• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Padre polonês revela ser gay e Vaticano diz que anúncio é grave

talvez não cara. Acredito que [...]

Se liberassem o celibato [...] mas é impossível provar.

Provavelmente se pegarmos [...]
Claro que isso é um achismo meu, não sei se [...] e nem irei pesquisar.

Não acho que é baboseira. Por mim estou correto no meu ponto de vista [...]

Você tem a mínima noção do que seria um argumento?

Sobre pedofilia, recomendo ler ao menos um post que cheguei a fazer por aqui.

E uma dúvida, se ficasse preso em casa, você estupraria seus pais? Seus filhos? Seus cães? Isso já aconteceu antes e por isso considera normal?
 
Para discutir celibato sacerdotal é preciso estar imbuído de uma mentalidade católica. Não tem sentido algum um não-católico ou um católico "não-praticante" querer discutir o assunto. Isso é uma visão no mínimo protestante, a de que todo fiel tem em mãos a Bíblia, e pode simplesmente interpretá-la e fazer suas decisões a respeito de qualquer coisa. Catolicismo não é assim, os católicos entendem que a Bíblia em si mesma não é um manual de instruções, é muitas vezes obscura ou mesmo contraditória, em si mesma não é a completa Revelação - a Revelação se dá com a Tradição Apostólica, a tradição que passa de pessoa a pessoa e remonta até Jesus Cristo em pessoa, a Bíblia sendo apenas parte dessa tradição. Ora, se assim não fosse, a própria Bíblia não existiria, pois seus livros não foram escritos por Jesus em pessoa, mas pré-selecionados por sacerdotes, e o método de seleção era justamente quais livros seguiam ou não seguiam essa tradição pré-existente. Só imbuído dessa tradição é que o fiel estará capacitado para ler a Bíblia - estão aí de prova os protestantes, com mil e uma igrejas, cada um falando uma coisa completamente diferente.

Nesse sentido, não cabe querer livre interpretar a questão como os protestantes, ou pior, querer puramente racionalizar a questão como um não-cristão qualquer pode fazer. É preciso estudar a tradição de ensinamentos da Igreja, e depois no máximo querer entender teologicamente o problema. Uma fonte inicial iluminadora nesse sentido é esse vídeo, que mostra que sim, o celibato é completamente inerente ao sacerdócio católico.

E não só ao sacerdócio católico, mas também dentro do hinduísmo e budismo o celibato tem grande importância - enfim, nas religiões ascéticas. O problema é que o ascetismo mesmo, indispensável para o entendimento dessas três religiões, é visto como uma via sem sentido pelo homem moderno típico. Aceitando a importância do ascetismo, é possível entender o celibato mesmo a partir de uma cosmovisão ateísta, é o que faz o filósofo Schopenhauer por exemplo (ou mesmo budistas e hindus ateus). Mas claro, aí é um terreno escorregadio, o terreno meramente filosófico, como o sacerdócio católico teria sido originado diretamente da intervenção de Deus na História, essa é uma fonte secundária ou mesmo terciária para abordar o tema.

C0nclusão: o catecismo oferecido pela Igreja tem que melhorar. Não sou religioso hoje, mas novo eu fiz Eucaristia, fiz metade da Crisma (na qual isso já é mais passível de ser explicado) e isso jamais ficou claro para mim.

Mas se é, é, enfim.
 
E uma dúvida, se ficasse preso em casa, você estupraria seus pais? Seus filhos? Seus cães? Isso já aconteceu antes e por isso considera normal?

Não considero normal. O que pra mim é um fato é que o número de padres pedófilos é extremamente grande, maior do que o número de pedófilos no restante da sociedade. Ou existe a pedofilia fora da igreja e ela é mascarada ou a pedofilia dos padres é realmente maior.

Como ACHO que esse número é realmente maior que o restante da sociedade e os padres são todos celibatários, isso me leva a crer que o celibato é um fator que ajuda a despertar a pedofilia neles.

Então meu único ponto de vista é que o celibato ajuda a despertar a pedofilia em pessoas que já tem essa predisposição mas que se tivessem suas vidas sexualmente ativas poderiam não ter a pedofilia despertada, mas não consegui provar, por isso disse que é um achismo meu.
 
Não considero normal. O que pra mim é um fato é que o número de padres pedófilos é extremamente grande, maior do que o número de pedófilos no restante da sociedade. Ou existe a pedofilia fora da igreja e ela é mascarada ou a pedofilia dos padres é realmente maior.

Como ACHO que esse número é realmente maior que o restante da sociedade e os padres são todos celibatários, isso me leva a crer que o celibato é um fator que ajuda a despertar a pedofilia neles.

Então meu único ponto de vista é que o celibato ajuda a despertar a pedofilia em pessoas que já tem essa predisposição mas que se tivessem suas vidas sexualmente ativas poderiam não ter a pedofilia despertada, mas não consegui provar, por isso disse que é um achismo meu.

Ou então pode ser um estilo de vida que atraia pedófilos - parafílicos ou não.

Aliás:

3. Sexual abuse is more pervasive in the Catholic Church than in other institutions.

Sexual abuse of minors is not the province of the Catholic Church alone. About 4 percent of priests committed an act of sexual abuse on a minor between 1950 and 2002, according to a study being conducted by John Jay College of Criminal Justice in New York. That is roughly consistent with data on many similar professions.

An extensive 2007 investigation by the Associated Press showed that sexual abuse of children in U.S. schools was "widespread," and most of it was never reported or punished. And in Portland, Ore., last week, a jury reached a $1.4 million verdict against the Boy Scouts of America in a trial that showed that since the 1920s, Scouts officials kept "perversion files" on suspected abusers but kept them secret.

"We don't see the Catholic Church as a hotbed of this or a place that has a bigger problem than anyone else," Ernie Allen, president of the National Center for Missing and Exploited Children, told Newsweek. "I can tell you without hesitation that we have seen cases in many religious settings, from traveling evangelists to mainstream ministers to rabbis and others."

Part of the issue is that the Catholic Church is so tightly organized and keeps such meticulous records -- many of which have come to light voluntarily or through court orders -- that it can yield a fairly reliable portrait of its personnel and abuse over the decades. Other institutions, and most other religions, are more decentralized and harder to analyze or prosecute.

Fonte: http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/04/16/AR2010041602026.html
 
Pq q tem q melhorar?

Se fiz-me entender errado, não, eu não disse que eu exijo que a Igreja Católica melhore ou que seja do meu interesse. Sou quase indiferente até à própria existência continuada da mesma. Digo "quase" por ser inegável o tesouro cultural que as grandes religiões representam para a nossa civilização.

Mas se ser católico é ter fé na Igreja de Roma como a continuação daquela fundada por Pedro, então os que estão na base evangelizando não estão fazendo o serviço direito e instalando minhocas desnecessárias na cabeça dos catequisandos - que não estão a par disso, convém dizer. Isso acaba contribuindo para a descaracterização da crença católica e até para o aumento da apostasia.

Muitos católicos acabam, por confusão ou por completa ignorância, também tomando a Bíblia como a única fonte da Revelação. Isso tem, a meu ver, duas fontes: a convivência (e até a contra-argumentação) com protestantes e a nossa noção contemporânea, de que o permitido e o proibido, os direitos e os deveres, no plano secular, vêm de leis que estão escritas em papel e estão, portanto, desligadas de qualquer autoridade, mesmo daquela que as criou. Esta contemporaneidade tem feito então város católicos a interpretarem a Bíblia como a "Lei" de Deus na Terra. Ora, mas se um fiel não acha uma resposta nas Escrituras, ou pior ainda, se ele acha algo que vá de encontro à atual doutrina do Vaticano - confusão que pode advir sobretudo de leituras sem olhar histórico do Antigo Testamento, e se, ao mesmo tempo, o fiel não está a par da incompletude da Bíblia como parte integrante da doutrina da Igreja, então ele passa a ter um conflito profundo com a crença que ele próprio professa, o que só pode ter consequências imediatas deletérias para o seu corpo organizado.

Da minha experiência pessoal e da minha observação de vários católicos, e inclusive de muitos praticantes, muitos deles fazem esta confusão. Se a instituição quer preservar sua identidade, finalidade e, dizendo mais, sua própria existência, então ela terá que fazer mais para conscientizar seu rebanho de forma mais coerente.
 
Não considero normal. [...]
Minha dúvida na verdade não se originou do seu achismo, mas da sua afirmação:
"Como o sexo é algo biológico/instintivo, ou seja, a gente tem que fazer, a forma mais fácil e que tem menos chances de dar zica tirando o cinco contra um, é exatamente a pedofilia."

Mas não vale a pena continuar falando nisso, só espero que você não venha justificar casos de estupro com essa afirmação.
 
Ou crie a sua própria religião. Go crazy. Só acho meio surreal essa pressão pela modernização da religião.

As vezes ele acredita mesmo que a Igreja Católica é a Pedra de Pedro, e que o Papa é a única pessoa do planeta que tem Deus no Skype e pode falar com ele quando quiser, uai.

Acho que não tem nada de mais ele ser padre, e ter quebrado o voto idiota de castidade, e assumir que é gay, e ter uma opinião de que a Igreja precisa se modernizar. Nada de errado. Se a Igreja achou que as atitudes dele não são compatíveis com os ensinamentos de Jesus Cristo, então que o expulse da Igreja. Mas aí é só aguentar a pressão popular, que também não tem nada de mais.

Enfim. Não tem nada de mais a Igreja permanecer com suas regrinhas ultrapassadas. Assim como não tem nada de errado em as pessoas quebrarem essas regras e quererem continuar na religião. E não tem problema nenhum, também, as pessoas pressionarem a Igreja para que se mordernize.
 
"Como o sexo é algo biológico/instintivo, ou seja, a gente tem que fazer, a forma mais fácil e que tem menos chances de dar zica tirando o cinco contra um, é exatamente a pedofilia."
sim, essa frase minha ficou muito ruim mesmo, ainda mais fora do contexto, enfim, tentei justificar meu pensamento na resposta acima.
 
Pq q tem q melhorar?

Se fiz-me entender errado, não, eu não disse que eu exijo que a Igreja Católica melhore ou que seja do meu interesse. Sou quase indiferente até à própria existência continuada da mesma. Digo "quase" por ser inegável o tesouro cultural que as grandes religiões representam para a nossa civilização.

Mas se ser católico é ter fé na Igreja de Roma como a continuação daquela fundada por Pedro, então os que estão na base evangelizando não estão fazendo o serviço direito e instalando minhocas desnecessárias na cabeça dos catequisandos - que não estão a par disso, convém dizer. Isso acaba contribuindo para a descaracterização da crença católica e até para o aumento da apostasia.

Muitos católicos acabam, por confusão ou por completa ignorância, também tomando a Bíblia como a única fonte da Revelação. Isso tem, a meu ver, duas fontes: a convivência (e até a contra-argumentação) com protestantes e a nossa noção contemporânea, de que o permitido e o proibido, os direitos e os deveres, no plano secular, vêm de leis que estão escritas em papel e estão, portanto, desligadas de qualquer autoridade, mesmo daquela que as criou. Esta contemporaneidade tem feito então város católicos a interpretarem a Bíblia como a "Lei" de Deus na Terra. Ora, mas se um fiel não acha uma resposta nas Escrituras, ou pior ainda, se ele acha algo que vá de encontro à atual doutrina do Vaticano - confusão que pode advir sobretudo de leituras sem olhar histórico do Antigo Testamento, e se, ao mesmo tempo, o fiel não está a par da incompletude da Bíblia como parte integrante da doutrina da Igreja, então ele passa a ter um conflito profundo com a crença que ele próprio professa, o que só pode ter consequências imediatas deletérias para o seu corpo .organizado.

Da minha experiência pessoal e da minha observação de vários católicos, e inclusive de muitos praticantes, muitos deles fazem esta confusão. Se a instituição quer preservar sua identidade, finalidade e, dizendo mais, sua própria existência, então ela terá que fazer mais para conscientizar seu rebanho de forma mais coerente.

Esse foi o jeito sucinto do ExtraTerrestre responder "tem que melhorar pois hoje as pessoas não entendem bem aspectos do catolicismo".
 
Catecismo (no sentido de atividades que antecedem por exemplo a primeira eucaristia ou ao crisma, 'catequese' talvez seja um termo mais apropriado) serve para ensinar aos interessados o catolicismo. Se as pessoas não entendem, tem que melhorar ué. Você discordando do que não tem o que discordar, bem típico.
 
Não entendi o motivo de tanta gente não-católica e não-cristã ficar com essa história de o Catolicismo Romano ter que se modernizar.
É uma instituição secular, foi a primeira igreja cristã, foi a que deu origem a todas as outras igrejas cristãs existentes (evangélicas, protestantes, ortodoxas etc.) .
Ter um Papa como Francisco já é um avanço fenomenal.
Um Papa declarando que não pode julgar homossexuais que buscam Deus e que o homossexualismo é uma realidade:
Roma - O Papa Francisco admitiu que o homossexualismo é uma realidade encontrada nos confessionários. A questão foi tratada durante o Sínodo dos Bispos. “Nada se falou de matrimônio homossexual no Sínodo. O que falamos é como uma família que tem um filho ou uma filha que seja homossexual deve educar, como se ajuda a essa família a levar adiante esta situação então inédita. Assim, se falou da família e dos homossexuais em relação às suas famílias porque é uma realidade que a todo momento encontramos nos confessionários: um pai e uma mãe que te um filho ou filha assim. A mim já aconteceu diversas vezes em Buenos Aires. E bem, é preciso ver como ajudar a este pai e a esta mãe para que acompanhem a esse filho ou filha”, disse Francisco em entrevista exclusiva para o jornal argentino ‘La Nacíon’.
Fonte

Lembrando também da ocasião que o Vaticano recebeu um grupo de gays católicos e de quando o próprio Francisco, em visita aos EUA, encontrou-se com um velho amigo (e ex-aluno) assumidamente gay.
Isso tudo já é um passo gigantesco no que diz respeito a "modernização " da igreja Católica, e podem apostar que apenas essas pequenas mudanças já devem causar uma celeuma esplendorosa entre os membros conservadores (e eles são muitos) dentro do Vaticano.
Então, aceitem que dói menos, a igreja católica é assim, do mesmo modo que muitas outras religiões são extremamente exclusivistas e preconceituosas com um monte de coisas: mulheres, gays, negros, pessoas da mesma religião, pessoas de outras nacionalidades.

Isso pra não mencionar (e mencionando) as instituições não religiosas.
Como exemplo, cito uma que afeta a vida de pessoas no mundo inteiro, queiramos ou não: as forças armadas norte americanas, que até pouco tempo não aceitava os declaradamente homossexuais em seus quadros (utilizavam a política do Don't Ask, Don't Tell,"não pergunte, não responda") e parece que só agora estão levando a sério o fim do veto ao alistamento e à permanência de transexuais nos quadros da instituição.

Enfim, concordo com quem disse que o padre da notícia está errado em ir contra a regra de celibato da igreja.
Acha que ela é injusta, errada, boba, ultrapassada? Não interessa, é assim desde os primórdios e se você não concorda pode fazer mil outras coisas, não faça parte dela.
Tem vocação para o ministério ou para aconselhar e ajudar pessoas?
Existem mil maneiras de exercer a vocação: professor, missionário, psicólogo, médico, filósofo, pastor etc.
Não estamos mais na idade média em que o conhecimento era restrito à realeza e ao clero, nem a igreja católica tem o poder que tinha cem ou mesmo cinquenta anos atrás.

E uma perguntinha básica (só pra provocar) por que as pessoas não ficam tão "indignadas" com, por exemplo, os dogmas dos muçulmanos ou dos judeus ortodoxos? Bem mais, muito mais, restritivos e discriminatórios do que os cristãos, sejam católicos ou protestantes?
 
Assim, não acho justo alguém que tem vocação pra uma coisa (seja a profissão que for) não poder fazer isso por causa de uma característica intrínseca à pessoa. Se uma escola dissesse que lá não aceitariam homossexuais ou negros ou mulheres apenas porque não acham que tais grupos sejam benéficos pra aquela instituição todo mundo iria se insurgir contra essa discriminação, por que com a IC seria diferente? Mesmo eu não estudando nessa escola eu opinaria contra. Não precisa ser de dentro pra criticar uma decisão discriminatória de uma instituição, menos ainda por causa da antiguidade de tal instituição. Ser antigo não é desculpa pra alguém ou algo ser antiquado. Poderia ser uma instituição da Idade da Pedra que não seria por isso que teria permissão pra fazer merda.

O Papa Francisco se encontrou secretamente com Kim Davis, aquela escrevente que se negou a assinar os papeis de casamento de um casal homossexual. Ele não é tão moderno assim não. Preferia mais um João XXIII com seu Concílio Vaticano II. Que infelizmente não vingou. Ele pretendia modernizar a igreja.

Papa esteve com Kim Davis, ativista contra o casamento gay nos EUA
 
O Papa Francisco se encontrou secretamente com Kim Davis, aquela escrevente que se negou a assinar os papeis de casamento de um casal homossexual. Ele não é tão moderno assim não. Preferia mais um João XXIII com seu Concílio Vaticano II. Que infelizmente não vingou. Ele pretendia modernizar a igreja.

Papa esteve com Kim Davis, ativista contra o casamento gay no

Jura que você vai começar com essa infantilidade de, a cada notícia em favor do Papa você vai colocar uma contra?
Se for assim, por favor me avise que eu já paro por aqui, porque não tô podendo, Rafael. :confused:

Depois, os exemplos do meu post foram pra ilustrar que, as coisas que o Papa Francisco faz e fala já podem ser consideradas um avanço imenso na Igreja Católica Romana e não pra convencer você, Morfindéu ou qualquer outro cabeça dura, de que o Papa "é tão moderno assim".

No mais, ele ter se encontrado com a escrivã, não quer dizer que ele concorda com ela e/ou a parabenizou pela atitude ou algo do tipo, pode ser até ao contrário, como saber? o encontro foi secreto, assim como foi secreto o encontro com o amigo gay e com os representantes de católicos gays.
No fim das contas, a notícia que que você indicou é até bacana porque mostra que ele ouve as pessoas, seja quais forem suas ideologias.
Pensando bem, acho que ele teria paciência até pra te ouvir, Morfindéu. :cool:
 
Você leu a matéria? Nela não pareceu que ele tinha ido conversar pra fazer ela mudar de ideia. Até porque

“Ele me agradeceu por minha coragem e pediu que eu seja forte”.

Ora, não interessa quantos exemplos se dê pra mostrar que ele é moderno, ele é o representante da IC, ele não é moderno. Só mostrei isso. Não sou, nem ninguém daqui que discorde dele é, cabeça dura por ver o óbvio. Ter paciência pra ouvir não significa que se está disposto a ouvir.
 
Você leu a matéria? Nela não pareceu que ele tinha ido conversar pra fazer ela mudar de ideia. Até porque...
Como eu escrevi, não sei, não sabemos o que ele conversou com ela.
Pronto.

Ora, não interessa quantos exemplos se dê pra mostrar que ele é moderno, ele é o representante da IC, ele não é moderno. Só mostrei isso.
E quem deu exemplo de que o Papa Francisco é moderno?
Eu não dei nenhum exemplo assim e nem falei que ele era, ao contrário, disse que a Igreja Católica é uma instituição secular e etc (leia lá em cima se interessar)

E você mostrou o que, fofo, além desse seu palavrório sem sentido de que "A IGREJA CATÓLICA PRECISA SE MODERNIZÁÁÁR!!! :buaa: "
Digo "sem sentido" porque, né? você fica falando pra quem quiser ouvir (e também pra quem não quiser) que você é ateu e não sei o que de igreja ser uma instituição ultrapassada e que os católicos só crêem em Deus porque têm medo e pra pedir coisas, etc.
Se a Igreja Católica não se modernizar o que pode acontecer? Ela vai acabar, óbvio.
E aí? Você, ateu, tá preocupado com o que exatamente?

E, só uma coisa mais, eu não acho o Papa Francisco "múdéérnu", eu o acho tolerante.
Do meu ponto de vista, uma qualidade muito melhor e que infelizmente está em falta em muitos líderes mundiais, religiosos inclusive.
 
Última edição:
Ele disse que ela precisava ser forte. será que essa frase indica que ele criticou a atitude dela? Não parece.

Eu fico falando onde? Quando que eu fico dizendo que sou ateu? Criticar alguma religião é dizer que sou ateu?

E por ser ateu (ou o que for) não posso criticar a Igreja católica? Ela está acima de críticas? Por que? Não entendi porque se sentiu tanto com uma crítica. Não estou preocupado com nada, mas eu ou qualquer pessoa pode e deve criticar sim, afinal tenha 1 ou 1000 anos isso não exime nenhuma instituição de críticas. A partir de quantos anos de fundação que uma instituição não pode mais ser criticada?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo