• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 [Quartas de Final] Brasil x Colômbia

Quem se classifica?

  • Brasil

    Votos: 7 46,7%
  • Brazil

    Votos: 1 6,7%
  • Brésil

    Votos: 0 0,0%
  • Burajiru

    Votos: 0 0,0%
  • Colômbia? Tem certeza?

    Votos: 5 33,3%
  • Última chance, BRASIL.

    Votos: 2 13,3%
  • Outro (Citar)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    15
fred3.jpg
 
esse pessoal perdeu a noção. o cara fez cagada (e acho que merece uma punição, sim, porque além do neymar teve um lance com o hulk que também foi bem violento), mas se alguém teve culpa do ocorrido foi o juiz, que foi froxo na maior parte do tempo e deixou de dar cartão quando deveria. fabio disse inclusive que o caso do julio césar (que rendeu o penalti para a colômbia) era para cartão vermelho, então assim, quando digo que foi froxo, foi dos dois lados. o jogo de certa forma me fez lembrar do brasil x costa do marfim em 2010 (naquele quem saiu quebrado foi o elano, e o kaka levou um vermelho): começa com falta leve, ninguém é punido e vai aumentando a violência.

somando a isso a fama de cai cai do neymar, estava armado o palco para uma cagada. porque os colombianos sabiam que poderiam chegar sem dó em cima do neymar porque desde o jogo contra a croácia juiz nenhum quer dar "lance duvidoso" a nosso favor. aliás, juiz nenhum quer dar nada a nosso favor, não sei como é que a imprensa estrangeira continua dizendo que estamos sendo favorecidos pela arbitragem. tanto é que ele mandou seguir o jogo, ficou elas por elas e o cara que quase machucou o hulk e machucou o neymar saiu do jogo sem sequer um cartão amarelo.

enfim, uma pena mesmo pelo neymar, deve ser o equivalente de atleta que se prepara para as olimpíadas e aí se quebra antes de dar o melhor e si e conseguir o ouro. pena também que um jogo que tinha tudo para ser o mais tranquilo do brasil (e o foi, nos 30 primeiros minutos), tenha virado algo tão complicado depois, inclusive com direito ao penalti. e por complicado não falo só da violência.
 
Relembrando o jogo com mais frieza, foi um jogo à lá Felipão.
O Brasil também tava bem violento, caçando o James em campo (o Fernandinho jogou bem, mas também bateu barbaridade no coitado colombiano).
A culpa principal eu sempre coloco no agente. A culpa principal é do Zuniga que entrou na maldade. Certamente não pensando em quebrar um osso do Neymar, mas pensando em deixar as costas do menino dolorido ali por uns 2 dias. Estar tudo liberado não quer dizer que você pode fazer tudo, ninguém ali é criança, sabe das responsabilidade e das próprias atitudes.
No redor disso tem o juiz que também apesar da recomendação vinda de cima, é um adulto que precisa ter bom senso. Também não acredito que a recomendação da FIFA era pensando em deixar a porrada comer solta, se o jogo começar a se perder e virar guerra, claro que era pro espanhol tomar as rédeas.
A FIFA tem que rever os conceitos do que é preservar os craques. Inicialmente a ideia de economizar cartões poderia até parecer boa ja que o próprio Neymar poderia ser suspenso. Mas ela tem que lembrar que se preserva muito mais o craque coibindo violência do que pensar numa eventual advertência de cartão amarelo a ele.

Por fim tem o time do Felipão.
O jogo de ontem foi o melhor do Brasil na copa, claro. Porque o time jogou como time do Felipão. O elenco é formatado para formar um time do Felipão e ontem conseguiu jogar do jeitinho do treinador em vez de tentar jogar um futebol de toque de bola, posse de bola e o escambau.
E times do Felipão normalmente transformam esses jogos decisivos em guerra. Só lembrar daquele épico jogo Portugal x Holanda de 2006. E aí quando o jogo vira guerra, também há o risco do outro lado devolver na mesma moeda.
Felipão conseguiu pegar todas as criticas e matérias da imprensa e colocar uma pilha grande em alguns dos jogadores (Paulinho, Fernandinho, Thiago e David, principalmente). Coisa que o Tabarez não conseguiu tanto quando tentou transformar Uruguai x Colombia em guerra. Nisso Felipão é mestre.

Sem o Neymar, eu fico na dúvida se a nossa maior chance de avançar seria manter esse futebol de guerra, que muitos acham feio. Não vejo no Felipão modernidade pra dar um nó tático na Alemanha, e sem Neymar não temos como vencer na técnica. Sobra a garra.
 
eu não entendo essa recomendação da fifa. não seria mais inteligente então eles reverem esse negócio dos cartões amarelos acumulados? pelo menos cria-se uma uniformidade, que independe da subjetividade do juiz. porque se é para afrouxar e deixar por conta do "bom senso" dos árbitros ("ah, neymar é cai cai, segue o lance"), é lógico que vai dar merda.
 
Eles até mudaram isso pra essa Copa.
Antes os cartões eram zerados nas quartas, mas corria-se o risco com isso de um jogador tomar cartão amarelo nas quartas e outra nas semi e ficar de fora da final. Aconteceu isso com o Ballack em 2002 que não enfrentou o Brasil na final, e era o único jogador que poderia desequilibrar tecnicamente a favor da Alemanha.
Agora os cartões zeram nas semi, ou seja, a princípio um jogador só fica de fora da final se pega um gancho grande como o Suarez ou se for expulso nas semi.

Dessa mudança eu gostei.

Mas talvez a FIFA pudesse adotar o critério de 3 cartões como costuma ser em competições longas. Se um cara consegue a proeza de tomar 3 cartões em 4 jogos, aí realmente tem que ser punido. Mas 2 cartões é muito pouco.




E principalmente a FIFA deveria conhecer melhor seus arbitros.
Todos os comentaristas de arbitragem comentaram o fato de que o espanhol costuma apitar muitas faltas e dar muitos cartões. Se ele faz isso é porque provavelmente ele não sabe controlar o jogo de outra forma.
Se tu corta as asinhas dele assim, ele fica meio perdido, claro. Num jogo que acabasse virando guerra, é provável que ele não saberia levar na conversa, na imposição de respeito, na bronca, etc, porque ele sempre só soube marcar faltas e distribuir cartões.
 
está correta a decisão da fifa, foi um lance de jogo normal. Exagerada foi a punição pro uruguaio.
 
está correta a decisão da fifa, foi um lance de jogo normal. Exagerada foi a punição pro uruguaio.

Tinha que punir é o árbitro.
Só que não punem, porque se não ele vai dizer que a recomendação veio de cima.
 
a justificativa da fifa é que o árbitro viu o lance (ao contrário do que apitou o jogo da mordia do suarez), mas mesmo assim não deu cartão. problema dessa justificativa é que todo mundo sabe que ele só não deu cartão para a) seguir recomendação da fifa para maneirar nos cartões b) nenhum juiz tá marcando algo a favor do brasil desde o jogo da croácia. eu ainda acho que ele merecia punição, sim. e uma pena que esse tipo de juiz não leve algum tipo de punição também (aliás, o do jogo do suarez vai apitar o nosso de amanhã, que beleeeeza. torcer pra que ninguém saia morto de campo :roll: ).
 
Sei que foi grave o efeito da atuação dele, mas foi um lance normal de jogo. O que o Suarez fez é mais grave pois morder não é um hábito normal de esporte nenhum, de nenhum humano na verdade. Ele morder alguém é claramente intencional e com propósito de machucar, não dá pra alegar outra coisa.
 
E voce pular nas costas de uma pessoa com o joelho a frente não é intencional?
Um ato não justifica o outro, e ambos deveriam ser punidos, sendo que a mordida não causou noites danos enquanto a joelhada causou uma fratura....
 
eu não minimizo nem a pau o que esse cara fez com o neymar. não é porque acontece falta em todo jogo de futebol que juiz não tem que dar cartão. aliás, foi a falta de cartão no primeiro tempo que deixou o jogo tão violento. se tivesse rolado um amarelinho para cada lado, todo mundo baixava a bola ou ficava menos "ousado" nas disputas pela bola. e vale lembrar, não foi só o neymar que apanhou desse cara no jogo:

brvrppaieaa1jri-jpg.55803


outra falta completamente ignorada pelo juiz. o problema é justamente esse: não dá para compreender como mesmo envolvido em duas jogadas tão violentas o jogador sequer recebeu um amarelo. quer dizer, dá. todo mundo sabe o que está rolando. o que não deixa de ser menos injusto. ainda mais quando você continua vendo imprensa e torcida gringa apontando que a arbitragem tá roubando pro brasil.
 
Outro fato é que fica muito na cara a instrução de evitar amarelo por que o historico deste arbitro é de marcar muitas faltas e aplicar varios cartões amarelos, ou seja ele se utiliza dos cartões e marcação de faltas para controlar o jogo diferente do Webber que não aplica tantos cartões e consegue controlar o jogo mais na conversa.
Quando voce tira a ferramente de controle de alguém, tende a ficar tudo zoado e foi o que aconteceu no jogo e disso resultou varias entradas duras de ambos os lados, mas o Zuñiga abusou com essas duas entradas violentas.
 
eu não minimizo nem a pau o que esse cara fez com o neymar. não é porque acontece falta em todo jogo de futebol que juiz não tem que dar cartão. aliás, foi a falta de cartão no primeiro tempo que deixou o jogo tão violento. se tivesse rolado um amarelinho para cada lado, todo mundo baixava a bola ou ficava menos "ousado" nas disputas pela bola. e vale lembrar, não foi só o neymar que apanhou desse cara no jogo:

brvrppaieaa1jri-jpg.55803


outra falta completamente ignorada pelo juiz. o problema é justamente esse: não dá para compreender como mesmo envolvido em duas jogadas tão violentas o jogador sequer recebeu um amarelo. quer dizer, dá. todo mundo sabe o que está rolando. o que não deixa de ser menos injusto. ainda mais quando você continua vendo imprensa e torcida gringa apontando que a arbitragem tá roubando pro brasil.

Não que o Zuniga não tenha a parcela de culpa dele... Só que acho que o Juiz é 30% responsável por ter permitido que o jogo se tornasse um campo de guerra, e mais 50% são da irresponsabilidade da Fifa.

O Zuniga tava entrando pra bater, mas o tom que o juiz ditou pro jogo era esse mesmo. O Fernandinho mesmo tava levantando o James Rodriguéz o tempo todo. Paulinho e David Luiz também tavam chegando duro. Era muito mais um campo de batalha do que de futebol, típico jogo de Libertadores mesmo. E isso era uma quartas-de-finais de Copa do Mundo... Se a proposta de jogo era essa, então os caras não iriam afinar não.

O Zuniga chegou forte no Neymar. Chegou pra bater mesmo, quem sabe pegar a bola ali e empatar o jogo. Mas com certeza nem passou pela cabeça dele a idéia de fraturar uma vértebra da coluna do Neymar. Ele pensou em só dar uma pancada, pra ele cair ali na hora... Ficar um pouco dolorida a musculatura no máximo até o dia seguinte. O Neymar tá acostumado com isso. Já levou pancada muito mais violenta do que essa (aliás, sempre achei uma puta sacanagem isso de ficar abusando de chamá-lo de cai-cai. É a típica babaquice de paga pau de inglês, e que acabou sendo explorada além da conta pelos torcedores dos outros clubes paulistas, rivais do Santos. Acho que o Neymar forçava mais quando mais novo, mas essa atitude sempre foi para se proteger das agressões dos marcadores. Só que nos últimos 3 anos ele quase sempre só cai porque tem um físico mais franzino mesmo).

O Neymar já apanhou muito, mas sempre teve fama de "Homem de Ferro", por ser muito difícil de lesioná-lo. Só que, infelizmente, o azar aconteceu logo nessa entrada do Zuniga. A contusão mais grave foi acontecer justamente no meio da Copa do Mundo no Brasil. Paciência. Pelo menos agora eu tô muito mais tranquilo em relação à situação dele. Parece que é a lesão menos grave possível que ele podia ter na coluna. É um mês de tratamento, e aí ele já pode voltar a treinar, teoricamente sem nenhuma consequência futura.
 
Última edição:
Eu concordo com o @Thor em relação a parcela de culpa arbitragem e acima dela a FIFA que orientou a "pegar leve" nos cartões, ainda mais num jogo que teve um número elevado de faltas que pra uma Libertadores é classificado como normal, mas pra Copa do Mundo foi muito alto e inaceitável.

Agora imaginem isso caso a final seja um Brasil x Argentina onde existe um rivalidade muito grande e uma pegada diferenciada que só clássicos sulamericanos possuem? É preocupante.
 
Tipo.

Eu respeito quem diga que eh um lance de jogo.
O Felipao mesmo disse.
De fato para um jogo de futebol do tipo que o Felipao curte, do tipo Libertadores, eh normal mesmo.

Mas viram algumas teorias colombianas de que a lesao do Neymar nao teria ocorrido nessa joelhada do Zuniga, mas na comemoracao do gol do Thiago Silva (quando o Neymar escorrega e cai)?
Ai eh querer ser mentiroso.
Putz grila.

tumblr_n87feoWO7C1rt0zdlo1_500.gif

zuniga3.jpg


zuniga2.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo