler em transportes públicos acho bem melhor e principalmente por causa do espaço. Tenho uma biblioteca bem grande que não ocupa quase nada, apenas a nuvem da Amazon.
A leitura é boa, não prejudica a visão mas falta aquele tato e cheiro do livro em papel.
 
No Brasil o livro digital é quase o mesmo preço que o físico. O físico têm a vantagem de poder ser trocado.então é melhor pro bolso comprar o físico.

(meu preferido é o que é melhor para o bolso):coxinha:
 
"Há dois grandes problemas", disse a professora, na mesma entrevista. "O primeiro é que eles dizem se distrair [facilmente], se afastar para outras coisas. O segundo tem a ver com o cansaço nos olhos, dores de cabeça e desconforto físico."

aí os mocorongos tão lendo em celular e tablet, né. o problema das pesquisas sobre e-books e livros de papel em geral é esse: muita gente opina sem nem ter testado um kindle da vida. além do que, é uma pergunta de pesquisa idiota, como se você tivesse que escolher porque a partir de amanhã só existirá um ou outro. eu adoro livros de papel porque sim, gosto do cheiro, gosto da capa, gosto de conseguir me localizar fisicamente no livro (página x é aqui, aquela citação y fica ali). por outro lado, adoro o e-book por 'n' motivos que já citei aqui no fórum, e tem sido onde mais leio livros, mas vez ou outra me dá coceira de comprar um livro de papel porque tem coisa que sei que é só em livro de papel.

de qualquer forma, já que a pesquisa foi feita com estudantes e, suponho, tenha alguma relação com livro para estudos e não só a idade dos entrevistados: tem um negócio que já foi comprovado em pesquisa que livro lido em ebook é esquecido mais rápido do que lido em papel (tem a ver justamente com aquilo que falei de se localizar fisicamente no livro). esse é um problema se você está estudando para uma prova, e não lendo por prazer.

por outro lado, lembro que láááá em 2005, 2006, quando e-books (se existiam) ainda não eram muito populares, tinha uma comunidade no orkut chamada "queria control f nos livros". caramba, o search do kindle é uma mão na roda. sem contar o acesso rápido e organizado aos trechos grifados e anotações. e rola um ctrl c ctrl v de trechos se você abre o livro no calibre, imagino para quem esteja escrevendo monografias e afins isso deve ser uma lindeza só. enfim, no final das contas nessa ideia de que tem que se escolher um ou outro, a pessoa acaba perdendo uma ferramenta que poderia ajudar nos estudos. então no fundo é isso: tudo tem seus prós e contras.

em tempo: não concordo com leitura de ebook em celular e tablet justamente por causa dos motivos citados pelos estudantes. a distração é óbvia: celulares e tablets com acesso a internet, você passa mais tempo checando suas notificações do que lendo o livro, a não ser que fique offline. e o segundo é o desconforto físico, já que a tela de celular e de tablet tem aquela iluminação de tela de computador, e não uma tela que imita de fato o papel como é com o e-reader (eu falo de kindle porque é o que eu tenho, mas lembro de já ter visto um kobo e a ideia é a mesma).

enfim, se eu pudesse dar um conselho é não sejam bocós, não tem que escolher entre um e outro, tirem o que há de melhor em um e outro para vocês. beijos. =*
 
Eu só não respondi a enquete do @fcm, pois tudo depende do ângulo de análise:

Pra apenas ler eu prefiro o papel e não toa leio muito de bibliotecas, amigos e parentes, mas como sou cada vez menos materialista com os livros físicos, no que diz respeito a adquirir hoje disparadamente tenho muito mais títulos digitais.
 
Papel, com certeza! Estou entre esses 92%.

Eu nunca usei Kindle, já li apenas com iPad e não tive problema com dispersão de atenção - quando pego pra ler, eu leio e pronto - e nem de vista - minha vista só dói quando leio na tela do PC. Mas ainda assim, eu prefiro papel. Nada como folhear, marcar a página, sentir a textura, o cheiro, calcular o tempo de leitura pela grossura do tomo e tamanho das letras etc. Sem contar o orgulho de ver o volume da estante.

É um prazer diferente.
 
Depende. Pra estudar, livro físico, até porque realmente a informação se detém melhor. Mas não me nego a usar ebook não, inclusive tenho alguns.
Pra lazer, tanto faz. Acabo que ainda compro muitos físicos porque moro perto de várias livrarias, às vezes a tentação é demais e acabo comprando, mesmo tendo 3543646835325437 livros comprados pra ler :lol:
No transporte público, só Kindle salva.
 
Acho bem irrelevante esse papo de cheiro/textura do livro. Considero mais a praticidade, não apenas de transporte, mas também de manuseio. Eu ainda acho a navegação no Kindle primitiva (eu uso um modelo antigo, então posso estar desatualizado), já que não supera o ato de folhear um livro. Para pular para um capítulo específico, por exemplo, eu ainda preciso abrir o meu, ir para o sumário e selecionar o capítulo que eu quero. É um pouco lento. Por outro lado, a capacidade de fazer buscas por palavras é uma qualidade sensacional (inclusive me ajudou muito no julgamento do Sauron, no atual Círculo da Lei).

Posso estar totalmente errado, mas ainda acho que o Kindle faz pouco uso do caráter eletrônico, apresentado pouca expansão de conteúdo (tem o dicionário e agora vi que também a Wikipédia para consultar palavras).
 
Muitos livros recomendados por professores, eu leio em formato digital, pra ver se é realmente do meu interesse. Se for, compro o de papel.
Mas romances, que são meu prazer, só de papel mesmo.
 
Leve, multi-livros, iluminação, dicionário, marcação de trechos, consulta de palavras (Tantas vezes pesquisei o nome de um personagem ou lugar que apareceu depois de muitos capítulos e pude relembrar, para meu regojizo, de quem ou do que se tratava). E isso, meus caros, são apenas algumas das vantagens que os livros digitais e seus leitores nos proporcionam.
 
Quando se trata de livros técnicos pra uso profissional, na minha área (Engenharia Elétrica) o digital pra mim tem imensa e total prioridade, pois a ferramenta de pesquisar palavras e termos técnicos é algo essencial pra agilizar e facilitar o trabalho.

Ou seja, o digital é excelente pra quem necessita de uma ação objetiva, rápida e eficaz na pesquisa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo