• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria da conspiração nazista e padrão musical definido para 440 hz

Pearl

Usuário
Gente, vou transcrever uma teoria de conspiração meio maluca que eu li, mas que pelo que eu vi pela internet tem gente que acha possível.

Teoria da conspiração: nazistas teriam alterado frequência padrão da música

Mudança teria provocado a militarização musical e tornado o comportamento da população mais violento e antissocial.

O que não faltam neste mundo são teorias da conspiração malucas, e uma que recentemente começou a circular pela internet se refere a uma maquinação nazista. Segundo os rumores, uma redefinição em como a música mundial deveria ser afinada teria provocado mudanças no comportamento da população, tornando-a mais violenta e antissocial. Como é que é?Em 1953, a Organização Internacional para Padronização — ou ISO — definiu como standard que a afinação da música deveria ser reajustada de 432 para a frequência de 440 hertz, e essa ação teria sido comandada por Joseph Goebbels, o Ministro da Propaganda Nazista. Mas, o que é que essa variação tem a ver com o comportamento humano, você deve estar se perguntando.

Desarmonia do mal

De acordo com os especialistas em conspirações, a frequência de 432 Hz — também conhecida como Lá de Verdi — seria uma afinação alternativa que, matematicamente, é consistente com o tom puro da natureza, sendo capaz de transmitir energia e promover a cura. Por outro lado, a frequência de 440 Hz seria um padrão antinatural de afinação, que não pertence à simetria das vibrações e harmonias sagradas, tendo o efeito maléfico sobre o subconsciente.Goebbels teria descoberto que a frequência de 440 Hz tinha o poder de fazer com que a população se sentisse e pensasse de uma forma determinada, tornando-a prisioneira de uma “consciência” destrutiva e materialista. O vídeo abaixo, produzido pela turminha das teorias da conspiração, traz uma comparação entre as duas frequências:


E é agora que a coisa começa a ficar mais interessante… Pense nas pessoas que você encontra nas ruas, no colégio, no trabalho etc. O que é que muitas delas têm em comum? Foninhos de ouvido! Segundo os “conspiradores”, tanto a frequência sonora como a vibração exercem um enorme poder sobre as nossas vidas, podendo influenciar a nossa saúde, assim como a música faz.Portanto, a música afinada deliberadamente em um padrão demoníaco teria consequências terríveis sobre a mente da população mundial, trazendo não só a desarmonia, mas doenças, desunião e guerras.

É possível que Goebbels, que era membro da Sociedade Vril — que acreditava na existência de seres tecnologicamente avançados que habitavam o centro da Terra — tenha obtido lá na década de 40 informações em primeira mão sobre a existência de iPods, MP3 players e aparelhos do tipo no futuro, para arquitetar um plano brilhante como esses com o objetivo de dominar a mente da população mundial. E você, leitor, já tinha ouvido falar sobre isso?


Fonte

Sinceramente, eu não acredito nessa teoria nazista, mas achei interessante perceber diferenças entre algumas músicas tocadas em 432 hz e 440 hz, e me pergunto, que critério que foi utilizado para se estabelecer o padrão de 440 hz? Vocês sentem diferença quando escutam uma mesma música em frequências diferentes? Alguma preferência?
 
Última edição por um moderador:
[...] a “universal” standard of pitch was not necessary in Western music as long as (1) performance tended to be tied to the circumstances of a particular locale; (2) when the locale changed, instrumentalists were able to transpose at sight; and (3) scores conceived in relation to an older pitch level tended to fall out of use and then be lost. But, once musicians started to transfer scores to places and time-periods foreign to their original composition — scores that were so complex that accurate transposition by every player of a wind instrument or fixed-pitch instrument would have been risky — and because human voices have unchanging tessituras, the tuning of a fixed pitch instrument or the construction of any other instrument could thereafter vary only within practical limits, these limits being anything but arbitrary when it comes to voices singing existing scores.

The twentieth-century choice of A=440 Hz was a compromise between two important traditions: the pitch level favoured by the composers of eighteenth-century music that remains important to the concert repertoire, and the more brilliant pitch levels introduced by the makers of nineteenth-century wind-instruments.

Fonte: http://www.wam.hr/sadrzaj/us/Cavanagh_440Hz.pdf
 
Não acredito nessa teoria

Fora que do ponto de vista da percepção do ouvido humano é uma diferença de frequência muito pequena.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo