• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amor entre elfo e anão

Embora os filmes sejam adaptações, eu acredito que o saldo seja positivo (principalmente no LOTR).

No Hobbit tem muita coisa que nao gostei. Algumas inserções/modificações são necessárias e bem vindas (como alguns anões não terem barba azul, o que Gandalf fez em Dol-Guldur, etc.), mas outras ficaram muito ruins. Como a cena do encontro com o Beorn (achei que ficou muito sem graça).

Quanto ao assunto do tópico, esse amor poderia ter sido tratado de outra maneira e ser mais parecido com o "Bromance" que o Gimli e o Legolas desenvolvem no livro.

Agora, tem uma coisa q não me sai da cabeça: pq o Azog está vivo? No livro, o filho dele, Bolg, vai atrás dos anões por vingança. E como ambos são feitos em CGI, dava muito bem pra ser fiel ao livro...
A questão não é ser fiel ao livro ou não, mas sim se certa alteração é boa ou ruim; Manter o Azog e o Bolg não é absolutamente necessário, mas também não representa um aspecto negativo para o filme, então não vejo porque encarar isto como sendo ruim.

Sobre o romance, como disse anteriormente, acho bastante válido da perspectiva de como são os anões apresentados nos filmes e de como a personalidade da Tauriel se mostrou até aqui.

Absurdo seria Smaug se apaixonar pela "porca" do Dáin.
 
A questão não é ser fiel ao livro ou não, mas sim se certa alteração é boa ou ruim; Manter o Azog e o Bolg não é absolutamente necessário, mas também não representa um aspecto negativo para o filme, então não vejo porque encarar isto como sendo ruim.

Sobre o romance, como disse anteriormente, acho bastante válido da perspectiva de como são os anões apresentados nos filmes e de como a personalidade da Tauriel se mostrou até aqui.

Absurdo seria Smaug se apaixonar pela "porca" do Dáin.

Eu não sou um daqueles que acha absurdo esse relacionamento anão/elfa. Mesmo pq se um personagem não existe no livro, nao significa q ele não poderia ter existido. Achei a criação dela bem coerente. Afinal o negócio do Thranduil é proteger as fronteiras, e se a elfa pensa de forma diferente, o amor pelo Kili pode apenas ser a manifestação dos desejos internos dela. Mas enfim..

Vou tentar explicar melhor o que quis dizer sobre Azog/Bolg.

Quando a gente lê um livro e vai ver a sua adaptação ao cinema, tem certas coisas que a gente fica esperando. O romance elfo/anão é algo inesperado, mas não contradiz o filme e seria possivel acontecer. A parte do Azog/Bolg já é diferente. Pois quando a gente ve, já pensa "éééé.. não é beeeem assim". Mas também não é nada que estrague o filme.

Eu encaro como se o livro e o cinema fossem interpretações diferentes da mesma historia e curto ao máximo os dois!
 
Como a cena do encontro com o Beorn (achei que ficou muito sem graça)

Versão normal ou a versão estendida? A cena da apresentação dos anões na versão estendida até que ficou boa.

Agora, tem uma coisa q não me sai da cabeça: pq o Azog está vivo? No livro, o filho dele, Bolg, vai atrás dos anões por vingança. E como ambos são feitos em CGI, dava muito bem pra ser fiel ao livro...

Difícil dizer antes de ver o filme, mas a sensação é quiseram criar um desafio oficial para Thórin. Azog matou Thrór e é dito que o orc tem sede de sangue dos filhos de Dúrin. Então, considerando a lógica do roteiro, é meio que um desafio natural para Thórin. Algo como que para completar o arco do personagem.

Particularmente não acho que foi um pecado tão grave assim.
 
Versão normal ou a versão estendida? A cena da apresentação dos anões na versão estendida até que ficou boa.

Versão normal. Ainda não consegui ver a estendida.

Difícil dizer antes de ver o filme, mas a sensação é quiseram criar um desafio oficial para Thórin. Azog matou Thrór e é dito que o orc tem sede de sangue dos filhos de Dúrin. Então, considerando a lógica do roteiro, é meio que um desafio natural para Thórin. Algo como que para completar o arco do personagem.

Particularmente não acho que foi um pecado tão grave assim.

Sabia que não tinha pensado nesse ponto de vista? De qualquer forma, não é algo que me atrapalhou em curtir o filme. Quando a gente gosta demais de uma coisa, tendemos a ser criticos demais.. haha:D
 
Versão normal. Ainda não consegui ver a estendida.



Sabia que não tinha pensado nesse ponto de vista? De qualquer forma, não é algo que me atrapalhou em curtir o filme. Quando a gente gosta demais de uma coisa, tendemos a ser criticos demais.. haha:D

Veja a cena no YT. Eu achei que melhorou bastante, justamente pq é bem parecida com a do livro.
 
O pior é a Tauriel MATEM A TAURIEL
** Posts duplicados combinados **
Ok já me recompus.

Eu não gosto de Azog vivo, mas elfo + anão eu odeio mais.

Mas é de novo pq acho que se distancia muito do cânone, eu consigo relevar muitas coisas da adaptação mas essa ficou presa na garganta, num desce...
 
Eu até que gostei do Azog. Deu mais tensão à trama.

Mas sobre o romance entre dois seres totalmente opostos em costumes e gostos? É de muito mau gosto. Típico de ideia De filminhos clichés adolecentes.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas os Elfos de Tolkien são seres belos,altos, que tem muito apreço pela delicadeza, elegância, para tudo aquilo que é refinado, lírico, poético, fino etc.

A mina tem uma queda pelo príncipe Legolas, um cara que além daquilo acima exposto, tem seu lado pitboy, bringuento, impetuoso, orgulhoso e impulsivo, como os anoes.

E os anoes? É uma raça que cultiva valores, costumes e comportamentos opostos aos Elfos. São rudes, maleducados, para os padrões elficos, não apresentam dotes físicos elficos, são barbudos, algo que os Elfos não são.

O mesmo vale para o ponto de vista do anão. Sendo o padrão deles de mulher gordinha, baixinha, cabeluda, tanto que eles zobam de uma bela elfa em Valfenda, como um anao pode ter atração por uma elfa?

Homem até que vai, pois são muito parecidos.

É mesma coisa de um brasileiro se sentir atraído por uma mulher do nepal, com todo o seu padrão de estética e costumes. Nunca que isso poderia ocorrer. É muito romantismo, muito apelativo, sobretudo entre raças extremamente preconceituosas, como anoes e elfos.
 
Última edição:
Eu até que gostei do Azog. Deu mais tensão à trama.

Mas sobre o romance entre dois seres totalmente opostos em costumes e gostos? É de muito mau gosto. Típico de ideia De filminhos clichés adolecentes.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas os Elfos de Tolkien são seres belos,altos, que tem muito apreço pela delicadeza, elegância, para tudo aquilo que é refinado, lírico, poético, fino etc.

A mina tem uma queda pelo príncipe, um cara que além daquilo acima exposto, tem seu lado pitboy, bringuento, impetuoso, orgulhoso e impulsivo, como os anoes.

E os anoes? É uma raça que cultiva valores, costumes e comportamentos opostos aos Elfos. São rudes, maleducados, para os padrões elficos, não apresentam dotes físicos elficos, são barbudos, algo que os Elfos não são.

O mesmo vale para o ponto de vista do anão. Sendo o padrão deles de mulher gordinha, baixinha, cabeluda, tanto que eles zobam de uma bela elfa em Valfenda, como um anao pode ter atração por uma elfa?

Homem até que vai, pois são muito parecidos.

É mesma coisa de um brasileiro se sentir atraído por uma mulher do nepal, com todo o seu padrão de estética e costumes. Nunca que isso poderia ocorrer. É muito romantismo, muito apelativo, sobretudo entre raças extremamente preconceituosas, como anoes e elfos.

Essas descrições de elfos e anões são típicas de RPG's como D&D para criar raças antagônicas. Os elfos de Tolkien são semelhantes aos edain fisicamente, porém crescem em ritmo menor e só chegam a idade adulta lá pelos 50 anos enquanto seus intelectos se desenvolvem antes de 1 ano de idade. E são imortais no sentido de estarem presos a Arda até que ela seja destruída.

Os anões são criações exclusivas de Aule que, por ter vislumbrado os Filhos de Eru, quis fazer uma raça semelhante. Por isso eles foram feito de forma mais robusta que elfos e homens para suportar grandes esforços, amam o trabalho manual assim como seu criador e foram artífices inigualáveis na época de Beleriand, ficando um pouco abaixo em habilidades dos noldor do clã de Feanor.
 
Eu até que gostei do Azog. Deu mais tensão à trama.

Mas sobre o romance entre dois seres totalmente opostos em costumes e gostos? É de muito mau gosto. Típico de ideia De filminhos clichés adolecentes.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas os Elfos de Tolkien são seres belos,altos, que tem muito apreço pela delicadeza, elegância, para tudo aquilo que é refinado, lírico, poético, fino etc.

A mina tem uma queda pelo príncipe Legolas, um cara que além daquilo acima exposto, tem seu lado pitboy, bringuento, impetuoso, orgulhoso e impulsivo, como os anoes.

E os anoes? É uma raça que cultiva valores, costumes e comportamentos opostos aos Elfos. São rudes, maleducados, para os padrões elficos, não apresentam dotes físicos elficos, são barbudos, algo que os Elfos não são.

O mesmo vale para o ponto de vista do anão. Sendo o padrão deles de mulher gordinha, baixinha, cabeluda, tanto que eles zobam de uma bela elfa em Valfenda, como um anao pode ter atração por uma elfa?

Homem até que vai, pois são muito parecidos.

É mesma coisa de um brasileiro se sentir atraído por uma mulher do nepal, com todo o seu padrão de estética e costumes. Nunca que isso poderia ocorrer. É muito romantismo, muito apelativo, sobretudo entre raças extremamente preconceituosas, como anoes e elfos.

Eu acho que você estava indo bem no argumento, até comparar com a história do brasileiro e a mulher do Nepal. Meio sem sentido o paralelo.

Enfim, você fez uma boa pergunta e acho que até citei algo parecido sobre isso aqui. Não sabemos muito bem o que os anões pensam sobre as elfas. A @Mireille trouxe uma citação muito interessante sobre os anões pedindo para o rei Thingol, como pagamento pelo Nauglamír, sete elfas. Só que essa passagem vem do HoME2 e não sobreviveu e foi cortada do Silma.

Por outro lado, você tocou num ponto que não sei se é verdade, sobre os anões serem rudes e mal-educados. Você não acha que essa pode ser uma interpretação de PJ ao invés do perfil desejado por Tolkien?
 
E esse ainda é o mais "fofo" que achei, aparece cada coisa no google images e no tumbler que eu só poderia postar do CTI, de tão bobagentas que são. :oops:

É verdade. Detesto essa coisa de barra forçada. Tem um povo muito estranho pelas ai. Se o mundo não é como a criatura quer, ela redesenha. Coitado do Tolkien!
 
É mesma coisa de um brasileiro se sentir atraído por uma mulher do nepal, com todo o seu padrão de estética e costumes. Nunca que isso poderia ocorrer. É muito romantismo, muito apelativo, sobretudo entre raças extremamente preconceituosas, como anoes e elfos.
Eu estou tentando entender isso aqui e por qual motivo um brasileiro não poderia se sentir atraído por uma mulher do Nepal. Tirando isso seu argumento até que faz algum sentido.
 
Temos alguns exemplos dos sentimentos entre anões e elfos:

- a amizade entre Legolas e Gimli;

- a admiração (quase veneração) que Gimli sente pela Galadriel. A admiração é tão grande que ele chega a dizer que não chamaria nada de belo a não ser o presente que ela lhe deu;

- a inveja (que posteriormente se torna ódio) que Mîm sente por Beleg.

Então temos sentimentos variados e se intensidade diferentes.

Eu acho q um relacionamento seria possível, embora improvável.
 
Acho melhor nem explicar a fundo, pois talvez gere polêmica, e alguns podem entender preconceito da minha parte, apesar de que seja na relação entre um brasileiro e a nepaleza, no primeiro momento, pois ambos cultivam, em tese, valores e costumes bem distintos entre si.

Apenas eu quis dizer o seguinte: um brasileiro médio, carregado com todo aquele padrão de estética brasileiro, criado na saturação da cultura e valores tupiniquins (bunda, perna, bronze, mulheres curvilíneas, cabelo bem cuidado, roupas sumárias) ser previamente atraído por uma típica nepaleza do campo, com trajes típicos de sua cultura e clima, sem os cuidados estéticos "excessivos" da brasileira, dificilmente, à primeira vista, se atrairia por ela.

Da mesma forma, a priori, uma brasileira não se engraçaria por um camponês nepalês, cada com seu mais alto padrão de costumes e valores.

E vice-versa também.

E, por favor, falei de exemplos como linguagem figurativa.

É isso que eu quis dizer. Pois em Tolkien, cada raça, sobretudo as mais peculiares, como anões e elfos, tem conceitos, valores, padrões e costumes bastante herméticos e opostos entre si. Sem falar, que cultivam uma inimizade histórica.


57716933jpnjpu_ph.jpg
917574_486868128080530_942428362_n.jpg
 
Última edição:
Acho melhor nem explicar a fundo, pois talvez gere polêmica, e alguns podem entender preconceito da minha parte, apesar de que seja na relação entre um brasileiro e a nepaleza, no primeiro momento, pois ambos cultivam, em tese, valores e costumes bem distintos entre si.

Apenas eu quis dizer o seguinte: um brasileiro médio, carregado com todo aquele padrão de estética brasileiro, criado na saturação da cultura e valores tupiniquins (bunda, perna, bronze, mulheres curvilíneas, cabelo bem cuidado, roupas sumárias) ser previamente atraído por uma típica nepaleza do campo, com trajes típicos de sua cultura e clima, sem os cuidados estéticos "excessivos" da brasileira, dificilmente, à primeira vista, se atrairia por ela.

Da mesma forma, a priori, uma brasileira não se engraçaria por um camponês nepalês, cada com seu mais alto padrão de costumes e valores.

Agora eu concordo. Você colocou um "a priori". No seu post anterior você disse que "nunca" um brasileiro ia gostar de uma nepaleza. Faz diferença;
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo