• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Padre polonês revela ser gay e Vaticano diz que anúncio é grave

E por ser ateu (ou o que for) não posso criticar a Igreja católica? Ela está acima de críticas? Por que? Não entendi porque se sentiu tanto com uma crítica. Não estou preocupado com nada, mas eu ou qualquer pessoa pode e deve criticar sim, afinal tenha 1 ou 1000 anos isso não exime nenhuma instituição de críticas. A partir de quantos anos de fundação que uma instituição não pode mais ser criticada?

Não, ela não está acima de críticas.
Eu mesma tenho um monte de críticas sobre ela e a maioria das igrejas enquanto instituições.
Só que gostaria de entender o motivo dessa revolta toda especificamente com a igreja católica.
Como disse em outro tópico, não vejo nenhuma outra instituição sendo tão criticada quanto a igreja católica, e olha que ela não tem nem um terço do poder que tinha décadas antes do seu nascimento, morfindéu, mais ainda, ela não tem poder algum de decisão na vida nem dos católicos, quanto mais na dos acatólicos, então, qual é? o_O

De forma que, pra mim, isso parece coisa de menino boboca e revoltadinho, que se diverte falando bem do demônio e mal dos padres mas, quando a mãe manda, vai na missa ou no culto e fica bem caladinho e com cara de koo.

Mas enfim, cada um com seus problemas, critica aí vai, se te deixa felizinho.

155250-Twilight-Zone-Rod-Serling-than-pT76.gif
 
Última edição:
Como disse em outro tópico, não vejo nenhuma outra instituição sendo tão criticada quanto a igreja católica, e olha que ela não tem nem um terço do poder que tinha décadas antes do seu nascimento, morfindéu, mais ainda, ela não tem poder algum de decisão na vida nem dos católicos, quanto mais na dos acatólicos, então, qual é?

Eu diria que pelo legado cristão no Ocidente, embora no momento haja uma crítica maior aqui à intromissão dos evangélicos na política.

Contudo, sobre essa notícia, eu já defini minha posição: se não sabe brincar, não desce pro play. :lol:
 
É como de certa forma já postei. Pra alguns (senão muitos!) existe um ranço muito forte com a igreja Católica por causa longo período da Inquisição que provocou um enorme transtorno na história evolutiva da humanidade que dispensa comentários, mas se acham que ela deve evoluir se esquecem que existem várias outras religiões que também necessitam tanto quanto.

Só que seja qual for a sua opção religiosa, evolução não é algo que chega do dia pra noite e não adianta botar pressão. Aliás, se há duas coisas no mundo que demoram um tempão pra mudar e quando fazem é algo bem pequeno de cada vez são: religião e futebol.
 
E uma perguntinha básica (só pra provocar) por que as pessoas não ficam tão "indignadas" com, por exemplo, os dogmas dos muçulmanos ou dos judeus ortodoxos? Bem mais, muito mais, restritivos e discriminatórios do que os cristãos, sejam católicos ou protestantes?

Por mim a religião muçulmana sempre foi muito mais criticada, hostilizada e degradada por quase todo o ocidente do que a religião católica. As vezes injustamente, as vezes não.
O que irrita na religião católica na minha opinião é a pseudo-fé. As pessoas fingem que acreditam, rezam muito, comungam, mas ajudar o próximo ou a comunidade que realmente é efetivo quase ninguém faz.
 
É como de certa forma já postei. Pra alguns (senão muitos!) existe um ranço muito forte com a igreja Católica por causa longo período da Inquisição que provocou um enorme transtorno na história evolutiva da humanidade que dispensa comentários, mas se acham que ela deve evoluir se esquecem que existem várias outras religiões que também necessitam tanto quanto.

Isso é uma coisa que sempre me deixou curioso, quantas pessoas definitivamente foram executadas pela Inquisição?

Há quem diga que, do número total de processos, pouquíssimos foram os que culminaram em pena capital.
 
Isso é uma coisa que sempre me deixou curioso, quantas pessoas definitivamente foram executadas pela Inquisição?

Há quem diga que, do número total de processos, pouquíssimos foram os que culminaram em pena capital.

Pois é, realmente a Inquisição não foi aquela coisa monumental cuja imagem crescemos vendo. Acho que o problema maior seria mais a conversão forçada dos judeus, uma verdadeira sacanagem. (Sim, milhares de pessoas morreram nas mãos da Inquisição. Mas tava pensando no impacto a longo prazo.)

BTW, como o @Calib postou ontem:


Mais sobre o assunto aqui:

http://thecripplegate.com/how-many-people-died-in-the-inquisition/
 
Última edição:
Acho complicado discutir os números exatos da Inquisição, pois os dados daquela época não eram precisos e várias coisas eram feitas as escondidas, mas independente do número de mortos o que não muda foi o legado que a ciência teve um avanço muito mais lento e dificultado graças a ela.
 
Por mim a religião muçulmana sempre foi muito mais criticada, hostilizada e degradada por quase todo o ocidente do que a religião católica. As vezes injustamente, as vezes não.
Concordo, embora não tenha respondido o porquê de, nos tempos atuais, ninguém ficar com esse papo de eles (muçulmanos e os judeus ortodoxos e ultra ortodoxos) terem que "se modernizar" e aceitar gays, mulheres etc como seus iguais.

O que irrita na religião católica na minha opinião é a pseudo-fé. As pessoas fingem que acreditam, rezam muito, comungam, mas ajudar o próximo ou a comunidade que realmente é efetivo quase ninguém faz.
Se for assim, usando seu termo, já encontrei pseudo espíritas, pseudo budistas, pseudo evangélicos, pseudo liberais, pseudo comunistas, pseudo "contra a corrupção", pseudo feministas e tal e coisa.
Isso, essa atitude, de pregar, escrever, falar, condenar alguém sobre algo e fazer o contrário, não é privilégio de católicos. Está acessível a todos e muito bem distribuído por toda a humanidade.
 
Acho complicado discutir os números exatos da Inquisição, pois os dados daquela época não eram precisos e várias coisas eram feitas as escondidas, mas independente do número de mortos o que não muda foi o legado que a ciência teve um avanço muito mais lento e dificultado graças a ela.

Estamos falando da Idade Moderna, certo?
 
Se for assim, usando seu termo, já encontrei pseudo espíritas, pseudo budistas, pseudo evangélicos, pseudo liberais, pseudo comunistas, pseudo "contra a corrupção", pseudo feministas e tal e coisa.
Concordo com você, mas como aqui no Brasil os católicos são maiorias o peso acaba sendo maior.
 
É, essa cambada católica ( :lol: ) é maioria. :lol: Mesmo que a representação já não seja tão forte - vide que hoje estamos mais nas mãos da bancada evangélica, que toma posição ativa -, a instituição ainda se mantém forte.
 
não, maior que as outras religiões.
Foi o que pensei, que você não leu tudo o que escrevi.
Fez como aquele povo do feissbuq e dos portais de notícia, que lê a manchete e já vai digitando a opinião e/ou resposta.

Então, ¯\_(ツ)_/¯
 
Foi o que pensei, que você não leu tudo o que escrevi.
Fez como aquele povo do feissbuq e dos portais de notícia, que lê a manchete e já vai digitando a opinião e/ou resposta.

Então, ¯\_(ツ)_/¯
sim, eu li tudo o que você falou, mas aí descambou né? A gente tá falando de religião e você veio com liberais/comunistas e etc...
Então, voltando apenas para religião, o IBGE mostra isso aí até 2010, como o Bruce falou, o crescimento dos evangélicos é realmente grande.

ibge-religioes.jpg
 
Quando penso nesse tema não dá pra esquecer da era medieval onde as torturas eram tão cruéis quanto.

Ah sim, as inquisições medievais - geralmente resposta aos movimentos heréticos da época, como os cátaros.

Entretanto, dizer que empacou o desenvolvimento das Ciências nesse período... menos, né? Um que o desenvolvimento científico se dava dentro do círculo religioso - escolástica e tal -, e também não dá pra pensar bem no que poderia acontecer, no what if, se os cientistas e estudiosos de então tivessem ficado livres dessa influência, já que a ligação com a religião ainda viria a influenciar o nascimento da Ciência Moderna, por exemplo.
 
Ah sim, as inquisições medievais - geralmente resposta aos movimentos heréticos da época, como os cátaros.

Entretanto, dizer que empacou o desenvolvimento das Ciências nesse período... menos, né? Um que o desenvolvimento científico se dava dentro do círculo religioso - escolástica e tal -, e também não dá pra pensar bem no que poderia acontecer, no what if, se os cientistas e estudiosos de então tivessem ficado livres dessa influência, já que a ligação com a religião ainda viria a influenciar o nascimento da Ciência Moderna, por exemplo.

Discordo. Não era e nunca foi fácil pra qualquer cientista brilhante que tivesse uma linha de pensamento "independente" poder ter liberdade de discorrer com tranquilidade suas ideias e desenvolver seus projetos inovadores com elevado risco de serem rejeitados e sumariamente condenados num tribunal de Inquisição. Galileu Galilei que foi um grande gênio que poderia ter feito muito mais se isso em sua época não existisse e ao menos foi poupado de uma morte prematura por ter sido mais articulado e conseguido algumas amizades mais influentes, o mesmo não se pode dizer de tantos outros nomes que não tiveram a mesma sorte e nem puderam florescer, pois a inquisição foi impiedosa.
 
Não era e nunca foi fácil pra qualquer cientista brilhante que tivesse uma linha de pensamento "independente" poder ter liberdade de discorrer com tranquilidade suas ideias e desenvolver seus projetos inovadores com elevado risco de serem rejeitados e sumariamente condenados num tribunal de Inquisição.

E o que é que eu disse? O desenvolvimento científico estava restrito ao núcleo religioso. Cogitar a independência desse desenvolvimento para o período é ignorar os paradigmas de então. O conteúdo científico preservado pelos gregos, romanos e muçulmanos se encontrava com os letrados de então - os monges, as universidades. Pensar se poderia ir pra frente apesar disso é apenas wishful thinking.

Galileu Galilei que foi um grande gênio que poderia ter feito muito mais se isso em sua época não existisse e ao menos foi poupado de uma morte prematura por ter sido mais articulado e conseguido algumas amizades mais influentes, o mesmo não se pode dizer de tantos outros nomes que não tiveram a mesma sorte e nem puderam florescer, pois a inquisição foi impiedosa.

É bom lembrar que colaboraram para a condenação de Galileu o fato de ele ter tentado forçar sua posição num momento tenso da história da Europa, a Contra-Reforma, sem contar que ele ainda inventa de escrever um Diálogo que ataca a Igreja, bem como reinterpreta as Escrituras - quase todo estudioso é meio teólogo, pelo visto. Ninguém está falando que a Igreja estava certa em fazer tudo isso, mas Galileu, apesar de um mártir da Ciência, não era uma das pessoas mais sensatas de seu tempo - e nem foi sem aviso, até mesmo o Papa Urbano VIII tentou alertá-lo do que poderia acontecer.
 
Sim, de fato todos os cientistas estavam de alguma forma ligados a Igreja, concordo com o Bruce que não dá pra imaginar o que teria sido da ciência se desde sempre a ciência fosse totalmente secular. Fazer isso é mera especulação. Mas esse argumento que alguns usam é fraco (não é o que Bruce usou), que a ciência só se desenvolveu graças a religião, não, não é porque os cientistas eram padres ou bispos que o que motivou a ciência foi a IC. Sim, já vi gente dizendo isso.

E como a Clara diz que ninguém fala dos muçulmanos? Em qual mundo não se criticam os muçulmanos? Na Arábia Saudita mulher nem dirigir pode e vejo muita gente criticando isso, mas o que tem mais influência no Brasil, a Igreja Católica ou as leis sauditas? Os muçulmanos não tem muita atuação no Brasil, já os cristãos...

quase todo estudioso é meio teólogo, pelo visto.

:lol: :rofl: :lol: :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo