• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Música Clássica

Lana Lane disse:
Também não entendo grande coisa de música clássica, mas já assisti muitas apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Sinfônico de Porto Alegre e são muito lindas essas apresentações. Teve uma do Carmina Burana em um teatro bem legal daqui que foi demais! E uma apresentação da orquestra com o coral e uma soprano que veio dos EUA em uma igreja super antiga daqui, também foi lindíssima.
O legal é que muitas dessas apresentações da OSPA são gratuitas, ou a preços super acessíveis, assim tipo, 10, 15 reais.
Fui também a uma apresentação onde foi tocada a nona sinfonia de Beethoven, foi maravilhoso!
Eu gosto muito do som do cravo e de vilonos.
Assisti uma apresentação de um violinista japonês, Koh Gabriel Kameda e comprei um cd dele que é muito bom mesmo! Ele inclusive autografou pra mim. :)
Também tenho alguns cds da Vanessa Mae. Essa moça, além de tocar o violino clássico, toca também as composições clássicas transpostas para uma espécie de pop, com viloino elétrico ou algo assim. Só sei que fica bom demaaaais! Vocês já ouviram?


Parabéns pelo bom gosto, e pela bela descrição de Vanessa Mae.
Realmente, ela trouxe o clássico pra o pop, e com isso, ela arrebatou uma galerinha, que até então, só queria ouvir rock.
Além de tudo, ela é muito carismatica ...
Minha filha é fã dela ...
 
Moacir disse:
Parabéns pelo bom gosto, e pela bela descrição de Vanessa Mae.
Realmente, ela trouxe o clássico pra o pop, e com isso, ela arrebatou uma galerinha, que até então, só queria ouvir rock.
Além de tudo, ela é muito carismatica ...
Minha filha é fã dela ...

Obrigada, Moacir. :timido:
Eu acho que o pessoal aqui da minha cidade tem é muita sorte por uma orquestra assim como a OSPA disponibilizar de forma gratuita o acesso a uma música tão diferente do que se ouve pelas rádios. Ouvir um cd é muito legal, mas assistir ao vivo a orquestra tocando junto com o coral, é outra história! Dá uma emoção difícil de explicar!
Ouvi falar muito de Wagner, e que ele fez uma ópera baseada no conto O Anel dos Nibelungos, da mitologia nórdica. Estou super curiosa para ouvir.
 
Eu gosto muito de música clássica, principalmente Chopin e Wagner, amo de paixão Mozart e Beethoven, mas esses é impossível não gostar! Amo, idolatro ópera. Tive uma fase em que só escutava tenores, sopranos, cantoras líricas e quase levei minha familia a loucura, agora manerei mas para descançar e relaxar sempre coloco Chopin.
 
Sou mais um amante de música clássica. Chopin, Debussy e Bach são divinos, nunca ouvi nada igual. Claire de Lune e Prelude n° 4 são obras primas impressionantes, lindas.
 
eu sei alguns nomes de fases (até pq, como outras artes, seguem a nomenclatura da literatura - barroco, clássico, romântico, etc), mas não me pergunte qual compositor pertence a qual fase...hehehe

Como experiência em palcos, vi a orquestra de câmara de Stuttgart e La BOhème, ambas no Teatro Guaíra...e uma e outra apresentação da Camerata antiqua...

dos compositores, não fujo muito dos tradicionais... Chopin, Bach, Vivaldi, Beethoven, Wagner, Tchaykovsky, Liszt, Rachmaninoff, Mozart...

De diferente, eu gosto das composições para violoncelo de Monsieur de Sainte Colombe (cuja vida é contada no filme Tous les matins du monde, que tem no elenco Gérard e Guillaume Depardieu)

Peças favoritas: Requiem (Mozart) e Claire de Lune (Beethoven), mas isso é culpa do Amadeus, Minha Amada Imortal e Copying Beethoven

Besos
 
Clássica ou Erudita?

Na minha opinião (leia literalmente, pois existem contravérsias), clássica é apenas uma outra classificação de erudita. Logo, na minha filosofia atual é clássica e erudita.

@adrieldantas, permita-me discordar, mas as duas denominações, na realidade, não se referem à mesma coisa, apesar de, popularmente, as pessoas mencionarem como se fossem sinônimas.

O termo música clássica refere-se exclusivamente à música composta durante o período clássico, mais conhecido como classicismo, que vai aproximadamente de 1750 a 1820, onde os principais expoentes deste período são Haydn e Mozart. Neste sentido a música clássica implica em uma antítese da música barroca e do romantismo.

Já o termo erudito vem da palavra erudição, que define o vasto conhecimento, como sabemos não só na música, mas em várias outras áreas; sendo assim, o referido termo é utilizado mais corretamente para se contrapor à chamada música popular, que é bem menos complexa, tanto em sua feitura, como em sua interpretação. Portanto, deveríamos chamar de música erudita a música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares.

Pra finalizar, a música clássica é espécie da música erudita, que por sua vez é o gênero de música que, como disse acima, se contrapõe à musica popular.
 
@Spartaco , isso quer dizer que a música clássica também é erudita, mas nem toda erudita é clássica? Se não for isso eu não saquei, eu e minha ingenuidade :/
 
@Spartaco , isso quer dizer que a música clássica também é erudita, mas nem toda erudita é clássica? Se não for isso eu não saquei, eu e minha ingenuidade :/

É isso mesmo. Como eu disse acima a música clássica é espécie da música erudita. Podemos também dizer que são espécies a música barroca, a música romântica e as várias correntes do modernismo.

800px-Classical_music_composers_montage.JPG
No entanto, sabemos que de uma maneira menos exata, chamamos de clássica qualquer música erudita, ou seja, de uma maneira coloquial acaba-se usando o termo música clássica para a música composta pelos grandes mestres.
 
@Amelia Strange, obrigado pela palavras.

Faz um bom tempo que eu ouço e leio sobre música erudita, mais precisamente quando eu estava completando 13 anos de idade; neste dia o meu avô, que foi tenor na Itália, me presenteou com o primeiro volume da antiga Coleção da Abril Cultural dos Grandes Compositores da Música Universal.

Além disso, com as conversas que eu tinha com ele, comecei a adentrar e conhecer mais sobre esse tipo de música.

Foi assim que tudo começou. Portanto, há mais de 40 anos sou apreciador da música dos grandes mestres.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo