• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILERS] As teorias de Azor Ahai

Tapoka

Usuário
Chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. Nessa hora de terror um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele"

Quem foi Azor Ahai?

Azor Ahai foi um herói que viveu a cera de oito mil anos antes de Aegon Targaryen, o Conquistador.
Diz sua lenda que durante A Longa Noite, enfrentou os Outros e derrotou-os com sua espada flamejante, chamada Lightbringer.

Y3TMw8r.jpg


Os boatos antes do Episódio de ontem da série (Hardhome) eram de que, a ressurreição de Azor Ahai já havia acontecido e o mesmo era Beric Dondarrion, como vimos no Episódio 5 da Terceira Temporada, onde usa uma espada flamejante e ressuscita para lutar contra Clegane. e mesmo sendo ferido gravemente, se levanta.
zKjjOeo.jpg


Mas, os papéis mudaram este domingo, quando Jon Snow reuniu sua coragem e enfrentou o Outro bravamente, o derrotando em uma luta.
jEoDSF9.jpg

Parece que o nosso titio Martin adora nos ver criando essas teorias loucas, né?!
Jon seria um ótimo Azor Ahai, na minha opinião rsrs.
Vamos esperar os próximos episódios pra ver o desenrolar...
Obs: evitem spoilers dos livros, vamos comentar sobre a série!
 
Alguém aqui já imaginou o Beric ser o AA? :lol:

E não vi nada domingo que credencie Jon a ser o AA. As evidências estão nos livros, aí sim. Melisandre vendo ele no fogo, por exemplo. Ele só matou o White Walker por estar portando uma espada de aço valiriano, não por ser o AA. Até porque a Garralonga dificilmente seria a Luminífera.
 
Ontem vi um homem se levantando contra um White Walker, coisa que poucos (ou nenhum) fariam. Dando referência ao AA.
Acho que a batalha no fim do ep foi necessária pra animar a temporada (com Jon vs WW) e pra dar mais apoio à teoria dele ser o AA (lutando contra o WW).
 
Sam matou um WW. Ele é o AA?
** Posts duplicados combinados **
Gente, vamos fazer uma coisa? Bota um aviso de SPOILERS LIBERADOS nesse tópico, pufavô. Não quero ficar botando spoilerzinho o tempo todo.
 
Se entendermos a profecia literalmente não vemos muitos fatos sobre Jon ser o AA no episódio passado, mas fica bem claro que houve um flerte com a profecia.

Como o Neithan disse, o livro fornece mais evidência do que apareceu na série até então, mas acredito que pelo que já foi mostrado há um grande indício (talvez não baseado em fatos, mas em atitudes) de que Jon é o AA.
 
Mas falando sério agora: Sonhos, visões e profecias no mundo de Martin, aparentemente, sempre são metafóricos. E se o AA também for uma metáfora? E se não for necessário alguém nascer líder, mas apenas querer ser líder? Nesse sentido, Jon, Stannis e Daenerys todos podem ser AA.
 
Mas falando sério agora: Sonhos, visões e profecias no mundo de Martin, aparentemente, sempre são metafóricos. E se o AA também for uma metáfora? E se não for necessário alguém nascer líder, mas apenas querer ser líder? Nesse sentido, Jon, Stannis e Daenerys todos podem ser AA.
Sim, mas no exemplo do Azor Ahai há elementos da profecia que de fato aconteceram:

Chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. Nessa hora de terror um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele"

Faz mais sentido ser o Jon, porque ele já está na Muralha cujo objetivo é conter os WW e é a pessoa que está mais empenhada na luta contra eles.
 
Pessoalmente esperava, no ponto em que estamos, já estar sabendo mais da magia e seres sobrenaturais do mundo do Martin. Nos livros ficamos sabendo de alguns lugares aonde algumas informações podem ser obtidas, mas não houve espaço para mostrar o bastante pra eu conseguir imaginar algo.

Desde que comecei a ler (e a ver) o autor deixou a história tão grande que especulei se não terminaria mostrando o possível dentro do ritmo da vida e que muitas respostas não seriam alcançadas naturalmente (afinal o ritmo da vida e principalmente a vida caótica de westeros é cheia de becos sem saída).

Então particularmente me interessava a conexão e a necessidade de haver uma espada para haver a profecia e que o autor poderia estar tratando de um embate de forças, entre duas forças sobrenaturais do fogo e do gelo, como entidades que não ligam para os humanos que é típico de westeros e que os tratasse como peões ou canalizadores.

E que numa dessas poderia ser uma espada que concedesse a força de demônios (ou de divindades) ao portador que se colocaria naquele papel ou posição para no fim de tudo colocar frente a frente dois inimigos ancestrais, de longa data que lutam periodicamente.

Então não sei, pra mim poderia ser uma reencarnação plena de um espírito poderoso recordando a memória ao receber a espada em mãos e poderia ser também a possessão de um guerreiro pelo mesmo poder do espírito que animava Azor. Outra possibilidade seria algo apenas no plano simbólico.

Ultimamente estou preparando para também não me decepcionar se a série não quiser mostrar o embate final.
 
Sim, mas no exemplo do Azor Ahai há elementos da profecia que de fato aconteceram:

Chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. Nessa hora de terror um guerreiro retirará do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a pegar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá perante ele"

Faz mais sentido ser o Jon, porque ele já está na Muralha cujo objetivo é conter os WW e é a pessoa que está mais empenhada na luta contra eles.

Só não sei o que Jon Snow tem a ver com "o fogo". Acho que é mais um caso de interpretação que não deve ser literal, já que sabemos que não é apenas literalmente o fogo que fere os WW, mas tb o vidro de dragão e o aço valiriano, ou seja, tudo o que remete a Valíria e, portanto, os Targaryen.
 
É dito pelo Mestre Aemon, se não me engano, que Rhaegar acreditava que ele seria o pai do Príncipe Prometido, já que ele era bem ligado a profecias. Se levarmos em conta R+L, faz ainda mais sentido Jon ser AA.
 
Pelo jeito até chegar no fim vou analisar o que Melisandre diz, que a luminífera aparecerá depois de um sacrifício lancinante antes de apontar o seu novo dono como o fez da outra vez (a espada será também um peso para o guerreiro).

Ela vem tentando recriar a espada por meio de feitiços inferiores do método usado para a espada original uma vez que ela ainda não encontrou sacrifício com valor suficientemente alto. Possivelmente a própria interpretação dela da profecia pode ser uma perversão.

A medida que a situação de Westeros piora a chance de algo desesperado e horrendo ocorrerem novamente aumentam. Todas as condições estão se reunindo. Todavia apesar de ninguém querer ser Nissa muitas pessoas começam a ocupar no palco a posição das peças do passado incluindo a de Nissa e pode ser que um dia a história venha a se repetir.

Melisandre possui uma relação maculada com Stannis então acredito que por isso ela tem insinuado que não daria certo cravar a espada no peito dela. Ela tem buscado vítimas mais puras (também pela linhagem) ao mesmo tempo em que procura alguém com o perfil de Azor. Jon parece ser um dos candidatos e como ela faz de rotina diz oferecer prazeres além dos humanos em troca. A conferir.
 
  • As lágrimas de Bowen Marsh ao matar Jon seriam o sal do qual a profecia fala.
  • Quando Melisandre procura Azor Ahai em suas chamas, ela vê apenas neve (snow).
  • Jon tem um sonho no qual luta contra os Outros usando uma espada de fogo.
  • Se Jon for filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, ele tem sangue de dragão. Também viria da linhagem de Aerys e Rhaella.
  • Jon escolheu seu dever na Patrulha da Noite ao invés do amor de Ygritte, e acabou sacrificando-a de certa forma depois. Isso faz lembrar a história de Azor Ahai e Nissa Nissa.
Sim, copiei da wiki.gameofthronesbr

De todas as teorias da página ( http://wiki.gameofthronesbr.com/index.php/Azor_Ahai_(Teorias) ), Jon Snow é o que mais se encaixa.
 
Daenerys renasceu em fumaça e lágrimas durante o cometa vermelho.
 
Pois é, Daenerys é a resposta mais 'manjada', e todas características são eventos relativamente significativos e claros. Diferente do Jon Snow, já que é forçar a barra dizer que Ygritte seja Nissa Nissa, ou sem graça que a estrela vermelha que sangra no céu é a estrela do escudo de um cavaleiro qualquer manchada de sangue...

Isso se essa interpretação está correta. Talvez Jon Snow, quando voltar à vida, aí sim renasça como Azor Ahai, e aí sim teremos sinais mais plausíveis. E depois disso tenhamos uma Nissa Nissa apropriada (Arya? Ghost? Melisandre?) e o nascimento de dragões (dragão de gelo?).

Mas voltando, Daenerys é tão 'manjada', inclusive personagens falando claramente que Daenerys é Azor Ahai (Aemon, Benerro) que parece 'bom demais pra ser verdade'.
 
Ou então a profecia não é para ser literal. Azor Ahai precisa ser alguém comprometido com a luta contra os WW - e Daenerys, até onde sabemos, está cagando para o assunto. Só Jon e Stannis sabem do real perigo.

Aliás, quando penso que só faltam dois livros, não consigo ver caminhos razoáveis para Daenerys e seus dragões se meterem na luta contra os WW.
 
Tudo bem, não deve ser literal, mas não acho legal uma profecia que deve ser interpretada com base minúcias e fatos irrelevantes. Assim, por exemplo, se a interpretação falasse de um "lobo que sangra", poderia ser um lobo literal, ou poderia ser um Stark, mas para mim seria desagradável se o lobo em questão fosse uma gravura qualquer que estava em cena por acaso e fora manchada de sangue....
 
Tudo bem, não deve ser literal, mas não acho legal uma profecia que deve ser interpretada com base minúcias e fatos irrelevantes. Assim, por exemplo, se a interpretação falasse de um "lobo que sangra", poderia ser um lobo literal, ou poderia ser um Stark, mas para mim seria desagradável se o lobo em questão fosse uma gravura qualquer que estava em cena por acaso e fora manchada de sangue....

Mas de que minúcias e fatos irrelevantes você está falando? Coisas tipo as lágrimas de Bowen Marsh?
 
Coisas desse tipo, em especial sobre o que seria o cometa vermelho no caso de Jon ser Azor Ahai. E as lágrimas também, mas elas tem pelo menos o atenuante, porque quando Aemon acreditava que Rhaegar era Azor Ahai, ele interpretava o sal como as lágrimas da tragédia de Solarestival. Apesar do atenuante, também acho que as lágrimas de Marsh seja uma interpretação baseada em minúncia sim, não se compara às lágrimas de uma grande tragédia.
 
No fundo, se alguém tenta encontrar detalhes para encaixar perfeitamente na profecia, vai acabar incorrendo no erro (na minha opinião) de interpretar literalmente algo que não deve ser literal.

Eu falei de Daenerys, mas tb não acho que ela seja AA. Como já disse, não consigo ver até agora nada que a motive ir para Westeros - quem dirá para enfrentar WW. Aliás, uma dúvida minha é pq diabos o povo de Asshai se interessa em AA? Os WW eram um problema de Westeros, nunca ameaçaram Essos, muito menos Asshai.

Enfim, acho que Jon Snow pode ser sim AA, não por se encaixar na profecia, mas por ter um comprometimento sério com a Patrulha. Ninguém nasceu como AA, ao meu ver.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo