• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

William Morris

  • Criador do tópico Mana-Yood-Sushai
  • Data de Criação
M

Mana-Yood-Sushai

Visitante
Wmmorris3248.jpg

William Morris (24 de março 1834 - 3 outubro 1896) foi um dos pricipais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção, e também um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.
Fantasia
Durante sua vida traduziu vários textos medievais e publicou trabalhos próprios como, The Life and Death of Jason, The House of Wolfings, The Roots of the Mountains, The Well at the World's End etc..
William Morris é um dos primeiros escritores de fantasia a escrever sobre mundos imaginários, escreveu uma série de ficções imaginativas geralmente referidos como os "romances em prosa". Esses romances - incluindo The Wood Beyond the World e The Well at the World's End - foram creditados como marcos importantes na história de fantasia, porque, enquanto outros escritores escreveram sobre terras ocultas, ou sobre mundos de sonho, ou o futuro (como Morris fez em News from Nowhere), as obras de Morris foram os primeiros a ser definidos inteiramente como fantasias em mundos imaginários. Estes eram tentativas de reviver o gênero do romance medieval, e escrito em imitação da prosa medieval. Estilo de prosa de Morris nessas novelas tem sido elogiado por Edward James, que os descreveu como "entre as fantasias mais líricas e encantadoras no idioma Inglês."
Entretanto, L. Sprague de Camp considera as fantasias de Morris não sendo totalmente bem sucedidas, em parte porque Morris evitou muitas técnicas literárias de épocas posteriores. No entanto, grandes subgêneros do campo da fantasia surgiram a partir do gênero romance, mas indiretamente, através da imitação de William Morris de seus escritores.

A
Influência nas obras de Tolkien.
Os trabalhos literários de Morris, que Tolkien explicitamente declarado ter tido um impacto sobre sua escrita, são sua tradução da Saga Volsunga (fonte: Wayne G. Hammond and Christina Scull (2006), The J.R.R. Tolkien Companion and Guide: II. Reader's Guide, "Morris, William", pp. 598-604), seus romances The House of Wolfings e The Roots of the Mountains. Tolkien também disse em uma carta para sua esposa Edith que ele tentou usar algumas das técnicas literárias de Morris ao escrever "A história de Kullervo"(fonte:J.R.R. Tolkien; Humphrey Carpenter, Christopher Tolkien (eds.), The Letters of J.R.R. Tolkien, Letter 1, (dated October1914).
Além disso, os estudiosos deduziram possíveis influências implícitas destes e vários outras obras de Morris:The Roots of the Mountains (para Gollum), The Wood Beyond the World para Lothlorién e Fangorn), e sua tradução de A Saga de Gunnlaug o Worm-língua (para Gríma Linga de Cobra).
Curioso também dois personagens no romance The Well at the World's End, chamados Gandolf e um cavalo branco Silverfax (lembra alguma coisa?).

O legado de William Morris ultrapassa o campo literário, alcançando o campo das artes, como um dos mais importantes contribuidores para o ressurgimento das artes têxtil britânica.
MacCarthy curador da "Anarquia & Beauty" exposição e comemoração do legado de Morris para a National Portrait Gallery, em 2014, para o qual ela recrutou cerca de 70 artistas que foram necessários para realizar um teste sobre Morris' News from Nowhere para ser aceito. Escrevendo para o The Guardian, antes da abertura da exposição em 16 de Outubro de 2014, MacCarthy afirmou:

"Morris tem exercido uma poderosa influência quando você pensa em arte e design ao longo do século passado. Ele tem sido o coisinha constante na consciência. Como podemos combater todo esse luxo? O que o levou para o ativismo revolucionário era a sua raiva e vergonha pelas injustiças na sociedade."

Sem dúvida, um grande escritor para a história da fantasia, como para todos os outros campos em que ele atuava...
Algumas páginas e tópicos onde se discutem a influência de William Morris nas obras de Tolkien:

http://www.crisismagazine.com/2013/william-morris-as-inspiration-for-tolkiens-literary-art

http://www.victorianweb.org/authors/morris/tolkien1.html

https://books.google.com.br/books?i...q=william morris influence on tolkien&f=false
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo