• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clubes aprovam Sul-Minas com dupla Fla-Flu, e nova reunião é marcada

A Copa do Nordeste e Verde dão vaga pra Sulamericana. Parece pouco, mas foi por um caminho parecido que ganhando um regional certa vez o Paysssandu chegou a Libertadores.

Como não querem acabar com os torneios menores, já que é pra ter alguma coisa como pré-temporada prefiro antes um regional que um estadual onde pelo menos vemos um maior número de jogos entre os grandes clubes.
 
Mas aí regional não tem razão de ser. Não são tradicionais como os estaduais e pra jogos entre grandes já tem 3 campeonatos no ano (Libertadores, brasileirão e copa do brasil).
Quem defende os estaduais defende porcausa da sua tradição. Assim como os ingleses nunca extinguiram a copa da inglaterra mesmo depois do aparecimento da copa da liga inglesa e premier league, porcausa da tradição.


Eu defendo a revisão dos estaduais. Manutenção com fases iniciais apenas com os pequenos enquanto que os grandes entram lá na frente e ocupam no máximo umas 5 datas dos grandes.
Uma mudança pois realmente comercialmente e esportivamente não possuem mais a mesma importância.
Se for pra quebrar relações com o passado e extinguir, então que seja uma decisão final. Os regionais não substituem a carência de tradição do estadual e continuaria sendo um monstro sem propósito no inicio do ano.


O problema no Rio com Fla e Flu é uma coisa a parte pois a FERJ (e as federações estaduais) é um cancer, ainda mais com Eurico de volta.
E esse foi o grande buraco da MP que inicialmente redistribuía as forças de votos nas federações mas foi modificado com força dos deputados ligados às federações.
Mas ainda tenho esperanças que no futuro isso ocorra.
Eu até acho válido essa cisão do FlaxFlu por questões políticas de modificar o modo como as federações funcionam. Mas depois que retorne ao estadual.
 
Última edição:
Mas aí regional não tem razão de ser. Não são tradicionais como os estaduais e pra jogos entre grandes já tem 3 campeonatos no ano (Libertadores, brasileirão e copa do brasil).

Mas enquanto houve uma certa continuidade entre as décadas de 50 e 60 do século passado o Rio-SP foi um regional que até estava se tornando tradicional e com uma quantidade de jogos muito mais atrativos. Não é preciso repetir que o problema é o calendário que não comporta mais.

Se estadual fosse tratado apenas como se chamava antigamente de "torneio inicio", só pra manter a tradição da existência do mesmo, bastava fazer um mero mata-mata de 1 apenas um jogo por fase e rapidamente em menos de um mês liquidava tudo e partia-se pra um regional com jogos mais interessantes.

Quanto a vários jogos entre grandes...

É só ver que na Europa os grandes times de lá não procuram fazer a pré-temporada apenas contra galinhas mortas e apreciam muito jogos entre os mais fortes. Nesse final de semana tivemos Barcelona x Manchester Utd e foi um ótimo jogo.

Por aqui um regional desde que não muito longo, eu poderia até queimar a língua, mas teria tudo pra ser um estágio melhor pra começar mais forte no brasileiro do que os fracos estaduais que podem ter toda a tradição do mundo, mas salvo algumas exceções iludem demais.
 
Mas fazer isso não resolve nenhum dos problemas.
Mantém calendário atolado e sufocado, e mata a unica razão de ser desses torneios de inicio de ano que é a tradição.
 
O principal argumento de haver uma tradição é sua existência e continuidade ao longo do tempo. Conteúdo e tempo de execução não são imutáveis.

Até porque se pegarmos exemplos de outras tradições nenhum Carnaval de hoje é igual ao de 30, 50, 80 anos atrás e nem a tradicional corrida de São Silvestre em SP, ao longo dos anos teve o mesmo número de participantes, quilometragem e horário. Sem falarmos de como comemoramos Páscoa e Natal.

Então dá pra enxugar bem os estaduais e longe de eu querer defender um regional grande. Tem que ser curto também para que o brasileiro pudesse começar em Março e não Maio como tem sido ultimamente.
 
O melhor desse torneio é tirar o poder dos estaduais. Tirando o poder dos estaduais, você tira o poder das federações estaduais (que são aqueles que elegem o presidente da CBF), e coloca poder na mão dos clubes. Depois que o estadual for reduzido, fica mais fácil de acabar com o regional para ficar só Liga, Copa e Libertadores (que é o ideal).
 
Ah, também torço pelo Sul-Minas por poder ser, ao lado da Lampions League, os precursores de uma liga nacional independente da CBF.
 
O melhor desse torneio é tirar o poder dos estaduais. Tirando o poder dos estaduais, você tira o poder das federações estaduais (que são aqueles que elegem o presidente da CBF), e coloca poder na mão dos clubes. Depois que o estadual for reduzido, fica mais fácil de acabar com o regional para ficar só Liga, Copa e Libertadores (que é o ideal).

Pois é, por isso que diferente de qualquer outro país no mundo é mais difícil enfraquecer a CBF, pois existe toda essa retaguarda regional que indiretamente ainda dá força a ela. Enfraquecer essas federações seria realmente um grande passo.
 
O melhor desse torneio é tirar o poder dos estaduais. Tirando o poder dos estaduais, você tira o poder das federações estaduais (que são aqueles que elegem o presidente da CBF), e coloca poder na mão dos clubes. Depois que o estadual for reduzido, fica mais fácil de acabar com o regional para ficar só Liga, Copa e Libertadores (que é o ideal).
Mas isso não enfraquece diretamente as federações.
As federações ainda possuem seu voto lá independentemente se tem estadual ou não. E as federações ainda vão ser montadas com votos de times minusculos com tanto poder quanto times de milhões de torcedores.

No modelo atual de votos, a existência das federações é necessária pela representatividade uma vez que apenas times da série A e B votam na CBF. Times de muitos estados pelo Brasil teria representatividade zero.
Claro que eles não podem ter a representatividade desproporcional que existia no passado e que ainda existe hoje, mas representatividade zero também não é o caminho.

O correto era ter sido aprovado o termo que dá diferentes peso aos clubes que votam na federação local e a cbf ser votada por todos os clubes de todas as divisões, diluindo o voto das federações.

Mas enfim.
O seu caso eu entendo. Você é a favor do fim total dos estaduais. Ok.
Eu não entendo quem quer trocar estadual por regional puramente por trocar ou só pra ter mais times grandes. Isso eu não entendo.
 
O único problema de literalmente todos votarem é cair no mesmo problema da votação das federações. Os clubes nanicos que tem mesmo poder de voto de um gigante e que vota por interesse no candidato que mais lhe passar grana por baixo dos panos.
Melhor é um sistema de votos com peso como era o que se propunha pras federações.
 
Mas na boa.
O que isso resolveria no nosso problema de calendário?
Em vez de estadual vai ter um regional.
Continua ocupando muitas datas, não leva a lugar nenhum, e aí?
Fusa, a questão do calendário é outra. Hoje, os clubes jogam entre 18 e 22 datas de estaduais/regionais, sem contar Copa do Brasil/Libertadores. Isso é muito exagerado. É perfeitamente plausível reduzir esse número pra cerca de 10 ou 12 datas. E aí essas datas que sobram poderiam ser utilizadas, por exemplo, pra cobrir as datas fifa.
O que nos impede de fazer isso? Contratos comerciais! A globo detém os direitos de transmissão dos estaduais e ganha muita grana com propagandas nos horários dos jogos. Quando ela negocia esses espaços publicitários, os valores estarão vinculados à quantidade de partidas transmitidas.

No final das contas, esses regionais são um primeiro passo para tentar se livrar do domínio das federações. Elas também lutam por mais datas, pois correm atrás dos interesses do seu principal cliente.
 
Primeiro semestre com 3 campeonatos. Pq não acaba logo com os estaduais, ou deixa eles só pros times do interior?
 
Estaduais deveria ser só pra reservas e novas promessas mesmo, como o Atlético-PR já está fazendo alguns anos.

Na década de 90 quando havia aquele monte de competições durante o ano, eu adorava o fato do SPFC colocar time B nas competições menores e numa dessas, conquistamos a Sulamericana da época (antiga Copa Conmebol) só com juniores e a conquista foi importante pra que Juninho Paulista, Denilson e Rogério Ceni ganhassem experiência pra assumirem a titularidade logo depois.
 
A CBF não tinha outra opção e teve que aceitar a criação da Liga. Também não estou muito confiante com o campeonato. Uma liga nacional seria mais interessante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo