• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clubes aprovam Sul-Minas com dupla Fla-Flu, e nova reunião é marcada

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Representantes dos principais clubes do Paraná, Minas, Santa Catarina, além de Flamengo e Fluminense, discutem torneio. Novo encontro será no dia 24 de julho

Os dirigentes dos clubes aprovaram e estão confiantes com a possível reedição da Copa Sul-Minas. Na tarde desta quinta-feira, representantes dos principais clubes do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, além da dupla Fla-Flu, participaram de uma reunião em um hotel de Curitiba e iniciaram o planejamento oficial do torneio interestadual. Dirigentes do Grêmio e Internacional não participaram do encontro, mas confirmaram presença para uma nova reunião, que foi marcada para o dia 24 de julho (sexta-feira), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Diante do interesse de Flamengo e Fluminense, a Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já se manifestou contrária à criação do torneio e não crê em aval da CBF para a competição.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O que os mineiros do fórum (@fcm, @Thor, @Ranza, @ExtraTerrestre, @ricardo campos ) acham disso? E os sulistas?

Ña época que esse torneio existiu eu morava em BH, e eu achava o Sul-Minas foi uma boa opção para Cruzeiro, Galo, Inter e Grêmio fortalecerem suas marcas e disputar um torneio mais competitivo que os estaduais, mas se vocês permitirem a entrada do Flamengo e a Globo abraçar a idéia sinceramente estarão lascados pois não é preciso adivinhar quem monopolizará todas as transmissões na tv aberta.
 
Sou contra, o ideal era que as Federações não tivessem tanto poder nem usarem os clubes nanicos como base eleitoral. Não sendo assim, esse FlaFluSulMG se torna uma opção. Opção ruim, mas ainda assim opção.
 
Eu gostei, @Fúria da cidade.
Flamengo e Fluminense elevam o nível da competição. E pro Flamengo e pro Fluminense também acho que vai ser positivo. Federação Carioca tá essa quizumba ainda maior depois que o Eurico retornou, então deixa o cachorro ficar com o osso. Vai ser bem melhor não disputar o Campeonato Carioca, como já haviam anunciado, e disputarem uma competição que tem Galo, Cruzeiro, Grêmio, Inter, Coxa, Furacão, Criciúma, Figueirense, Juventude, Joinvile e América-MG. É muito mais negócio.

Esse tipo de torneio regional tira o poder das federações, e aumenta o poder dos clubes. Pro futebol brasileiro, isso é ótimo. É claro que o ideal mesmo seria não ter nem Estadual, e nem esse tipo de torneio Regional... Mas se é pra sacanear o Estadual, pra ter uma competição de mais alto nível, já é positivo.
 
Eu estou desconfiado porque detonaram a Sul-Minas uma vez e fico pensando se dessa vez estão querendo realmente uma competição mais rentável/melhor nível técnico ou daqui a pouco algum cartola descontente ( arbitragem, divisão de cotas TV etc) mande tudo pelos ares de novo. O sucesso da Copa do Nordeste parece que abriu os olhos da turma/cartolas do sudeste/sul.
 
sou contra a qualquer regional ou estadual.
como já disse em outro tópico, sou a favor de apenas um brasileirão, uma libertadores, uma sul americana, uma copa do brasil e etc o ano todo.
O Brasileiro com séries A,B,C,D,E,F................. quanto mais acima a divisão mais regionalizado, aí os pequenos clubes também jogariam o ano inteiro.
E também sou a favor de seguirmos o calendário europeu, embora isso já tenho perdido um pouco a força, pois chineses e americanos também estão comprando nossos jogadores durante a temporada.
 
Então, eu sou a favor de regionais para os clubes que não disputarem a Libertadores e à redução dos Estaduais a dois (ou um) jogo. Mas acho que as regiões não deveriam ser formadas de forma autônoma e que a CBF deveria interferir para que se formassem as mais equânimes possíveis. Não dá para admitir que se reforme, por exemplo, a Rio-São Paulo, concentrando 8 dos 12 maiores clubes do Brasil. Na minha visão, como já explicitei várias vezes, seriam 5 torneios regionais:

1) Copa do Nordeste, como é hoje;

2) Copa Verde, sem o ES;

3) MG-RJ-ES;

4) Campeonato Paulista (isso mesmo, com SP sozinho);

5) Copa Sul.

Prefiro deixar São Paulo como tendo um torneio só para si por considerar que o Estado é forte demais, pois, além dos 4 times grandes, há vários pequenos tradicionais e outras cidades que podem bancar investimentos em futebol. O Rio tem 4 grandes, mas os pequenos de lá são mais fracos.

E é claro que essa "copa do Sudeste" que eu inventei aí seria a liga mais roubada, a única com 6 dos 12 grandes. Mas, como ao campeonato seria para clubes que não disputam a Libertadores, chances are que em média dois deles estejam ausentes a cada ano.

Mas enfim, foram as regiões que eu consegui imaginar tentando equilibrar quatro variáveis: 1) força futebolística, 2) contiguidade geográfica 3) população total 4) PIB total. Extensão territorial ficou obviamente fora do jogo, mas é que a metade oeste do Brasil, onde não tem muita gente, ficaria muito fraca se fosse dispersa. A alternativa óbvia para o Norte e Centro-Oeste é disputar a fase de grupos e as oitavas/quartas de forma regionalizada, como já é hoje, aliás (mas o torneio é um mata-mata puro). Estes torneios funcionariam também como preliminares da Copa do Brasil, com campeão e vice (e, dependendo, 3° colocado da liga mais bem rankeada) se unindo aos participantes da Liberta a partir das oitavas.

Enfim, se o processo for de baixo para cima, com os clubes negociando em torno só de seu próprio interesse, eu sou contra a formação de regionais. Mas se for de cima para baixo, com a CBF regulando regiões equânimes, daí eu sou a favor.
 
No fundo esse torneio se conseguir sair do papel dá brecha pra ser inflado aos poucos e virar a tão sonhada liga nacional.
 
eu concordo mais com a visão do @fcm...

Prefiro que não existam os regionais, e sim divisões menores regionalizadas... Poderíamos seguir o modelo inglês, lá existem 12+ divisões, claro que aqui não chegaria a isso, mas poderíamos começar com umas 6 tranquilamente.
 
sou contra a qualquer regional ou estadual.
como já disse em outro tópico, sou a favor de apenas um brasileirão, uma libertadores, uma sul americana, uma copa do brasil e etc o ano todo.

Eu sempre fui da posição que se estaduais fossem extintos eu jamais lamentaria, mas eles só resistem ao tempo aqui por força de uma tradição antiga.

E se tivéssemos brasileiro e Copa do Brasil o ano inteiro que seria excelente, no fundo os estaduais jamais seriam extintos se forem embutidos dentro das competições nacionais, pois sabemos que nas séries C e D os times menores tem grandes dificuldades financeiras para viajar pelo país e aí havendo etapas iniciais em nível estadual, fica mais viável.
 
Regionais precisam existir e são uma tendência forte para a substituição gradual dos estaduais. Não falo de uma substituição total, a ponto de decretar o sumiço dos estaduais, mas de uma substituição de importância.
Mas se a coisa nascer como um enjambre sem pé nem cabeça, como essa Sul-MG-FlaFlu, a tendência é que se enfraqueça ou (pior!) comecem a ventilar que isso seria a solução pro nosso futebol. Na minha opinião, está longe disso! A solução deveria passar por algo criterioso. Vejam o exemplo do Nordestão: lá não existe convite, nem vaga garantida por renome, peso da camisa, número de torcedores etc. O critério é técnico, atrelado ao desempenho nos estaduais. Ainda é preciso aprimorar algumas coisas, mas o caminho está dentro de uma ordem lógica.

Pra mim, se é pra copiar esse modelo, que seja de forma bem feita. É preciso que haja separação estritamente regional, sem anomalias como ES jogando no Pará ou MG ou FlaFlu jogando no Sul.
 
Regionais precisam existir e são uma tendência forte para a substituição gradual dos estaduais. Não falo de uma substituição total, a ponto de decretar o sumiço dos estaduais, mas de uma substituição de importância.
Mas se a coisa nascer como um enjambre sem pé nem cabeça, como essa Sul-MG-FlaFlu, a tendência é que se enfraqueça ou (pior!) comecem a ventilar que isso seria a solução pro nosso futebol. Na minha opinião, está longe disso! A solução deveria passar por algo criterioso. Vejam o exemplo do Nordestão: lá não existe convite, nem vaga garantida por renome, peso da camisa, número de torcedores etc. O critério é técnico, atrelado ao desempenho nos estaduais. Ainda é preciso aprimorar algumas coisas, mas o caminho está dentro de uma ordem lógica.

Pra mim, se é pra copiar esse modelo, que seja de forma bem feita. É preciso que haja separação estritamente regional, sem anomalias como ES jogando no Pará ou MG ou FlaFlu jogando no Sul.

Para mim, além de se criar regiões equânimes, é necessário dois critérios:
1) times maiores (os das Séries A e B) deveriam ter entrada automática nos torneios regionais;
2) entretanto, todos os estados de uma região têm que ser representados no regional.

Se 1) entrar em conflito com 2), então 2) prevalece.

Não seria por convite, afinal, vaga nas primeiras divisões é a princípio meritocrático, mas pô, não precisamos ficar jogando torneios com desfechos 90% previsíveis. Igual mineiro todo ano para a final quase sempre ser Atlético x Cruzeiro. Os estaduais poderiam ser feitos em 1 ou 2 jogos, com os dois times locais que mais pontuarem de acordo com o ranking da CBF no ano anterior.
 
Pra mim, se é pra copiar esse modelo, que seja de forma bem feita. É preciso que haja separação estritamente regional, sem anomalias como ES jogando no Pará ou MG ou FlaFlu jogando no Sul.

Concordo que se deveria manter a isonomia geográfica como é no mapa.

Mas quando se recai no Sudeste, aí ocorre o velho problema do ego inflado de SP e RJ, o primeiro alegando ter um estadual que sozinho é tão forte e competitivo quanto os outros regionais e o outro muito mais por uma história e charme de um passado que não volta mais.

É muito mais fácil pedir pra MG e principalmente o ES (que não tem absolutamente nada a perder !!) se desligarem completamente de seus estaduais pra uma disputa de Copa do Sudeste, que RJ e SP que ainda são muito arraigados a seus universos, ainda mais por deterem a maior força midiática do país.
 
Mas na boa.
O que isso resolveria no nosso problema de calendário?
Em vez de estadual vai ter um regional.
Continua ocupando muitas datas, não leva a lugar nenhum, e aí?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo