• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The Oscars 2016

Ah, então dessa vez posso assistir. No ano passado não vi porque não gosto daquele Seth MacFarlane, devido à "obra" dele, hehe.
 
É verdade, Fiz confusão então! :doh:
Uma pena que não assisti, deve ter sido bom, ele é um ator muito simpático, muito carismático. :)
Aliás, falando nele, agora a pouco vi uma notícia falando que ele vai ser o vilão na nova versão de "Desventuras Em Série", pra tv (o papel que foi do Jim Carrey no filme)! 8O
Será que ele vai se encaixar? É difícil pensar nele como um cara mau, com aquela cara de bonzinho que ele tem, hehe.
 
Oscar 2016: Will Smith anuncia que não vai à cerimônia

630x0_1441037879.jpg
Will Smith em Concussion
Depois de sua esposa, Jada Pinkett-Smith (Magic Mike XXl), dizer que vai boicotar a festa do Oscar 2016, agora chegou a hora de Will Smith anunciar que não vai a cerimônia desse ano. Além disso, o ator criticou a falta de diversidade da Academia ao não indicar atores negros.

Em entrevista ao programa de TV Good Morning America, o ator, que já concorreu ao Oscar em 2002 e 2007, falou sobre o assunto. Vale lembrar que ele tinha chance de entrar na lista final com o seu trabalho em Um Homem Entre Gigantes, longa que fala sobre as graves contusões no futebol americano, previsto para estrear em março no Brasil.

"A diversidade é o superpoder americano. É por isso que somos ótimos. Há várias pessoas diferentes, de lugares distintos, que vivem dando novas ideias e inspirações para essa bela mistura. Para mim, Hollywood representa e cria a imagem dessa beleza, mas acho que tenho que lutar e proteger por esses ideais que engrandecem o nosso país e por isso, quando olho para essas indicações da Academia, vejo que essa beleza não está refletida", criticou Smith.

O fato é que outros artistas também apoiaram, como Spike Lee (Oldboy) e Mark Ruffalo, que é um dos indicados a melhor ator. Um dos destaques de Spotlight - Segredos Revelados, ele disse à BBC que ainda não sabe se vai à premiação. "Se você olhar para o legado de Martin Luther King, ele diz que as pessoas boas, que não fazem nada, são muito piores do que as que não agem de propósito e não conhecem o caminho certo", disse Ruffalo.

Cheryl Boone Isaacs, presidente de Artes e Ciências Cinematográficas, chegou a expressar sua frustração por não ter atores negros indicados. Além disso, ela está tomando medidas para tentar recuperar a credibilidade da premiação (saiba mais sobre a polêmica em nosso texto especial).

O Oscar 2016 acontece no dia 28 de fevereiro. Até lá, esse assunto promete gerar bastante discussões. Confira o nosso especial do maior prêmio do cinema.

Boicote, crítica e carta aberta: falta de diversidade complica Hollywood

As indicações de candidatos aos Oscars de melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante têm algo em comum: a falta de diversidade. Não havia um artista negro ou asiático entre as 20 estrelas que concorrerão às quatro estatuetas, mesmo com três negros terem sido cotados à premiação: Will Smith, por ‘Um Homem Entre Gigantes’; ‘Michael B. Jordan’, pela atuação como Adonis Creed em ‘Creed - Nascido para Lutar’; e Idris Elba, por ‘Beasts Of No Nation’.

tumblr_inline_o19a1iOcV71smwd90_1280.jpg
Spike Lee, durante cerimônia na qual recebeu o Oscar honorário (Getty Images)​

A ausência de artistas negros entre os concorrentes repercutiu muito mal - e olha que o apresentador da noite, o ator Chris Rock, é negro. O diretor Spike Lee, que recebeu em novembro de 2015 um Oscar honorário pelo conjunto da obra, declarou que irá boicotar a cerimônia. “Como é possível pelo segundo ano consecutivo os 20 candidatos na categoria de atores e atrizes serem brancos? 40 atores brancos em dois anos e nada de negros? Não sabemos atuar?”, questionou, em tom de ironia, sobre a decisão da Academia. Além dos dois, o diretor Michael Moore, de ‘Tiros em Columbine’, ‘Fahrenheit 11/09′ e ‘Sicko’, aderiu ao boicote à cerimônia.

tumblr_inline_o19a3iwV3Q1smwd90_1280.jpg
Jada Pinkett-Smith, ao lado do marido, Will Smith (Getty Images)
Outra pessoa a boicotar a cerimônia é Jada Pinkett-Smith (’Gotham’), pelo mesmo motivo. “No Oscar, os negros são sempre bem-vindos para entregar prêmios e, inclusive, dar espetáculos. Mas raramente se reconhecem seus méritos artísticos. Os negros deveriam se negar a assistir? As pessoas nos tratarão da forma que nós permitimos”, justificou a atriz, sobre o porquê do boicote.

tumblr_inline_o19a49JyTD1smwd90_1280.jpg
Cena de ‘Straight Outta Compton’ (Divulgação)​

Outra reação negativa à ausência de negros foi uma carta aberta publicada por um produtor de ‘Straight Outta Compton - A História do N.W.A.’, que concorre ao Oscar de melhor roteiro original. Na nota, ele declarou que Hollywood precisa de ‘mais conteúdo produzido, escrito e protagonizado por artistas negros. (…) Precisamos disso na indústria [cinematográfica]. E quem está tentando conseguir, que continue a pressionar Hollywood a criar oportunidades para [a veiculação] de tais filmes para termos mais do que um por dia.”

tumblr_inline_o19a5bGKLy1smwd90_1280.jpg
George Clooney ‘cornetou’ a falta de negros no cinema norte-americano. E com razão (Getty Images)​

Quem endossou a onda de reclamações foi George Clooney. O ator ‘apenas’ disse à revista Variety que a Academia estava fazendo melhor trabalho há dez anos. “Pense sobre quantos afroamericanos foram indicados. Eu poderia argumentar também sobre o problema não é quem escolhe, mas sim quantas opções existem para minorias em filmes e, em particular, quantos filmes?”, indagou o ator, sobre a falta de diversidade até mesmo na indústria. “Mas deveríamos ter prestado atenção nisso há muito mais tempo. Creio que eles [artistas negros] têm razão sobre a representatividade no cinema estar insuficiente. Isso é absolutamente verdadeiro”, completou Clooney.

Pelo jeito, a Academia sentiu a série de golpes e irá promover mudanças - espera-se isso, ao menos. Em nota, a presidente da entidade, Cheryl Boone Isaacs, demonstrou pesar pela ausência de negros entre os candidatos ao Oscar. ‘É uma conversa difícil, mas importante, e é hora de haver mudanças. (…) Nos próximos dias e semanas, nós [a Academia] iremos conduzir uma revisão no recrutamento de nossos integrantes, para haver muito mais diversidade a partir de 2016.” Que assim seja.
 
sobre essa questão, eu gostei muito do que li em um texto do mic: We can't change the Academy overnight, but we can certainly stop venerating it when it doesn't represent us.

eu adoro oscar. sei lá, devo assistir desde os 14. gosto de ler sobre, gosto de ficar informada, gosto de ver os filmes indicados nem que seja para reclamar. mãs: algumas coisas só começaram a ficar mais claras para mim hoje em dia, como adulta. halle berry foi a primeira mulher negra a ganhar o oscar. EM FUCKING 2002. depois dela, só a lupita DOZE ANOS DEPOIS. "nhai, tem que premiar quem tem talento, não é pela cor". e eu concordo. concordo mesmo com isso. só que aí chegamos aqui ó:

Outra reação negativa à ausência de negros foi uma carta aberta publicada por um produtor de ‘Straight Outta Compton - A História do N.W.A.’, que concorre ao Oscar de melhor roteiro original. Na nota, ele declarou que Hollywood precisa de ‘mais conteúdo produzido, escrito e protagonizado por artistas negros. (…) Precisamos disso na indústria [cinematográfica]. E quem está tentando conseguir, que continue a pressionar Hollywood a criar oportunidades para [a veiculação] de tais filmes para termos mais do que um por dia.”

como comentei tem uns tempos no tópico do feminismo: não é questão de "ok, vamos indicar pelo menos um negro todo ano para deixar a galera contente". não é na premiação que se resolve. o fato de não ter indicação para negro é só um sintoma de um problema maior e, acredito, maior do que o fato de a maior parte da academia ser composta por homens brancos de mais de 65 anos: o problema é que não há bons papéis para negros. é a mesma coisa para mulheres, com a diferença que a academia é obrigada a indicar cinco para principal e cinco para coadjuvante (e aí rolam umas cacas tipo a jlaw por joy esse ano, por exemplo - coisa para cumprir tabela, fechar os cinco). a solução não é criar categoria melhor ator negro, ou ainda, cota racial para melhor ator. é começar a oferecer melhores papéis. é meio que disse a violão ao ganhar o emmy por how to get away with murder:

tumblr_nv0ma26GUb1un3jkxo3_250.gif
 
Achei interessante as estatísticas q foram postadas no outro tópico, sugerindo q proporcionalmente talvez os negros não sejam tão subteptesentados assim nas indicações ou premiações ou até mesmo na carreira artística. Outra questão, essa sim ignorada pelas estatísticas citadas, mas bastante relevantes, é o tipo de papel que normalmente é representado por negros ou pela falta de protagonistas negros e tals.

Enfim, continuo achando q tem mais é que ter varias premiações diferentes do Oscar para podermos ter diversidade não só de cor, mas de opiniões dos críticos.
 
Bem, não acho que o problema esteja na escolha da Academia para as premiações. Porque, nisso, acho que eles premiam realmente as melhores performances do ano mesmo, independente de etnia (mesmo que a Academia seja composta em cerca de 90% por caucasianos).

O problema mesmo está na indústria. Ou seja, o problema maior é justamente o consumidor. Nós. Somos nós que ditamos o que a indústria vai produzir. Por que não tem mais protagonistas negros, latinos ou asiáticos? Porque historicamente, e até nos dias de hoje, vende menos. Muito se fala de uma produção de um filme de Akira, uma das maiores animações já feitas. E o maior empecilho é justamente se os atores serão inteiramente asiáticos, ou se farão uma adaptação com atores norte-americanos.

Em questão de atuação, por exemplo, todos os 20 indicados ao Óscar de melhor ator principal ou coadjuvante, masculino ou feminino, são caucasianos. Pensando só na categoria de ator principal masculino... Qual ator negro poderia ter sido indicado? Eu penso que o Samuel L. Jackson poderia, sim, ter sido indicado. Mas não sei se merecia mais do que os 5 que estão lá. Ouvi dizer de quem assistiu todos esses filmes, de que as 5 indicações foram muito merecidas...

Então, se realmente foram melhores, não tinha que inventar uma quota racial. Como eu disse, acho que o problema é na indústria, não na academia.
 
Última edição:
Quem é vivo sempre aparece, olha o velho Bisnaguito de volta :lol:

Não fosse o fato do idioma do país do Oscar ser diferente do nosso, teríamos a piada pronta que por alegarem falta de representativade etnica na premiação, esta terá que mudar sede e ir pro Estado Dakota racial.
 
Uma coisa engraçada que percebi depois dessa polêmica dos pretos com o Oscar: a quantidade de pretos nas notícias do IMDB deve ter quadruplicado. Todo dia tem notícia de um prêmio para negros, série com negros, filmes com negros, etc. Se bobear agora são maioria. É de morrer de rir esse oportunismo da mídia em cima da desgraça alheia.
 
Gente uma curiosidade do Bolão do Oscar aqui do fórum: todos apostaram em primeiro que o DiCaprio e a Brie Larson ganham como atores, que Son of Saul leva de Filme Estrangeiro, Divertida Mente como Animação, Spotlight como Roteiro Original, A Grande Aposta como Adaptado, Mad Max como Design de Produção e O Regresso como Fotografia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo