• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio: Os HoME em português nos próximos 10 anos?

Em quanto tempo sai os livros


  • Total de votantes
    54
Apesar de tudo eu gostaria de um dia ver os livros lançados no Brasil. O que pega, acho que não é a petição ou as assinaturas, mas o fato delas estarem desacompanhadas. A idéia que tenho de petição é que funcione como anexo a ser encaminhado junto de uma proposta real de negócios (um projeto de lançamento com margens de lucros, características de tradução, etc...) a ser apresentado a algum representante próximo da família detentora dos direitos.

A partir de um encontro com o representante legal seriam moldadas as propostas. O investimento inicial seria considerável. Da forma como está hoje é preciso viajar para Europa e encontrar pessoalmente essas pessoas e talvez contratar uma equipe indicada pela própria família Tolkien para elaborar o projeto do produto.
 
Última edição:
na entrevista que o diretor executivo da wmf martins fontes deu para a band news, ele parece estar ciente de quanto os fãs do brasil querem a tradução do HoME por aqui, e não parece descartar completamente a publicação. só aponta para aquilo que todo mundo do meio já apontou: 12 livros, complicado, "vamos ver", etc.

link da entrevista aqui >> http://bandnewstv.band.uol.com.br/c...-livros-de-j_ponto_-r_ponto_-r_ponto_-tolkien
 
Em um certo dia andei pesquisando quais livros de Tolkien ainda não tinham sido traduzidos aqui no Brasil. Então por acaso encontrei essa petição, onde se pede 20.000 (no momento temos 16,243) assinaturas para enviar, assim, a petição a Editora Martins Fontes, para mostrar que a um publico interessado nessa tradução.

"Essa petição se destina a todas as pessoas que querem saber um pouco mais do mundo criado pelo professor J.R.R.Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Vários livros escritos por Tolkien já foram publicados no Brasil. Mas restam ainda 12 volumes de uma série de livros chamada "History of Middle-earth". Assine essa petição que será encaminhada a editora Martins Fontes, a fim de mostrar que há público suficiente."

Basta entrar no site, digitar o seu e-mail e fazer um pequeno cadastro:
https://secure.avaaz.org/en/petitio...da_serie_History_of_MiddleEarth_de_JRRTolkien
 
Última edição:
E será que isso funciona?

Acho que sim. No outro dia eu mandei um email para a Amazon perguntando se eles não teriam outros ebooks do HoME até dos dois Books of Lost Tales. Depois de um tempo me ligaram da Amazon falando que se tive alguma demonstração clara de interesse do público brasileiro, eles conseguiriam fazer alguma pressão na Harper Collins. Acho que vale a pena assinar a petição.
 
eu acho que vale assinar até porque, como comentei sobre a entrevista com o diretor executivo da wmf martins fontes:

na entrevista que o diretor executivo da wmf martins fontes deu para a band news, ele parece estar ciente de quanto os fãs do brasil querem a tradução do HoME por aqui, e não parece descartar completamente a publicação. só aponta para aquilo que todo mundo do meio já apontou: 12 livros, complicado, "vamos ver", etc.

eles têm consciência do interesse dos fãs, mas talvez precisem ter uma noção da dimensão do fandom - ou pelo menos da parte do fandom que tem interesse nos livros. porque é óbvio que nem todo mundo que comprou o senhor dos anéis vai comprar os 12 livros. então assim: eles não vão se arriscar a lançar 12 livros se for para vender para 500 pessoas. mas saber que estão lidando com o desejo de pessoas na casa dos milhares, talvez a coisa muda de figura. mas acho que já é algo extremamente positivo que a editora já saiba desse interesse e não descarte completamente a possibilidade de publicar.
 
eles têm consciência do interesse dos fãs, mas talvez precisem ter uma noção da dimensão do fandom - ou pelo menos da parte do fandom que tem interesse nos livros. porque é óbvio que nem todo mundo que comprou o senhor dos anéis vai comprar os 12 livros.
É nisso que eu tomo base para achar que não sai tão cedo a tradução. Mais pela dimensão da obra completa em si do que pelo preço que seria se fosse um livro único. Eu acho que é bom o pessoal interessado dar uma melhorada na leitura em inglês se quiser ler o livro logo. É o que pretendo fazer.
 
É nisso que eu tomo base para achar que não sai tão cedo a tradução. Mais pela dimensão da obra completa em si do que pelo preço que seria se fosse um livro único. Eu acho que é bom o pessoal interessado dar uma melhorada na leitura em inglês se quiser ler o livro logo. É o que pretendo fazer.

Beleza, mas pelo menos os ebooks, né? Mesmo que em inglês.
 
Eu andei dando uma nova olhada nos HoME aqui em casa e cada vez que olho fico meio dividido sobre a viabilidade comercial da tradução. Talvez funcionasse em um esquema semi-comercial de vaquinhas e afins (ou seus equivalentes modernos) mas não como livro comercial em livraria e todos os custos inerentes.

Os dois primeiros volumes são interessantes. O 3 e 4 são... difíceis. Do 5 é excelente. Do 6 até metade do 9 são absolutamente entediantes. A metade final do 9 e o 10 são fantásticos. O 11 dá uma caída e o 12 é o melhor volume dos 12.

Talvez mais viável do que lançar doze volumes, com vendas cada vez piores, o melhor seria algo como esta coleção (em 3 volumes):

http://www.amazon.com/The-Complete-...92971&sr=8-3&keywords=history+of+middle+earth

Mas é claro que os valores seriam bem maiores, mas não cairia na armadilha dos volumes fracos.
 
eu vi esse pra vender por 600 reais no submarino, em "promoção". quase caí para trás.

a ideia de um kickstarter para lançar o livro seria legal. mas assim, ao mesmo tempo, pensa no tanto de coisa que tem no pacote: o custo da publicação em si (papel, etc), o custo do direito de publicação, o custo da tradução. não sei se as pessoas estariam dispostas a pagar por um livro traduzido por amador, e óbvio que profissionais como o @Tilion não traduziriam 12 livros só "por amor a tolkien" ou "para botar no porfólio" (hehe). acho que só por esse cálculo já dá para entender porque mesmo editoras como a wmf martins fontes têm o pé atrás sobre publicar os livros. imagina botar toda essa grana e aí fulano compra só o volume 12, o volume 7 empaca, etc. como eu sempre digo: editora não faz filantropia, é óbvio que eles trabalham buscando lucro. se o negócio é arriscado demais, vai ficando para depois. enquanto o christopher for lançando outras coisas do pai fica muito mais "seguro" para eles traduzirem e lançarem a queda de arthur (ou o beowulf que tá saindo lá fora esse ano) do que se comprometer com uma coleção de 12 volumes.
 
Mas já não existem ebooks dos HOME em inglês?

Oficialmente para o Kindle, só os dois primeiros volumes.

eu vi esse pra vender por 600 reais no submarino, em "promoção". quase caí para trás.

a ideia de um kickstarter para lançar o livro seria legal. mas assim, ao mesmo tempo, pensa no tanto de coisa que tem no pacote: o custo da publicação em si (papel, etc), o custo do direito de publicação, o custo da tradução. não sei se as pessoas estariam dispostas a pagar por um livro traduzido por amador, e óbvio que profissionais como o @Tilion não traduziriam 12 livros só "por amor a tolkien" ou "para botar no porfólio" (hehe). acho que só por esse cálculo já dá para entender porque mesmo editoras como a wmf martins fontes têm o pé atrás sobre publicar os livros. imagina botar toda essa grana e aí fulano compra só o volume 12, o volume 7 empaca, etc. como eu sempre digo: editora não faz filantropia, é óbvio que eles trabalham buscando lucro. se o negócio é arriscado demais, vai ficando para depois. enquanto o christopher for lançando outras coisas do pai fica muito mais "seguro" para eles traduzirem e lançarem a queda de arthur (ou o beowulf que tá saindo lá fora esse ano) do que se comprometer com uma coleção de 12 volumes.

Talvez por isso os ebooks fossem mais seguros. Pelo menos corta os custos de gráfica e distribuição.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo