• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Qual a nota do filme?

  • 10

    Votos: 18 17,3%
  • 9

    Votos: 19 18,3%
  • 8

    Votos: 29 27,9%
  • 7

    Votos: 18 17,3%
  • 6

    Votos: 6 5,8%
  • 5

    Votos: 6 5,8%
  • 4

    Votos: 2 1,9%
  • 3

    Votos: 2 1,9%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 4 3,8%

  • Total de votantes
    104
Dain não tinha motivos para se meter contra Smaug, ainda mais pq, segundo a lógica do filme, Thorin não tinha a arkenstone.

Só q ele tinha motivos familiares para não deixar o primo ser massacrado.

Enfim, o meu ponto continua o mesmo. Não sei pq anões deviam fidelidade a família de Thror por causa da Arkenstone.
 
Agora que vi que quando as minhocas saem das profundezas, Gandalf diz "were-worms". O que acha disso, @Elendil? No livro, Bilbo fala:



Só que... Tolkien normalmente fala de dragões quando usa a palavra "worms" (vide "great worms"). Eu achava que as minhocas do filme eram uma referência aos nameless things, mas agora acho (tão errado quanto antes) que é aos were-worms.

Então, até me lembrei disso quando li pela primeira vez que teríamos vermes gigantes no filme, mas como será que ficou na tradução para o português essa passagem ("Tell me what you want done, and I will try it, if I have to walk from here to the East of East and fight the wild Were-worms in the Last Desert.")?

Mesmo que os tais "worms" sejam vermes mesmo e não dragões, sempre interpretei isso mais como "crendice" ou lenda hobbit do que algo real da Terra-média. O Hobbit é a visão de um "caipira" (Bilbo) ignorante da própria vastidão do mundo, e como esse "caipira" interpreta esse mundo. Sabe a questão dos Gigantes de Pedra, eram gigantes mesmo ou uma metáfora para uma tempestade nas montanhas? Para mim, essa questão dos vermes também é mais ou menos isso.
 
Só agora que li a crítica da @Márjole sobre os erros do filme. Basicamente concordo com tudo - e a mensagem final é que a trilogia, do jeito que ficou nos cinemas, é mediana pra fraca. Se for reeditada aproveitando as versões estendidas, fica mediana pra boa. Na minha opinião, é claro.
 
Gostei. Não me causou a comoção do Retorno do Rei, mas aquele filme/livro tem um apelo bem maior também. Um filme desse tipo sempre parece muito corrido. A comoção maior ficou em rever alguns personagens e principalmente saber que é o final de uma franquia de 6 filmes e mais de uma década. A hashtag ‪#‎onelasttime‬ já é de despedaçar a alma. E, no meu caso, é significativo demais pois os livros do Tolkien dividiram minha vida em antes e depois. Voltando ao filme... Gostei pq é "inspirado" em Tolkien, é fantasia épica e trouxe de volta alguns personagens que amo. Mas me angustia um bocado ver tanto afastamento da "história real", apesar de entender a necessidade da adaptação e blá, blá, blá. Não é questão de comparar, mas questão de incômodo mesmo ao ver personagens que nem existem no livro com papéis de destaque no filme, em detrimento de outros. O romancinho entre a elfa e o anão não me agradaram. A excessiva participação do ninja Legolas não me agradou (o que foi aquela cena em que ele subia as pedras que desmoronavam?). Thranduil afetado demais. Atuação do Martin Freeman também não me convenceu, embora não tenha sido ruim. Tauriel não bastava nem existir e ainda tem que afrontar Thranduil?? Apontar uma flecha na cara de um rei élfico?????? Tá de sacanagem, né? Muita forçação de barra.

Pontos altos: Sir Ian McKellen!! O que é esse senhor? Ele É Gandalf. Apenas. Galadriel. O que foram as cenas dela? Oo Meu... bacana demais!! Saruman lutando foi maravilhoso também!! Bombur nas sequências do barril?? auhauhau Muito bom!! As cenas da batalha foram bem legais, mesmo super ninjísticas (normal na franquia, né?). Bard MUITO legal. And hot. Gostei também do carinha fanfarrão lá, Alfrid, acho. Os vermes me lembraram Duna. uahuahau Achei que Gandalf fosse gritar Muah'dib. uahauhauhauah

No mais, o Hobbit, a meu ver, de fato não apresenta a profundidade dos personagens que o LoTR num todo possui. O livro não foi assim e também não esperava que o filme fosse.
 
Gostei. Não me causou a comoção do Retorno do Rei, mas aquele filme/livro tem um apelo bem maior também. Um filme desse tipo sempre parece muito corrido. A comoção maior ficou em rever alguns personagens e principalmente saber que é o final de uma franquia de 6 filmes e mais de uma década. A hashtag ‪#‎onelasttime‬ já é de despedaçar a alma. E, no meu caso, é significativo demais pois os livros do Tolkien dividiram minha vida em antes e depois. Voltando ao filme... Gostei pq é "inspirado" em Tolkien, é fantasia épica e trouxe de volta alguns personagens que amo. Mas me angustia um bocado ver tanto afastamento da "história real", apesar de entender a necessidade da adaptação e blá, blá, blá. Não é questão de comparar, mas questão de incômodo mesmo ao ver personagens que nem existem no livro com papéis de destaque no filme, em detrimento de outros. O romancinho entre a elfa e o anão não me agradaram. A excessiva participação do ninja Legolas não me agradou (o que foi aquela cena em que ele subia as pedras que desmoronavam?). Thranduil afetado demais. Atuação do Martin Freeman também não me convenceu, embora não tenha sido ruim. Tauriel não bastava nem existir e ainda tem que afrontar Thranduil?? Apontar uma flecha na cara de um rei élfico?????? Tá de sacanagem, né? Muita forçação de barra.

Pontos altos: Sir Ian McKellen!! O que é esse senhor? Ele É Gandalf. Apenas. Galadriel. O que foram as cenas dela? Oo Meu... bacana demais!! Saruman lutando foi maravilhoso também!! Bombur nas sequências do barril?? auhauhau Muito bom!! As cenas da batalha foram bem legais, mesmo super ninjísticas (normal na franquia, né?). Bard MUITO legal. And hot. Gostei também do carinha fanfarrão lá, Alfrid, acho. Os vermes me lembraram Duna. uahuahau Achei que Gandalf fosse gritar Muah'dib. uahauhauhauah

No mais, o Hobbit, a meu ver, de fato não apresenta a profundidade dos personagens que o LoTR num todo possui. O livro não foi assim e também não esperava que o filme fosse.
Ponto alto: as ilustrações nos créditos, pra fechar bem a hexalogia. Aquilo sim é tolkieniano!!
 
Será que vai ter outro livro da Weta? O padrão era dois livros pra cada filme né

Exato, eu tb acho que vai ter mais um livro. Devem estar esperando para lançar na época do Bluray/DVD. Só achei estranho não terem anunciado nada. E tb não anunciaram uma edição especial com aquelas miniaturas (tipo as estátuas dos anões da entrada de Erebor).
 
Também achei. Vou esperar sair o box das versões estendidas, tomara que seja melhor.
 
Já disse tudo o que eu tinha para dizer sobre as adaptações. Graças a Eru que PJ mudou algumas coisas, deixando a trilogia mais "adulta" em comparação com o livro. O livro carece de dinâmica e situações épicas, de confronto, etc. PJ quis aproximar mais do estilo de SDA. Falhou? Bom, a diferença (no livro) entre O Hobbit e SDA é bem grande, sendo o primeiro um livro pueril e sem pretensões. Não teria como o filme ser tão fantástico, grandioso e com elementos que funcionaram em SDA.


A cada vez que assisto às versões definitivas (Estendidas) de Uma Jornada Inesperada e A Desolação de Smaug, eu me convenço mais e mais de que PJ fez mais uma obra-prima, não em proporção de SDA, mas isso seria impossível e isso basta lembrar. Resta esperar pela VE de A Batalha dos Cinco Exércitos para ter uma noção melhor do todo. Quero poder assistir aos 6 filmes para ter uma visão melhor desses quase 20 anos de dedicação de PJ para adaptar uma história imortal.


As pessoas têm um conceito errado de algumas coisas. Por exemplo, a quantidade de modificações e "erros" (subjetivos) do filme como se fossem atributos que o desqualificariam. Eu vejo de maneira diferente, pois naquilo que o filme acerta (atores, fotografia, desenvolvimento dos personagens principais - Gandalf, Bilbo, Gollum, Thorin, Smaug a inserção de cenas importantes nas versões estendidas) é o que justificou mais uma grande viagem à Terra-média. Eu não sinto o que sinto ao assistir outros filmes de Fantasia. Sinal de que SDA e O Hobbit estão bem acima de qualquer outro filme do gênero. As imperfeições são parte da natureza humana em arriscar, em ver as coisas sob prismas diferentes. PJ tentou coisas diferentes para não deixar o filme monótono. Pois nós que conhecemos o livro sabíamos que uma adaptação muito fiel não seria tão interessante assim. Eu, particularmente, queria mais tensão, mais densidade, mais conflito, coisas que no livro são apenas mostrados de lampejo, pois a proposta do livro é apenas um conto infantil que todos nós sabemos e, importa salientar, DESAGRADOU o próprio Tolkien.




----
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo