• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Governo define que classe média tem renda entre R$ 291 e R$ 1.019

Apesar do nome "classe média", eu achava que o cálculo era feito através de mediana e não de média de renda per capita do brasileiro.
Com média há esse efeito que você menciona de surpreender a todos por mostrar que em média o brasileiro ganha isso, mas maquia ao dizer que essa linha seria a linha ideal de vida e só alguns estão abaixo.
Com mediana você define bem a diferença de renda entre o mas rico e o mais pobre e consegue enxergar de fato quanta gente está abaixo dessa linha, evidenciaria a desigualdade social e definiria uma linha de renda melhor como meta pro futuro.
Na verdade o melhor seria buscar aproximar o máximo possível a média da mediana nesse caso.


Mas enfim.
É o de sempre.
Usa-se a matemática com as fórmulas que são convenientes.

A alternativa da mediana está exposta no relatório também. E nesse ponto ele enfatiza que não houve recuo da desigualdade social no Brasil nos últimos anos.

É por essas coisas que o ponto de vista da @Seiko-chan é tão pertinente. Não basta apenas ver um ponto de vista de determinado tema e tomá-lo como verdade absoluta. As redes sociais, que priorizam a velocidade da comunicação, em geral não se preocupam muito com a qualidade do que se transmite. Boatos, falácias, mentiras, injúrias, tá cheio de tudo isso nos 4 cantos da internet. E nisso eu incluo os grandes portais de notícia como o G1 e a Folha, por exemplo. Pra não dizerem que eu só meto o pau na mídia de direita, sites como Brasil247 e Pragmatismo Político também não são confiáveis.
Eu conheço um monte de gente que não lê a Veja (ou o seu oposto, a Carta Capital) e o meu conselho pra eles é que leiam as opiniões contrárias às suas porque é só através da diferença que se chega à construção do senso crítico.
 
Exatamente por isso o valor da mediana ficaria muito menor. E se todos já se surpreenderam com quão baixo ficou a classe média, ficariam muito mais se fosse utilizada a mediana...
That's the point: a realidade é pior do que parece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo