• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livros de colorir para adultos

Eu adoooooooro <3 comprei um livro desses pra minha mãe, invejei e comprei um pra mim. Aí pintamos eu e minha mãe, com os lápis de cor da minha irmã hahahahahaha =]
 
Livros de colorir levam amor e ódio ao mercado editorial
ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER DE SÃO PAULO
26/05/2015 02h30

O mercado editorial expandiu a cartela de cores para além dos tons de cinza: 11 dos 20 livros mais vendidos no Brasil são livros de colorir para adultos, numa lista dominada por títulos como "Jardim Secreto" (750 mil cópias em seis meses) e "Mãe, Te Amo com Todas as Cores".
Há discórdia sobre o ranking –feito na semana de 11 a 17 de maio pelo portal PublishNews (o levantamento, com 12 livrarias, é referência no meio). Vide a reação quando o editor do site, o consultor Carlo Carrenho, provocou no Facebook: "E um livro para colorir com textos de Paulo Coelho e ilustrações de Romero Britto?" –teve quem ameaçasse suicídio com "faquinha de rocambole".
Editor-executivo da editora Record, Carlos Andreazza capitaneia uma "campanha pela maioridade intelectual". "Minha questão é apenas conceitual: caderno de atividades não é livro. Logo, não deve estar na lista de mais vendidos."
Na lista de mais vendidos que publica aos sábados, a Folha excluiu os livros de colorir, assim como já fizera com os de autoajuda. Outros rankings tradicionais, como o da revista "Veja", tampouco consideram os títulos de colorir.
Pedro Herz, diretor-presidente da Livraria Cultura, critica o que chama de "moda passageira". "Oxalá mude. Amanhã será livro de sudoku. Passatempo um pouco mais inteligente, não?", ironiza.
Tanto Herz quanto Andreazza associam o fenômeno à educação deficiente, o que afeta o público leitor do país. O curioso é que suas respectivas casas, a Record e a Cultura, estão por cima da carneseca com o "boom" colorido.
O grupo editorial já vendeu 260 mil obras do gênero. E a conta só aumenta, diz Rafaella Machado, editora do selo Galera (para jovens adultos). Ela lembra da infância tingida pela Disney: "Pintava os '101 Dálmatas' de cores vibrantes, nunca os deixava brancos".
A paixão por colorir espichou com ela, que lança "Ateliê Fashion", para o qual desenhou 40 estampas "no prazo louco de uma semana".
Rafaella encara como "tolice elitista protestar contra qualquer hype. Esses livros atingem quem lê no máximo um livro por ano"

'GATOTERAPIA'
Carrenho faz eco: "Não é o cara que parou de ler Guimarães Rosa. É o cara que joga Candy Crush e agora está mais perto da livraria". E descartar essas obras do ranking "abre precedente perigoso", afirma. "Se só tiver livro de padre e você é ateu, vai fazer uma lista só com os livros favoritos?"
"Não é que uma obra literária venderá menos. Mas, bem antes, nem sequer terá chance de competir", rebate Andreazza. Crítica similar faz o cinema independente contra o domínio de blockbusters nas salas.
Desde março, a editora Alaúde imprimiu 400 mil cópias da coleção "Arteterapia" ("Gatoterapia" incluso). Descritos como "desestressantes", foram o estimulante perfeito aos negócios. "A impressão é que o que for lançado vai vender. E bem", diz a editoraexecutiva Ibraíma Tavares.
De "Colorindo o Mundo Fashion Relaxe com Estilo", da ex-modelo Claudia Liz, a "Suruba para Colorir", com Laerte, a onda não arrefece.
Vira até piada –de "Pintinho", tira da jornalista da Folha Alexandra Moraes. "Pinte o Pintinho Livro de Colorir e Atividades de Estresse", previsto para junho, sugere dar um "banho de loja" na dona Pinta e "colorir os sacos de dinheiro que ela pegou emprestado com juros de 30% para pagar essas extravagâncias".
"A necessidade de afirmar uma 'maioridade intelectual' contra livros de colorir, Romero Britto e 'BBB' prova que provavelmente nunca chegamos a ela. Colorir não vai nos fazer tão mal...", diz Alexandra.
O psicanalista Jorge Forbes concorda. "As pessoas não se infantilizaram. Elas estão angustiadas. Ora, colorir deixa a cabeça solta. É como ir ao concerto ou fazer tricô feito as mulheres de antigamente."

COLORINDO O MUNDO FASHION RELAXE COM ESTILO
AUTORA Claudia Liz
EDITORA Editora Nacional
QUANTO R$ 27,90 (96 págs.)
LANÇAMENTO 8/6, às 19h, na Livraria Cultural do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, tel. 1131704033)

PINTE O PINTINHO LIVRO DE COLORIR E ATIVIDADES DE ESTRESSE
AUTORA Alexandra Moraes
EDITORA Lote 42
QUANTO R$ 29,90 (64 págs.)
LANÇAMENTO fim de junho

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustr...-levam-amor-e-odio-ao-mercado-editorial.shtml

Algumas considerações:
1) Sempre achei o Pedro Herz um babaca. Toda vez que ele abre a boca, ele prova isso.
2) A ideia dos livros de colorir, essa arte-terapia para um mindfulness, começou bem, com desenhos que realmente pedem a atenção do leitor. No entanto, já ando encontrando por aí exemplos desnecessários à la revistas infantis do mesmo segmento.
3) Não me impressiona que as pessoas tenham feito uma bagunça com isso - vide como a psicanálise e a psiquiatria e as técnicas de meditação foram deturpadas, o que não significa que não são válidas ou desnecessárias.
 
Quais desses livros com desenhos que prendem a atenção vc recomendaria, @Bruce Torres ?? ^_^

Olha, @Lizzie , antes mesmo de explodir essa onda dos livros de colorir, eu já vinha acompanhando a ideia das mandalas - não uso. Prefiro imaginação ativa e meditação, embora ainda esteja longe de conseguir fazer por muito tempo. A defesa do Jung das mandalas envolvia o fato de que a simetria que levava ao centro era um espelho da nossa própria mente, a mandala toda representando o self, nossa totalidade. São passos paulatinos que damos em direção à nossa interioridade - vide que toda mandala apresenta um centro para onde os pontos extremos apontam.

É por isso mesmo que eu defendo esses livros: o exercício de interioridade é algo necessário em nossa sociedade. Mas assim como não se pode fazer meditação pela meditação, sem tentar ver além do resultado prático e instantâneo, pintar por pintar não é algo que ajude muito tampouco. Por isso, creio que livros que usem desenhos mais complexos - Fantasia Celta, Mil e Uma Noites, Floresta Encantada, Jardim Secreto, Mindfulness - são preferíveis. Quanto mais complexo, quanto mais desafiador, melhor. Porque você precisa de foco, e a mente se mantém focada enquanto houver um desafio - felizmente, exercícios de mindfulness já trazem implícito o prazer da ação e a satisfação posterior.
 
Vou dar um da hora de capa dura pra minha namorada dias 6, e vou dar um jogo de lápis de cor também.
 
Outro dia presenciei uma conversa bem contraditória. Duas pessoas discutindo qual a melhor maneira de colorir: lápis de cor ou canetinha? Uma das duas defendia que a canetinha é mais eficiente, dá pra colorir mais rápido e melhor.

Mas o propósito do negócio não é combater o estresse? Por que procurar a forma mais eficiente de fazer algo que por si só é inútil? Daqui a pouco vamos ver anúncios de cursos de como colorir, técnicas para melhorar o uso das cores, ou até de pessoas que colorem por você, com preços variando dependendo do número de cores, prazo para entrega, uso de canetinha ou lápis etc.
 
Outro dia presenciei uma conversa bem contraditória. Duas pessoas discutindo qual a melhor maneira de colorir: lápis de cor ou canetinha? Uma das duas defendia que a canetinha é mais eficiente, dá pra colorir mais rápido e melhor.

Mas o propósito do negócio não é combater o estresse? Por que procurar a forma mais eficiente de fazer algo que por si só é inútil? Daqui a pouco vamos ver anúncios de cursos de como colorir, técnicas para melhorar o uso das cores, ou até de pessoas que colorem por você, com preços variando dependendo do número de cores, prazo para entrega, uso de canetinha ou lápis etc.

É, muitas pessoas desvirtuaram completamente o sentido do negócio.
Por isso, entre outras coisas, aqueles vídeos e comentários tontos que fazem, avacalhando os livros de colorir. =/


No que me diz respeito, as perguntas que esse moço do vídeo faz: se os livros de colorir são literatura (é óbvio que não, ele mesmo chega a essa conclusão) e se os livros atividades estão "roubando" os espaço dos livros "de verdade" nas vendas, pra mim também é óbvio que não.
Continuo comprando livro "de ler" normalmente, como sempre comprei e conheço várias pessoas que nunca compraram livros e agora estão comprando esses de colorir.
Então, resumindo, é bom pras livrarias e pras editoras, mas pro mundo da literatura essa moda não fede nem cheira.
 
Eu estava pintando o meu de lápis de cor, mudei pra canetinha pq acho que fica mais bonito. Questão de gosto mesmo! Uma hora pinto um pedacinho aqui, outra hora pinto outro pedacinho ali e assim vou indo. =]
 
Eu estava pintando o meu de lápis de cor, mudei pra canetinha pq acho que fica mais bonito. Questão de gosto mesmo! Uma hora pinto um pedacinho aqui, outra hora pinto outro pedacinho ali e assim vou indo. =]
Fora que a canetinha dá uma textura bonita na pintura.
Ela fica parecendo aveludada, sei lá. =]
 
Olha, @Lizzie , antes mesmo de explodir essa onda dos livros de colorir, eu já vinha acompanhando a ideia das mandalas - não uso. Prefiro imaginação ativa e meditação, embora ainda esteja longe de conseguir fazer por muito tempo. A defesa do Jung das mandalas envolvia o fato de que a simetria que levava ao centro era um espelho da nossa própria mente, a mandala toda representando o self, nossa totalidade. São passos paulatinos que damos em direção à nossa interioridade - vide que toda mandala apresenta um centro para onde os pontos extremos apontam.

É por isso mesmo que eu defendo esses livros: o exercício de interioridade é algo necessário em nossa sociedade. Mas assim como não se pode fazer meditação pela meditação, sem tentar ver além do resultado prático e instantâneo, pintar por pintar não é algo que ajude muito tampouco. Por isso, creio que livros que usem desenhos mais complexos - Fantasia Celta, Mil e Uma Noites, Floresta Encantada, Jardim Secreto, Mindfulness - são preferíveis. Quanto mais complexo, quanto mais desafiador, melhor. Porque você precisa de foco, e a mente se mantém focada enquanto houver um desafio - felizmente, exercícios de mindfulness já trazem implícito o prazer da ação e a satisfação posterior.

Ah Bruce, isso varia. Eu escolhi um novo livro, até postei a foto aqui, com desenhos bem mais simples. Eu tava com tesão no Fantasia Celta, mas os desenhos eram muito, muito complexos. E eu sou perfeccionista, preciso de equilibiro de cores e tonalidades (#virginiana). Na hora eu percebi que, pra colorir aquele livro, eu ia precisar de muitas, muitas canetinhas. Não tinha dinheiro pro jogo de 42 canetinhas. Então folheei os livros que tinham e escolhi aquele que tinha desenhos simples, porém que exigissem que eu desse bastante atenção pra que eles ficassem o mais reais possíveis. Isso é um exercício mental pra quem se dispõe a fazê-lo. Não sei se você viu o desenho que eu postei no facebook, da moça com cabelo de flores. Na hora que eu vi, imaginei uma moça negra com cabelão afro. E aí me concentrei em tornar o tom de pele dela o mais parecido possível com o real, misturei uns 4 tipos de marrom diferentes pra dar a cor perfeita. Tentei não repetir muito as cores das flores também e ainda tinha que escolher o preto do cabelo.
A questão do foco, da concentração, não depende da complexidade do desenho. Eu acabei percebendo que desenhos de mandalas não me satisfazem mais, porque eles são abstratos. Meu foco agora é deixar um desenho o mais real possível. É um trabalho diferente do esperado das pessoas.
 
Ah sim, @Lissa , mas tava puxando a sardinha para um esquema jungiano mesmo, rs. Mas nem por isso desconsidero a validade dos demais livros, mesmo porque, como você bem disse, ao ver uma imagem, você já conseguiu visualizar como ela teria um formato final. Contudo, nem todo mundo consegue isso de cara justamente por um esforço mental ao qual não estão habituadas - para essas pessoas, Fantasia Celta, etc., são um ótimo início pois vão desenvolvendo o mindfulness delas, já que hoje em dia essa percepção do indivíduo (a meta da individuação) vive sendo desgastada pelas necessidades e exigências cotidianas. Então, resumindo, a minha recomendação é por algo que atice e desenvolva paulatinamente o foco, mas se a pessoa sentir que pode ir além, por que não? É como meditação: você começa com 5, 10, 15 minutos. Aí um dia, quem sabe, você não consegue até ficar assim por uma semana inteira? ;-)
 
Comprei o Floresta Encantada e o Jardim Secreto com o dinheiro que ganhei do pai pra comprar um presente de aniversário pra mim. A ideia era que eu e a @Elizabeth Potter podíamos pintar juntas, mas acho que ela gosta mais de desenhar :hihihi:
Enfim, eu curto bastante pintar e já pintei vários desenhos, me perco no meio de tanta folha :rofl:
11168389_898269216912658_8939215026586013224_n.jpg
11750724_910956732310573_7929324253522160102_n.jpg
11760313_913797825359797_8750159716866143778_n.jpg
Também vi o pessoal comentando aqui que "isso é coisa de mulherzinha" e pra quem diz isso, ficar a dica do Instagram do Macho Também Pinta onde SÓ TEM DESENHO PINTADO POR HOMENS!
Obrigada. De nada!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo