• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português (MTP)

Sim, mas vc está vendo a página que eu disse? Era pra ser exemplos de uso com a especificada tengwar. Então ali não deveria estar a palavra "pedia", mas sim outra que usasse a tengwar anna.

Não estou dizendo que a PEDIA está escrito errado, mas que está fora de contexto colocar ela como exemplo de uso da tengwar anna,.....não sei se me expressei muito bem!
Ahhmm, entendi, tem razão! O que eu acho que aconteceu: o Deriel selecionou a palavra "pedia" para usar nos exemplos de ditongo e, na hora, se tocou de que se tratava, na realidade, de um hiato, e aí acabou fazendo a transcrição correta, mas manteve um exemplo descabido. :yep:
 
Duas dúvidas, quanto tem o encontro vocálico entre u e i, tipo, "mui-to", eu uso a tengwa wilya, pois o encontro começa com "u", ou a tengwa yanta, já que o encontro termina com "i". Por enquanto to escrevendo com yanta, pois pra mim, a semivogal nesse caso é o "i" e não o "u", prevalecendo portanto a regra do encontro com i.

A outra dúvida é se o projeto foi abandonado ou se ele continua, pois anseio comprar o livro tão logo ele esteja pronto.

Desde já agradeço!
 
Duas dúvidas, quanto tem o encontro vocálico entre u e i, tipo, "mui-to", eu uso a tengwa wilya, pois o encontro começa com "u", ou a tengwa yanta, já que o encontro termina com "i". Por enquanto to escrevendo com yanta, pois pra mim, a semivogal nesse caso é o "i" e não o "u", prevalecendo portanto a regra do encontro com i.

A outra dúvida é se o projeto foi abandonado ou se ele continua, pois anseio comprar o livro tão logo ele esteja pronto.

Desde já agradeço!

no mtp3rc5 há um exemplo da palavra muita, no qual é usado a tengwa yanta: tlUp1E
Agora quanto a outra pergunta eu também gostaria de saber pois também desejo comprar o livro.
 
allanroc, você não deve analisar por "o encontro começa com". A análise deve ser feita com base em ditongo crescente ou decrescente.
Reveja as tabelas presentes nas páginas 28 a 30 do MTP3-RC5, transcrevendo os exemplos.

Sua dúvida: "muita" é com ditongo Ui representado por [uj], devendo-se realmente usar yanta com tehta de u, como Rochvellon fez acima.
 
Aconselho uma boa lida nas primeiras páginas do guia, porque lá tem algumas informações bem importantes: esse não é um guia para escrever nas línguas élficas, mas para escrever em português usando Tengwar, que é um alfabeto fonético élfico. Como tal, ele pode ser usado para escrever em qualquer língua, incluindo Sindarin e Quenya (essas sim, línguas élficas),

O guia explica como usar tengwar para escrever em Português. Também há guias desse tipo para outras línguas, como o Inglês e o Alemão.

E o aviso gritante é porque o guia é um RC (release candidate). Pense em um beta avançado, para o qual não se espera nenhuma grande mudança a menos que haja problemas, mas que ainda não é definitivamente fixo.

entendo, eu so queria tatuar algo em élfico...
 
Nenhuma, mas sabem que isso é uma ótima notícia? Sinal de que nenhum erro foi encontrado nesse período e que o guia está estável... como acontece com software.
 
Como seria a transcrição de "caolho", pois no modo-tengwar português que temos aqui tem apenas a representação de como seria o ditongo crescente de "ão". Porém nesse caso temos o "ao" com o "o" tônico...
 
Como seria a transcrição de "caolho", pois no modo-tengwar português que temos aqui tem apenas a representação de como seria o ditongo crescente de "ão". Porém nesse caso temos o "ao" com o "o" tônico...
@ArthurCC, o tópico para dúvidas em Tengwar não é este, e sim esse aqui.
E a resposta é simples: não se trata de um ditongo, mas sim um hiato {ka-ô-lhu}:
  • Caolho
aD`NmJ
:joinha:
 
Somente pra reviver o tópico... Estou ansioso para o lançamento do livro! Para acompanhar o processo ou ate mesmo saber se ele a esta nas prateleiras eu devo acompanhar este tópico mesmo?
 
Somente pra reviver o tópico... Estou ansioso para o lançamento do livro! Para acompanhar o processo ou ate mesmo saber se ele a esta nas prateleiras eu devo acompanhar este tópico mesmo?
Teoricamente sim, mas apesar de eu acreditar que o Deriel ainda mantém o desejo de publicação, eu não acho que isso esteja muito perto de acontecer, dadas as correções e comentários que já foram feitos nesse tópico aqui, a título de correção do arquivo.
 
Bom dia.

Como ficariam as palavras IRMÃ e IRMÃS em Tengwar Portugues?

Obrigada.
@Nah Palmieri, seguem as transcrições abaixo (como imagem sem fundo). Dê preferência a fazer pedidos neste outro tópico, ok? ;)
qG3X1Ze.png

Irmã
`B6tP#
Irmãs
`B6tP#+
:joinha:
 
Gente, sou novato no tengwar, alguém poderia me dizer se existe uma tabela com os símbolos e seu sons para o mtp?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo