• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

Nem sei como meu comentário veio parar aqui, mas whatever... Clara V., eu também comprei Eragon por causa da capa, além de um comentário ou outro que li antes disso, mas não desanime, talvez você goste da série. Eu que tive o infortúnio de reparar mais nos erros do que na trajetória da saga em si. Não irei dizer o contrário do que comentei antes, continuo achando simplório e sem ideias inovadoras, e não culpo a pouca idade do escritor na época.

Mas é apenas uma opinião, assim como algumas pessoas também pensam quando leem meus escritos =)
 
Última edição:
Confesso que quando leio As Aventuras de Sherlock Holmes , eu me divirto tanto ! Eu esqueço das coisas que me afligem , e corro pelas ruas de Londres com Sherlock e John . Uma série de livros que só comecei a ler por causa do seriado da BBC ( e que se não fosse por esse, eu nunca leria ) , me fisgou de repente. Sherlock Holmes e Dr. Watson tem um lugar no meu coração . Ler as aventuras deles me fazem tão feliz e tão bem, eu não sei nem explicar ♥
 
Clara V., eu ainda não li o 4º (que já comprei há um tempão), mas te falarei pelo que lembro dos 3 primeiros (e faz tempo que eu li, por isso "do que lembro").

A série é boa e se vc se permitir deixar envolver pelos personagens vai gostar. Não é o suprassumo, mas ei... começou sendo escrita por um garoto de 15 anos. Vamos dar um desconto.
Aliás, dá pra notar uma evolução gradativa causada, creio, pela própria idade do autor. Começa recheada de clichês (especialmente no 1º. Vc já deve ter visto as comparações com SW e SdA), mas depois vai tomando rumo próprio e tem alguns acontecimentos interessantes e surpreendentes. Algumas partes podem ser maçantes (quando há mudança de ponto de vista para o Roran) e o 3º, definitivamente, teve muita encheção de linguiça (na época foi um frustração perceber que aquele não poderia ser o último) e umas viagens na maionese (mas isso quase toda fantasia tem quando chega na 2ª metade da história. Aconteceu com Fronteiras do Universo, com Harry Potter, com Crônicas de Nárnia... eu não gosto desse tipo de 'solução' que os autores usam para sair de certas situações, mas é fato que quase todo autor - atual - de fantasia acaba lançando mão disso).

Mas no geral, eu digo que vale a pena, sim.
Eu adoro dragões, então é raro eu não querer ler algo com dragões (embora tenha 2 na minha lista negra: Gelo e Fogo - todo mundo tá careca de saber - e Firelight - porque a historinha é à lá Crepúsculo).
Eu gostei muito do Christopher acabar seguindo por um caminho próprio, fazendo de seus elfos e anões algo diferente de Tolkien ou de quem tenta imitá-lo. O mesmo acontece com os Urgals. Por eles serem a "raça vilã" muitas vezes comparam eles com os orcs. Mas a grande diferença é que o Paolini é bem menos maniqueísta e em determinado momento vemos que eles tem uma cultura, tem família e pensam por conta própria, diferente dos orcs que são escravos da vontade de Sauron. Em determinado ponto (que me lembro vagamente) há essa discussão sobre o julgamento que fazemos a respeito de um povo ou raça (no caso do gênero fantástico) tido como inimigo, sem pensar sobre quem são e como vivem de fato.
No mundo de Eragon também não há uma única religião e uma única mitologia... o que também contribui para uma visão menos maniqueísta.

Christopher ainda é (ou era) muito inexperiente. Mas quantas pessoas na idade dele conseguem escrever algo assim? Muitos dizem que "ah, mas ele tem pais editores que ajudaram". Pelo que sei era uma editora pequena e sinceramente, tendo os recursos disponíveis, quem não aproveitaria a chance de tentar?
 
Última edição:
Clara V., eu ainda não li o 4º (que já comprei há um tempão), mas te falarei pelo que lembro dos 3 primeiros (e faz tempo que eu li, por isso "do que lembro").

A série é boa e se vc se permitir deixar envolver pelos personagens vai gostar. Não é o suprassumo, mas ei... começou sendo escrita por um garoto de 15 anos. Vamos dar um desconto.
Aliás, dá pra notar uma evolução gradativa causada, creio, pela própria idade do autor. Começa recheada de clichês (especialmente no 1º. Vc já deve ter visto as comparações com SW e SdA), mas depois vai tomando rumo próprio e tem alguns acontecimentos interessantes e surpreendentes. Algumas partes podem ser maçantes (quando há mudança de ponto de vista para o Roran) e o 3º, definitivamente, teve muita encheção de linguiça (na época foi um frustração perceber que aquele não poderia ser o último) e umas viagens na maionese (mas isso quase toda fantasia tem quando chega na 2ª metade da história. Aconteceu com Fronteiras do Universo, com Harry Potter, com Crônicas de Nárnia... eu não gosto desse tipo de 'solução' que os autores usam para sair de certas situações, mas é fato que quase todo autor - atual - de fantasia acaba lançando mão disso).

Mas no geral, eu digo que vale a pena, sim.
Eu adoro dragões, então é raro eu não querer ler algo com dragões (embora tenha 2 na minha lista negra: Gelo e Fogo - todo mundo tá careca de saber - e Firelight - porque a historinha é à lá Crepúsculo).
Eu gostei muito do Christopher acabar seguindo por um caminho próprio, fazendo de seus elfos e anões algo diferente de Tolkien ou de quem tenta imitá-lo. O mesmo acontece com os Urgals. Por eles serem a "raça vilã" muitas vezes comparam eles com os orcs. Mas a grande diferença é que o Paolini é bem menos maniqueísta e em determinado momento vemos que eles tem uma cultura, tem família e pensam por conta própria, diferente dos orcs que são escravos da vontade de Sauron. Em determinado ponto (que me lembro vagamente) há essa discussão sobre o julgamento que fazemos a respeito de um povo ou raça (no caso do gênero fantástico) tido como inimigo, sem pensar sobre quem são e como vivem de fato.
No mundo de Eragon também não há uma única religião e uma única mitologia... o que também contribui para uma visão menos maniqueísta.

Christopher ainda é (ou era) muito inexperiente. Mas quantas pessoas na idade dele conseguem escrever algo assim? Muitos dizem que "ah, mas ele tem pais editores que ajudaram". Pelo que sei era uma editora pequena e sinceramente, tendo os recursos disponíveis, quem não aproveitaria a chance de tentar?

Também adoro dragões. :yep:

Acho que vou ler a série emprestada de biblioteca, aí corro menos riscos.
E quem sabe, não esperando muita coisa, talvez eu acabe gostando.
 
Estava lendo "Eu Sou a Lenda" de Richard Matheson no ônibus e:

torcendo pra o Neville conseguir pegar o cachorro, quando ele finalmente consegue, o autor joga na cara da gente que, uma semana depois, o cachorro morre.
:osigh:

aí fechei o livro porque estava começando a chorar.
 
Estava lendo "Eu Sou a Lenda" de Richard Matheson no ônibus e:

torcendo pra o Neville conseguir pegar o cachorro, quando ele finalmente consegue, o autor joga na cara da gente que, uma semana depois, o cachorro morre.
:osigh:

aí fechei o livro porque estava começando a chorar.
matheson é mestre. n é atoa q tenho todos os livros dele. desenvolve eu sou a lenda lentamente, como 1 tricô, p chegar em 1 dos finais mais surpreendentes q já li. e n é 1 pulôver.
 
Confesso que depois de todos esses anos de leitora, só agora eu li a coleção do Harry Potter e confesso mais ainda: amei muito e vou ler de novo, realmente não imaginava que os livros fossem tão bons ou já teria lido antes, mas enfim, serviu pra aumentar minha empolgação com a leitura e agora é que eu "me atraco" na minha estante e acabo com tudo que tem por lá :grinlove:
 
Como eu não sou materialista/consumista com livros e desde os oito anos um constante frequentador de bibliotecas, eu confesso que hoje a minha coleção de livros não-técnicos e não relacionados a minha profissão na versão papel finalmente neste ano chegou a zero, pois consegui doar e vender tudo o que desejava ficando apenas os que mais gosto de ler e reler na versão eletrônica via Kindle. Só mantenho os de eletrônica apenas por necessidade da consulta rápida e constante.
 
bom saber, ainda não li esse livro e já ouvi falar que é bem fraco!

ouviu falar de quem? o_O

Não tem o mesmo hype em torno dele como existe no 'Memórias póstumas' e em 'Dom Casmurro', mas pra mim as análises sociais e psicológicas do narrador são muito mais agudas, fora que o estilo é bem mais fluido, de uma ironia fina, impagável. Lembra alguns contos do Machado.

Fora que a obra é um retrato da história do Brasil.
 
muitas pessoas. inclusive disseram que é de outra fase do Machadão e não se aproxima tanto com o realismo das outras mais famosas.
 
muitas pessoas. inclusive disseram que é de outra fase do Machadão e não se aproxima tanto com o realismo das outras mais famosas.

Há muito preconceito porque não é algo tão 'abertamente genial' como a da primeira fase da fase realista, mas eu acho isso besteira. São obras de menos fôlego, de maior reflexão, mas não são menos ferinas nem menos geniais, apenas o são de forma menos escancarada, mais sutil.
 
bom saber, ainda não li esse livro e já ouvi falar que é bem fraco!

eu particularmente n o indicaria p ngm. como fundo histórico tem o seu valor, mas a historieta é das + óbvias e depois d 1 tempo fica cansativa bragarai. mesmo se vc o ler em conjunto com o memorial d aires (outra bombinha) n é lá algo q vc vai reler ou indicar p filhos & netos. se bem q sou suspeito p falar do MA, pois d romances dele só curto o dom mesmo, p mim ele era 1 excelente contista, mas só 1 romancista regular.
 
Re: Eu confesso que...

Nossa, não poderia discordar mais.

Pra mim Esaú e Jacó e Memorial de Aires são monumentos literários.

E à parte o glorioso contismo, as obras de Machado são outros tantos monumentos, particularmente Memórias póstumas. E eu sou entusiasta da primeira fase também, gosto particularmente de Iaiá Garcia.

Mas isso já é bem off-topic.
 
Última edição por um moderador:
Confesso que só comprei O Grande Gatsby porque estava em uma edição capa dura, com sobrecapa LINDA de morrer MUITO barato e também por causa de Tom e Julia (da série Smash).

Espero gostar, pq até sair o novo filme (que ainda não vi) e ele ser citado em Smash, nunca nem tinha ouvido falar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo