• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Blogs Literários

DiegoMP

Usuário
Pensei em fazer nesse tópico uma lista com os blogs principais que o pessoal costuma ler, uma descrição rápida é bastante válida também, já que uma lista imensa de links acho que a coisa fica um pouco sem sentido.
Dado a seção do fórum preferi concentrar só nos literários, pra coisa não fica muito bagunçada. Enfim, segue os principais que eu acompanho.

Blog da Companhia - É o blog da editora Companhia das Letras. Conta com uma lista invejável de autores postando por lá, como Joca Reiners, Tony Bellotto, Michel Laub, Carol Bensimon, e também o próprio Luiz Schwarcz, que é o dono da editora. É sobre assuntos diversos dentro do tema literatura. Falam sobre e-books, mercado editorial, lançamentos, e afins.

Livros Abertos - Já tem uns dois anos mas só fui descobrir recentemente. É o blog da Camila Kehl, conta em especial com excelentes resenhas, mas também tem outros escritos sobre literatura em geral. Gosto muito da sensibilidade dela ao fazer as resenhas e de como ela ressalta o valor da arte em geral, não é aquele tipo de impressão que se detém em fazer um resumo do livro e dizer se achou bom ou não. Vale e muito a leitura.

Mundo Fantasmo - Blog do autor e tradutor Braulio Tavares. Contém alguns contos e impressões sobre vários assuntos mas principalmente literatura. Uma boa pedida para quem curte ficção científica, o cara realmente manja horrores sobre o assunto.

Não me culpem pelo aspecto sinistro - Esse aqui figura quase como uma exceção na lista, já que fala em igual medida sobre literatura, cinema e música. Não contém resenhas, mas sim "curiosidades" e tudo de diferente que sai por aí envolvendo um desses três temas, por exemplo, um site que lançava todo dia em aúdio um capítulo de moby dick.

Sobrecapas - É, como o próprio nome explica, um blog sobre capas de livros. Faz algumas menções sobre design nessa área. Sempre trazendo capas curiosas ou qualquer outro trabalho digno de nota. Vez ou outra também aparece com alguma entrevista.

Isaac sabe - Blog da Luara. Contém umas resenhas e literatura em geral, a moça ainda manda bem nos vídeos, vale a pena uma passada no canal dela lá no youtube, sempre comentando sobre lançamentos e as leituras do mês. Tem também um post bem legal sobre o Kobo, com vídeo e tudo o mais, foi uma das principais responsáveis pela minha escolha do aparelho.

Todo prosa - É o blog do jornalista (tô certo?) e escritor Sergio Rodrigues. Posts curtos sobre os mais variados campos dentro da literatura. Sempre trazendo destaques ou o que tem feito barulho na literatura lá fora. Com textos, vídeos e notícias bastante pertinentes sobre o tema.

É isso, procurei colocar blogs que tem atualização quase semanalmente, esses aí são os principais que eu acompanho.
E vocês, gostam de algum blog que tenha ficado de fora da lista?
 
Última edição:
Alguns que tenho lido que não estão na lista do Diego (que já são os que eu leio também :lol: ) :

Livrada - Adoro este blog, especialmente o jeitão meio sem papas na língua do autor. Morro de rir sempre que leio aquele "Um site onde eu digo se um livro é bom ou se é ruim." no topo.

r.izze.nhas - Está com visual novo (bem bom para ler no computador mesmo, sou pentelhíssima com isso) e a izze amadureceu bastante o estilo dela, está cada vez melhor.

Book Riot - é meu favorito hoje em dia, adoro os artigos e o modo como falam de livros sem necessariamente seguir o formato resenha-de-internet. mãããs, é gringo. então é para quem lê em inglês. especialmente para não ficar passando raiva com a lerdeza das editoras para lançar traduções por aqui.

Pipoca Musical - tem uns textos bons e seguem mais um lado pop (então é meio que um jeito de ler sobre livros "sobre os quais todo mundo tá falando"

________________

no geral ando sem saco para site de resenha por dois motivos:

- o primeiro é o tom de vendedor de livro que a maioria dos resenhistas adotou. sabe, não é mais sobre mostrar suas impressões sobre um livro, é sobre convencer alguém a ler aquele livro. editoras devem ficar felizonas com esse formato, eu só acho um saco (até porque normalmente eu leio resenha depois de já ter lido o livro, então não preciso ser convencida a comprá-lo, etc.).

- segundo é um pouco a preguiça dos resenhistas. sabe, é frustrante você ler um livro foda bagarai, procurar por opiniões na internet e ver que a pessoa falou do livro em, sei lá, quatro parágrafos (dois, porque sempre tem o parágrafo com anedotinha sobre o livro/autor/resenhista e um parágrafo de resumo da obra). eu acho que é um pouco consequência do número um (não falar mais das impressões), somando aí aquele "ui, não posso revelar spoilers". se algo no enredo é importante para mostrar sua impressão sobre o livro, bota aquilo numa tag avisando que tem spoiler, mas putz, fala como alguém que leu o livro, não como um vendedor que leu a orelha do livro. ¬¬

e eu até entenderia esse tipo de coisa partindo de blog que tem parceria, mas não é só blog que tem parceria que faz assim, então não é o fato de ganhar livro de editora que influencia. ou pelo menos não é só isso. sei lá. só um desabafo.
 
Eu gosto do Biblioteca Mal-Assombrada.
A maioria das resenhas é sobre livros de terror e fantasia, gêneros de literatura que são meus favoritos.
E dá pra perceber que o autor das resenhas escrevia (ele não atualiza o blog há mais de dois anos) porque gosta mesmo desse tipo de história.
Gosto principalmente das resenhas de livros mais antigos, daqueles que a gente só encontra em sebos.
 
desse aí eu comentei tem uns tempos num tópico sobre o draccon, acho. a proposta inicialmente era boa, mas eles estão claramente se perdendo. aproveitando o post: fazia tempo que eu não visitava o literatortura, alguém linkou a matéria do laerte no facebook e acabei clicando e aí vejo no topo um "o maior blog literário do brasil" e quase me afoguei de tanto rir. mas né. humildade não enche barriga, então parabéns :uhu:
 
Hmn, parceria com o R7 e tudo o mais. Nunca li nada de interessante naqueles posts de Facebook que surgiam por meio do Literatortura, por sinal, nem o nome eu sei se entendo muito bem a ideia por trás dele.

Blog do 30 por cento - Perdido em águas profundas ao navegar por aí, eis que encontro o blog da livraria 30 por cento. Não é aquele primor de blog, mas acho que vale a passada. Fica um pouquinho naquele papo meio vendedor de livro mas vez ou outra tem alguns posts bem interessantes. Ponto forte acho que é a seleção de obras, se não é algo que a gente tá curioso por escutar uma impressão é algum título que havia passado despercebido pelo nosso radar.

Depois da última página - Esse aqui é uma sugestão um tanto fora do comum, o blog já morreu. Não o link, é claro, mas digo em questão de novos posts, a dona já decidiu por parar de postar. Como possui bastante conteúdo perdido por lá talvez ainda interesse a alguém. Tem uma escrita bastante desprendida, aquela coisa bem sincera ao dar a impressão de uma obra e não ficar no mimimi de sempre.
 
Ô Cantona, lembrei docê então nessas coisas de blogs: Listas Literárias. Não sei o porquê dessa postagem em específico. Sou fraco pra essas zueras coisas.

:rofl:

Mavz, você é um canalha.

Dessa seleção de romances "além-túmulo", ainda não li "Onde está Teresa?".

No mais, como toda lista, essa também tem sua falha. Cadê "Quando é preciso voltar", "Somos todos inocentes" e "O matuto", que são o supra sumo da tia Zíbia?

Psicografaram errado. Quem fez a lista não tem a mediunidade desenvolvida.
 
Reflexão barata: o tópico tem quase 2 anos e de lá pra cá não descobri nenhum outro bom blog de resenhas e afins, pelo contrário, entre os que eu gostava boa parte diminuiu o ritmo de postagem ou morreu. :think:
Por outro lado, acho que cresceu bastante o número de vlogs, esbarro em canal de literatura novo quase toda semana, só uma pena que a qualidade em geral não é lá essas coisas.
 
Reflexão barata: o tópico tem quase 2 anos e de lá pra cá não descobri nenhum outro bom blog de resenhas e afins, pelo contrário, entre os que eu gostava boa parte diminuiu o ritmo de postagem ou morreu. :think:
Por outro lado, acho que cresceu bastante o número de vlogs, esbarro em canal de literatura novo quase toda semana, só uma pena que a qualidade em geral não é lá essas coisas.

bem observado, diego. acho que acontece o mesmo comigo. com a diferença que não suporto vlog (sério, é um formato que não me desce), então meio que estou ficando sem opções. aí o que tem substituído a leitura de resenhas em blogs é procurar resenhas dos livros no goodreads. lógico que tem umas mal escritinhas, mas sempre tem algumas pessoas que se empenham e fazem algo bacana lá.
 
Não sabia que mais gente compartilhava comigo esse -- como dizer? pé atrás? -- para com o Literatortura. :timido:


Preciso dar uma bisbilhotadinha em alguns aí que vocês indicaram. Tenho que acompanhar um pouco esse mercado aí e achar outras ocupações na web além de Facebook e a Valinor, para quando der um folguinha no trabalho ter o que ler. rsrs
 
Ah, mas a Anica tem o Hellfire. Tá, eu sei, é mais um blog pessoal do que literatura propriamente dito mas tá valendo. É um dos cantinhos da internet com bastante coisa boa e que resistem bravamente até hoje.

Vida longa, Hellfire! :cerva:

Vlog é uma várzea, também tenho birra com o formato, o da tatiane (que eu achava insurpotável uns tempos atrás) é um dos poucos que acho que valem a visita atualmente.
 
Última edição:
Eu gosto de assistir a uns vlogs literários gringos quando não tenho nada para fazer, mas concordo que a maioria entrou numa fórmula bem enjoadinha...

Mas eu recomendo muito o canal da Vevs Valadares <3 ela é uma fofa e os vídeos tem umas discussões muito boas, além de ter um gosto literário bem diversificado.

Há uns dois anos eu amaaaava blogs literários, seguia um monte; agora não sei, parece que eles saíram de moda??? os bons não escrevem mais, e agora só tem aqueles que parecem se preocupar mais com giveaways do que com as resenhas - e essas são sempre sobre o mesmo tipo de livro...
O único que eu ainda sigo mesmo é o Coruja em Teto de Zinco Quente. E as séries de posts "Encyclopaedia" são muuuuito boas!
 
Última edição:
ai meu deus, o pior dessa guria é que volta e meia vejo video dela e me identifico e/ou noto que temos gostos parecidos. :rofl:

esqueci de mencionar: o do @Mavericco tá muito bom >> http://matheusmavericco.blogspot.com.br/

bom do tipo: me enchendo de inveja, queria escrever uns posts assim.

se cuida, mavericco

Ver anexo 60381

compadre-washington-2182011-1313986296676_956x500.jpg

Táí. Me emocionei.

Mas mesmo. Porque não sei bem como funciona com os outros, mas pelo menos eu acho que quando você cria um blog, você tem aqueles blogs que quer seguir e "fazer igual". Aí entra isso que o Diego disse sobre teu blog: resiste bravamente. Fico olhando o que pipoca por aí e não sei se o que surge tem essa capacidade de sobreviver por muito tempo de forma direta ou indireta... Direta = seu blog e outros, que já entram na puberdade. Indireta = por exemplo o modelo do Meia, que tudo bem, não era um blog, mas que, mesmo saindo do ar, não morre. O que vejo muito é coisa que parece que, sei lá, vira um point e depois esmorece. Como se a pessoa não amasse literatura, mas estivesse amando. Mas eu acho bonito, de verdade, manter um blog por muitos anos. Não sei, mas pelo menos pra mim é como você manter aquele diário que nunca conseguiu manter de verdade.

Agora sobre isso de blogs, o que vc disse, Anica, há um ano atrás não mudou, né? =/

Sinto a mesma coisa... E o que me incomoda é muito esse segundo aspecto. Só que tem um detalhe, já combinando com isso que o Diego disse dos vlogs e que eu também tenho percebido: é que no vlog o cara adiciona umas firulinhas. Tipo assim: o cara continua não falando muito do livro, e continua fazendo a leitura mais superficial do mundo. Acho, aliás, até engraçado como alguns parece que topam no "não gostei, gosto pessoal, isso é de minha parte" e ficam com uma espécie de medo. E fim. É como se os caras não conseguissem ir além do "EU não gostei". Não se esforçam em formular razões... Em formular um argumento. Não querem discutir, trocar opiniões. E quando trocam, é na forma de TAGS!

E ainda tem aquele lance meio fetichista. Pois o vlog o cara maneja o livro, mostra, esbanja. Tem muito vlog em que o foco do vlog parece ser o das postagens de compras e livros, aquele lance de ostentar que livros o Correios entregou -- e não resenhar! Mas resenhar de verdade, poxa! A experiência de leitura compartilhada é mais aquela coisa de "olha, tem gente que também lê esse livro" que vai se transformando no "olha, esse cara tem aquele livro" e por aí vai.

Quatro vlogs que acompanho são:

Gisele Eberspächer pois ela já fez uns vídeos legais sobre poesia;
Claire Scorzi, que vai meio que na contracorrente, pois os vídeos dela não tem firula de edição nem nada -- ela, pelo contrário, se esforça em articular uma resenha, o que é algo a se prezar (além da carga de leitura dela que é realmente alta);
O Pato Fáustico pois já fez resenhas de livros de poesia. O mesmo esquema: o cara se esforça em articular. E ele consegue muito bom, assim como a Claire; a resenha dele do livro do PH Britto está muito boa!
Romeu e Julieta, que é o canal de uma colega da faculdade. Ela faz com o namorado dela. Dou destaque ao projeto sobre literatura goiana. A coisa aqui em Goiás tá tão lascada que, pra ser sincero com vocês, não conheço nenhum outro vlog do Estado o_o

Outros que de vez em quando eu vejo são o O Pequeno Leitor, mais pelo fato de que acho foda um moleque desses já com esse interesse em literatura, e o Mundo de Morfeu, de uma menina que participava do Meia e uma vez postou o vídeo no grupo do Facebook -- aí achei o vídeo dela bem carismático e cá estamos.

Dos blogs que acompanho, a maioria é de poesia. Só que poesia continua aquela pindaíba. Do ponto de vista dos blogs, das resenhas ou do jornalismo cultural de maneira geral -- em suma, num âmbito focadamente crítico -- a situação é crítica (trocadilho inevitável). Mas da perspectiva das revistas literárias nem tanto. Temos excelentes revistas de poesia em circulação, a maior parte delas -- e as melhores -- digitais. Só que revista literária não é bem blog, então eu passo.

Como blog de poesia, eu recomendo:

O do Ricardo Domeneck, mas o dele pessoal. O Domeneck é figurinha central no panorama poético atual etc.

Contra a capa, blog dele na DW Brasil. A diferença é que nesse blog da DW Brasil os posts são mais organizadinhos e tal. No blog pessoal dele a coisa é um pouco mais anárquica, digamos assim.

O Demônio Amarelo, blog do Dirceu Villa, excelente poeta também. Tem muita coisa boa aí, por exemplo no âmbito das traduções. Recomendo dar uma fuçada.

Um sim em si, blog do Ivan Justen Santana, poeta curitibano. É mais ou menos o mesmo esquema do blog do Dirceu, só que com muitos poemas do próprio Ivan. Todavia, ele possui também traduções, muitas delas um verdadeiro primor -- por exemplo Bob Dylan ou Shelley.

Blog às moscas, do Rodrigo Madeira, também curitibano. Digo o mesmo sobre o blog do Ivan: muitos poemas do próprio Rodrigo, mas com outras coisas também.

Poesia Pau, blog do Ronald Augusto, crítico literário. Às vezes ele é um pouco virulento, mas tem uma concepção crítica muito boa -- pena que ele próprio não a coloque em prática =P

Arame falado, blog do Marcus Fabiano Gonçalves, com algumas postagens muito fodásticas -- por exemplo a sobre ritmo e poesia, uma das melhores coisas que você vai ler sobre o assunto.

Acontecimentos, blog do Antonio Cicero. Todo santo dia ele posta um poema.

Augusta poesia, blog do Amador Ribeiro Neto, crítico literário. Ele escreveu uns tempos atrás e republicou ano passado uma crítica sobre a Angélica Freitas que é vergonhosa, pra dizer o mínimo. Mas a meu ver continua sendo um crítico digno de respeito.

Blog do Paulo Franchetti, crítico literário -- dos melhores do país.

Antenas de marfim, blog do Emmanuel Santiago com boas postagens -- recomendo ao @Calib em especial as postagens sobre os parnasianos.

Neolumpikai, blog do Leonardo B. Antunes, tradutor em especial de poesia lírica grega. O cara faz um trabalho foda. Ele inclusive musica muitos dos poemas, fazendo do poema o que ele de fato era: https://www.youtube.com/channel/UCy2bswjwwusUldTlNk9ggYg

Como dá pra ver, poucos desses blogs de fato fazem resenhas ou que o valha dos livros. O lance é que com poesia não dá pra você se ancorar tão facilmente no que os Novos Críticos chamavam de heresia da paráfrase: você apenas contar o que o poema disse em outras palavras. Se o fizer, vai ficar algo ridículo. Então você vai ter que se esforçar em formular, vai ter que, digamos assim, pular o que deveria ser só um preâmbulo ou no máximo um esqueleto argumentativo. É por isso, a meu ver, que as pessoas dizem que poesia é difícil: elas não têm esse porto seguro.

Assim sendo, creio existirem meio que 3 tipos de blogs de poesia:

-- O do poeta que publica seus poemas e esporadicamente coisas esparsas, no geral traduções;
-- O do crítico, no geral publicando textos acadêmicos;
-- O que se arvora em revistas literárias;

Gosto em especial dessa terceira vertente, e é a que tento seguir no meu próprio blog, progressivamente misturando e mitigando com o segundo tipo. É que o terceiro tipo, por exemplo, gosta muito de apresentar poetas. Aí é o lance de fazer uma antologia de poemas. Só que o segundo tipo é o que tenta oferecer textos críticos a respeito, e não apenas antologias (embora, é claro, toda antologia possua um fundo crítico).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo