• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor do impeachment?


  • Total de votantes
    42
Sobre a questão dos características genéricas dos paulistas: é tão absurdo pensar que o paulista (ou o paulistano, que seja) possuem algumas posições ideológicas e politicas mais ou menos compartilhadas por boa parte de sua classe média? Nada ao estilo "paulista é reaça!", "Paulista é chato e conservador!" ou, citando uma frase que eu considero trágica da Chauí "a classe média é fascista". Mas não podemos dizer que é característica do eleitor paulistano pautar suas escolhas politicas sempre com base na "gestão ética", por exemplo? Isso explica a vitória do Lula e do PT em duas eleições (89 e 02) entre a classe média e alta paulistana, quando o PT era conhecido por ser o campeão do povo contra as maracutaias do governo e etc. Mais do que ideologia, posicionamento politico ou mesmo agenda de governo, os paulistanos rejeitam corrupção e votam naqueles que, em menor ou maior grau, passem a impressão de honestidade.

E mesmo essa característica não é um determinante, em especial se pensarmos que na capital do estado de SP já tivemos três prefeitos petistas, sendo que duas mulheres e uma delas nordestina, enquanto tivemos apenas um prefeito do PSDB (Serra, que nem completou o mandato). SP elegeu três senadores petistas de 2002 para cá, e se pensarmos que o representante do pensamento conservador no Estado de SP sempre foi o Maluf e seus aliados, a situação dos "reaças" paulistas fica ainda pior, pois o ex governador acumula derrotas no governo do Estado para o Covas e na capital para a Marta.

O Maluf viu sua popularidade no estado e na capital derreter ao ter o seu nome e o nome do seu sucessor envolvido em inúmeros escândalos de corrupção. A lógica do "rouba mas faz", presente no pensamento político paulista e até mesmo brasileiro desde Adhemar de Barros até o Maluf não se sustenta mais, principalmente com os políticos expostos o tempo todo pela mídia e mais recentemente pela internet.

Voltando ainda mais no tempo: São Paulo foi centro das principais forças anti-Vargas no seus dois governos. A UDN, partido mais à direita da época, ganhou força no estado também pela sua agenda (Liberal e Conservadora), mas principalmente por fazer dura oposição à "ladroagem" que Vargas e seus sucessores (Dutra e JK) se envolviam. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, principal evento nos instantes pré golpe de 64 foi realizada em SP, e o que motivou os paulistas a irem nela? Paranoia anti comunista? Também. Rancor que vinha desde 1930 pela perda de centralidade politica dos liberais paulistas para os populistas gaúchos? Também. Mas muitos foram pelo discurso ético, contra a gestão corrupta, contra um governo que, independente de ser progressista, conservador ou qualquer outra coisa, era acusado de corrupção pelos seus adversários e pela mídia paulista.

E tal comportamento não emana de nenhum superioridade ética e moral dos eleitores paulistas em relação ao resto do Brasil. Eu particularmente creio que esse comportamento eleitoral (se pudermos considera-lo existente) é produto da mídia paulistana, que é grande, forte, tradicionalíssima e a mais lida/ouvida em todo o país. E quando digo isso, não estou querendo entrar nas polêmicas bestas de que "a mídia manipula o povo" ou algo do tipo, como se existisse um grande plano orquestrado pelos jornais e rádios paulistas para derrubar os "governos progressistas", nada disso. QUando me refiro à influência da mídia, me refiro ao fato dela expor políticos corruptos, principalmente no governo federal, como um grande espetáculo, com analistas e opinadores reforçando a debilidade ética de quem nos governa e tantas outras coisas. E isso não passou a existir apenas nos anos do PT, ou se fez presente apenas nos "governos progressistas", se pensarmos que a mídia paulista também foi dura com os governos de 1930-64, isso é uma característica da mídia paulista e paulistana: se posicionar de forma dura contra o governo federal, mesmo quando eram Collor e FHC no poder. Quem é mais velho pode lembrar: a mídia era acusada de ser pró-Lula! Uma coisa impensável hoje em dia, mas nos anos 90 muita gente acusava a Globo e outras mídias (muitas delas paulistas) de apoiar o PT.

Enfim, o comportamento eleitoral do paulista e paulistano é complicado. Não podemos dizer que os paulistanos são reaças, conservadores ou mesmo fascistas, assim como não é possível dizer que a classe média e alta paulista e paulistana que deu duas vitórias ao Lula era de esquerda e comunista. Talvez os paulistas sejam bipolares, mas ai fica pra outro dia.


E claro, tudo isso que eu falei acima são impressões e deduções minhas, baseadas em um ou outro autor/texto que li e na minha ~~~vivência~~~ enquanto paulista e paulistano de classe média alta e tradicional.

O André Singer, por exemplo, defende que após as eleições de 2006 o Brasil se dividiu em pobres e "nova" classe média pró PT x Classe média alta e "tradicional" e ricos anti PT (e consequentemente pró PSDB pela forma como a política brasileira se organiza). Essa divisão acaba sendo potencializada como uma disputa de regiões, onde o Sul e Sudeste a rejeição ao PT se intensifica enquanto principalmente no Nordeste a força do PT fica enorme. Essa divisão geográfica das tendencias de voto, mais questões ufanistas dos paulistanos ( a autoimagem de ser o grande empreendedor do Brasil, a locomotiva da economia, o sangue bandeirante com o sangue europeu etc.) aliado ao preconceito contra nordestinos que marcou por muito tempo o dia à dia dos paulistanos acaba passando a imagem do paulista e paulistano como um chato arrogante e preconceituoso, o que é evidentemente uma generalização grosseira, mas que no bate papo popular é indiscutivelmente real.
 
Última edição:
E só votei na Dilmãe no segundo turno, simplesmente como voto de rejeição ao Aécio
o que demonstra total desconhecimento de um sistema majoritário de eleição de segundo turno, aonde não existe voto de rejeição, apenas endosso de candidato.

Cara, mas existem sim diferenças no modo de governar entre PT e PSDB. Principalmente se usarmos o governo Lula como base, e seus trabalhos sociais.
que seriam inexistentes/ineficientes se o lula não tivesse mantido as bases macroeconômicas sólidas instituidas pelo FHC no seu primeiro governo. E que a Dilmãe erodiu nos últimos 5 anos delapidando a base macroeconômica. Algo que você endossou.

Em momento nenhum você me viu postando aqui que petistas são os paladinos da justiça que farão do Brasil um paraíso na Terra, que Dirceu é injustiçado, etc...
nunca chamei de burro, apenas que ainda está sonhando.

Vi pessoalmente a diferença que 70 reais faz no mês de uma pessoa necessitada, e acho muito bom.
que adivinha só, é a mais afetada pela dilmãe e suas maluquices econômicas.

acorde menino neithan, dilmãe estragou o brasil e tem afundado todo mundo do seu partido na lama, puxada pelo PMDB é claro.
 
o que demonstra total desconhecimento de um sistema majoritário de eleição de segundo turno, aonde não existe voto de rejeição, apenas endosso de candidato.

Meu candidato favorito não foi pro segundo turno. Ou eu escolhia um dos dois ou votava nulo. Não quis anular, escolhi o menos pior, o que menos tinha rejeição. Fui na Dilma, por achar o Aécio um sujeito desprezível e ainda pelo governo Lula e suas políticas sociais, ué.

E como não existe voto de rejeição? Eu que tô sonhando? Ano passado a Dilmãemito só ganhou pela rejeição gigante que Aécio teve. E ela também tinha um índice altíssimo. Milhões votaram em um dos dois mais por rejeição ao rival do que por admiração ao candidato votado.

que seriam inexistentes/ineficientes se o lula não tivesse mantido as bases macroeconômicas sólidas instituidas pelo FHC no seu primeiro governo. E que a Dilmãe erodiu nos últimos 5 anos delapidando a base macroeconômica. Algo que você endossou.

E daí que ele manteve? Alguém falou que deveria ter feito o oposto? O que isso muda o fato do Lula ter colocado o BF pra funcionar? Viaje menos.

E mais uma vez, acho que pela milésima: Também acho o governo Dilma fraco. Ponto. Na próxima se quiser eu desenho. O meu voto do segundo turno foi muito mais contra Aécio do que pró-Dilma. Tá difícil entender isso?

que adivinha só, é a mais afetada pela dilmãe e suas maluquices econômicas.

Olha, continuo vendo comida no prato dessas pessoas. Continuo sem ouvir panelaço e críticas infinitas na periferia. Sinal que quem já passou fome sabe que podia ser muito pior.

acorde menino neithan, dilmãe estragou o brasil e tem afundado todo mundo do seu partido na lama, puxada pelo PMDB é claro.

Éramos Suiça, viramos Haiti. Vdd. E é tudo exclusivamente por culpa da Dilmãe. Vdd também. Agora entendi. Valeu pela aula, fofão. Enxergo outro mundo a partir de agora.
 
Não quis anular, escolhi o menos pior, o que menos tinha rejeição. Fui na Dilma, por achar o Aécio um sujeito desprezível e ainda pelo governo Lula e suas políticas sociais, ué.
como é comprar lebre e levar gato?

E como não existe voto de rejeição? Eu que tô sonhando? Ano passado a Dilmãemito só ganhou pela rejeição gigante que Aécio teve. E ela também tinha um índice altíssimo. Milhões votaram em um dos dois mais por rejeição ao rival do que por admiração ao candidato votado.
porque o voto de rejeição apenas existe no primeiro turno. no segundo turno é um endosso de um dos dois candidatos. É tão difícil entender essa lógica? (isso talvez explica o analfabetismo político brasileiro, mas whatever)

Você não rejeita o candidato A votando no B, você endossa o candidato B em relação ao candidato A. Não existe embate de ideologia política no segundo turno, é embate direto de propostas econômicas e sociais. Você apoia proposta A ou B? "Ãin, eu rejeito menos a B" é a resposta de quem não entende uma pergunta básica e muito menos entende o process eleitoral majoritário no brasil. Você escolhe um dos lados, não existe "rejeição de opção" pq não tem como fazer "repick"

E daí que ele manteve? Alguém falou que deveria ter feito o oposto? O que isso muda o fato do Lula ter colocado o BF pra funcionar? Viaje menos.
E daí?! E DAÍ?! kct, me joga do viaduto do chá mas não faz uma pergunta burra dessas.
Se ele não mantesse você não teria hoje plano real. Sabe o boom economico que puxou o brasil todo para cima, com ou sem BF? não existiria. Qualquer coisa que você tem hoje provavelmente não existira porque teriamos voltado para o meio dos anos 80! inflação digna do zimbabue hoje! Ai adianta dar 70 reais para cada boneco se a sua inflação é de 7% AO DIA?!

eu é que viajei né?
Éramos Suiça, viramos Haiti. Vdd. E é tudo exclusivamente por culpa da Dilmãe. Vdd também. Agora entendi. Valeu pela aula, fofão. Enxergo outro mundo a partir de agora.
e por isso vai chorar né?
 
muito bom o seu post @Felagund , no mais definir o paulistano hoje é algo muito complicado.
Vejo a São Paulo capital de hoje uma grande mistura, nos meus trabalhos por aqui eram raras as pessoas nascidas na capital, mas as que eram nascidas aqui provavelmente tinham pais que vieram de um outro estado ou do interior.
A cidade é uma verdadeira transformação, muitos sotaques, muita gente e muito trabalho, talvez por isso ainda passa a ideia de ser a locomotiva do país.
A ideia do coxinha reaça do @Neithan talvez advém de uma classe média alta de nariz empinado que realmente existe por aqui, mas tá longe de ser a maioria, muito pelo contrário. Esse vídeo é um exemplo legal que pode dar uma ideia disso:

 
Ish ficou nervosa migah.

como é comprar lebre e levar gato?

Uma merda. Mas sinceramente não me arrependo. Só votaria em Aécio se do outro lado tivesse um Everaldo ou coisa similar.


porque o voto de rejeição apenas existe no primeiro turno. no segundo turno é um endosso de um dos dois candidatos. É tão difícil entender essa lógica? (isso talvez explica o analfabetismo político brasileiro, mas whatever)

Você não rejeita o candidato A votando no B, você endossa o candidato B em relação ao candidato A. Não existe embate de ideologia política no segundo turno, é embate direto de propostas econômicas e sociais. Você apoia proposta A ou B? "Ãin, eu rejeito menos a B" é a resposta de quem não entende uma pergunta básica e muito menos entende o process eleitoral majoritário no brasil. Você escolhe um dos lados, não existe "rejeição de opção" pq não tem como fazer "repick"

Isso no seu mundo perfeito. É só fazer um esforço pra lembrar das pesquisas do ano passado por exemplo, e das taxas de rejeição aos dois candidatos no segundo turno. Aécio acima dos 40%, Dilma perto disso. Rejeição muda eleição desde sempre.


E daí?! E DAÍ?! kct, me joga do viaduto do chá mas não faz uma pergunta burra dessas.
Se ele não mantesse você não teria hoje plano real. Sabe o boom economico que puxou o brasil todo para cima, com ou sem BF? não existiria. Qualquer coisa que você tem hoje provavelmente não existira porque teriamos voltado para o meio dos anos 80! inflação digna do zimbabue hoje! Ai adianta dar 70 reais para cada boneco se a sua inflação é de 7% AO DIA?!

eu é que viajei né?

Ô vontade de fingir que não entende. NINGUÉM aqui nega as qualidades do FHC. Nunca vi nem milico petista falando mal do plano real.

Lula fez bem em manter a base econômica do governo tucano, soube aproveitar bem a estabilidade do plano real. Mas fez mais que isso, principalmente na área social. Simples. É realmente difícil compreender isso? Em 2001 o Brasil tinha estabilidade econômica mas dezenas de milhões de miseráveis que passavam fome.


e por isso vai chorar né?

Horrores. Fui no banheiro secar a cara 3x. Meu mundo caiu. Pensando até em começar um discurso de viralatismo e usar camiseta escrito "Morra Dilma sapatona"
 
Não vamos esquecer das pedaladas.


Resumo:

1) Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal.

2) O que Dilma fez com as contas públicas não tem precedentes. A reportagem fala que a situação das contas nos anos Lula nem se compara com que estamos vendo agora. Nada é dito sobre FHC, mas...

3) ... isso deveria ser irrelevante. Se a prática é crime de responsabilidade fiscal, uma impunidade no passado não justifica impunidades futuras - acreditar nisso é fazer malabarismo com a ética.

4) O governo turbinou os gastos sociais de forma insustentável em ano eleitoral - ou seja, o que o governo fez não foi um mal necessário para proteger os gastos sociais que ocorreram normalmente nos anos eleitorais. Além disso...

5) ... mesmo se os gastos sociais estivessem em risco, isso justificaria infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal? De novo, malabarismo com a ética.
 
Engraçado que não faz muito tempo muita gente da esquerda além de discordar do possível impeachment tratava a possibilidade como um devaneio, comparando explicita ou implicitamente com os defensores de intervenção militar...
 
Independente do que pode acontecer, agora os parlamentares terão que repensar o seu "sagrado" e longo recesso parlamentar para defender suas posições.
 
Só pra constar: Alguém aqui duvida que a decisão de Cunha foi puramente motivada por razões políticas? No mesmo dia que o PT diz que vai votar pela cassação dele, o sujeito aprova o pedido de impeachment.

Enfim, isso não faz a mínima diferença se o processo tiver fundamentos. Eu não lembro qual é a argumentação do Bicudo. O que não há dúvidas é que ela cometeu crime de responsabilidade fiscal no passado. A dúvida é se isso pode ser usado como argumento para tirá-la desse mandato atual - já que o crime é do mandato anterior.

Veremos.
 
Gostei dessa que vi no face:

"Peço uma pausa no mimimi para alguns esclarecimentos:

1) Quem apóia o impeachment de Dilma (o/) não vai ficar ofendido se você falar mal de Eduardo Cunha. Quer ajuda? Eu falo também. Bandido, corrupto, feio, chato e bobo.

2) O fato de Eduardo Cunha ser "do mal" não torna Dilma automaticamente "do bem"

3) Não se trata de indignação seletiva. Cunha vai cair, é só questão de tempo. Ele não tem mais como se explicar. Mas Dilma precisa de um empurrãozinho a mais pra largar o osso, o que ainda não é garantia que aconteça. Por isso a euforia de hoje.

4) Vi um argumento ótimo agora há pouco. Se um traficante ligar pra policia pra avisar que a vizinha está sendo estuprada, a denúncia é inválida? A vizinha, no caso é o Brasil, e o traficante, Eduardo Cunha. Adivinha quem é o estuprador? Pois é, estupradores não passarão.

5) Também achamos péssimo que o processo fosse aberto depois de uma chantagem, mas as opções eram: isso ou nada.

6) Não tem golpe nenhum. Parem de repetir clichê bobo. Impeachment foi feito pra tirar presidentes eleitos pela maioria mesmo. Isso é democracia. Se não pudesse tirar é que seria ditadura.

7) Nós sabemos que não é Aécio que vai assumir, aliás sinto informar que não somos apaixonados por ele. Então podem falar mal à vontade.

8) Não precisam mais me mandar pra Miami. Já podem mandar pra Argentina que é mais perto. Pra variar, eles acordaram antes da gente. ‪#‎cambiemos‬

Por enquanto é só, podem voltar a chorar."
 
Corrigindo o que falei anteriormente:

Então o impeachment é pelas “pedaladas fiscais”?

Em parte, sim. Em seu despacho, Cunha afirma que as pedaladas, como ficaram conhecidas a manobras contábeis que consistem em atrasar repasses de verbas do Tesouro a bancos públicos, “podem configurar crime de responsabilidade contra a lei orçamentária. Segundo Cunha, as pedaladas continuaram em 2015 e Dilma teria responsabilidade direta sobre elas.

Fonte
 
#voltamonarquia
126 anos de república das bananas, e indo de mal a pior....
 
"Peço uma pausa no mimimi para alguns esclarecimentos:

1) Quem apóia o impeachment de Dilma (o/) não vai ficar ofendido se você falar mal de Eduardo Cunha. Quer ajuda? Eu falo também. Bandido, corrupto, feio, chato e bobo.

Todo mundo quer esse cliente de banco suíço na cadeia também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo