• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TV [HBO] Game of Thrones (4ª Temporada)

Outro ponto importante no episódio: a aparição de Drogon e suas consequências

repararam no destaque que ganhou o pastor aparecendo com os ossos queimados da ovelha? Provavelmente é um prelúdio para o fato mais funesto que virá depois, quando a vítima será uma criança
 
Ainda sobre os homens de ferro, eu acho que...

... vão deixar a morte de Balon Greyjoy para o final da temporada. Talvez seja por isso que reintroduziram Asha na história. É curioso que até o último livro não sabemos muito bem qual será a importância de Victarion ou Euron.
 
@Fëanor , sobre o julgamento ser divino,

eu acho que não é alo em que se pode confiar, entende? apenas os deuses do norte e o vermelho indicaram terem algum tipo de poder nos livros. os Sete de Westeros, para mim, não existem. esses julgamentos de combate seriam tudo pura sorte mesmo
 
Última edição:
@Fëanor , sobre o julgamento ser divino,

eu acho que não é alo em que se pode confiar, entende? apenas os deuses do norte e o vermelho indicaram terem algum tipo de poder nos livros. os Sete de Westeros, para mim, não existe. esses julgamentos de combate seriam tudo pura sorte mesmo

Qual foi a manifestação real de poder dos old gods?
 
As árvores coração, os poderes de warging do Bran e de clarevidencia dele e do Jojen, alem dos proprios white walkers eu imagino, sao todos relacionados com os deuses do norte (ou foi assim que eu entendi pelos livros...)
 
As árvores coração, os poderes de warging do Bran e de clarevidencia dele e do Jojen, alem dos proprios white walkers eu imagino, sao todos relacionados com os deuses do norte (ou foi assim que eu entendi pelos livros...)

Hm, passível de debate. Sem dúvida os wargs representam um poder em Westeroes. Além disso, é dito que um em cada mil homens nascem wargs e um em cada mil wargs são videntes verdes. Coincidentemente, só há wargs/videntes verdes no Norte. Não há, no entanto, evidência de que os velhos deuses controlam esses poderes - embora elas devam ter alguma origem mágica. É um ponto confuso, com poucas evidências.

Sobre as árvores coração...

... eu acho que o único poder delas é servir de memória de Westeroes. Quem fala através das árvores são os videntes verdes. Como eles podem emanar algum tipo de energia para o passado, talvez os povos antigos tenham acreditado que as árvores tinham as vozes dos deuses. Enfim, é um chute.
 
@Fëanor , sobre o julgamento ser divino,

eu acho que não é alo em que se pode confiar, entende? apenas os deuses do norte e o vermelho indicaram terem algum tipo de poder nos livros. os Sete de Westeros, para mim, não existem. esses julgamentos de combate seriam tudo pura sorte mesmo

Palavras do Martin:

There are several competing religions in this series now. Should we be wondering if some are more true than others? In a world with magic, is religion just magic with an extra layer of mythos?

Well, the readers are certainly free to wonder about the validity of these religions, the truth of these religions, and the teachings of these religions. I'm a little leery of the word "true" — whether any of these religions are more true than others. I mean, look at the analogue of our real world. We have many religions too. Are some of them more true than others? I don't think any gods are likely to be showing up in Westeros, any more than they already do. We're not going to have one appearing, deus ex machina, to affect the outcomes of things, no matter how hard anyone prays. So the relation between the religions and the various magics that some people have here is something that the reader can try to puzzle out.

Então acho que nem é uma questão de (in)existência de certos deuses em relação a outros. Acho que tá mais para aquilo que eu pontuei antes: a ideia é de que o destino dos homens está nas mãos dos homens. Não existe "justiça divina". Somente justiça terrena.
 
Palavras do Martin:

Então acho que nem é uma questão de (in)existência de certos deuses em relação a outros. Acho que tá mais para aquilo que eu pontuei antes: a ideia é de que o destino dos homens está nas mãos dos homens. Não existe "justiça divina". Somente justiça terrena.

Será mesmo, @Fëanor?

E o destino de Rob Stark, Balon Greyjoy e Joffrey Baratheon? Rob foi morto pelos Frey, Joffrey foi morto num complô envolvendo Oleena e Mindinho e a morte de Balon permanece um mistério, possivelmente envolvendo Euron Greyjoy. Acontece, no entanto, que as sanguessugas de Melisandre foram jogadas no fogo enquanto era pronunciado um encantamento de morte. Será que foi pura coincidência? Além disso, Renly Baratheon foi morto pela sombra criada por Melisandre. Não estaria o deus vermelho favorecendo a feiticeira e alterando o destino dos homens?
 
Será mesmo, @Fëanor?

E o destino de Rob Stark, Balon Greyjoy e Joffrey Baratheon? Rob foi morto pelos Frey, Joffrey foi morto num complô envolvendo Oleena e Mindinho e a morte de Balon permanece um mistério, possivelmente envolvendo Euron Greyjoy. Acontece, no entanto, que as sanguessugas de Melisandre foram jogadas no fogo enquanto era pronunciado um encantamento de morte. Será que foi pura coincidência? Além disso, Renly Baratheon foi morto pela sombra criada por Melisandre. Não estaria o deus vermelho favorecendo a feiticeira e alterando o destino dos homens?

Talvez...

...tenha sido coincidência. Talvez não. Mas aí surgem ao menos dois pontos:

1) Será que essas manifestações mágicas equivalem à uma intervenção de algum deus? Não pode ser simplesmente o caso que algumas pessoas, como a Melisandre, tenham algum poder mágico (o que é claramente visto pela sombra que ela conjurou para matar Renly e pela sua capacidade de "reviver" mortos, como o Beric) per se?

2) Talvez alguns deuses se manifestem em alguns momentos, dependendo também da fé daqueles que nele crêem, o que não significa que eles necessariamente desequilibrem a balança. Até porque é possível que os outros deuses estejam atuando de outras maneiras, com resultados que talvez só serão aparentes no longo prazo. Ainda, é possível que todos os deuses sejam apenas várias manifestações de uma mesma entidade (ou de algumas poucas entidades, como o Many-Faced God).
 
Gostei muito do episódio pelos mesmos motivos que já foram citados nos posts anteriores.

Vou reforçar o ponto de que aquela cena da Asha ficou muito ruim. Não faz sentido o que aconteceu ali. Acredito que o significado da palavra "tosco" nos próximos dicionários possa ser atribuído a aquela cena.
 
Talvez...

...tenha sido coincidência. Talvez não. Mas aí surgem ao menos dois pontos:

1) Será que essas manifestações mágicas equivalem à uma intervenção de algum deus? Não pode ser simplesmente o caso que algumas pessoas, como a Melisandre, tenham algum poder mágico (o que é claramente visto pela sombra que ela conjurou para matar Renly e pela sua capacidade de "reviver" mortos, como o Beric) per se?

2) Talvez alguns deuses se manifestem em alguns momentos, dependendo também da fé daqueles que nele crêem, o que não significa que eles necessariamente desequilibrem a balança. Até porque é possível que os outros deuses estejam atuando de outras maneiras, com resultados que talvez só serão aparentes no longo prazo. Ainda, é possível que todos os deuses sejam apenas várias manifestações de uma mesma entidade (ou de algumas poucas entidades, como o Many-Faced God).

Esse assunto é muito bom, merece um tópico próprio até.

Foi Thoros de Myr, outro sacerdote do Deus Vermelho, quem reviveu Beric, que por sua vez ajudou a reviver Catelyn. Não acho que seja um poder exclusivo de Melisandre - que talvez seja a mais poderosa feiticeira do Deus Vermelho, não sei. Além disso, é dito que os piromantes controlam o fogo como há muito não era visto. E também temos a questão do fogo-vivo, cuja fórmula os alquimistas não conseguiam dominar há muito tempo. Porém, convenientemente, na época da Batalha da Água Negra foi a eficiência do fogo-vivo que salvou o dia.

A colocação de Martin é muito boa, no entanto. Eu também não acho que Melisandre seja uma figura messiânica que conhece a verdade. Ela erra, isso é óbvio. Mas também é óbvio que ela consegue manipular um poder semi-divino. Além disso, poderes sobre-humanos não são monopólio dos seguidores do Deus Vermelho, como você bem lembrou: As mudanças de aparência dos Faceless Men (que com certeza envolvem algum tipo de mágica, pois Arya consegue sentir as lembranças do rosto que "vestiu" numa de suas missões) ou o warging e as visões verdes. Todas são habilidades de seguidores de outros deuses.

Os fatos observáveis são:

1) A magia desapareceu por muito tempo e reaparecer numa grande confluência de acontecimentos (White Walkers e dragões sendo os principais).
2) Não apenas os seguidores do Deus Vermelho apresentam habilidades sobre-humanas.
 
Última edição:
Esse assunto é muito bom, merece um tópico próprio até.

Foi Thoros de Myr, outro sacerdote do Deus Vermelho, quem reviveu Beric, que por sua vez ajudou a reviver Catelyn. Não acho que seja um poder exclusivo de Melisandre - que talvez seja a mais poderosa feiticeira do Deus Vermelho, não sei. Além disso, é dito que os piromantes controlam o fogo como há muito não era visto. E também temos a questão do fogo-vivo, cuja fórmula os alquimistas não conseguiam dominar há muito tempo. Porém, convenientemente, na época da Batalha da Água Negra foi a eficiência do fogo-vivo que salvou o dia.

A colocação de Martin é muito boa, no entanto. Eu também não acho que Melisandre seja uma figura messiânica que conhece a verdade. Ela erra, isso é óbvio. Mas também é óbvio que ela consegue manipular um poder semi-divino. Além disso, poderes sobre-humanos não são monopólio dos seguidores do Deus Vermelho, como você bem lembrou: As mudanças de aparência dos Faceless Men (que com certeza envolvem algum tipo de mágica, pois Arya consegue sentir as lembranças do rosto que "vestiu" numa de suas missões) ou o warging e as visões verdes. Todas são habilidades de seguidores de outros deuses.

Os fatos observáveis são:

1) A magia desapareceu por muito tempo e reaparecer numa grande confluência de acontecimentos (White Walkers e dragões sendo os principais).
2) Não apenas os seguidores do Deus Vermelho apresentam habilidades sobre-humanas.

Sobre quem reviveu Beric: verdade! Lapso meu, tinha até me esquecido da existência do Thoros :lol:

Sobre os fatos que você levantou: é interessante notar isso, e abre possibilidade para bons debates. O retorno da magia tem alguma relação com os deuses? Qual a relação do white walkers e dos dragões com isso? Há alguma relação específica com o inverno que está por vir? Etc. etc.
 
Olha confesso que eu não sou daqueles que desprezam toda e qualquer mudança que a série faz em relação ao livro, porém, sinceramente, que merda foi aquela cena do "resgate"(?) , começo a me preocupar com os rumos que a série está tomando.
 
Um resgate do tipo: Temos proteção de couro, escudos e espadas. Estamos prontos para enfrentar soldados do Forte do Pavor... mas se tiver cachorro, fudeu.
 
Eu realmente não sei como passou pela cabeça das pessoas que produzem a série que esse trecho era digno de ir ao ar, completamente desnecessário, não adicionou nada à trama, eu já não gostava da encheção de linguiça que virou todas as cenas que o Theon participa, eu até entendo, que é dificil simplesmente ignorar um personagem recorrente durante todas as temporadas apenas porque ele não é tão aborbado nos livros mais recentes, o público ficaria se perguntando o que aconteceu com ele, mas esse tipo de cena já tá forçando a amizade, depois que o maluco soltou os cachorro e de repente cortou pra galera correndo, eu sentei o dedo e passei 2 minutos pra frente, até acabar toda e qualquer cena envolvendo Theon, Ramsay, "Yara", cachorros (?).
 
Eu realmente não sei como passou pela cabeça das pessoas que produzem a série que esse trecho era digno de ir ao ar, completamente desnecessário, não adicionou nada à trama, eu já não gostava da encheção de linguiça que virou todas as cenas que o Theon participa, eu até entendo, que é dificil simplesmente ignorar um personagem recorrente durante todas as temporadas apenas porque ele não é tão aborbado nos livros mais recentes, o público ficaria se perguntando o que aconteceu com ele, mas esse tipo de cena já tá forçando a amizade, depois que o maluco soltou os cachorro e de repente cortou pra galera correndo, eu sentei o dedo e passei 2 minutos pra frente, até acabar toda e qualquer cena envolvendo Theon, Ramsay, "Yara", cachorros (?).

Eu suspeito que reativaram o "núcleo" Greyjoy pq...

... Balon Greyjoy ainda tem que morrer. Inventaram esse plot para reintroduzir a história dos Greyjoy. Particularmente, acho que foi uma grande besteira e perde de preciosos minutos da série. Só pra constar: Nos livros, quando Asha reencontra Theon, ele está tão fudido que ela não o reconhece - assim como ele não reconheceu a própria irmã quando ele voltou para as Ilhas de Ferro.
 
Eu gostei da cena do resgate, não leio os livros, mas na minha opinião ela foi boa, me mostrou onde estava a irmã dele neste tempo todo, porque nós vimos muito ela na temporada passada, aí depois ela sumiu, nesse episódio sabemos que ela estava viajando para pegar ele (pelo menos foi isso que eu entendi), ela tentou salvá-lo, mas não conseguiu. Para mim foi importante esta cena, eu sempre pensei "E não tem ninguém que se preocupa com esse triste não?", e então a irmã dele aparece. Na minha cabeça fez sentido.
 
Até entendo todo mundo reclamando da cena que não ficou bem desenvolvida.
Mas vocês já pensaram que eles estavam em um espaço fechado lutando com outros soldados e que se os cachorros fossem soltos, seria a morte para eles pois os animais iriam ataca-los fazendo eles baixarem a guarda?
 
Eu gostei da cena do resgate, não leio os livros, mas na minha opinião ela foi boa, me mostrou onde estava a irmã dele neste tempo todo, porque nós vimos muito ela na temporada passada, aí depois ela sumiu, nesse episódio sabemos que ela estava viajando para pegar ele (pelo menos foi isso que eu entendi), ela tentou salvá-lo, mas não conseguiu. Para mim foi importante esta cena, eu sempre pensei "E não tem ninguém que se preocupa com esse triste não?", e então a irmã dele aparece. Na minha cabeça fez sentido.

Nos livros essa questão do "ninguém se preocupa com esse triste?" faz bastante sentido, mas infelizmente não tem como explicar sem dar spoiler aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo