• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Diego Costa envia carta à Fifa e define que vai defender a Espanha, diz jornal

Brilhante o raciocínio do Fininho!
Em geral, nós tendemos a olhar pro nosso umbigo e pensar somente no nosso bem-estar. Estando bem pra mim, que se dane o resto.
Essa incapacidade de enxergar o outro me irrita profundamente e é a maior causa de vivermos numa sociedade tão problemática.

As declarações de Felipão foram, ao contrário, lamentáveis.
Questionar o orgulho que alguém sente pelo seu país com base no futebol chegaria a ser risível, se não beirasse o mau-caratismo.
A repetição de um slogan do tipo "Brasil, ame-o ou deixe-o!" já deveria ter sido banida de toda e qualquer instância política ou esportiva.
Eu fiquei com vergonha por ele e ficarei com muito mais ao ver um povo, que de fato não passa de gado, hostilizar o jogador com vaias ou o que quer que seja.

Quanto à questão legal da coisa, te pergunto @Eriadan : Por que o caso dele não se encaixa na alínea "a"? A sua nacionalidade espanhola não foi adquirida com fundamento em lei estrangeira?

E antes de qualquer resposta, me antecipo: pode ser legal, mas não é ético!
 
Só pra não confundir as coisas: eu não estou criticando a atitude do jogador. Falei apenas da consequência: escolheu a Espanha, virou espanhol, numa hipótese que não admite dupla nacionalidade.

@Eriadan : Por que o caso dele não se encaixa na alínea "a"? A sua nacionalidade espanhola não foi adquirida com fundamento em lei estrangeira?
A alínea "a" prevê a hipótese de nacionalidade originária, quando independe da vontade. Seria, por exemplo, caso ele tivesse os pais espanhóis e a lei espanhola dissesse que todos os descendentes de espanhóis fossem "automaticamente" espanhóis (critério jus sanguinis).

E antes de qualquer resposta, me antecipo: pode ser legal, mas não é ético!
Também não dei minha opinião sobre essa previsão constitucional. Mas se está lá, feliz ou infelizmente, tem que ser cumprido.
 
Mas será que não pode se enquadrar para "exercer direitos civis"? Jogar pela Seleção Espanhola só pode ser exercido através da naturalização.
 
Fininho mandou bem no que disse, e a CBF tá é de recalque.

MAS: Eu no lugar dele, teria escolhido o Brasil. Mas digo isso pelo valor que é jogar uma Copa do Mundo pela maior vencedora de todas, jogando na casa dela. Os 23 jogadores que estarão na Copa do ano que vem representando o Brasil serão para sempre lembrados, não importa o resultado.
 
Esse recalque já deveria ter terminado no momento que o jogador tomou a decisão.

Só que se a CBF ficar insistindo ela estará pagando um mico mundial enorme. Uma país com 5 títulos mundiais, 4 das Confederações e um dos maiores celeiros de jogadores do mundo não pode ficar insistindo nisso.
 
Mas será que não pode se enquadrar para "exercer direitos civis"? Jogar pela Seleção Espanhola só pode ser exercido através da naturalização.
Rapaz, acho que seria forçar muito a barra. Esse parágrafo foi pensando nos países que exigem a nacionalidade para poder votar, poder trabalhar, fazer registros civis, enfim... levar uma vida. Acho que seria difícil enquadrar "Atuar pela seleção do país", mas sei lá.
 
Rapaz, acho que seria forçar muito a barra. Esse parágrafo foi pensando nos países que exigem a nacionalidade para poder votar, poder trabalhar, fazer registros civis, enfim... levar uma vida. Acho que seria difícil enquadrar "Atuar pela seleção do país" como um dos direitos civis, mas sei lá.

Há quanto tempo que ele tá na Espanha?
 
Não sei... mas, para fim de perda de nacionalidade, não faz diferença.

Estou pensando na questão da identificação dele, da vivência dele, da incorporação dele à sociedade espanhola como motivo pra pedir a cidadania do referido país.
 
Há quanto tempo que ele tá na Espanha?

Segundo a Wikipedia chegou na Europa em 2006 em Portugal e está na Espanha desde 2007.

Não é muito tempo, mas pra quem nasceu no interior do Sergipe, não conseguiu nenhuma oportunidade como profissional num clube daqui, a Espanha de fato foi o lugar que melhor deu pra ele condições de evoluir na carreira.

Nessas que eu penso, se a CBF fosse uma entidade que realmente fizesse algo pelo futebol, num reduto tão esquecido como o Sergipe este rapaz nem teria precisado sair do nosso país, assim como tem vários outros como ele que saíram bem jovens e que estão buscando seu lugar ao sol em outros países.

A propósito o zagueiro Marquinhos que passou muito rapidamente ano passado pelo Corinthians e de lá conseguiu projeção na Roma da Itália e agora está no milionário time do PSG francês, há fortes rumores que Portugal gostaria muito de convoca-lo. Se os lusos confirmarem a vaga pra Copa só falta a CBF criar caso com eles também.
 
Da parte do atleta, nada a dizer, parabéns pela escolha dele.

Acho só que, da parte da FIFA, é importante que as regras para escolha de nacionalidade sejam bem claras e variem pouquíssimo. Afinal, amistoso, conta ou não conta?

Até porque se isso for colocado bem claro para os atletas, eles correm menos risco de errar em sua decisão.

A lógica do futebol de seleções dve ser diferente da do futebol de clubes. Os jogadores não podem ficar sendo "contratados" para defender escudos nacionais. A razão de ser dele é a permanência, um contraponto ao mundo mercadológico do jogo entre clubes. E isso legitima os ídolos, que brilham em suas seleções pesem suas virtudes ou limitações.

No dia em que isso parar de acontecer, é mais fácil acabar com as seleções e manter só o jogo entre clubes

Eu não quero criticar o Diego ou qualquer outro atleta que se envolva em imbroglio semelhante. Mas é papel da FIFA definir essas coisas com clareza.
 
Bem lembrado, ET!

Diante de tanta polêmica sobre a perda de nacionalidade e as patéticas patriotadas do Felipão, esqueci de comentar isso.
Uma coisa é você ser convocado pela seleção do país que lhe naturalizou sem nunca haver jogado pelo seu país de origem. Nesses casos, reconheço que é válido.
No caso do Diego Costa, o fato de ele ter atuado pelo Brasil antes em um amistoso me incomoda um pouco.
Não tem nada a ver com patriotismo, mas receio que essa abertura da Fifa em não considerar amistosos como jogos oficiais pode provocar uma migração que vai assemelhar o futebol de seleções ao de clubes. Em outras palavras, vale mais quem tem mais!

Não sei se esse meu discurso não acaba ficando incoerente com a minha crítica à CBF e ao Felipão, mas fico preocupado com isso.
 
Exagero esse post do Perrone. Concordo que deve ser revista algumas regras para corrigir problemas como o do Diego Costa, mas me fala uma grande seleção com 4 jogadores estrangeiros?

A própria Alemanha, que o povo sem diz que tem muitos jogadores de outros países, que eu saiba tem o Podolsky e o Boateng de gringo, o resto é Alemão. Na Itália, tanto o Super Mario quanto o Faraó são nascidos na Itália (teve gente que citou eles como naturalizados0)...

A Espanha fez isso com o Alcantara, filho do Mazinho...mas o moleque é criado na Espanha desde sempre. Deco e Pepe foram para lá muito cedo, e vários outros naturalizados seguem essa "regra" de jogarem pelos países de onde surgiram de fato pelo futebol. E sempre são uma pequena minoria dentro das grandes seleções. Itália sempre será Itália. França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Holanda....todas são compostas de maioria de seus países.
 
Concordo com você véi, mas quem tá com a maior culpa na história é quem está mais quieta e tomando menos crítica até agora, que é a FIFA. Pode ser exagero do Rica, mas é preocupante.
 
Exagero esse post do Perrone. Concordo que deve ser revista algumas regras para corrigir problemas como o do Diego Costa, mas me fala uma grande seleção com 4 jogadores estrangeiros?

A própria Alemanha, que o povo sem diz que tem muitos jogadores de outros países, que eu saiba tem o Podolsky e o Boateng de gringo, o resto é Alemão.
Não pra desqualificar totalmente seu post, mas, dos que disputaram a última copa pela Alemanha:

seralemao2.jpg
 
Essa imagem é mentirosa.

Chegue eles nos sites de seus clubes. Desses, só Cacau e o Podolsky são gringos, e ACHO que o Klose.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo