• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prefeitura de Ribeirão Preto transforma Aedes aegypti em Jedi

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-pre...o-preto-transforma-aedes-aegypti-em-jedi.html

Na web, Prefeitura de Ribeirão Preto transforma Aedes aegypti em Jedi

Em publicação no Facebook, mosquito da dengue fica no 'lado bom da força'.
Inversão de papéis da ficção gerou críticas de internautas na rede social.





star_wars.jpg

No Facebook, Prefeitura de Ribeirão Preto comparou mosquito da dengue com cavaleiro Jedi
(Foto: Reprodução/Facebook)



Em uma publicação contra a dengue no Facebook, a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) transformou o mosquito Aedes aegypit em Jedi, ao duelar com o famoso vilão da saga "Star Wars", Darth Vader. A cena causou polêmica na rede social, com internautas questionando a presença do mosquito no "lado bom da força".

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto negou falha no desenvolvimento da campanha e explicou que o objetivo era usar uma linguagem mais moderna e critiava para tratar o assunto.

"Todos contra a dengue, zika vírus e Chikungunya. Que a força esteja com a gente", diz uma montagem postada na quinta-feira (7) no perfil oficial do Palácio Rio Branco. Na postagem, a Prefeitura alerta a população sobre uma de epidemia de dengue. Pelo menos 60 casos da doença são confirmados por dia na cidade e um homem morreu com suspeita da doença na terça-feira (5).

Na imagem, o mosquito Aedes aegypit aparece com um sabre de luz azul lutando contra o personagem Darth Vader. Na história de ficção, os cavaleiros Jedi carregam a arma na guerra contra o vilão, que representa o lado das trevas.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo ações da Prefeitura de Ribeirão no combate à dengue. A distribuição de 'squeezes' nas unidades de saúde também foi criticada pelos pacientes, que reclamam de demora nos atendimentos. Nesta quinta-feira (7) o tempo de espera por uma consulta nos principais postos de saúde chegava a cinco horas.



face_prefeitura_1.jpg

Prefeitura de Ribeirão Preto publicou arte com vilões de histórias em quadrinhos e desenhos animados
(Foto: Reprodução/Facebook)




Polêmica


"Foi bem falho da parte de vocês colocarem o mosquito como do 'lado do bem', e não adianta dizer 'até os vilões estão entrando nessa luta', por que está todo mundo ligado que quem fez essa publicidade aí nunca assistiu Star Wars e não sabe o que está fazendo", disse uma internauta.

"Gente, o assunto é sério e o posicionamento da Prefeitura De Ribeirão Preto foi bem cool, porém há um pequeno equívoco na criação: o mosquito não é um Jedi", disse outro usuário da rede social, enquanto um jovem elogiou a iniciativa: "Parabéns à equipe de social media, continuem nessa linguagem que se adapta à internet".

Em resposta, a equipe de redes sociais da Prefeitura de Ribeirão agradeceu a participação dos internautas e postou que "em Ribeirão, até o Darth Vader veio para a lado bom da força."

Na tarde desta sexta-feira (8), após a polêmica se espalhar pela rede social, uma nova arte foi publicada com imagens de diferentes vilões de histórias em quadrinhos, desenhos animados e animes. "Todos contra a dengue, zika vírus e chikungunya. Até eles!", consta na postagem.



print1.jpg

Internauta critica publicação da Prefeitura de Ribeirão Preto no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)



print2.jpg

Internauta critica publicação da Prefeitura de Ribeirão Preto no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)



Em nota enviada ao G1, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que conta com profissionais atuando diariamente nas redes sociais, postando matérias e campanhas de interesse dos moradores com linguagem mais moderna e criativa.

"Neste caso especificamente foi utilizado um personagem cultuado pelos cinéfilos e amantes da série 'Star Wars' e o objetivo é mostrar que até todos os personagens estão lutando contra o mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e zika vírus", consta na nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a intenção da postagem era chamar atenção para o assunto. "O objetivo é atrair a atenção não só de adultos, mas de jovens, adolescentes e crianças para a campanha".

A administração informou ainda que não entendeu como crítica os comentários postados na página, mas como "engajamento, ou seja, as pessoas viram e estão discutindo o assunto e esta é a finalidade", concluiu a nota.
 
A intenção foi boa, aproveitar o filme do momento e tal.
Mas né? tá na cara que foi feito por alguém que nunca viu SW na vida. :doh:
 
é mal de prefs. pessoal tenta pegar o bonde da prefeitura de curitiba de misturar cultura pop com serviço municipal e dá essas cacas.
 
O abuso da forma em prejuízo do conteúdo. O trabalho escolhe focar o estilo e a roupagem estética da franquia e não sobra espaço para correlacionar o principal que são os significados dos elementos originais aos significados dos elementos da campanha. O resultado final produz uma impressão estranha de que se deve escolher um dos dois, com qual deles o público escolheria ficar. Opressor 1 ou Opressor 2?

E pelo lado da inversão de papéis, pessoalmente, apesar da moda recente do Vader ser "o cara Cool", etc... pra mim ele é mauzão (se não for mauzão a série não tem atração pra mim) tanto quanto a doença e eu quero mais é que o capacete de penico evapore em um lugar aonde eu não fique sabendo que é pra eu não estragar meu dia com notícias dele. Não curto essa forçação do fandom (se a intenção foi essa ou se foi erro dos caras)... >_<
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo