• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre cena da Arwen

Arianne Undómiel

Aspirante a desenhista
Olá, sou novata no fórum e em todo o universo Tolkieano, então por favor, tenham paciência! :-(
Minha dúvida é sobre a cena do filme em que Arwen vê o Aragorn com o filho e toda aquela história em que ela fica alone e a dúvida em imortalidade e mortalidade. Essa história realmente existe nos livros? E se sim, qual e onde?
 
Última edição:
Não acontece. Essa cena só existe no filme. Arwen já havia feito a sua escolha pela mortalidade há muito tempo quando a história do filme se passa.
 
Não, não existe no livro. No livro, a Arwen só aparece quando a comitiva está em Valfenda e bem no finzinho, pra casar com Aragorn. :) Mais da história dos dois você encontra nos Apêndices do Retorno do Rei.
 
Quis dizer o fato de ser pouco abordado além dos apêndices.. Eu li algumas coisas no apêndice B, mas achei um pouco raso.. o que não desmerece o romance. Eu 'shippo' bastante :amor::joy:
 
Na verdade Arwen se torna mortal pela escolha que é imposta a casa de Eärendil, não? Mesmo que ela não tivesse se apaixonado por Aragron e escolhido a mortalidade para viver ao lado dele ela teria que mais cedo ou mais tarde ter feito a sua escolha.
 
Na verdade Arwen se torna mortal pela escolha que é imposta a casa de Eärendil, não? Mesmo que ela não tivesse se apaixonado por Aragron e escolhido a mortalidade para viver ao lado dele ela teria que mais cedo ou mais tarde ter feito a sua escolha.

Fui ler os apêndices de novo, já que a sua pergunta me fez duvidar o que eu tinha escrito no tópico "Morte de Arwen". Então vamos lá:

Em seu leito de morte, Aragorn confirma que Arwen podem escolher entre a vida e a morte:

'"I speak no comfort to you, for there is no comfort for such pain within the circles of the world. The uttermost choice is before you: to repent and go to the Havens and bear away into the West the memory of our days together that shall there be evergreen but never more than memory; or else to abide the Doom of Men."

Ela diz, no entanto, que não há mais navios, de modo que não tem escolha:

'"Nay, dear lord," she said, "that choice is long over. There is now no ship that would bear the hence, and I must indeed abide the Doom of Men, whether I will or I nill: the loss and the silence. But I say to you, King of the Númenoreans, not till now have I understood the tale of your people and their fall. As wicked fools I scorned them, but I pity them at last. For if this is indeed, as the Eldar say, the gift of the One to Men, it is bitter to receive."

Só que eu acho que essa é uma questão de interpretação: (1) Não poder ir para as Terras Imortais significa que Arwen perdeu a imortalidade (já que ela diz que não há escolha, por não ter navios) ou (2) morrer é única alternativa para Arwen, já que ela não desejaria viver eternamente na Terra-média sem Aragorn? Vale destacar que quando Aragorn levanta a possibilidade de Arwen partir para o Oeste, ele diz que lá ela poderá superar o sofrimento da perda e viver bem com as lembranças dos dois. Isso possivelmente significa que essa relação "saudável" com a morte não poderia ser possível se ela ficasse na Terra-média.

Por esse motivo eu fico com a interpretação (2), ou seja, Arwen deseja morrer pq não pode nem viver sem Aragorn entre os mortais e nem ter suas lembranças felizes entre os imortais. Entendo que essa interpretação é reforçadas pelo resto do texto dos apêndices:

'But Arwen went forth from the House, and the light of her eyes was quenched, and it seemed to her people that she had become cold and grey as nightfall in winter that comes without a star.

Then she said farewell to Eldarion, and to her daughters, and to all whom she had loved; and she went out from the city of Minas Tirith and passed away to the land of Lórien, and dwelt there alone under the fading trees until winter came. Galadriel had passed away and Celeborn also was gone, and the land was silent. 'There at last when the mallorn-leaves were falling, but spring had not yet come, she laid herself to rest upon Cerin Amroth; and there is her green grave, until the world is changed, and all the days of her life are utterly forgotten by men that come after, and elanor and niphredil bloom no more east of the Sea.

'Here ends this tale, as it has come to us from the South; and with the passing of Evenstar no more is said in this book of the days of old.'

E então ela escolheu morrer.
 
Válido! Amei a interpretação, só me fez amar ainda mais a história dos dois, Tolkien é realmente um gênio. Obrigada pelas informações, pessoal. :joinha:
 
Última edição:
Quer dizer então que a escolha da mortalidade ou não de Arwen (que é uma obrigação, por ser da linhagem de Eärendil) só é feita após a morte de Aragorn?

Assim, faz mais sentido ela ter escolhido a mortalidade antes/durante o seu casamento, daí seus filhos seriam "Homens Mortais" comuns e não teriam escolha (semelhante a Elros e seus descendentes).
 
Acho que ele quis dizer que ela escolheu antes/durante mesmo, já que ele cita que ela apenas diz a Aragorn que não há mais navios.
 
Por esse motivo eu fico com a interpretação (2), ou seja, Arwen deseja morrer pq não pode nem viver sem Aragorn entre os mortais e nem ter suas lembranças felizes entre os imortais

Acho que foi escolha dela mesmo, porque Legolas se virou pra ir embora. Se ela quisesse, poderia ir com ele. Mas ainda acho confuso isso, não acredito muito que Círdan já tivesse ido.
 
Ela pode ter escolhido o momento de morrer mesmo, mas pelo que eu me lembre ela não poderia ir à Valinor, pois não é permitido aos mortais chegarem lá. Bilbo e Frodo foram exceções (e possivelmente Gimli).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo