• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Superstições Infantis

Sua mãe era linha dura Seiko...:shock:

Minha mãe foi criada na roça, mas ela não disse a metade dessas coisas aí (isso a gente ouve em casa de parente). ^^
E isso de sair do banho e pegar friagem na geladeira ou molhar a cara com água fria é vero mesmo, chega a dar paralisia facial em algumas pessoas. No ano passado trabalhei com um cara que saiu da sauna, foi pra piscina e a metade da cara dele ficou torta como se tivesse sofrido um derrame. :tsc:

E aquela de ' quem come cabelo louro (que é o nervo da carne) atrás da porta fica bonito'? Clássico combate à frescura e ao desperdício.

E tem também aquela lenda da garota que foi levantar a vassoura pra bater na mãe, foi atingida por um relâmpago e o corpo 'secou' na mesma posição. Há quem jure que o corpo dela está na Basílica de Aparecida do Norte.
 
A do chinelo virado que causa a morte dos pais até hoje tenho medo e desviro todos os chinelos e sapatos pela casa :lol:

Dormir com a roupa do avesso minha mãe falava que vc sonhava com seu amor hehehehehe

Minha mãe também dizia que não podia lavar a cabeça quando a mulher está naqueles dias :lol: principalmente no primeiro :lol:
 
Minha avó usava cabelo pra fazer simpatia mesmo... ><

Que tipo de simpatia sua vó fazia, @Bel?
Hoje em dia essas senhoras benzedeiras estão ficando raras.

Meu pai odeia assobio, e desde pequenos ele dizia pra nós que assobiar dentro de casa à noite atrai cobras. Reflexo condicionado ou não (como no caso do chinelo), eu não assobio nem de dia porque isso irrita. :lol:

Coisas da minha vó, que era paraense...
 
Que tipo de simpatia sua vó fazia, @Bel?
Hoje em dia essas senhoras benzedeiras estão ficando raras.
Simpatia pra não ficar doente, acho... vou perguntar pra minha mãe depois. Minha avó sabia um monte de simpatia e tbm um monte de receita natural de remédio. Vários chás e emplastros :yep:

E é verdade, as benzedeiras estão sumindo. A que minha mãe conhecia já morreu.
Sorte que meu pai é um dos que consegue tirar quebranto (mau-olhado) com reza (pai nosso, ave maria e tal). E eu ando com uma fitinha vermelha e benta amarrada no pulso, just in case :g:
 
E é verdade, as benzedeiras estão sumindo. A que minha mãe conhecia já morreu.
Sorte que meu pai é um dos que consegue tirar quebranto (mau-olhado) com reza (pai nosso, ave maria e tal). E eu anto com uma fitinha vermelha e benta amarrada no pulso, just in case :g:

Na rua de cima da minha casa ainda tem uma benzedeira que benzeu eu e meus irmãos desde pequenos, ela aprendeu com a mãe.... mas fora ela não conheço mais nenhuma... tá raro encontrar mesmo!!!
 
Há quem não acredite em 'benzimentos', mas muitas coisas relativamente simples eram curadas por essas senhoras: quando a gente brincava no mato e pegava 'cobreiro', ou quando a criança chora muito e não dorme à noite, etc. A mãe levava a gente na comadre benzedeira, ela benzia e a gente voltava a brincar de novo. :D

Fazem parte dos 'mistérios' das nossas infâncias, essas benzedeiras. Infelizmente elas estão indo embora, e os filhos não se interessam em aprender... É como se o encanto do mundo estivesse morrendo com elas.
Antes, a gente tinha mesmo uma vida boa, e as coisas eram muito mais simples, enquanto hoje, as crianças são restritas a ser criadas em bôlhas de vidro e tratadas com remédios.
 
Onde eu nasci havia uma senhora benzedeira já com os seus 80 e poucos anos que benzia de tudo, desde verruga até picada de cobra. Eu tinha crises de asma quando era pequeno e a mãe me levava nela para me benzer. Não sei se funcionou ou se eu simplesmente não tive mais nenhuma crise desde aquela época.

Acredito que hoje em dia isso seja como parteiras. Só existem em lugares realmente do interior e desassistidos, apesar de que parteira parece ser uma profissão que está de novo em moda.
 
guardar papel de presente de aniversário embaixo da cama para ganhar mais presente :hihihi:

Eu guardo até hoje depois de velho, mas eu também guardo aquelas sacolinhas de lojas chiques que agente pega pra depois levar marmita para a casa das amigas.
Mas esse do papel de presente é para poder usar depois e fazer com que ele não fique amassado, se você chegar na casa da minha avó hoje ela vai ter uma fabrica de papel de presente embaixo da cama dela, e a coitada nem recebe presente, então eu acho que pra ela essa aí já passou.


Minha mãe dizia que se eu comesse a semente da uva ou de qualquer fruta, poderia nascer uma árvore na minha barriga, até hoje eu não como sementes.
Ela também falava que menino pequeno não podia pegar peso porque senão o pinto caia, coisa que as vezes eu uso até hoje. ahahahaha.
 
Essa de engolir semente e nascer árvore é o máximo! Parece aquela que 'se engolir chiclete, gruda as tripas'.

E essa a maioria dos meninos aqui já ouviu: bater punheta demais deixa a mão peluda/cego/doido. :lol:
 
Essa de engolir semente e nascer árvore é o máximo! Parece aquela que 'se engolir chiclete, gruda as tripas'.

meu pai me trollou uma vez quando eu era criança com uma história que seguia uma linha parecida com essa. um dia eu engoli água com sabão quando estava brincando de fazer bolinhas de sabão, e aí ele disse que quando eu soltasse pum ia sair bolinha de sabão. e tipos, fui pra escola naquele dia e fiquei com medo de ir ao banheiro porque né, vai que saísse bolinha, o que iam pensar se vissem bolinhas voando, etc.
 
Aí ouvi uma em Penápolis que não imaginei que povo fazia uma coisa daquelas. Estávamos admirando a ninhada de filhotes de uma cachorrinha da casa quando recomendaram que se um filhote tivesse barriga d' água, deveria enterrar seu corpo na terra, deixando apenas a cabeça pra fora.

O motivo? Olha, eu não sei até agora...Só sei que foi assim o_O
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo