• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tribunal turco convoca especialistas para descobrir se Gollum é do bem ou do mal

Neoghoster Akira

Brandebuque
Tribunal turco convoca especialistas para descobrir se Gollum é do bem ou do mal
Justiça da Turquia julga médico que comparou o presidente Erdogan com o personagem de 'Senhor dos Anéis'
02/12/2015 às 17:00 - Atualizado em 02/12/2015 às 17:39

alx_gollum-erdogam_original.jpe
Gollum e Erdogan(Reprodução/AP)
O julgamento de um homem acusado de comparar o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, com o personagem Gollum, da saga O Senhor dos Anéis, está dando um nó na Justiça turca. O tribunal que julga o caso pediu a um grupo de especialistas para estudar a história de J.R.R. Tolkien e determinar se Gollum é do bem ou do mal antes de tomar a decisão, disse a advogada de defesa do acusado nesta quarta-feira.

Os advogados de Erdogan abriram processo contra Bilgin Ciftci, médico da cidade de Aydin, no oeste do país, após ele ter divulgado em uma rede social montagens de fotos do presidente com imagens da "pequena e pegajosa criatura" de Senhor dos Anéis.

Leia também:

Putin acusa Turquia de comprar petróleo do EI; Erdogan promete renunciar se houver provas

Publicidade

Presidente da Turquia diz que não vai se desculpar com a Rússia

"O promotor não viu o filme e definiu Gollum como 'um monstro em um papel malvado'. Mas nós dissemos que Gollum não pode ser definido como mau. O personagem em si é uma guerra entre o bem e o mal. Ele é basicamente visto como uma vítima da sociedade", disse a advogada de Ciftci, Hicran Danisman. "O juiz disse estar familiarizado com o filme, mas que não podia decidir se Gollum era bom ou mau", disse.

Os especialistas que precisam decidir a questão são um especialista em cinema, um cientista de comportamento e um psicólogo, disse Danisman.

Gollum aparece nas sagas de Tolkin O Hobbit e O Senhor dos Anéis, ambas transformadas em sucessos nos cinemas. A criatura é retratada tanto como antagonista aos heróis Bilbo e Frodo quanto vítima de um anel mágico poderoso, que modificou seu corpo e sua mente.

Na Turquia, insultar o presidente é um crime passível com punição de até 4 anos de prisão.

(Com Reuters)

Via: Veja


Círculo da Lei, você por aqui... Vamos tomar um café. XD
 
Deve ter um nível de tensão gigante pra uma lei como essa se lembrar do Gollum. E eu tinha ouvido falar que Turquia é tipo zona tampão (tensão étnica, civil, política) com uma política bem sangrenta, as vezes polícia contra polícia, todos contra todos... Mas a esse ponto foi novidade hehe



Imagino que seja do tipo que ao invés de enviar uns aviões pra interceptarem/escoltarem e prenderem o avião russo invasor preferem mandar balas e mísseis pra interceptar. Quando piora demais as reuniões do congresso devem ser tipo essa cena aqui, com balas infinitas e tudo mais:



Fervura Máxima – Cena da Casa de Chá

 
E sobre o "crime": absurdo alguém ser processado por isso. Até 4 anos de prisão por "insultar" um presidente? É, a Turquia anda mal das liberdades de expressão.
A Turquia é um grande problema (ainda que eu tenha gostado de ver o atrito diplomático com a Rússia por causa aqueles caças derrubados: com o Putin, é recomendável bater o pé). Acredito que as chances deles conseguirem ascender à União Europeia (se é que eles realmente estão tentando) são nulas a menos que aceitem uma boa reforma nessas e em outras tantas políticas incompatíveis com os padrões de liberdade individual ocidentais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo