• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Teoria: tirando os elementos precursores, Led Zeppelin e Deep Purple junto com os Beatles e o Marillion interessados em Tolkien e Moorcock, eu PRESUMO que, mais recentemente, o fato de grandes comics da fantasia/Vertigo da década passada e da de noventa, como Sandman, que tinha dois membros dos Perpétuos inspirados visualmente em cantores de rock, integrantes de Siouxie e as Banshees e The Cure, e o RPG Vampiro e demais da White Wolf serem meio "antenados" com a estética do Rock Heavy Metal/ Progressivo, tornou, por vias tortas, o leitor de literatura fantástica em um consumidor potencial de rock e o consumidor e tocador de Rock médio um interessado em RPGs ( as tribos aqui em BH frequentam o mesmo espaço até) e literatura de fantasia/terror.

Isso porque houve um intercâmbio: praticamente TODA A GERAÇÃO atual de escritores de fantasia/terror e cineastas do mesmo ramo é fã de rock. Começando pelo Stephen King que sempre cita canções de rock como epígrafes de livros. E a Anne Rice colocou o Vampiro Lestat virando astro do rock.

siouxsie-sioux.jpg


The-Cure-Robert-Smith_l.jpg


dreamdeath.gif



Daí uma coisa puxou a outra, o Blind Guardian lançou o temático do Nightfall over Middle-Earth e, depois, vieram as toneladas de bandas com nomes tolkienianos. Claro que o boom dos filmes da Trilogia também influenciou.

Coisa paralela aconteceu também no Japão: mangás de fantasia como Bastard e Berserk têm muito de estética heavy metal e golpes do mangá do Bastard são baseados em nomes de bandas: Gun's and Ro e Megadeath.

Nessa passaram a chamar bandas pra fazer musicas pra trilhas sonoras e aí o Evanescence ( tá eu sei que não é Metal) faz Demolidor e The Cure faz Crow do Projas.

E não é pra menos que a revista de fantasia/ficção científica que transpõe o conteúdo da Metal Hurlant francesa pros EUA é justamente a Heavy Metal.

Esses comics europeus têm alguns clássicos da fantasia moderna que têm um visual bem próximo do Metal.

Sláine por exemplo.

slaine.jpg


E Vampire Requiem ambos do Pat Mills

0031ktq6
 
Última edição:
Sei lá... sempre fui metaleira (\m/) e gosto de Tolkien há mais ou menos o mesmo tempo que gosto de metal... coincidência? Não sei!! :dente: Acho que não. Creio que uma coisa puxa a outra. A complexidade, como falaram lá em cima. Não dá pra tu pegar um "Batidão do Melkor" meu!! :lol:
 
Gosto um pouco de metal, mas não ouvi ou vi estas musicas! temos links das bandas, musicas/traduzidas??? please...... Fica ate mais facil fazendo uma lista \o/

- - - Updated - - -

Gosto um pouco de metal, mas não ouvi ou vi estas musicas! temos links das bandas, musicas/traduzidas??? please...... Fica ate mais facil fazendo uma lista \o/
 
RPG, metal, ficção de fantasia, otakisses e cursos/profissioes área de exatas: grande percentual de relação
 
Acho que o gosto de metaleiros por Tolkien pode ser coincidente (por exemplo: gosta de metal e gosta de Tolkien, sem uma coisa ter levado a outra) ou nem tanto (músicas com temática inspirada em Tolkien, ambientação similar, sonoridade épica adequada a leituras épicas, referências mitológicas semelhantes, e por aí vai). Mas acho que nunca conheci um metaleiro que não gostasse de Tolkien.

RPG, metal, ficção de fantasia, otakisses e cursos/profissioes área de exatas: grande percentual de relação
Eu não imaginava que o pessoal das Exatas tivesse grande número de fãs de Tolkien - boa parte dos fãs que eu conheço pessoalmente é da área de Humanas (da História ou da Letras principalmente). E eles curtem metal. :metal:
 
Eu acho que existe uma relação sim, já foi bem explanada aqui nesse tópico por posts mais antigos, mas o metal quase sempre aponta para uma musica mais elaborada e centrada em temas épicos/mitológicos.
 
Acho que o metal ou a literatura fantástica - medieval ou de qualquer outro tipo - fornecem substrato ao mesmo tipo de pessoa: gente que, por um motivo ou por outro, gosta de fantasiar, de escapar do cotidiano.

Vocês podem até ver que vertentes que tentam fincar os pés mais no chão, trocando ao menos as batalhas do imaginário por um luta mais real, ou mesmo renunciando a qualquer uma delas, são ostracizadas pelo core metaleiro. O caso do glam, que adora narrar sobre a vida luxuriosa dos integrantes da própria banda.
 
Depende do tipo de metal, né? Essa temática de fantasia é bem comum nas bandas de power, folk e viking metal.
 
Depende do tipo de metal, né? Essa temática de fantasia é bem comum nas bandas de power, folk e viking metal.

Não necesariamente medieval ou bárbara. A "fantasia" aqui pode ser ficção científica, revolução, guerra civil, satanismo, mundo dark, ou até o cotidiano de pilotar um avião comercial, que, para o fã comum do Iron Maiden, é algo fora de seu dia-a-dia, mesmo que não o seja para o Bruce.
 
O fato dos "metaleiros" gostarem de Tolkien sinceramente não vejo uma explicação científica por trás disso, exceto apenas o grande mérito do Mestre Tolkien ter despertado vários fãs em todos os gêneros, mas os músicos do Metal em especial sentiram uma vontade e afinidade maior em se expressar musicalmente coisa que infelizmente não ocorreu na mesma proporção em outros segmentos, pois seria bem interessante se tivesse ocorrido, pois não vejo a obra tolkeniana identificada somente com o Metal apenas..
 


 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo