• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doping de Anderson Silva

Turgon

Mugiwara no Ichimi
O que muitos acreditavam que não fosse possível acontecer, aconteceu.
______

O caso de doping de Anderson Silva, uma reviravolta dois dias depois de o brasileiro voltar ao UFC com vitória sobre Nick Diaz, ainda terá muitos desdobramentos. Pego com duas substâncias anabólicas no organismo, o brasileiro terá de se explicar à Comissão Atlética de Nevada, podendo se defender e tentar evitar uma punição que pode chegar a um ano de gancho.

Para destrinchar e explicar ponto a ponto tudo o que envolve o caso do brasileiro, o UOL Esporte explica abaixo os detalhes que levaram ao flagra, o funcionamento das substâncias encontradas no corpo de Anderson e os papéis do lutador e do UFC antes e depois do doping vir a público. Também responde a uma questão que ficou pendente: o UFC sabia do doping antes do UFC 183?

- Quem realiza os testes?
A responsabilidade pela realização de testes antidoping não é do UFC, mas das Comissões Atléticas, órgãos que funcionam como o que no Brasil seriam as confederações e que regulamentam o esporte. Neste caso, com a luta sendo realizada em Las Vegas, foi a Comissão Atlética de Nevada que supervisionou a preparação de Anderson Silva.

- O que são os testes surpresa?
Desde 2014 as principais comissões atléticas dos Estados Unidos intensificaram a realização de testes surpresa. São por meio deles que é possível constatar se os lutadores estão usando substâncias ilícitas durante os treinos – muitas vezes em ciclos, melhorando a performance, mas interrompendo o uso a tempo de chegarem limpos às lutas. Um agente das comissões pode comparecer a qualquer momento à casa ou academia de um lutador que tem combate agendado para o seu estado. Anderson, neste caso, estava em Los Angeles no teste positivo.

- Quantos testes foram feitos?
Anderson Silva colheu duas amostras de sangue, nos dias 9 e 19 de janeiro. O primeiro mostrou a presença das substâncias, drostanolona e androsterona, uma forma de testosterona. Anderson também foi testado em 31 de janeiro, cedendo uma amostra de urina, que voltou limpa. O resultado do teste do dia 19 ainda está pendente.

- Quais substâncias foram apontadas nos resultados e para que servem?
Foram constatadas as presenças das substâncias drostanolona e androsterona, esta sendo uma forma de testosterona e usada para aumentar a potência, e que teria sido combinada com a primeira. A drostanolona é muito usada por fisiculturistas. Trata-se de uma substância androgênica, que aumenta os níveis de testosterona sem elevar o estrogênio. "Ele melhora a qualidade muscular e normalmente é utilizado em atletas que têm baixo nível de gordura corporal. Ele evidencia o músculo e dá mais força", explicou Theo Webert, nutriendrocrinologista. A substância precisa ser usada em ciclos, mas deixa o corpo em cerca de uma semana. "É uma droga eficiente na queima de gordura. Tem função de ajudar a secar porque aumenta a massa muscular e evita a retenção de líquido. Os caras usam no finalzinho da preparação, naquele último gás", disse a nutricionista Elaine de Pádua.

- Quanto tempo demora para a conclusão e a divulgação de resultados de testes?
Varia. Os exames de urina são rápidos, tanto que o resultado do teste pós-luta de Nick Diaz, feito na noite do evento e acusando uso de maconha, foi divulgado já nesta terça-feira. Os exames de sangue podem demorar mais, até semanas. De acordo com a Comissão Atlética de Nevada, este caso foi problemático e o resultado deveria ser conhecido antes da luta.

- O UFC sabia dos resultados dos exames antes do UFC 183? E o UFC é o responsável por eles ou a demora da divulgação possui outro culpado?
A organização alega que não sabia, e, como explicado, a responsabilidade é da comissão atléticas. Os testes foram realizados pelo Sports Medicine Research and Testing Laboratory, da Universidade de Utah. Quem falou sobre isso não foi o UFC, mas a Comissão Atlética de Nevada. Bob Bennett, diretor executivo da comissão, reclamou: "O hiato de tempo é inaceitável. Nós fizemos arranjos com o laboratório para ter certeza de receber respostas em sete dias e eles estão trabalhando junto conosco nisso", disse ele, ao MMA Fighting. O protocolo do exame, publicado pelo site MMA Fight Corner, data de 3 de fevereiro de 2015, batendo com a divulgação do Ultimate após o UFC 183.

- Se o resultado fosse sabido, a luta seria cancelada antes de sua realização?
Sim. De acordo com Bennett, ao Yahoo Sports: "Eu não teria nenhum problema em cancelar a luta uma vez que tivesse o resultado. Aquelas são substâncias inaceitáveis. Mas, pelo menos, achamos isso fazendo testes fora de competição. Não saberíamos disso sem os testes surpresa."

Que outros lutadores foram pegos em exame surpresa e quanto tempo levou para a divulgação de resultados?
Chael Sonnen foi testado em 23 de maio de 2014 de surpresa, para seu combate no UFC 175 contra Vitor Belfort, que seria em 5 de julho. O resultado foi divulgado em 10 de junho. Alistair Overeem foi testado em 27 de março de 2012, quando deveria lutar no UFC 146, em maio. Seu resultado positivo saiu em 3 de abril. Os prazos para a divulgação foram, portanto, bem menores do que os levados no caso de Anderson Silva.

Qual será a defesa de Anderson Silva?
O brasileiro ainda não se pronunciou, mas, de acordo com seu médico pessoal, Marcio Tannure – também médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA -, ele nega o uso de substâncias ilícitas e vai alegar a contaminação das amostras ou erro do laboratório nos resultados. O ex-campeão dos médios deve pedir a contraprova, mas é muito raro que ela tenha resultado diferente do primeiro.

Quanto tempo Anderson Silva pode pegar de gancho?
O MMA já teve outros casos de atletas pegos por ter drostanolona no organismo. Geralmente, a comissão atlética responsável dá suspensões de nove meses a um ano. Dennis Halmann foi suspenso por um ano em 2007, lutando no Strikeforce. O ex-campeão do UFC Josh Barnett pegou gancho de oito meses quando lutava no Affliction. Stephan Bonnar foi flagrado justamente contra Anderson Silva, em 2012, e acabou afastado por um ano. Já Thiago Tavares teve nove meses longe do octógono após doping em 2013. Os números são da ESPN Brasil.



Veja abaixo o documento enviado à Comissão Atlética de Nevada pelo laboratório responsável pelo teste, divulgado pelo MMA Fight Corner:

exame-de-anderson-silva-1423068102159_601x743.png

Fonte
 
Independente disso ter acontecido, se eu fosse o Anderson já teria me aposentado. Mesmo que o doping não seja comprovado em outros exames e ele seja absolvido, ficou um grande desgaste nesse episódio.
 
Independente disso ter acontecido, se eu fosse o Anderson já teria me aposentado. Mesmo que o doping não seja comprovado em outros exames e ele seja absolvido, ficou um grande desgaste nesse episódio.

Ele tem aquele contrato mandrake de 10 lutas, assinado não muito antes de perder o título
 
Obviamente me refiro à saúde.

Trapaça revela um cara mau caráter, isso é fácil de resolver eliminando ele da competição. Cocaína mostraria uma pessoa doente em várias esferas, sendo a saída da competição o menor dos problemas do cara.
 
Ele tem aquele contrato mandrake de 10 lutas, assinado não muito antes de perder o título

Pensava que tivesse sido uma ou no máximo duas.
Dependendo do desdobramento que isso tiver, já vi que a dor de cabeça pra ele nesse caso pode ser tão grande quanto a da perna fraturada.
 
Última edição:
Pensando apenas na competição, não existe uma pior ou melhor. Qualquer uma que acusar é desclassificação do atleta na hora.

O incrível é que os atletas sabem que a organização anda muito rigorosa quanto a isso e mesmo assim insistem em tomar algo proibido. Sem contar que a imagem do atleta é afetada em muito.
 
Decepcionante é a palavra aqui.
Primeiro o maior ídolo da história do UFC vacila totalmente e perde pro Weidman uma vez.
Depois ele tenta lutar de novo e quebra a canela.
Aí ele volta e toma testosterona. Caramba, o cara foi de maior para menor em 3 lutas.
 
Posso até ser ingênuo, mas ainda acredito na inocência dele.
 
Em um esporte de alto rendimento, principalmente um que debilita o corpo como MMA, o corpo cobra um preço que só pode ser suprido com anabolizantes, não estou dizendo que todos os lutadores se dopam para competir, mas pelo menos para curar uma lesão eles já devem ter recorrido a substancias ilícitas.

Foram feitos três testes surpresas no Anderson, ele foi pego justamente no primeiro, quando deveria estar terminando de ciclar.

Fiz muitos anos de jiu-jitsu e sei como isso funciona, nunca usei mas sei como é.

Uma vez em uma competição fecharam um armlock e eu demorei pra bater, fiquei com uma lesão no cotovelo na qual se eu usasse ficaria muito menos tempo parado do que eu fiquei quando me reabilitei de forma limpa.

Esses caras fazem sparrings duríssimos, não tem como não lesionar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo