• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MP tenta barrar venda de 'Mein Kampf', autobiografia de Hitler, no RJ

Ana Lovejoy

Administrador
Para tentar impedir a venda nas livrarias do Rio de Janeiro do livro “Mein Kampf – Minha Luta”, obra autobiográfica de Adolf Hitler, o Ministério Público entrou com uma ação acautelar no Tribunal de Justiça.

No pedido, que foi distribuído à 33ª Vara Criminal, a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos destaca que a legislação brasileira proíbe e criminaliza a divulgação dos símbolos e princípios nazistas.

“Mein Kampf” prega o racismo e incentiva o extermínio de pessoas que fazem parte das minorias, como judeus, ciganos, negros e homossexuais. Segundo o Ministério Público, a obra já está sendo comercializada pelas editoras Saraiva, Centauro e Geração e estaria prestes a ser vendida pelas livrarias da Travessa e Argumento.

O promotor de Justiça Alexandre Themístocles, que subscreve a ação, se baseou no artigo 20 da Lei 7.716/89, que estabelece pena de reclusão de um a três anos para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e de dois a cinco anos se “cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza”.

Na ação, o órgão requer à Justiça a busca e apreensão do livro nas editoras e livrarias. O MP destacou que a ação foi proposta após uma notícia de crime encaminhada ao procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, que recomendou a abertura de investigação.

Domínio público
A impressão de Mein Kampf foi proibida na Alemanha depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Nenhuma nova edição foi autorizada por lá. Porém, no dia 1º de janeiro deste ano, os direitos autorais da obra, firmemente controlados até então pelo estado da Baviera, entraram em domínio público.

A primeira edição a chegar às livrarias é do Instituto de História Contemporânea de Munique. Durante três anos, uma equipe de pesquisadores preparou notas acadêmicas e comentários históricos para contextualizar a obra e dissecar o discurso de ódio de Hitler. Uma leitura crítica, com o objetivo de desmistificar o livro.

Mesmo assim, muitos alemães se opõem à divulgação do que eles chamam de manual de extermínio. Outros temem que citações tiradas de contexto possam incentivar sentimentos neonazistas. Mas, para muita gente, já está mais do que na hora de a Alemanha enfrentar o texto de Hitler e, com isso, o próprio passado.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/...r-venda-de-autobiografia-de-hitler-no-rj.html

******

ideia de jerico barrar a venda. até porque tem uma edição que está saindo que é cheia dos comentários, notas, prefácio e yadda yadda yadda, que justamente orienta a leitura, contextualiza. melhor um livro assim do que simplesmente, duh, pegar o texto na internet já que é domínio público.

btw, acho que a maior cagada que se pode fazer com a história é tentar apagá-la.
 
O problema é que ainda tem muita gente que não percebeu que o mundo mudou... e MUITO!

Um dos setores mais cabeça-dura nesse sentido é, justamente, a nossa justiça. "Vou barrar as vendas, assim ninguém vai ler"

Se caiu em domínio público, nem vai precisar entrar na Deep Web pra achar a versão e-book. Agora qualquer um baixa, qualquer um lê.
Melhor uma versão comentada e contextualizada, do que uma versão digitada de qualquer jeito na internet.

Eu gostaria de dar uma olhada nessa edição preparada pela Instituto de História Contemporânea de Munique.
 
É parecido com a Xuxa que tentou fazer o possível e até o impossível pra fazer varrer da face da Terra só que muito tardiamente, qualquer cópia, foto ou menção ao filme "Amor estranho Amor".

O que tá feito tá feito. Não adianta fingir que nunca existiu.
 
Seria interessante ver quem é o réu na ação. As livrarias? A editora? Qual o crime? Divulgação de texto racista?

Mas a ação não faz sentido... A obra já foi traduzida para o português antes... Na biblioteca que frequento, por exemplo, tem uma edição da editora Mestre Jou (lá da década de 60) e, se não me engano, houve outras edições e traduções por aí. Só não teve mais, provavelmente, pelos direitos autorais e pelo caráter do livro, que talvez tornasse difícil conseguir autorização. Vão "limpar" as bibliotecas também?

Mas vocês têm que lembrar que a versão em domínio público é a original em alemão, não as traduções em português. A que pode estar acessível na internet é ela, como já estará.
** Posts duplicados combinados **
Ah! Será que a proibição não é a uma edição em particular:

Escritores lançam boicote virtual à publicação de 'Minha Luta', de Hitler
(http://www1.folha.uol.com.br/ilustr...l-ao-lancamento-de-minha-luta-de-hitler.shtml)

Bem, não sei se faz sentido, do mesmo jeito (o "manifesto" de Ricardo Lísias), mas a divulgação foi de mal gosto, parece. Talvez quisessem se colocar à frente de outras editoras, mas melhor edição?
 
Censura não?
Apesar que não sabia disso aqui:

a legislação brasileira proíbe e criminaliza a divulgação dos símbolos e princípios nazistas.

Enfim, não é o estado que deve dizer o que a gente deve ou não ler.
 
Também discordo. A legislação proíbe os atos e a divulgação com apologia, não o conhecimento. Vão proibir os documentários também?

O Ministério Público em vez de apostar mais na informação - campanha educativa etc - quer proibi-la. :no:
 
Última edição:
Se proibir fosse a solução, não existiriam neonazistas.

Eu sou uma que faço questão de comprar - como professora de História, é instrumento de trabalho. Temos que conhecer a História pra evitar repetições de coisas grotescas, não tentar botar pra baixo do tapete. Ignorar a História é a melhor forma de cometermos os mesmos erros. Argh.
 
É censura e meu medo é que isso possa abrir precedentes para outros livros como Manifesto Comunista,Manual do guerrilheiro urbano e até Monteiro Lobato.
 
Eu sempre quis ter o livro, pra saber se o cara era realmente tão bom de argumentos quando dizem.
Acho uma besteira proibirem a publicação, ainda mais com todas essas notas e textos que contextualização o livro.
Tinha que entender melhor essa lei aí. Até onde sei, ela veta a apologia e o ato em si. Um livro que propõe uma leitura crítica do que foi apologia não pode ser tratado dessa maneira. Sei lá, não entendo de leis.

@Ana Lovejoy, troca esse avatar, isso tá me dando agonia!!!!! :ahhh::stars:
 
Peguei esse livro na biblioteca da UFRN. Mas tem uma segunda parte, que não tem aqui. Recomendo a leitura pra todos que se interessam por história. Ler esse livro poderia ajudar muito nas discussões e no conhecimento em si do que foi o nacional-socialismo. A principal besteira que poderia acabar era a fala de quem diz que nazismo era de esquerda.
 
Espero que o que o MP está fazendo em relação a obra impressa não se estenda também para as adaptações para o teatro e cinema a partir dela.

Da mesma forma que tivemos várias produções teatrais e cinematográficas que buscaram retratar e mostrar os horrores do holocausto, algo que jamais deve ser esquecido e escondido, espero que de forma coerente o mesmo aconteça também em relação a uma possível adaptação de Mein Kampf, que pelo menos fora do Brasil, sei que já teve algumas adaptações.
 
Eu sempre quis ter o livro, pra saber se o cara era realmente tão bom de argumentos quando dizem.
No livro ele não funciona tão bem quanto nos discursos. Não tem os chiliques, as explosões emocionais, as multidões e assim por diante.
É só "você e ele", com você tendo a vantagem de saber como a coisa terminou.
O livro deve ser vendido livremente.
 
O que o Reverendo mencionou reforça a minha vontade de ver isso antes adaptado no teatro e/ou cinema. Na grande maioria das vezes eu sempre prefiro a leitura antes, mas esse é um raro caso que preferiria ver antes de outra forma.
 
O que o Reverendo mencionou reforça a minha vontade de ver isso antes adaptado no teatro e/ou cinema. Na grande maioria das vezes eu sempre prefiro a leitura antes, mas esse é um raro caso que preferiria ver antes de outra forma.
Mas o livro é um compilado de idéias e filosofias ou uma narrativa em forma de diário?
Porque, pelo o que sei do livro, acho complicado uma adaptação pra cinema.
 
Eu tava com a mesma dúvida...

Mas já ouvi dizer que é uma espécie de auto-biografia (bem maquiada, diga-se de passagem... já que não existem documentos ou relatos a respeito de sua infância e adolescência para comprovar o que ele diz sobre si mesmo). E, no meio dessa auto-biografia ele fala sobre suas ideologias e pensamentos

Nunca tive acesso ao livro, mas isso é o que eu entendi a partir dos muitos documentários que já vi sobre a 2ª GM
 
Mas o livro é um compilado de idéias e filosofias ou uma narrativa em forma de diário?
Porque, pelo o que sei do livro, acho complicado uma adaptação pra cinema.

Não conheço a obra e muito menos se foi escrita totalmente em primeira pessoa ou não.
Quanto a adaptações, existem obras teoricamente mais fáceis e outras não, mas tudo depende da competência de quem se propõe a fazê-la.
 
Eu tava com a mesma dúvida...

Mas já ouvi dizer que é uma espécie de auto-biografia (bem maquiada, diga-se de passagem... já que não existem documentos ou relatos a respeito de sua infância e adolescência para comprovar o que ele diz sobre si mesmo). E, no meio dessa auto-biografia ele fala sobre suas ideologias e pensamentos
É isso. Está correto. Muitas reflexões.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo