• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias J.K. Rowling elogia atriz negra escolhida para Hermione em peça de ‘Harry Potter’

Tanto tive o que comentar que já o fiz. Diferente do que você faz aqui, por exemplo:

Vocês viajam muito. Os livros não falam nada sobre a cor da pele, a autora falou que gostou e o filme fez uma livre interpretação. Muito papo furado.
Convenhamos, pegou duas informações já dadas no início no tópico (livros não falam nada sobre a cor da pele, a autora falou que gostou), uma obviedade (o filme fez uma livre interpretação), e duas frases chulas para constranger quem discorda (vocês viajam muito, muito papo furado), meramente juntou tudo meio que aleatoriamente, e acha que teve algo pra comentar? Por favor né....

Assim se não tento aprofundar a discussão do pouquíssimo que você levantou de objeção não é porque você de forma muito convincente esgotou o assunto, mas porque já tive experiência mais do que suficiente discutindo contigo, já sei de toda sua incompetência para conduzir uma discussão séria - frequentemente com frases tão chulas quanto do quote acima você por exemplo cria discordâncias para chegar a lugar nenhum, isso quando não se mostra incapaz de sequer saber o que está defendendo - de qualquer forma basta pressionar um pouco para abortar a discussão com um post babaca e ficar feliz de ser o último a postar (isso quando não o faz logo no início da discussão quando sua incapacidade de discutir o assunto é ainda mais evidente do que o normal). Enfim, trinta e poucos anos nas costas e bancando o troll de internet...
 
Última edição:
Voltando ao rumo do tópico... Seguem aqui desenhos da própria Rowling, de época bem anterior aos filmes:

39423289-media_httpiimgurcombn_CJuHH.jpg
09106bb34866cc75bbec871cbdd9b697.jpg

Gary ali era o antigo nome de Dean Thomas, visivelmente de aspectos negróides, como de fato é descrito nos livros. Hermione não tem esses traços. Mais um motivo (secundário, é verdade) para eu crer que a pele da Hermione é sim implicitamente branca nos livros, se isso não é dito claramente é porque pelo contexto é subentendido, como procurei justificar no meu primeiro post do tópico.

Que J.K. venha a público dizer que gostou da atriz é bastante natural, afinal ela quer ajudar a promover a peça e quer dar seu apoio aos artistas envolvidos, qualquer impressão negativa que ela externasse seria prejudicial ao trabalho dos atores. De forma que mesmo se houvesse uma frase explícita nos livros sobre a pele da Hermione tenho certeza que J.K. ainda assim daria (acertadamente) seu apoio, apontando nesse caso que a cor da pele não é essencial ao personagem de Hermione e que a atriz teria muito a contribuir com seu trabalho. Mas eu como anônimo posso me permitir expressar minha impressão negativa sobre essa característica - o que não quer dizer que esteja desde já descontente com a escolha da atriz...

Acho que os filmes do Chris Columbus foram bem fiéis na caracterização dos personagens. Tá certo, por exemplo, Rony é alto e tem sardas, mas considero isso bem secundário (eu teria que procurar no google para lembrar se o Rupert Grint tinha ou não sardas ou para ter em mente a diferença de altura entre ele e Harry), ninguém deve ter olhado na foto do Rony Weasley antes do lançamento dos filmes e pensado "Huuuuum quem é esse aí? Rony é alto, não pode ser, e as sardas, cadê??". :lol: Acho os filmes do Columbus muito fiéis sim.
 
Última edição:
tem gente postando esse trecho aqui para argumentar que a rowling cita cor de pele:

Ver anexo 68171

para quem conhece bem os livros (eu não, desculpem, parei no quarto porque achei chato) : há a possibilidade do white face aí indicar palidez de susto ou é realmente uma descrição completamente deslocada* do tom de pele da personagem?


______
*deslocada porque via de regra os autores que fazem questão de descrever suas personagens costumam fazê-lo já no começo do livro. é tipo chegar no fim do livro e "ah, é, opa, esqueci de dizer, o harry tem uma cicatriz na testa e talz"
Esse trecho é do terceiro livro, quando voltam no tempo pra salvar o Bicuço, e, como o Haran já disse, era denotando palidez mesmo ^^
 
Gostei do raciocínio do Haran quanto a Hermione ser branca. Quando tem personagens de outras raças, é descrito nos livros. Dificilmente a principal personagem feminina teria sido diferente. E a Rowling foi meio exigente durante a produção dos filmes, não? Pedindo que fossem o mais fiel possível aos livros, e isso explica o fato do elenco principal ter predominância britânica e tals. Sei lá, o livro não diz: HERMIONE, PELE BRANCA E CABELO CASTANHO, mas dá a entender que ela segue o "padrão inglês", é branca.

Tanto que nas capas dos livros ela é branca. Por que a autora deixaria a personagem da capa de uma cor diferente da que está no livro?
1ci6ybme6abyoeqc4bm4f3mnr.jpg
** Posts duplicados combinados **
Dito isso, Haran é muito rancoroso.
 
Mas gente, é questão de interpretação. Só porque não foi descrita que ela não é negra, não necessariamente quer dizer que ela é branca. Os ilustradores dos livros decidiram colocá-la como branca, mas o pessoal da peça resolveu diferente. Tipo, ninguém tá anulando ninguém... seria uma questão totalmente diferente se tivessem colocado o Ron ou Draco como negros, por exemplo, pois eles são explicitamente descritos nos livros como brancos, e mais de uma vez.
 
Tanto que nas capas dos livros ela é branca. Por que a autora deixaria a personagem da capa de uma cor diferente da que está no livro?
Ver anexo 68189

rowling era nada antes do livro ser publicado e fazer sucesso, portanto apitava nada. na realidade, a capa é mais decisão da editora do que do escritor, mesmo quando o sujeito é famoso. na "comprovação" de que rowling inicialmente a imaginou branca acho que os esboços que o haran postou são mais válidos.

mas no fim fica o que a lizzie falou: a hermione negra na peça não anula a hermione branca do livro, do filme e da imaginação de 99,9% dos leitores da série. é só uma visão diferente. não acho que seja a mesma coisa que discutir, sei lá, se tá ok um keanu reeves como constantine, porque ser inglês é uma característica marcante da personagem, algo constantemente citado e que rende alguns desenvolvimentos do enredo. mas o tom de pele da hermione não influencia a história de modo algum.

sendo clara: meu ponto é que não há nada em termos de narrativa que mostre que é essencial a hermione ser branca. do que lembro da história, eu acho que a opção por uma hermione branca (mais do que a influência do imaginário coletivo ou a imposição de uma imagem através da adaptação para o cinema) é mais interessante (note: interessante, não essencial) por não criar uma espécie de cacofonia com o fato de que hermione, filha de trouxas, sofre o mesmo preconceito que uma criança filha de pais negros sofreria numa escola inglesa. uma hermione negra filha de trouxas é preconceito duplo, e a mensagem de rowling sobre o preconceito acaba se diluindo e se perdendo.
 
Tanto tive o que comentar que já o fiz. Diferente do que você faz aqui, por exemplo:


Convenhamos, pegou duas informações já dadas no início no tópico (livros não falam nada sobre a cor da pele, a autora falou que gostou), uma obviedade (o filme fez uma livre interpretação), e duas frases chulas para constranger quem discorda (vocês viajam muito, muito papo furado), meramente juntou tudo meio que aleatoriamente, e acha que teve algo pra comentar? Por favor né....

Assim se não tento aprofundar a discussão do pouquíssimo que você levantou de objeção não é porque você de forma muito convincente esgotou o assunto, mas porque já tive experiência mais do que suficiente discutindo contigo, já sei de toda sua incompetência para conduzir uma discussão séria - frequentemente com frases tão chulas quanto do quote acima você por exemplo cria discordâncias para chegar a lugar nenhum, isso quando não se mostra incapaz de sequer saber o que está defendendo - de qualquer forma basta pressionar um pouco para abortar a discussão com um post babaca e ficar feliz de ser o último a postar (isso quando não o faz logo no início da discussão quando sua incapacidade de discutir o assunto é ainda mais evidente do que o normal). Enfim, trinta e poucos anos nas costas e bancando o troll de internet...

Pois é, próxima vez nem perco meu tempo.

E quanto a sua opinião sobre o assunto: é praticamente o que eu penso tb.
 
Um bom exercício é imaginar se fosse o inverso. Negra antes, e transformada em branca depois.

Pessoal ia até preso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo