• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Memórias do Chumbo: O futebol nos tempos do Condor

Cantona

Tudo é História
Ano de Copa do Mundo. Ano do quinquagésimo aniversário do Golpe de 64. Momento oportuno para recordarmos a aproximação das Ditaduras Latino Americanas com o futebol.

A ESPN Brasil, em fins de 2012, levou ao ar quatro documentários sobre essa aproximação. São longos, mas todos valem a pena:

Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor - Brasil


Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor - Uruguai

Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor - Chile

Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor - Argentina

Particularmente, considero o documentário sobre a Argentina o mais - vamos dizer - "emocionante". Ele se constróis sobre uma prática repleta de sadismo: o roubo dos bebês daqueles que foram mortos pelo braço armado do poder e a sua entrega, muitas vezes, aos próprios assassinos e torturadores.

Voltando ao nosso quintal, dá certa tristeza pensar que muitos se dizem saudosistas daqueles tempos... apenas mais uma prova de como memória é instrumento de luta política e de como nossa sociedade é extremamente autoritária em suas relações.

******

Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor
(reportagem, roteiro e produção: Lúcio de Castro. Imagens: Luís Ribeiro e Rosemberg Farias. Edição: Fábio Calamari e Alê Vallim. Narração: Luís Alberto Volpe. Arte: Stela Spironelli. Chamadas: Rodrigo Takigawa).

A série "Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor", dirigido e produzido pelo repórter e comentarista dos canais ESPN Lúcio de Castro, venceu na noite de 20 de novembro o Prêmio Gabriel García Marquez, na Colômbia. O evento, organizado pela FNPI (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano) e inspirado no próprio Gabriel García Márquez, um dos grandes autores e jornalistas do século 20, teve a participação de um total de 1.379 trabalhos, de 30 países - 174 do Brasil. Lúcio de Castro foi o ganhador na categoria Cobertura de Notícias, graças a reportagem que investigou, em quatro episódios (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), a relação entre o futebol e as ditaduras que comandaram os países sul-americanos durante parte do século passado. Veja a entrega do prêmio.
 
Última edição:
Por pouco o Brasil não entrou na lista desses países-sede, mas mesmo assim não dá pra esquecer as ingerências do Médici que custou o cargo do João Saldanha em 70.

Show de bola esses documentários.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo