• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation..., 2013)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    98
Comprei meu ingresso para a estreia na quarta hoje, ao mesmo tempo ganhei a edição estendida em BD, estou vendo neste momento, não vi nenhuma crítica da "desolação", nem espero ver, mas confesso que estou morrendo de ansiedade.
 
Cada vez que aparecem mais críticas positivas eu fico com medo - as minhas expectativas estão lá no céu, e subindo. Não quero me decepcionar só por isso... acontece até demais de eu desgostar de algo bom só porque esperava mais do que devia.
 
Última edição:
Não seria interessante criarmos um tópico só para análises do filme?

Pode ser análise de sites ou de fãs....

Bem....aqui vai um review...



Eu não tive saco para traduzir, então o deus Google Tradutor fez o serviço....

A análise abaixo foi feita pelo usuário SARUMANN, do site The One Ring



SPOILERS!!!!!!

Deixe-me dizer para o registro de imediato que eu gostei O Hobbit: A Desolação de Smaug . Eu achei que fosse um passeio de emoção divertido com toneladas de feitos visuais e técnicas espetaculares que vão além de qualquer coisa que tenhamos visto até agora com esses filmes. Enquanto certamente há coisas que eu desejo foi feito um pouco diferente, o meu sentimento geral quando saí do teatro foi um dos genuína satisfação e emoção para o próximo filme.

Tendo dito isso, eu também sinto que eu caio dentro de um dos dois "campos" que provavelmente vai ocorrer entre os fãs: aqueles que a amam e aceitar as alterações miríade dentro dele, e aqueles que não podem suportar isso e sentir que Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens finalmente ido longe demais com a sua licença artística. Eu espero para atender o maior número de fãs que concordam com a minha avaliação do filme, como eu os fãs que acreditam que eu sou louco e delirante. Linhas duras serão desenhadas na areia, e muitos um acalorado debate irá assolar por meses e talvez até mesmo anos após o lançamento.

Fui convidado, em uma escala de 1-10, o quanto Jackson and Company divergem do texto, e eu posso melhor colocá-lo desta forma. Se as divergências mais controversos de O Senhor dos Anéis (Faramir levando Frodo e Sam para Osgiliath, Frodo envio Sam distância, etc) foram para avaliar a 5 ou 6 nesta escala, em seguida, a desolação de Smaug relógios em cerca de 8 ou um 9. Há alterações, expansões, completamente novas tramas e, é claro, uma inteiramente nova personagem principal. Como os fãs reagem a isso vai ser variada e alto. Eu não posso discutir os demais, sem entrar em spoilers pesados, então eu vou guardar isso para mais tarde. Por enquanto, vou me concentrar em meus sentimentos gerais, sem ficar muito específico.

Vamos começar com as poucas coisas que eu não cuidar. Enquanto An Unexpected Journey sentia talvez um pouco inchado e acolchoadas, às vezes, a desolação de Smaug sofre mais a mim do problema exato oposto. Eu senti que havia muitas peças que faltam aqui. Isso não quer dizer que eu não era capaz de acompanhar o que estava acontecendo, mas houve definitivamente uma série de momentos em que eu tenho a nítida impressão de que algo que teria ajudado contextualizar ou completar a cena foi cortada.

Outra coisa que eu senti foi um problema foi um número de prenúncio de momentos em O Senhor dos Anéis que pareciam callbacks fan-service muito pesado. Enquanto alguns foram definitivamente lá como pontos da trama reais, não eram mais do que alguns que se sentiu desnecessário, e pode ter sido mais adequado para o Extended Edition. Eles nunca me senti tão exagerada ou favorecer como momentos como estes sentidos em, digamos, os Star Wars prequels ou Star Trek Into Darkness , mas eu não era um grande fã deles geral.

O filme se destacam para mim em muitos lugares, e em alguns outros, superou algumas expectativas já muito elevados.Smaug, em particular, é uma maravilha de se ver, e será sem dúvida uma das maiores conquistas desta trilogia. Há sequências de ação incríveis que são verdadeiras qualidade emoção-ride, e muitos insights sobre os personagens ea história geral que eu nunca teria visto de outra forma. Em última análise, este filme funcionou para mim em muitos níveis mais do que isso não aconteceu, e em dezembro próximo não pode vir em breve.


De agora em diante, eu estarei entrando em território spoiler de leve . Considere-se avisado.

Vamos começar com a seqüência de barril a cavalo. Enquanto alguns podem sentir que esta seqüência é exagerado, e se sente mais como um jogo de vídeo, eu ainda gostei imensamente. É cheio de ação e cheio de grandes momentos de comédia visuais junto com alguns stuntwork verdadeiramente impressionante. Manter spoilers ao mínimo aqui, vou dar um pouco de provocação e estadual para o registro que Bombur agora é meu herói.



A grande controvérsia entre os fãs desde o início, foi a adição de Tauriel (Evangeline Lilly), um personagem Sylvan Elf que não estava no livro ou qualquer uma das obras auxiliares de Tolkien. Pareceu-me que os fãs aquecido com ela uma vez, começamos a vê-la em ação nos trailers, e continuou a aquecer quando Lilly falou publicamente sobre ser um grande fã de Tolkien si mesma. Agora que eu vi plenamente realizado e integrado na história, eu sou 100% a bordo, com sua inclusão. Tauriel é um personagem com visão de futuro que é capaz de ver a foto maior do que está acontecendo mais do que seu próprio rei, e ela está disposta a colocar palavras em ação sem hesitação. Desempenho da Lilly também é um dos melhores que eu vi dela (e isso está vindo de alguém que assistiu Perdeu todo o caminho até o fim).

Sobre o assunto de seu Rei, Lee Pace é o passo perfeito como Thranduil, o Rei da Greenwood. Ele é intimidador, régio e claramente preso em seus velhos hábitos. Sua conversa com Thorin traz alguma visão fantástica sobre por que ele abandonou os Anões de Erebor em sua hora de necessidade. Sua elegância cool pode ser o melhor desempenho Elf que eu vi desde Galadriel de Cate Blanchett em Fellowship .

A última Elf vou falar sobre é, naturalmente, Legolas. Embora não seja especificamente no próprio livro, a sua inclusão não é algo que se sente totalmente fora do reino das possibilidades. Dito isto, o desempenho de Orlando Bloom aqui senti um pouco falta para mim. Mesmo que ele é filho de Thranduil e um príncipe do reino da floresta, ele sai se sentindo mais como apenas mais um soldado em seu exército, embora um alto um. Ele ainda é capaz de retirar algumas acrobacias incríveis, e ele lida com um arco e uma espada, assim como ele já fez em O Senhor dos Anéis , mas este é também um Legolas muito diferente do que vimos antes. Ele é tão mente fechada como seu pai, e parece-me que Tauriel irá desempenhar um papel crucial na sua transformação a partir do que ele é agora para que ele se tornará no futuro (ou no passado - é tudo wibbly-vacilante, timey-wimey coisas prequel).

Embora eu gostaria de passar por todos os desempenhos dos principais personagens deste, simplesmente não há tempo.Eu vou simplesmente se concentrar em alguns dos stand-outs para mim. Richard Armitage e Martin Freeman tanto transformar em performances excepcionais como Thorin e Bilbo. O grande tema com os dois neste filme é a corrupção - Thorin pelo Arkenstone e Bilbo pelo Anel. Como a Companhia fica cada vez mais perto a Montanha Solitária, vemos crescente desespero de Thorin para reivindicar a Pedra Arken. Vemos também Bilbo começando a perder lentamente o controle de si mesmo como ele usa o anel mais e mais. Ambos retratam seus slides individuais com sutileza excepcional.

Ian McKellen, como sempre, é apenas o Gandalf perfeito. Este filme dedica mais tempo a ele e Radagast (Sylvester McCoy) investigando a possível energia escura que foi descoberto no primeiro filme. Sem revelar muito, ele se acumula a um muito intenso e poderoso revelar.

Há também a introdução de Luke Evans como Bard, e este filme faz um trabalho fantástico de consubstanciar seu personagem além do que vemos no livro. Ele é um homem que tem a protecção e preservação do lago da cidade acima de todas as coisas. Ele também tem uma excelente história de fundo que ajuda a enfatizar por que ele é do jeito que ele é, e como sua própria história familiar está ligada à Smaug.

Dois personagens que me senti receberam algum pouca atenção neste filme foram o Mestre da Cidade do Lago (Stephen Fry) e Beorn (Mikael Persbrandt). Nenhum dos dois tem tempo de tela, tanto quanto eu esperava, especialmente quando ambos são retratados de modo convincente. Espero que vemos mais de ambos no Extended Edition.

Por último, e mais importante, chegamos ao Smaug dragão. Com cerca de dois filmes completos construção até seu encontro com Bilbo, as expectativas para este personagem foram, sem dúvida, muito alto. Para mim, essas expectativas foram superadas de forma mais gloriosa. Smaug é tão maravilhosamente concebido e animado que ele mais do que faz jus à sua reputação. Acrescente a isso a voz incrível de Benedict Cumberbatch, e você tem um vilão que é verdadeiramente digno de todo o acúmulo. Smaug pode ser o melhor personagem CG eu vi nesses filmes desde Gollum. Sua conversa com Bilbo é tão deslumbrante e sinistra que eu não quero que isso acabe.

Embora este filme se afasta da fonte mais do que qualquer outro Senhor dos Anéis / Hobbit filme até à data, eu, pessoalmente, não sinto que prejudicou a história de qualquer maneira. Nenhum dos filmes já foram servilmente fiel à palavra escrita de Tolkien, mas todos eles têm feito para filmes interessantes e divertidas que contam histórias tremendas com maestria, e a desolação de Smaug não é excepção.

Eu posso ver, no entanto, muitos fãs se afastando este filme sentindo que esta franquia tem saído dos trilhos e para o mundo da auto-indulgência. Nós todos temos nossas opiniões e expectativas, mas eu, pessoalmente, não sustentam a idéia de que Jackson, Walsh e Boyens ter ido longe demais. Uma coisa que deve ser lembrada geral é que esta é apenas uma interpretação de uma história de 75 anos de idade. Eu acho que é uma boa interpretação? Absolutamente! Posso ver como os outros não podem vê-lo dessa forma? Claro. Vendo de uma outra interpretação de uma história é fascinante, e muitas vezes pode fornecer insights sobre o texto que você pode nunca ter visto a si mesmo, apesar de múltiplas leituras.Interpretações também pode fornecer informações que possam, pessoalmente, sinto estão incorretos, e não tenho dúvidas de que os fãs vão discutir suas próprias reações pessoais a eles longamente. E isso é como deveria ser. Estou muito mais satisfeito com um filme que desperta debate acalorado do que eu sou aquele que só pinta por números e deixa o público dando de ombros em apatia.

De minha parte, não vejo a paixão que os cineastas têm para este projeto explodir fora de cada quadro destes filmes, e isso me atrai cada vez. Enquanto nós temos um excesso de filmes que parecem ser feitos por pessoas que quase se ressentem de que eles têm de fazê-lo em primeiro lugar - seja por meio de mandato estúdio ou a promessa de um grande pagamento e reputação impulso - é refrescante ver um filme de grande orçamento feito com amor. Qualquer outra coisa que pode ser dito sobre o elenco ea equipe desses filmes, o seu amor por Tolkien e este mundo não pode ser negado. E para aqueles que, em última instância levar para a internet denunciando que este filme arruinou o livro, eu digo isto: Ninguém vai para a editora e forçando-os a polpa de todas as cópias existentes de The Hobbit e substituí-los com uma nova versão com base nesses filmes. O livro ainda está lá, e sempre estará lá. Nossa imaginação criar a nossa própria visão do que lemos, e nenhum filme jamais vai ser a combinação perfeita para que - a menos que você está fazendo isso sozinho, é claro.

Eu não vou dizer o quão longe na história deste filme leva-nos até o final, mas vou dizer que a espera de um ano entre esta ea terceira parcela, There and Back Again , vai ser interminável. A maioria das parcelas segunda parte em trilogias tem o problema de começar no meio do caminho e terminando em um cliffhanger particularmente escura. Enquanto a desolação de Smaug certamente faz as duas coisas, é em última análise, um passeio emocionante que me deixou sair do teatro plenamente satisfeitos e ansiosos para mais.



http://www.theonering.net/torwp/201...on-of-smaug-will-keep-fans-talking-for-years/

cat-crying.gif
 
Comprei meu ingresso para a estreia na quarta hoje, ao mesmo tempo ganhei a edição estendida em BD, estou vendo neste momento, não vi nenhuma crítica da "desolação", nem espero ver, mas confesso que estou morrendo de ansiedade.

Também estou nessa! Não li nenhuma crítica ainda e não quero ler até ver o filme no sábado que vem. Aliás, nem os clipes com cenas inéditas eu vi, tão pouco os últimos vídeos de bastidores, somente o videoblog 13. Infelizmente as notícias antigas que continham spoilers não teve como fugir, já que precisava lê-las para postar no site. Mas estou evitando o máximo que posso. No ano passado, com todos aqueles clipes, acho que estraguei um pouco minha experiência de voltar à T-m. Não quero repetir isso nesse e no próximo ano.
 
Nossa, eu fui o primeiro a votar na enquete de nota. :D

Bem, acabei de voltar do cinema e minha opinião é...

Eu gostei bastante do filme, o Beorn que todo mundo deseja ver não passa mais que quatro minutos na tela, então não se animem com ele, este é o motivo do porque ele não apareceu tanto em trailers e outros vídeos, a participação dele é mínima.
O ritmo do filme é rápido, apesar dele ser muito longo (minha vontade de fazer xixi quem o diga), mas todas as cenas são bem construidas, o filme é divido em: Continuação do primeiro, correndo e fugindo - A chegada na cidade do lago - Dentro da montanha.
As partes com o Gandalf são ótimas, apesar que tem coisa ali que foi nitidamente forçada para fazer mais ligação com "O senhor dos anéis".
Peter Jackson mudou várias coisas, mas ele deixou vários detalhes (Como a taça que Bilbo pega, a conversa de Smaug com o Bilbo invisível, etc...), eu estranhei MUITO as mudanças, mas tive que aceitar porque realmente elas se conectam umas com as outras (ou vão se conectar).
Todo mundo sabe que Monsieur Jackson AMA os Elfos, então em quase toda a cena de ação boa em certo momento aparece um Elfo.
Muita gente vai pensar errado das cenas de Tauriel e Kili, na hora eu pensei que fosse um romance, mas na verdade eu cheguei na conclusão que não passa nada mais do que uma grande admiração, quem nem a do Gimli com Galadriel.

No resumo eu gostei do filme, o final tem aquele gostinho de "quero mais" e a música dos créditos não ficou estranha como eu pensei que ficaria.
 
A sessão vai acabar umas 03:00 da manhã, e neste horário já não tem ônibus para meu vilarejo, serei obrigado a repousar em alguma taverna ou praça até as 06:00.
 
Seria interessante que cada um que desse a nota ao filme, expusesse suas razões aqui no tópico, dizendo as coisas boas, as que não curtiu muito, etc. Então além de dar a nota na enquete, dá a nota no post com a devida fundamentação.
 
Façamos como no ano passado: Um tópico sobre o filme de modo geral (esse), outros dois com enquetes sobre o que mais e menos gostamos. E é claro, um tópico sobre especulações sobre There and Back Again para aqueles que adoram teorizar (eu, por exemplo).
 
Acabo de voltar do cinema e ainda estou meio embriagado com o filme, então seguem umas impressões rápidas:
- O diálogo entre o Bilbo e o Smaug ficou a contento, montes de citações literais do livro, etc. Acho que todos se preocupavam com isso, então tudo perfeito aqui.

- A cena das aranhas ficou praticamente* perfeita! OO Bilbo ouve-as conversar quando está com o Anel, o que era uma das minhas preocupações depois das águias mudas. O "praticamente perfeita" em vez de "perfeita" deve-se ao que eu não ouvi: aranhocas bobocas. Entendo que não dá para manter o clima da cena e colocar o Bilbo cantando, mas ao menos algo perto de "Tome isso, aranhoca boboca!" logo depois de meter uma ferroada na fuça de uma delas, coisa que ele faz aos montes, iria bem.

- Beorn ficou meio apagado. A passagem pela casa dele é tão curta perto de toda a ênfase dada à Tauriel e ao desvio de caminho do Kili...

- Falando na Tauriel, me surpreendi positivamente com ela. Antes do filme eu imaginava caso pior que o outro e estava com alguns sintomas de taurielfobia -- e imaginem o nível da preocupação necessária para me fazer considerar que a adição de uma elfa ruiva à história como um problema! Para um personagem jogado, ela ficou ok. Medos apaziguados, apesar dos romancezinhos (é, tem mais de um) -- mas ainda pode ser efeito da minha comparação com o worst case scenario.

- Adorei o desenvolvimento adicional do Bard! Ele é tão resumido no livro que sempre dá vontade de preencher os vazios com alguma coisa. E em vez de uma flecha de arco, temos uma monstruosidade lançada de uma balista. Depois de driblar a Receita Federal na Cidade do Lago, abater um dragão é ficha :)

- O Senhor da Cidade do Lago também teve um desenvolvimento adicional bem-vindo, apesar do clima de Occupy Esgaroth.

- Bri ficou ótima de novo! O uso do 3D ficou excelente nesse trecho e mesmo eu, que sou meio chato com isso, não tive do que reclamar. O PJ volta a interpretar seu papel e o gato do Nob está lá de novo!

- Bombur correndo mais que todos os outros anões. Quase desabei de rir naquela hora! Comentando com um amigo depois do filme, chegamos à conclusão que ele é um personagem de RPG com estatísticas ruins, mas que teve uma grande sequência de sorte com os dados. Compensou a inexistência da cena que os demais anões precisam carregá-lo.

- A escala das coisas me preocupou mais que no primeiro filme -- convenhamos, O Hobbit é para ser sobre coisas "menores" que o SDA, mas Erebor anda ofuscando Moria (e isso é um problema). Só naquela estátua, eu imagino que havia mais ouro que todo o descrito no livro.

- E a maior das minhas preocupações: Gandalf em Dol Guldure que diabos vai acontecer por lá. Certas coisas não deveriam ser mudadas gratuitamente. BTW, mais alguém teve vontade de chamar o Sauron de Fractalsauron?

E é isso. Provavelmente vou refletir um pouco mais sobre o filme daqui a pouco e talvez eu poste alguma mudança de opinião depois.

Resumindo: assistam agora.
 
Assisti ontem:

Prólogo - É interessante pq explica a importância da Pedra Arken e dá algum sentido à missão de Bilbo no grupo - que não fica explicada no livro, o que é um defeito. Em comparação ao primeiro filme, esse prólogo é muito fraquinho.

Estranhos Alojamentos - Infelizmente a particiooação de Beorn é muito curta, quase um apêndice. A casa dele está ótima e gostei dos detalhes, como as abelhas. Já era de se esperar que não fossemos ver aquela coisa toda de animais carregando bandejas nas costas.

Moscas de Aranhas - MUITO BOM. Essa parte do filme ficou realmente ótima. Ao invés de elfos que confundem aparecendo e desaparecendo (como no livro), a floresta tem algum tipo de encantamento que faz os anões se perderem. Achei boa a ideia. O confronto com de Bilbo com as aranhas ficou ótimo, assim como a ideia de ouvi-las ao colocar o Um Anel. Diferente do @dermeister, fiquei satisfeito por não ouvir "aranhoca boboca". Como já era de se esperar, os anões enfrentaram as aranhas, já que não são fracote, como no livro.

Barris Soltos - Achei a atuação de Lee Pace na medida certa e os salões do Rei Élfico ficaram realmente muito bonitos. Não achei tão podre a cena de Kili com Tauriel. Aliás, admito que gostei do trabalho da elfa ruiva. Em alguns momentos a atuação dela ficou meio farofenta ("you like killing things orc?"), mas o saldo é positivo. Fiquei sem entender o que Thranduil queria no trato proposto para Thorin. Era a Pedra Arken que ele queria? Sobre o nome do capítulo, a sequência dos barris é MUITO LONGA e MUITO CHATA. Foi um momento bem videogame do filme. Sem contar que as cenas engraçadinhas com Legolas matando os orcs ficam ridículas, na verdade.

Uma acolhida calorosa - Gostei muito de Bard e como ele entrou na história, contrabandeando os anões para Laketown (que também está muito bonita). Apesar de ler algumas críticas, não vi problema algum com as intrigas políticas (Mestre de Laketown versus Bard, o homem do povo). Curiosamente esse é o único momento em que vemos alguma referência às músicas do livro, sendo que a canção de Laketown ganhou ares mais sombrios, sendo recitada como profecia, ao invés de cantada. Não entendo muito bem pq PJ resolveu manter quase metade do grupo em Laketown. Outra coisa que não sei se gostei foi a decisão de transformar a flecha negra num arpão negro que será atirado com a balista dos anões.

Na soleira da porta - Acho que não tenho muito o que falar sobre essa parte, que é basicamente a saída dos anões de Laketown até descobrirem a porta para Erebor. Ficou bem parecido, em espírito, com o livro, ou seja, Bilbo dando esperanças para os anões.

Informação de dentro & Fora de casa - Smaug é muito foda. Ficou perfeito falando, se movendo, olhando e intimidando. É o melhor dragão do cinema e ponto final. A conversa dele com Bilbo é obviamente o ponto alto do filme. Só que também é o ponto baixo, a partir do momento que os anões entram em Erebor e enfrentam o dragão. Achei horrível essa sequência. Eu entendo que no livro é meio frustrando que Thórin não tenha a oportunidade de encarar Smaug. Por outro lado, a execução desse encontro no filme ficou desastrosa. O plano de Thórin é muito confuso - Reacender a as forjas, derreter o ouro e criar aquela estátua gigante e gelatinosa de anão que desaba sobre Smaug. É uma cena que achei patética, sinceramente. O único motivo para não ser totalmente horrível é pq temos mais Smaug em cena. O dragão é hipnótico. Uma curiosidade é que Smaug não tem exatamente a barriga coberta de joias com um ponto exposto. Acho que PJ quis evitar toda aquela explicação do tordo que fala com Bard e explica o ponto fraco do dragão. Por isso temos que Gírion feriu o dragão com o arpão negro e que Bard sabe desse ponto fraco - e vai mirar nele no próximo filme.

Enfim, agora sobre Gandalf e Radagast.

High Fells - Não tenho muito a declarar. A cena é legal e a necrópole é foda. Só não faz sentido algum enterrar um Nazgûl.

Dol Guldur - A sequência toda é boa e a revelação de Sauron é legal, embora eu preferisse que a silhueta não fosse tão óbvia (aquela armadura chifruda).

--

- E a maior das minhas preocupações: Gandalf em Dol Guldure que diabos vai acontecer por lá. Certas coisas não deveriam ser mudadas gratuitamente. BTW, mais alguém teve vontade de chamar o Sauron de Fractalsauron?

Galadriel vai salvá-lo. No terceiro filme veremos a verdadeira Batalha de Dol Duldur. Sobre o Fractalsauron, confesso que não gostei da cena não.
 
Última edição:
Preciso rever, mas por enquanto não consigo pensar numa palavra que não seja decepção.

Por tudo.

O Smaug tá ótimo, mas de resto nada me empolgou, emocionou ou convenceu como na trilogia de SdA. Até mesmo o primeiro O Hobbit, que tinha ritmo irregular, me agradou mais.

Vou rever amanhã, e espero gostar mais, mas o gosto amargo já ficou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo