• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TV [HBO] Game of Thrones (4ª Temporada)

Até o Elio mencionar eu não tinha atentado para como a relação do Jaime e Cersei era bem menos conto de fadas que o apregoado. Os dois têm uma dinâmica bem pertubardora e Jaime é sempre sexualmente agressivo em todas as vezes que se mostrou a intimidade dos dois:

A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

– Teremos de vigiá-los cuidadosamente – disse a mulher.
– Eu preferiria vigiar você – disse o homem, soando aborrecido. – Volte aqui. (...)
O homem suspirou. – Devia pensar menos no futuro e mais nos prazeres próximos.
– Para com isso! – disse a mulher
. Bran ouviu o súbito som de carne batendo em carne, e em seguida o riso do homem. Bran içou-se, escalou a gárgula, rastejou para o telhado. Era a maneira mais fácil. Deslocou-se ao longo do telhado até a gárgula seguinte, que ficava mesmo por cima da janela do quarto onde os dois conversavam.
– Todo esse falatório está se tornando muito cansativo, irmã – disse o homem. – Venha cá e se cale. (...)
Bran olhou pela janela. Dentro do quarto, um homem e uma mulher lutavam. Estavam ambos nus. Bran não conseguia ver quem eram. As costas do homem estavam voltadas para ele, e seu corpo ocultou a mulher quando ele a empurrou contra a parede. Ouviam-se sons suaves e úmidos. Bran percebeu que se beijavam. Observou, assustado e de olhos esbugalhados, com a respiração apertada na garganta. O homem tinha uma mão entre as pernas da mulher, e a devia estar machucando, porque ela começou a gemer, com voz profunda.
– Para – disse ela – para, para. Ah, por favor… – mas a voz era baixa e fraca, e ela não o empurrava para longe. As mãos enterraram-se nos emaranhados cabelos dourados dele e puxaram-lhe o rosto para o peito.
==========

A Tormenta de Espadas (George R.R. Martin)

– Você nunca pensa. Se o garoto acordar e contar ao pai o que viu…
– Se, se, se. – Puxara-a para seu colo. – Se acordar, diremos que estava sonhando, vamos chamá-lo de mentiroso, e se o pior acontecer, mato Ned Stark.
– E nessa altura, o que imagina que Robert fará?
– Robert que faça o que bem entender. Faço guerra com ele, se tiver de ser. Os cantores vão chamá-la de Guerra pela Boceta de Cersei.
– Jaime, largue-me! – tinha se enraivecido, lutando para se levantar. Em vez disso, ele a beijou. Por um momento, ela resistiu, mas então sua boca abriu-se sob a dele. Lembrava-se do sabor de vinho e cravo de sua língua. Ela estremeceu. Ele levou a mão ao corpete dela e puxou, rasgando a seda para que os seios se derramassem, livres, e durante algum tempo o rapaz Stark foi esquecido.
==========

A Tormenta de Espadas (George R.R. Martin)

Beijou-o. Um beijo ligeiro, o mais ligeiro roçar dos lábios nos dele, mas sentiu-a tremer quando a envolveu nos braços. – Não estou inteira sem você. Não havia ternura no beijo com que ele lhe respondeu, só fome. A boca dela abriu-se para a sua língua. – Não – disse, com voz fraca, quando os lábios dele começaram a descer o seu pescoço –, aqui não. Os septões...
– Que os Outros carreguem os septões. – Voltou a beijá-la, beijou-a em silêncio, beijou-a até fazê-la gemer. (...) Ela bateu no peito dele com punhos fracos, murmurando sobre o risco, o perigo, o pai de ambos, os septões, a ira dos deuses. Ele nem a ouviu. Desatou os calções, subiu para cima do altar e afastou as pernas brancas e nuas da irmã.
– Rápido – ela agora sussurava –, depressa, depressa, agora, vem já, me possua já. Jaime, Jaime, Jaime. (...)
Sentiu o coração de Cersei batendo em uníssono com o seu, e a umidade do sangue e do sêmen quando se uniram. Mas assim que acabaram, a rainha disse: – Deixe-me levantar. Se formos descobertos assim...
==========
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Excelentes textos, Leoff.

Bem observado, Erendis.

Como disse antes, não entendi como um estupro essa cena. Estupro para mim foi as primeiras vezes da Daenerys com Khal Drogo, que no livro tem só 13 anos, vale lembrar. Mas na época não causou tanto alarde como essa cena de Cersei e Jaime, que já eram amantes a décadas. Interessante, né? Vai entender como isso acontece.

Agora independente se foi ou não estupro, fico surpreso em como GoT consegue chocar ainda as pessoas com qualquer coisa com um viés "moral". Para mim GoT já ultrapassou esse viés moral há muito tempo, desde o sexo incestuoso entre os dois seguidos do arremesso de Bran (que tinha uns 8 anos) pela janela da torre, feito por Jaime.

De lá para cá, Martin ultrapassou todos os limites do aceitável de diversas formas. Os livros são todos recheados de desgraças, tragédias, quebras de tabús e tantas coisas erradas. E acho que é justamente por isso que essas histórias vendem o que vendem. Nós não estamos vendo aquela idade média romantizada, com a donzela frágil e indefesa e o cavaleiro honrado a resgatá-la. Quem é honrado nessa série perde a cabeça. Essa é a história das transgressões onde ninguém está a salvo. Homem ou mulher, criança ou adulto, pebleu ou nobre. Ninguém está a salvo como estamos acostumados a ver e a temer por nossos personagens preferidos (que os deuses olhem por Arya e Tyrion, por favor, rs).

Por isso me surpreendo com acusações emocionadas como essa ("ele estrupou a ela"), nossa gente, mas é GoT, já aconteceu de tudo nessa série. E não só com mulheres.

O que me dizem das torturas sofridas por Theon e os Imaculados, por exemplo? Na Terceira temporada, Theon só aparecia em cena para ser brutalmente torturado culminando com sua castração. Nos livros, os Imaculados são centenas de homens treinados brutalmente desde criança para se tornarem os melhores soldados do mundo. Para isso, também são castrados, são forçados a matar cães e bebês em frente suas mães e no final do processo não são nem seres humanos mais, visto que não tem nem nome. Cada dia eles pegam placas com nomes aleatórios de forma que cada dia possuem um nome diferente. Ou seja, não é só a masculinidade que perderam, mas perderam até a própria personalidade. Não são capazes nem de pensar, nem sentir, só fazem obedecer sem questionar, e matar, claro.

Enfim, inúmeras são as transgressões de GoT tanto nos livros como na TV. Não vejo uma perseguição específica a nenhum sexo, nem etnia, ou raça, ou religião ou opção sexual nem nada. Todos são peões (e alguns além de peões são também jogadores) do Jogo dos Tronos e com isso estão sujeitos a tudo, mesmo. Engraçado pensar também que numa série com monstros, zumbis, dragões e diversas criaturas, as maiores ameaças são os seres humanos mesmo, rs.

Agora mesmo que fosse uma cena de estupro. Acho que o fato de Martin (ou dos produtores da TV) terem escrito essa cena como um estupro não significa que eles estão fazendo qualquer apologia ao estupro ou a perseguição de mulheres ou qualquer coisa do tipo. Por que se formos por esse caminho então Martin já é pior que Adolf Hitler, pois ele escreveu todo o tipo de traições, assassinatos e coisas desprezíves. Então acho que não é por aí. Eles só escreverem mais uma cena de Westeros, mais uma cena do Jogo dos Tronos (com diversões transgressões e tabus no mesmo ato, sempre) como vem fazendo desde então. Por que só agora eles são questionados por escrever uma cena de sexo (ou "estupro" como dizem alguns)? O que essa cena tem de diferente das demais? No que ela é pior (no sentido de fazer apologia ao estupro e a perseguição de mulheres) que o primeiro sexo de Daenerys e Khal Drogo (que além de estupro, é também pedofilia), por exemplo?
 
Última edição:
olha, honestamente, eu só fui perceber o bafafá todo quando cheguei na internet e comecei a ler "artigos" em tudo quanto foi canto sobre o ocorrido, pode ser que eu não tenha prestado a devida atenção a cena, mas o que eu vi ali, foi bem parecido com o que eu imaginei ao ler os livros, porque ao mesmo tempo que ela fala tentando afastar ele, ela está aos beijos e tudo o mais, então realmente fica uma coisa bem difícil de entender e, como comentado nos textos, são Jaime e Cersei, gente! nenhum dos dois é realmente "flor que se cheire", a relação deles não era de exatamente amorzinho romântico não! era de sexo selvagem e foi em sexo selvagem que aquela cena se encaixou, aos meus olhos e na minha opinião...

Mas você está falando em termos de leitora da obra original. Quem assistiu a série não havia notado essa tensão entre os dois porque ela nunca havia sido externalizada, demonstrada. E não necessariamente isso implicaria "amorzinho romântico", mas seria fruto de carência afetiva. A cena poderia ser filmada de maneira que deixasse isso ambíguo, mas o diretor foi, por falta de palavra melhor, incompetente nesse aspecto. Logo, não há como ler a cena senão como um estupro mesmo.
 
Outras cenas que me chamaram a atençao foram:

1 - Os ensinamentos de Tywin a Tommen.

Vi gente dizendo que se trata de manipulaçao ao futuro rei, mas acho que nao foi so isso. Acho que Tywin quis ensinar mesmo algumas liçoes a Tommen, quis dar uma de bom avo. Se fosse so manipulacao ele nao perderia tanto tempo deixando o garoto pensar as respostas e tal. Simplesmente daria seu recado e dispensava a pessoa, e foi o contrario disso que ele fez. Ele foi cuidadoso, preocupado em ensinar, em proteger. Achei legal isso, nunca vi ele tendo essa paciencia e cumplicidade com Tyrion ou Cersei, por exemplo.

Da ate um alivio, nao da? Me deu um sentimento que Tommen sera um bom rei e vai dar tudo certo.

Sabe de nada, inocente. rs

2- E tambem teve a cena de Daenerys com seu discurso valiriano em Meeren realmente muito bacana. Ate parece uma lingua real, ela parece falar com fluencia no idioma. Ela consegue intimidar uma cidade so com palavras. Muito legal mesmo.

For a a sacada de jogar os escravos contra dos senhores atraves dos colares de escravos que ela tirou das criancas crucificadas e arremessou na cidade. Porque o povo da cidade sabe que as criancas foram assassinadas, ai eles pegam os colares das mesmas despertando odio contra os senhores que sequestraram e mataram essas criancas. Alem disso, os colares quebrados tambem passam a mensagem que os colares que eles estao usando tambem podem ser quebrados, que eles podem deixar de serem escravos para se tornarem homens livres. Bacana mesmo.

Daenerys cada vez atingindo mais e mais um auge, um patamar que nenhuma outra Casa em Westeros desfruta. Ela tem o melhor exercito, para mim, parece tambem o maior exercito, com diversas pessoas diferentes apoiando ela, ela e justa, tem a melhor pretensao ao Trono do Ferro, sabe guerrear, sabe discursar, se importa com as pessoas do povo como ninguem, e claro ela tem dragoes. Mal posso esperar por ela atacando Westeros com navio, dragao, exercito, etc, etc, etc.

O combate do campeao de Meeren com o novo Daario eu tambem gostei. Apesar de ser bem rapido, surpreendeu demais. Esse cara e muito guerreiro. Nao tenho nenhum problema com o ator que o interpreta, acho que a cada episodio ele esta se sentindo mais confortavel com o papel e interpretando cada vez melhor.

QUal sera o proximo passo para a conquista da cidade? Mal posso esperar pelo proximo episodio.

Sera que veremos aquele ataque a cidade atraves da infiltracao na mesma de Barristan e Jorah pelo esgoto? Aqui prevejo mais um problema das mudancas da TV em relacao aos livros.

Isso porque nos Livros, Daenerys manda Jorah e Barristan na missao suicida do esgoto nao so com o objetivo de conquistar a cidade, mas com o objetivo de punir os dois. Isso porque so nesse momento ela descobre que Barristan Selmy 'e Barristan Selmy, ate entao ele era Arstan Barba Branca, escudeiro de Belwas, o Forte. Aqui Jorah acusa Barristan de servir durante anos o usurpador Robert Baratheon e Barristan acusa Jorah de ser informante de Varys. E entao, Daenerys pune os dois com a missao do esgoto.

Na serie, os dois tiveram leves desentendimento, mas conseguiram suportar bem um ao outro e, me parece, nao estao competindo, mas trabalhando em equipe por Daenerys. Entao como isso se dara?

Sera que a serie vai manter o plano do esgoto ou vai mudra a estrategia de ataque a cidade?

Se manter, sera que eles dois serao voluntarios para essa missao, como foram para enfrentar o campeao de Meeren diante dos portoes?

Ou sera que eles vao discutir entre si e Barristan ira acusar Jorah de ser informante do Tywin (porque, vimos no ultimo episodio que Tywin sabe dela e dos dragoes, tanto que vai falar com Oberyn) e Daenerys vai mandar os dois na missao do esgoto, ou quem sabe, mandara Jorah e Daario, ao inves de Barristan?

Obs: Pessoal, desculpem os problemas com a pontuacao, estou com algum problema no teclado.
 
Eu não sei se entendi a polêmica da forma errada, mas acho que o problema não foi a cena em si, mas os roteiristas falarem que não foi um estupro. Parece meio óbvio que foi, não?
 
Claro que foi, quanto a isso não há dúvida. Mas nesse tipo de série, ambientada nessas épocas (o mundo sendo real ou fictício) esse tipo de coisa era normal, infelizmente, por isso que esse fuzuê todo é equivocado.
 
Bah! A polêmica é tão sem sentido que ninguém concorda no motivo. Tem quem critique a mudança do texto original, o fim da redenção de Jaime, a gratuidade da cena, a glamorizarão do estupro, a misoginia da série, o diretor dizendo que não foi estupro, que não se pode mostrar estupro na TV...
 
De novo: Eu acho que o fuzuê é pq os roteiristas chamaram o ato de tudo, menos de estupro.

@Bruce Torres?

1) Houve o choque do público em relação ao Jaime Lannister, que parecia estar trilhando um caminho de redenção;
2) Houve quem não conseguisse entender como esse "desenvolvimento" foi jogado fora de uma pra outra - vide que ele mesmo salvou a Brienne de um estupro; e
3) A coisa perdeu o controle quando todos os envolvidos na cena em questão quiseram "justificar" ou negar o estupro.
 
Bah! A polêmica é tão sem sentido que ninguém concorda no motivo. Tem quem critique a mudança do texto original, o fim da redenção de Jaime, a gratuidade da cena, a glamorizarão do estupro, a misoginia da série, o diretor dizendo que não foi estupro, que não se pode mostrar estupro na TV...

Eu acho que é melhor ver a coisa toda de outra perspectiva: muita gente não gostou da cena, por motivos diversos, e expressou o descontentamento. Não há UMA polêmica, mas várias, então não acho que todos precisem concordar com algo, a não ser o fato de desgostarem da cena.

Eu, particularmente, fiquei incomodado, não com a violência em si, mas com o significado que ela pode ter no desenvolvimento de Jaime. Se, a partir de agora, esse acontecimento tiver desdobramentos na vida dos personagens (tal como uma ruptura sem conserto na relação de Cersei e Jaime), não terá sido gratuito. Por outro lado, se os personagens prosseguirem como se nada de grave tivesse ocorrido, terá sido mais uma cena de violência desnecessária e, portanto, reprimível, já que não teria nenhum propósito narrativo (assim como foi a participação de Theon na 3ª temporada - quase nada foi desenvolvido ali, basicamente foi uma cena de tortura que durou a temporada inteira).
 
Eu ainda acho que tem que analisar o contexto dos personagens pra analisar a cena.
Eles sempre tiveram uma relação incestuosa desde novos, e a relação sempre foi muito intensa em todos os aspectos. O Jaime ficou muito tempo longe dela e sofreu preso e ficou sem a mão boa dele. Ao chegar em porto real ele procurou Cersei que o estava ignorando, logo mesmo estando no septo, ela correspondeu ao beijo dele e por toda a tensão ele mandou ver. Ah, tem o fato de que ela só disse não mas em nenhum momento lutou mesmo pra demonstrar que não queria a relação, me deixou a impressão de que ela só falava não apenas por que estava com medo de que fossem pegos e não por não desejar o sexo.
Quanto ao Theon, tudo oque ocorreu teve sim um proposito e já é evidenciado no início da serie, ele esta quebrado, não tem mais orgulho, mais soberba virou um servo medroso e obediente não terá mais o respeito de ninguém portanto não será mais uma ameaça.
 
Eu ainda acho que tem que analisar o contexto dos personagens pra analisar a cena.
Eles sempre tiveram uma relação incestuosa desde novos, e a relação sempre foi muito intensa em todos os aspectos. O Jaime ficou muito tempo longe dela e sofreu preso e ficou sem a mão boa dele. Ao chegar em porto real ele procurou Cersei que o estava ignorando, logo mesmo estando no septo, ela correspondeu ao beijo dele e por toda a tensão ele mandou ver.

E a série nunca havia mostrado isso, como o @Bruce Torres já disse:

Quem assistiu a série não havia notado essa tensão entre os dois porque ela nunca havia sido externalizada, demonstrada.

(...) A cena poderia ser filmada de maneira que deixasse isso ambíguo, mas o diretor foi, por falta de palavra melhor, incompetente nesse aspecto. Logo, não há como ler a cena senão como um estupro mesmo.

Se uma cena semelhante, mas mais ambígua, tivesse sido exibida na 1ª temporada, acho que a polêmica, se existisse, seria muito menor. Seria uma cena feita para estabelecer que esse relacionamento tempestuoso entre eles se manifesta também na cama. Entretanto, na 4ª temporada, após uma temporada inteira estabelecendo um novo olhar sobre Jaime, é lógico que essa cena perturbou muita gente. É tarde demais para dizer: oh, btw, Jaime também é capaz de, num momento de frustração, tratar com violência a mulher que ele ama...

Ah, tem o fato de que ela só disse não mas em nenhum momento lutou mesmo pra demonstrar que não queria a relação, me deixou a impressão de que ela só falava não apenas por que estava com medo de que fossem pegos e não por não desejar o sexo.

Pois é, ela estava dividida, mas ele vai lá e toma a decisão por ela. Não me espanta a reação negativa que a cena gerou.

Eu, como já disse, estou mais preocupado com o desenrolar da história, Jaime e Cersei não podem continuar agindo como se tivessem apenas tomado um sorvete juntos (e não importa se os livros pintam um retrato diferente, a justificativa precisaria estar plantada lá no começo da série).

Quanto ao Theon, tudo oque ocorreu teve sim um proposito e já é evidenciado no início da serie, ele esta quebrado, não tem mais orgulho, mais soberba virou um servo medroso e obediente não terá mais o respeito de ninguém portanto não será mais uma ameaça.

Não vi propósito na repetição de, basicamente, a mesma cena durante a temporada inteira. Uma ou duas cenas já seriam suficientes para levar o Theon do começo da 3ª temporada para o Theon da 4ª. Aliás, o "arco" do Theon foi ficando progressivamente tedioso, já que a repetição diluiu o teor da violência.
 
Não vi propósito na repetição de, basicamente, a mesma cena durante a temporada inteira. Uma ou duas cenas já seriam suficientes para levar o Theon do começo da 3ª temporada para o Theon da 4ª. Aliás, o "arco" do Theon foi ficando progressivamente tedioso, já que a repetição diluiu o teor da violência.

Acho que tanto no livro quanto na série. O motivo desse arco era mostrar o espírito de Theon sendo quebrado. Só que em nenhum momento da história eu fui levado a acreditar que isso seria difícil, que ele era um indivíduo valoroso, cujo espírito seria difícil de quebrar. Esse era Ned Stark, definitivamente não Theon.
 
Theon não era valoroso, mas era orgulhoso. Eu acho que pra ser diminuído ao ponto que ele foi, não é da noite pro dia. Isso deu pra sentir bem nos livros.
Agora sobre a cena de estupro e tudo, acho isso estranho. Li os livros em 2011, tem coisas que me fogem e requerem um releitura, mas até onde lembro após a volta do Jaime para Kings Landing ele não voltou a fazer nenhuma merda nesse nível. Quando terminei A Dance With Dragons ficou a sensação que ele tinha crescido muito e mudado muito. Não acho que vá ser simples voltar a passar isso na série.
 
4x04: Fantástico!

E o melhor de tudo: foi quase como se eu não tivesse lido os livros. Muitas mudanças, todas bem interessantes. E o final vai deixar os fãs dos livros que não gostam de spoilers de cabelo em pé, embora...

...não tenha sido um spoiler realmente inédito. Quando Sam foge com Goiva da Fortaleza de Craster, uma das irmãs dela avisa que os "filhos de Craster estão vindo". Já estava implícito que os bebês viravam White Walkers.
 
Não curti o visual do "rei" dos White Walkers. Parece um dos gigantes de gelo do primeiro filme do Thor, sei lá. E aquela "fortaleza" deles parece Minas Morgul no inverno da Terra Média haha

Achei o episódio com muitas mudanças. Provavelmente Bran e Jon vão se encontrar, o que eu não sei se é interessante para o desenrolar da história.

E a polêmica do estupro, bom, eu acho que já era né? Cercei agiu normal com o Jaime, não como uma mulher que foi recentemente estuprada por ele.

Também achei meio sem noção o "Kill the masters" escrito em inglês em Meeren, alguém de lá realmente sabe falar a "língua de Westeros"? E se sabe falar, sabem ler e escrever?

E eu to achando que a flecha que vai matar nossa querida Ygrite será a do menininho que teve o pai morto pela flecha dela
 
Realmente teve inúmeras mudanças nesse ultimo episódio; no entanto, a que achei mais estranha, foi a de Bran Stark ser preso, juntamente com os seus amigos, por Rast e companheiros. Não sei onde eles querem chegar com isso.
 
Bem, o último capitulo do Bran no Tormenta de Espadas já foi adaptado na 3a. temporada. Só restam 3 capítulos do Dança com Dragões. Ou eles inventam coisas pra ele fazer ou o personagem só vai aparecer umas duas vezes por temporada. E no Dança os mutinados da patrulha realmente chegam perto de Bran, o Coldhands é que os intercepta antes.
 
Bem, o último capitulo do Bran no Tormenta de Espadas já foi adaptado na 3a. temporada. Só restam 3 capítulos do Dança com Dragões. Ou eles inventam coisas pra ele fazer ou o personagem só vai aparecer umas duas vezes por temporada. E no Dança os mutinados da patrulha realmente chegam perto de Bran, o Coldhands é que os intercepta antes.

Sinceramente, eu sou contra "inventar coisas" somente para o personagem aparecer mais na série; daí os roteiristas vão ter criar algo inusitado para resolver essa situação.

É a mesma coisa que fizeram na outra temporada, em que mataram a mulher de Rob Stark, que estava grávida no seriado. Só quero ver se no próximo livro de George R.R. Martin a personagem em questão tiver uma participação importante na história, como, por exemplo, se ela estiver esperando um filho do jovem Stark.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo