• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Minority Report: A Nova Lei (Minority Report, EUA, 2002)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    13

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
j2xo9aP.jpg

Sinopse: Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um "relatório menor", uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.

Direção: Steven Spielberg

Elenco: Tom Cruise, Kathryn Morris, Colin Farrell, Max von Sydow

Trailer

IMDb


Curiosidades:

- O projeto de levar Minority Report ao cinema vem desde 1998, tendo sido adiado diversas vezes devido aos compromissos anteriormente firmados por Steven Spielberg e Tom Cruise com outros filmes.

- A atriz Cameron Diaz e o diretor Cameron Crowe fazem pequenas pontas em Minority Report, na cena do metrô. Ambos trabalharam com Tom Cruise em Vanilla Sky.

- O personagem de Tom Cruise dirige no filme um carro da Lexus de 2054. O diretor Steven Spielberg pediu a Lexus algumas idéias para o design de um carro do futuro, mas a estrutura do design dos carros vistos no filme foram desenhados por Harald Becker, que já havia feito um trabalho semelhante em Armageddon e Batman & Robin.

_____________________________________

Achei que já tinha tópico pra esse filme.

Adorei a filosofia por trás do filme. Gostei dos efeitos também, como filme de Steven Spielberg os efeitos são uma marca, mas a filosofia, como adaptação de um conto do Philip K. Dick, também não poderia faltar.
 
Última edição:
Gosto bastante desse filme. A primeira vez que assisti fiquei agoniado na cadeira, ele realmente me cativou. A ação é legal, o roteiro é legal e a ambientação também é muito boa.

Lembro que foi um sucesso na época, pelo menos no marketing. Super recomendo.
 
Aquele tipo de viagem na maionese que faz total sentido.
Faz a gente questionar mutretas do Estado, as manobras para manter o povo na linha etc. Muito bom.
 
Um ótimo filme, mas imagino que o livro deva ser melhor. Apesar de todos os efeitos especiais, o filme traz uma questão muito boa que é: Crime de pensamento é crime?
 
Um ótimo filme, mas imagino que o livro deva ser melhor. Apesar de todos os efeitos especiais, o filme traz uma questão muito boa que é: Crime de pensamento é crime?
Não é exatamente essa a questão do filme. Ao meu ver o maior questão é: se tiver uma forma de prever um crime, devemos intervir e punir os criminosos responsáveis?
 
Agora até vou ter que ver de novo. Só vi na época no lançamento e nunca mais.
 
Vi o filme há alguns anos, mas, pelo que me lembro, também discordo de que trate de crime de pensamento. Os precogs não identificam intenção de cometer um crime, eles visualizam um assassinato futuro. Inclusive, todo a trama do filme decorre de visões equivocadas de assassinatos.
Exato. Embora "equivocadas" com aspas né? Até pq o índice de acerto era tão alto que o vilão tem que manipular a cena do crime através de outro assassino. Só alguém que chefiasse o sistema teria tal grau de precisão.

Em resumo, é um filme mt bom! Vejam de novo e de novo!
 
Sim, essa visão "prévia" não é crime de pensamento.

Um dos meus preferidos e melhores filmes da década passada, cujo roteiro não fica datado rapidamente e por isso que sempre vale ser visto novamente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo